3 praias desertas do Nordeste brasileiro

6 minutos para ler

Se você procura sossego, certamente já pensou que poderia existir uma praia exclusiva para você, não é mesmo? Saiba que o seu desejo pode estar mais perto do que imagina. As praias desertas do nordeste são um convite ao descanso e à tranquilidade!

Paradisíacas, Camocim e Cumbuco, no Ceará e Ilha das Canárias, no Maranhão, são oásis para quem quer distância da badalação tão usual às praias do nordeste brasileiro.

Por conta disso, é possível se sentir quase sozinho nestas praias, devido à extensão litorânea e por ser um “cantinho” mais escondido, mas nem por isso com menos charme, muito pelo contrário.

Pouco explorados, estes lugares guardam belezas indescritíveis, com uma natureza incrível e que valem o esforço para chegar até lá.

As três praias estão encrustadas no chamado “caribe brasileiro” e fazem parte da famosa Rota das Emoções, um roteiro que passar por três estados — Maranhão, Piauí e Ceará — cheios de aventura, cenários de uma beleza ímpar e diversões ao ar livre.

Aliás, aventura é o que não vai faltar, pois para chegar às praias é necessária a utilização de recursos pouco convencionais, como veículos off road ou barcos. No entanto, o trajeto faz parte da diversão e o cenário arrasador compensa logo na chegada a qualquer uma das praias escolhidas, pois a beleza natural é estonteante!

Como são redutos afastados dos grandes centros turísticos, é preciso ter atenção e se precaver, já que estes lugares nem sempre possuem todas as facilidades dos centros urbanos, como cartão de crédito e até mesmo sinal de telefonia móvel.

Se o objetivo for se “desligar” do mundo, são os lugares certos para você ter momentos de paz e descanso à beira-mar.

Para desvendar a maravilha destes lugares, conheça as praias de Camocim, Cumbuco e Ilha das Canárias e encante-se com estas joias do litoral nordestino!

Dunas - Camocim - Ceará

1. Camocim

Localizada no Ceará, Camocim é um dos principais polos pesqueiros do Estado, o que garante pratos deliciosos aos turistas que passeiam pela região.

No entanto, o turismo não fica atrás e recebe os visitantes com cordialidade, oferecendo diversas opções de hospedagem e de gastronomia típica local.

Para acessar a praia é preciso utilizar veículos off road, pois o terreno para chegar à beira-mar não oferece estrutura rodoviária o que, no final, acaba sendo um atrativo para a região.

Além do cenário paradisíaco e de um pôr do sol de perder o fôlego, aproveite para fazer caminhadas na beira do mar ou mesmo um passeio de buggy para as praias vizinhas a Camocim ou pelas dunas a perder de vista, que permeiam o local e fazem a moldura perfeita para um mar de azul infinito, um convite ao banho em meio aos dias quentes que predominam no nordeste.

Não deixe de conhecer a Praia do Maceió e a magnífica Praia dos Remédios, onde o Rio dos Remédios se encontra com o mar.

Passe também pela Ilha de Tatajuba, que tem uma história curiosa: o vilarejo foi coberto pela areia das dunas e foi reconstruído novamente no mesmo local.

Desbrave ainda a Praia de Caraúbas, com suas dunas e trechos com pedras.

Cumbuco

2. Cumbuco

Considerada a capital do kitesurf, apesar de ser frequentada por muitos amantes do esporte, Cumbuco não perde seu “jeitão” de praia deserta.

Com extensas faixas de areia e dunas a perder de vista, o local, apesar da fama natural pelos esportes aquáticos, mantém sua essência selvagem.

A fama de “pico” para o kite se deu pela condição natural do local. O esporte é propiciado pela alta incidência de vento na região que, somada às águas calmas e à ausência de prédios, criam o ambiente perfeito para a prática náutica.

É possível encontrar também resorts requintadíssimos, com praias quase exclusivas, além de gastronomia farta, com diversas opções nos cerca de 40 hotéis e restaurantes da região que, apesar de pequena, investe no turismo durante todo o ano.

Bateu aquela vontade de colocar uma adrenalina no corpo? Experimente um passeio de buggy! Há diferentes roteiros que levam às dunas, lagoas ou pela orla da praia. É só escolher o itinerário!

E, por falar em lagoas, não deixe de conhecer a lagoa da Banana, de água doce e com estrutura de restaurantes à beira das águas, perfeita para a família toda!

Ao final do dia, não deixe de ir às dunas para apreciar um belíssimo pôr do sol quando, ao entardecer, a luz realça a cor das areias deste Saara brasileiro!

Mas, se você acha que já está ok de praias desertas no nordeste, espere mais um pouco. A seguir, você se encantará com outro paraíso tropical!

3. Ilha das Canárias

Na divisa do Maranhão com o Piauí fica um dos mais belos complexos de ilhotas do Brasil. Formada por cerca de 80 pequenas ilhas, a Ilha das Canárias é um convite ao deslumbramento com a riqueza natural do país.

Considerada área de proteção ambiental, a Ilha das Canárias fica dentro da Reserva Extrativista do Delta do Parnaíba e, apesar de muito procurada, ainda reserva aos visitantes o sossego de uma praia deserta.

A gastronomia é um dos pontos fortes da Ilha, com comidas típicas e muitos frutos do mar no cardápio.

Aproveite ainda para, entre um descanso e outro, fazer um passeio de barco pela região e conhecer os encantos do local. Há muitos manguezais na região e não são raras as revoadas de aves silvestres por ali.

A atividade econômica é basicamente impulsionada pelo turismo e pelo extrativismo artesanal dos mangues, o que garante a culinária local servida aos visitantes.

Apesar de ser um santuário natural tipicamente brasileiro, diferentes línguas se encontram no local, muito frequentado pelos europeus, que descobriram a região e a tornaram xodó no nordeste!

Viu só como mesmo com todo o encantamento do mundo pelas belezas naturais do litoral brasileiro ainda é possível encontrar nas praias desertas do nordeste um refúgio em meio ao agito? Então aproveite e comece já a montar o seu roteiro de férias e embarque nessa viagem a destinos exclusivos!

Gostou das dicas? Então compartilhe o post nas redes sociais e convide sua família e seus amigos a embarcarem nesta aventura com você!

Você também pode gostar

9 thoughts on “3 praias desertas do Nordeste brasileiro

  1. A ilha das canárias é um lugar maravilhoso, indescritível!! Mas se tem uma coisa que eu amei foi a comida da pousada e restaurante da Casa de caboclo!!! Imperdível!!!

  2. Olá boa noite!
    Gostaria de um roteiro e preço para duas pessoas para rota das emoções saindo de belo Horizonte.
    obrigada!
    Danielle

Deixe um comentário