Pedro II: conheça a Suíça Piauiense

6 minutos para ler

Não é segredo para ninguém que o Nordeste brasileiro guarda lugares únicos e cenários paradisíacos. Mas embora a região já esteja na rota turística há alguns anos, ainda existem destinos realmente memoráveis a serem explorados, como Pedro II, no Piauí.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra por que Pedro II deve estar no seu roteiro ou ser o destino principal da sua próxima viagem!

Sobre Pedro II

Situado há aproximadamente 200 km da capital Teresina e a 39 km de Piripiri, Pedro II é um verdadeiro tesouro piauiense. Sua altitude de quase 600 metros acima do mar contribui para que a cidade possua temperaturas amenas o ano todo e uma vasta opção para os seus turistas, à preços muito interessantes.

Considerada a “Suíça Piauiense”, a cidade leva esse apelido por seu clima serrano e frio — que fazem contraste com o calor característico da região. Pedro II está localizado na Serra dos Matões e também é chamado por alguns locais de “Cidade Imperial”.

História e cultura

Além do clima de montanha, que gera grande destaque para a região, Pedro II é uma cidade cheia de história, manifestações culturais e sítios arqueológicos superinteressantes que valem a visita.

O Festival de Inverno de Pedro II acontece todos os anos no feriado de Corpus Christi e atrai milhares de pessoas para o município. Um dos principais destaques do evento, o Mercado do Artesão, reúne o novo e o tradicional. São diversos elementos que representam a cultura local, como comidas típicas, artesanato em tecelagem, biojoias artesanais e produção da Opala. Além disso, há muita música, esportes e atividades de ecoturismo.

O artesanato em fios de algodão é outro traço cultural marcante da cidade. As peças de tapeçaria, colchas, bolsas e redes de Pedro II são reconhecidas nacionalmente. Segundo dados históricos, essa é uma tradição que acompanha os moradores desde o século XIX.

A região central de Pedro II também guarda muita história. São diversos imóveis e casarões com inspiração portuguesa, entre eles o Memorial Tertuliano Brandão Filho (que guarda documentos e demais acervos da cidade), o Solar da Estrela Marrom e a Igreja de Nossa Senhora de Conceição.

Gastronomia

E quando falamos em culinária, a cidade de Pedro II é um espetáculo a parte. São diversos pratos típicos da região que merecem ser experimentados e podem ser encontrados com facilidade nos principais restaurantes e centros comerciais do local.

Aberto diariamente de 6h às 20h, o setor de culinária do Mercado do Artesão conta com um cardápio bem variado e diversas opções de refeições com base na gastronomia regional. São centenas de itens, que vão de bolos, salgados e queijo assado, até os pratos mais tradicionais, como panelada, mão de vaca e galinha caipira.

Pontos turísticos

Em sua passagem por Pedro II, não vão faltar boas atrações para conhecer e visitar. Para quem curte esportes radicais ou um contato mais direto com a natureza, as cachoeiras, formações rochosas e trilhas são a opção perfeita. Mas se você busca um roteiro mais tranquilo, o centro guarda um pouco sobre a história e cultura da região.

A seguir, listamos os principais pontos turísticos e passeios que você precisa conhecer. Vamos conferir?

Rota da Opala

No subsolo de Pedro II é possível encontrar a Opala, uma espécie de gema muito valiosa que só existe nesta região do Piauí ou na Austrália. Esse roteiro inclui toda a cadeia produtiva da Opala, da extração nas minas até as oficinas de lapidação.

Sítios arqueológicos

Pedro II possui mais de 200 painéis de sítios arqueológicos catalogados, sendo que quatro deles possuem boa estrutura para receber turistas: Serra do Quinto, Buriti Grande dos Aquiles, Torre 1 e Torre 2. As figuras de animais, homens e abstratas são resultados da ocupação humana de anos. É necessária a presença de guia.

Museu da Roça

Localizado a cerca de 10 km do centro da cidade, o Museu da Roça é um casarão do século XIX que conta com um acervo de grande riqueza histórica, mostrando a evolução da mineração na região. Além disso, o espaço conta com um restaurante próprio, piscina e redário.

Sítio Buritizinho

O Sítio Buritizinho é uma propriedade particular que, normalmente, só funciona nos períodos de alta temporada na cidade. Nele, os visitantes podem acompanhar e, até mesmo, participar do processo de fabricação de produtos naturais, como a rapadura, a farinha e a tapioca. Além disso, existe um antigo engenho que pode ser visitado.

Turismo Rural

Ainda nesse segmento de turismo rural, muitas famílias recebem os turistas da cidade para vivenciar uma experiência no campo. Além de se hospedar com esses moradores, é possível plantar, colher e cuidar dos animais das fazendas e sítios.

Capela da Marialves

Considerada santa por muitos devotos locais, Maria Alves foi uma jovem que saiu do Ceará fugindo da seca e morreu à sombra de uma árvore em Pedro II. Foi erguida uma capela em sua homenagem, que pode ser visitada pelos turistas.

Mirante do Gritador

Localizado a 729 metros do nível do mar, o Mirante do Gritador é um dos principais pontos turísticos da cidade e oferece uma surpreendente vista de tirar o fôlego dos vales e montanhas que separam alguns municípios da região.

Ecoturismo e esportes

Além dos pontos turísticos mais tradicionais, Pedro II conta com diversas trilhas e estradas que são usadas para o ecoturismo e a prática de esportes radicais, como ralis, enduros, rapel e competições de corridas.

O local conta com uma vegetação de cerrado, caatinga e mata atlântica e, por meio das trilhas, é possível ter acesso a belíssimas cachoeiras, como a Cachoeira do Salto Liso e a Cachoeira do Urubu Rei.

É ou não é incrível? Como você pode perceber, o que não faltam são bons motivos para visitar Pedro II. Com tantos atrativos e riqueza cultural a oferecer, difícil mesmo vai ser não se apaixonar por esse destino surpreendente.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Pedro II (PI), conheça a reputação da Eco Adventure nas redes sociais e descubra por que temos tudo o que você precisa para fazer uma viagem inesquecível pelo Nordeste brasileiro!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Pedro II: conheça a Suíça Piauiense

Deixe um comentário