Conheça e encante-se com 6 roteiros turísticos no Piauí

6 minutos para ler

Viajar é tudo de bom, não é mesmo? E quando o destino é bom, a aventura fica ainda melhor! Por isso, se o seu objetivo é ter uma experiência inesquecível, você precisa conhecer fazer os incríveis roteiros turísticos no Piauí, uma das regiões mais paradisíacas do Brasil. Rico em cultura e belezas naturais, o estado tem se destacado nos últimos anos, ganhando espaço na rota turística da Região Nordeste.

Com aproximadamente 3 milhões de habitantes, o Piauí faz limite com os estados da Bahia, Pernambuco, Ceará, Tocantins e Maranhão. E se você optar por comodidade e rapidez no trajeto, é possível chegar à região por meio de três aeroportos, um deles localizado na capital, Teresina.

Apesar de não ser a principal região litorânea do Nordeste, o Piauí oferece muitas opções de lazer para os seus visitantes, como montanhas, cachoeiras, mangues, rios, praias e formações rochosas.

Ainda não decidiu qual será o destino da sua próxima aventura? Então você precisa conhecer e se encantar com os 6 principais roteiros turísticos no Piauí!

1. Delta do Parnaíba

delta

Considerado uma das mais belas paisagens do mundo, o Delta do Parnaíba é um arquipélago de 2.700 quilômetros quadrados, formado por mais de 70 ilhas. O cenário está localizado entre os estados do Maranhão e do Piauí, mas sua porta de entrada é a cidade de Parnaíba.

Em um ambiente paradisíaco, o turista vive uma experiência inesquecível ao se encantar com praias, dunas, mangues, lagoas, rios e espelhos d’água, estando em um contato direto com a natureza e animais silvestres.

O Delta do Parnaíba faz parte do roteiro integrado da Rota das Emoções, que tem como destino os Lençóis Maranhenses, Jericoacoara e o arquipélago de Parnaíba. O acesso à região, um dos principais roteiros turísticos no Piauí, pode ser feito de carro ou barco.

2. Parque Nacional Serra da Capivara

Dicas para montar um roteiro na Serra da Capivara

O Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação ambiental e arqueológica brasileira que tem o seu patrimônio natural protegido integralmente. Nesse importante ponto turístico do Piauí é possível ter acesso a toda riqueza histórica e natural do Estado.

Localizado nos municípios piauienses de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato, o parque reúne um conjunto de chapadas, vales, sítios arqueológicos rupestres, entre outros vestígios de povos pré-históricos.

O parque é aberto à visitação todos os dias da semana, das 8h às 16h, e está situado a 500 km da capital.

3. Praias do Piauí

roteiros turísticos no Piauí

Apesar de não possuir a maior área litorânea da Região Nordeste, o Piauí possui belas e encantadoras praias espalhadas por suas cidades. Dentre as opções, as de maior destaque são a Praia do Coqueiro e a Praia da Pedra do Sal.

Situadas na cidade de Luís Correia, a Praia do Coqueiro e a Praia do Itaqui são uma das mais badaladas do estado, com suas pousadas, hotéis e residências de alto padrão. Cercada por uma barreira de corais, o local tem ventos fortes e é um dos principais roteiros turísticos no Piauí.

A Praia do Macapá, ainda pouco conhecida, vem se tornando destino certo para estrangeiros em busca de ventos fortes e constantes para a prática de kitesurfe. A linda praia, deixa à vista seus belos bancos de areia e suas piscinas naturais de água cristalina e morna.

A Praia de Carnaubinha deleita seus visitantes com as cálidas piscinas de coral. No local, foi recentemente instalado um Eco Resort.

A Praia da Pedra do Sal está localizada em Parnaíba e tem como sua principal característica a divisão entre a área mais tranquila e a de mar agitado. Por apresentar tamanha variedade, a praia é uma boa opção para toda a família, e também para os praticantes de surfe, bastando escolher o seu lugar favorito.

4. Cânion do Rio Poty

Cânion do Rio Poty

O Cânion do Rio Poty é um fenômeno natural gerado pela passagem do Rio Poti em uma fenda geológica na Serra da Ibiapaba. Situada entre o Piauí e o Ceará, a área se estende pelos municípios de Crateús (CE), Castelo (PI), Buriti dos Montes (PI) e Juazeiro (PI).

O acesso ao parque pode ser feito por meio de duas estradas, uma delas localizada a 184 km de Teresina.

Embora ainda seja pouco conhecido, o lugar tem atraído um número cada vez maior de turistas brasileiros e estrangeiros. Com suas cavernas, gargantas, gigantescos paredões de pedra e pitorescas inscrições rupestres, o local é algo místico, encantando todos os seus visitantes.

5. Barra Grande

roteiros turísticos no Piauí

Localizada a 400 km de Teresina e 50 km de Parnaíba, Barra Grande é uma vila de pescadores na cidade de Cajueiro da Praia que vem atraindo estrangeiros de diversas nacionalidades, sobretudo europeus. O vilarejo faz parte da rota dos ventos da região e atrai praticantes de kitesurf para a sua praia.

A praia tem se tornado cada vez mais conhecida, o que tem aumentado e diversificado suas opções de pousadas e restaurante charmosos onde o turista encontra tudo o que precisa.

A vila é cercada por belezas naturais como o mangue, os pássaros silvestres e os cavalos-marinhos que fazem rota na região. Além disso, o cenário é único ao promover um encontro entre o rio Camupim e o oceano.

6. Parque Nacional de Sete Cidades

Parque Nacional de Sete Cidades

O Parque Nacional de Sete Cidades é um dos pontos turísticos mais fascinantes do Piauí. Situado entre as cidades de Piracuruca e Brasileira, ele é uma área de conservação natural da região que reúne centenas de espécies da fauna e da flora.

O local tem esse nome graças às suas formações rochosas, de cerca de 190 milhões de anos, que parecem formar 7 pequenas cidades. Além disso, o parque também guarda ricas inscrições rupestres que são conhecidas internacionalmente e tem aproximadamente 6 mil anos.

Localizado a 200 km de Teresina , o Parque Nacional das Sete Cidades está aberto todos os dias, das 8h às 17h. A visitação pode ser feita por meio de pacotes turísticos, que incluem o parque em sua rota, ou por conta própria em veículos fretados.

Incrível, não é? Agora que você já conhece os principais roteiros turísticos no Piauí, é hora de arrumar as malas e sair rumo à sua próxima viagem! Para contar com ainda mais conforto e segurança em sua expedição, conte sempre com o suporte especializado de empresas turísticas, que oferecem todas as opções de passeios e translado.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e mostre para os seus amigos qual será o seu próximo destino emocionante!

Você também pode gostar

Deixe um comentário