Delta Safári: uma experiência inesquecível em meio aos animais

6 minutos para ler

Se lugares que contam com uma natureza exuberante já enchem os olhos dos visitantes, imagine então realizar um passeio onde é possível ver bem de pertinho os hábitos dos animais silvestres, conhecendo a olho nu a pluralidade da fauna brasileira. É exatamente isso que acontece quando você participa de um Delta Safári, na divisa entre os estados do Piauí e Maranhão.

É no encontro do rio Parnaíba com o Oceano Atlântico que os guias especializados e devidamente credenciados realizam os passeios ao longo do dia e também à noite. Os turistas podem observar as belezas naturais dos cinco grandes braços que se desdobram em um arquipélago com mais de 70 ilhas.

Com toda esta imensidão, o que não falta é diversidade ecológica, fazendo com que experiências incríveis aconteçam com toda a segurança para proteger tanto os animais quanto os turistas. Quer entender um pouco mais sobre este roteiro e embarcar nessa aventura que certamente vai marcar a sua vida com lembranças inesquecíveis?

Então comece a traçar o seu projeto de viagem lendo este post!

Conheça as belezas do passeio no Delta Safári

Os passeios de safári no Delta são feitos em transfers seguros e podem ser promovidos durante o dia ou à noite. Na primeira opção, a dica é você não perder a revoada dos guarás-vermelho.

O momento é único e revela outra importância da preservação do local: a espécie é vermelha porque se alimenta de caranguejos, muito comuns nos mangues do Parnaíba. Ou seja, a natureza está totalmente entrelaçada no ecossistema encontrado na região.

Geralmente, as embarcações saem do porto dos Tatus, indo direto aos pontos mais belos que margeiam o rio, como mangues e dunas. E claro, existe a possibilidade de ficar bem próximo de muitos animais silvestres. Para seus olhos não perderem o foco na natureza, fique sempre atento às árvores, onde frequentemente há a presença de macacos, sem falar nos jacarés que se esbaldam na beira do rio.

O trajeto inclui explicações impecáveis sobre a flora e fauna do Delta descritas por nativos devidamente capacitados, além de curiosidades da região. É possível, ainda, desfrutar de paradas estratégicas.

Entre elas, podemos citar a Ilha dos Poldros, que fica entre o rio e o mar aberto; a praia do Pontal; e as dunas do Morro Branco. Indo em direção ao Igarapé do Guirindó, o visitante pode observar não só macacos-pregos como guaribas e iguanas. Existe a possibilidade de realizar diversas atividades, como: acompanhar e entrar no clima de uma pesca da piranhas e depois apreciar pratos variados.

Descubra as emoções do safári noturno

Agora, se você quer mais aventura e um clima de adrenalina, nada melhor do que o passeio à noite. Afinal, muitos animais têm hábitos noturnos e só saem da toca nesse período. É o caso das cobras. Com faroletes e lanternas, os guias proporcionam aos turistas uma experiência fantástica, em uma bela conexão com a natureza em seus termos mais rústicos.

Cuidadosos e muito bem preparados, os guias conseguem avistar os animais silvestres sem assustá-los, apontando para onde seus olhos devem seguir. Apesar de toda a imensidão do lugar, é possível, sim, avistar jacarés, iguanas e cobras, principalmente nas árvores.

E tem mais: alguns guias pegam os animais e deixam os visitantes os apreciarem de perto e depois os soltam na natureza. Imagine você acariciando uma iguana? Pois essa sensação só pode ser desfrutada no Delta Safári.

Veja a importância da preservação ambiental no Delta

Situado em uma área de 2.700 Km², o único Delta de mar da América Latina vem sendo preservado ao longo das gerações graças à conscientização ambiental promovida entre as comunidades locais. Com a extensa diversidade ecológica em razão da existência de mata nativa e um vasto mangue, inclusive com raízes aéreas, a conexão com a natureza é ímpar dentro de toda a área de proteção ambiental.

Trata-se de um verdadeiro santuário ecológico, ou seja, a saúde de inúmeras espécies depende de ações cidadãs e da colaboração de todos: dos moradores aos guias, passando pelos turistas. Afinal, sendo um dos únicos três deltas de mar do mundo — os outros são do rio Mekong, no Vietnã; e do rio Nilo, na África — o brasileiro traz em seu interior e também nas profundezas do rio e do mar a existência de milhões de animais e plantas, muitos em processo de extinção.

Assim, a devida preservação é um ato de amor, pois revela a riqueza da fauna e flora nacional, fundamental para a manutenção das espécies e também do ecossistema que interage entre si diariamente.

Desfrute das maravilhas do Delta safári

Ao embarcar em um Safári no Delta, além de garantir excelentes fotos para serem compartilhadas com amigos e familiares, sua viagem vai trazer também muito conhecimento sobre essa região que é extremamente rica. Afinal, como já mostramos acima, é o único lugar no Brasil que reúne mais de 70 ilhas fluviais, ou seja, a exuberância é rotina em todas as épocas do ano.

Vale a pena reservar um dia inteiro para o safári. Dessa forma você consegue desfrutar profundamente de todas as paradas: deitar nas dunas, tomar um banho de barro no mangue e ficar lado a lado com os animais, como caranguejos e siris. A contemplação da natureza exige tempo.

Saiba o que levar no passeio

Como você vai ficar embaixo do sol quente por muitas horas, não se esqueça de um boné ou chapéu. Invista também em líquidos e lanchinhos, como barras de cereais e sanduíches com recheios leves. O repelente é indispensável, principalmente para quem sempre é vítima dos insetos ou é alérgico. Outro objeto que não pode ficar de fora da sua lista é o protetor solar.

Use roupas leves e não esqueça a toalha, pois o vento pode ficar mais forte dentro das embarcações. Celular e máquinas fotográficas devem sempre estar em suas mãos, pois os animais aparecem rapidamente. Por isso, você precisa estar bem atento. No mais, leve a sua disposição e a certeza de que está apreciando um dos lugares mais lindos do Brasil em uma conexão com a natureza que somente o Delta Safári pode proporcionar.

E aí, ficou instigado para realizar esse passeio incrível? Então entre em contato com nossos parceiros e agende agora mesmo a melhor data para a sua visita ao Delta do Parnaíba!

Você também pode gostar

3 thoughts on “Delta Safári: uma experiência inesquecível em meio aos animais

Deixe um comentário