Montar roteiro de viagem: como fazer seu próprio planejamento?

Montar roteiro de viagem
6 minutos para ler

Mesmo com todas as ferramentas disponíveis e a evolução da tecnologia que está facilitando a comunicação e o desenvolvimento da nossa sociedade, muita gente fica com o pé atrás na hora de montar um roteiro de viagem por conta própria.

A insegurança de pesquisar e planejar tudo sem o auxílio de profissionais ainda assombra os turistas. No entanto, a falta de liberdade para realizar uma programação individual precisa ser avaliada conforme a preferência de cada um.

Apesar de cômodo e prático, os pacotes oferecidos por operadoras de turismos já estão fechados e com uma programação definida, sem a possibilidade de alterações nas atrações. Nessas viagens, o turista acaba comprometido a realizar um determinado roteiro e sem possibilidades de praticar outras atividades que se encaixem com os seus gostos.

Para ajudar você a se libertar de uma programação já estipulada, separamos algumas dicas para montar um roteiro de viagem com o itinerário voltado para o seu entretenimento e diversão. Acompanhe as orientações abaixo e se prepare para uma experiência incrível!

Organize as suas finanças

Uma viagem é um investimento e, mesmo sem a necessidade de extravagâncias luxuosas, gera gastos que precisam estar programados no seu orçamento.

Separe as suas despesas mensais, o valor estipulado para desembolsar durante o passeio e quanto é necessário economizar para não passar por apuros.

Existem planilhas disponíveis para download gratuito que auxiliam na organização e criação de um plano de economias. Para encontrar, basta procurar por planilhas de controle financeiro e baixar o modelo que melhor se adapta à sua realidade financeira.

Montar roteiro de viagem

Escolha o destino

Definir qual será o lugar perfeito é uma das etapas mais importantes e prazerosas na hora de montar um roteiro de viagem.

Pesquisar sobre a gastronomia a ser explorada, os pontos turísticos a serem visitados e as opções que melhor se adéquam ao seu estilo de vida pode facilitar na hora de decidir o destino ideal.

Com o intuito de auxiliar o turista na hora de escolher o destino, existem sites que, a partir da experiência de outros viajantes, relatam os valores estimados de destinos no Brasil e no mundo.

Muitos influencers também relatam as suas experiências sobre viagens nacionais e internacionais em suas redes sociais. É sempre importante ficar de olho em possíveis destinos divulgados por eles.

Agências e operadoras locais conceituadas também costumam facilitar o processo, na medida em que conhecem em detalhes os destinos em que atuam, fornecendo dicas preciosas e formatando roteiros customizados, de acordo com o perfil de cada viajante.

Defina a duração e as datas da viagem

Um final de semana para fugir da rotina ou férias de 30 dias para espairecer a cabeça? Antes de realizar os próximos itens da nossa lista, é preciso definir quantos dias de folga estarão disponíveis no seu calendário.

Caso seja necessário faltar ao trabalho, fale com o seu supervisor com antecedência ou solicite as suas férias vencidas (quem sabe não é o momento de renovar as energias para melhorar o desempenho profissional quando voltar à rotina?).

É importante lembrar que alguns destinos em determinadas temporadas estão lotados de visitantes, dificultando o acesso a pontos turísticos. Em casos de viagens internacionais, procure a respeito das estações do ano e se as temperaturas atingem extremos para não se surpreender com o excesso de frio ou calor.

Crie a sua programação

Com a definição das datas e do destino, é hora de montar um roteiro de viagem para os dias de passeio! Procure os principais pontos turísticos e atividades oferecidas para a região, selecione as atrações que combinam com o que você busca como diversão e entretenimento.

Depois de listar todos os lugares que chamaram a sua atenção, incluindo parques, museus e centros comerciais, confirme a localização de cada um deles. A partir disso, é mais fácil de organizar um guia para cada dia, otimizando o seu tempo conforme a disponibilidade de dias para aproveitar.

Com a intenção de ajudar os viajantes a aproveitarem o melhor de cada aventura, existem sites como o TripAdvisor que auxiliam na hora de montar um roteiro de viagem. Ele divulga os restaurantes, atrações turísticas e passeios de cada destino conforme as avaliações e comentários de quem já conheceu.

Com todas essas informações disponíveis, a sua programação estará repleta de atividades divertidas e próximas aos seus propósitos de viagens, proporcionando uma experiência singular para quem se dispõe a organizar uma aventura.

Montar roteiro de viagem

Compre as passagens e reserve a sua hospedagem

Agora já pode começar a arrumar as malas, sem se esquecer de pesquisar as melhores ofertas de passagens e definir o seu lugar de hospedagem. Você se lembra do 1º item da nossa lista? A ideia de organizar as finanças e economizar faz a diferença aqui.

Algumas companhias aéreas e sites que comercializam passagens ocasionalmente oferecem descontos maiores para passageiros que realizam pagamentos à vista.

Vale lembrar que nem todas as empresas disponibilizam opções de parcelamentos longos ou sem juros. Em função disso, já ter uma quantia separada para esse gasto vai contribuir para a sua aquisição.

Existem sites que buscam várias opções de voos com horários e valores diferenciados, encurtando o tempo de pesquisa em cada companhia aérea. Antes de finalizar a compra da sua passagem, verifique se existe diferença de valores para o mesmo horário em diferentes sites. Às vezes a margem de preço pode ser expressiva.

A hospedagem depende do perfil de cada viajante e são múltiplas opções para todos os públicos e preferências. É possível reservar hotel ou alugar um apartamento mobiliado. A melhor escolha é pesquisar ofertas disponíveis conforme a sua prioridade, planejamento e orçamento.

Prepare as malas

Agora você já sabe que é possível preparar uma viagem sem precisar necessariamente adquirir pacotes previamente formatados, aproveitando todos os momentos conforme a sua programação e roteiro.

No entanto, nós ainda temos algumas dicas antes de embarcar nessa nova aventura. Para viajar sem deixar nada importante para trás, prepare uma checklist com os itens que não podem ser esquecidos.

Inclua nessa lista absolutamente tudo, desde o material de higiene até os documentos necessários e confira se todos esses itens estão prontos antes de sair de casa. Imprevistos podem acontecer, mas existem meios de se precaver para evitá-los.

Com as dicas que citamos acima, montar o seu roteiro de viagem se tornará uma etapa divertida e agradável antes de conhecer um novo destino e se aventurar por diferentes culturas.

Gostou de montar um roteiro de viagem? Está pronto para cair na estrada? Deixe um comentário contando a sua experiência de elaborar a sua programação por conta própria!

Você também pode gostar

5 thoughts on “Montar roteiro de viagem: como fazer seu próprio planejamento?

Deixe um comentário