Por que fazer ecoturismo na Rota das Emoções? 5 razões inquestionáveis!

6 minutos para ler

Fazer ecoturismo na Rota das Emoções é um roteiro que está sendo cada vez mais buscado.

Quem é aventureiro por natureza, gosta de atividades físicas, está sempre sintonizado às questões ambientais e age como cidadão sustentável no dia a dia já sabe que os melhores destinos e roteiros são os que valorizam o ecoturismo.

São pessoas que colocam na mochila a motivação e trazem na bagagem de volta experiências incríveis — muitas delas acabam mudando conceitos e até mesmo sendo essenciais na construção de um ser humano melhor.

Se você está integrado às definições descritas acima, descubra agora 5 bons motivos para fazer ecoturismo na Rota das Emoções e apaixone-se pelas belezas naturais e receptividade das comunidades locais!

1. Valorização da natureza

Sabendo-se que o ecoturismo tem como característica o contato com a natureza com o menor impacto possível, a Rota das Emoções é uma excelente oportunidade para você entrar de cabeça em uma realidade que valoriza a fauna e flora, principalmente de espécies raras e algumas até em extinção.

Os passeios de barco pelo Delta do Parnaíba são um convite para observar o dia a dia dos pássaros, macacos-prego, jacarés, cobras, cavalo-marinho, entre infindáveis espécies, como o guará.

Aliás, no Brasil ela só existe nas regiões Nordeste e Norte e tem a cor por conta da alimentação ser à base de caranguejos. Achou interessante? Pois saiba que muitas outras histórias serão transmitidas pelos guias em todos os roteiros.

Afinal, cada município tem as suas particularidades, todos com uma natureza exuberante. Você poderá aprender sobre a formação dos Lençóis Maranhenses, a evolução de Jericoacoara e até mesmo como as comunidades se uniram para fazer do turismo sustentável a maior e melhor fonte de renda.

A Rota das Emoções é uma excelente escolha, totalmente interligada com a conscientização ambiental, tendo em vista que todos os guias são devidamente cadastrados e capacitados para sempre manter a natureza intacta.

Por isso, o seu passeio terá uma energização muito poderosa por meio do verde das matas, em razão do ar puro, da força das águas doce e salgada e também do brilho dos seus olhos ao se deparar com paisagens esplêndidas e únicas.

2. Opções variadas bem além das praias

Como a ECO Adventure pode ajudar?

Que as praias do Nordeste reservam momentos de lazer e relaxamento ninguém pode negar. No entanto, ao fazer um ecoturismo na Rota das Emoções, você terá um leque de opções de pacotes que fogem da rotina de sol e praia.

Nos Lençóis Maranhenses, por exemplo, são 155 mil hectares de terra, quatro vezes o tamanho da Suíça. Em suas dunas, existe o “deserto” brasileiro com um grande diferencial: abundância de água em lagoas e vegetação exuberante.

As dunas chegam a 40 metros de altura e a sua experiência será única, fazendo passeios com veículos 4×4, charretes puxadas por jegues ou até mesmo caminhadas revigorantes.

No Parque Nacional de Jericoacoara, com 8 mil hectares, os ecoturistas poderão contemplar um pôr do sol digno dos deuses e uma gastronomia de encher os olhos — tudo feito com muito carinho e com as deliciosas receitas à base de frutos do mar.

A Pedra Furada conta com uma trilha excelente para os amantes de trekking, onde os viajantes sobem 95 metros de altura e são brindados com uma vista panorâmica ideal para um registro incrível. Lagoas com água cristalina completam o roteiro além das praias.

Já no Delta do Parnaíba, na divisa entre o Piauí e Maranhão, você estará diante de uma das mais belas paisagens do mundo.

A área é de proteção ambiental e conta com manguezais, dunas e muitas aventuras, tendo como principal atração a diversidade do ecossistema e seus respectivos moradores, de animais silvestres a plantas exóticas.

3. Experiência cultural ímpar

As vivências proporcionadas pela Rota das Emoções merecem uma atenção redobrada. Certamente, você vai ficar sensibilizado com as comunidades existentes em uma das mais singulares regiões do mundo.

O artesanato das mulheres que fazem peças maravilhosas com palha e a criatividade das rendeiras podem ser vistos bem de pertinho. Além disso, você terá o privilégio de conversar com as artistas da região, conhecendo as suas histórias de vida, superações, paixões — enfim, o contato anima a alma e desperta o coração.

Além disso, existem inúmeros pescadores e catadores com seus causos e lida diária na busca por caranguejos, ou seja, a aproximação enriquece o seu conhecimento e faz das experiências um momento de grande interação e aprendizado. Observar a delicadeza da produção artesanal da cajuína e sentir o sabor em pleno local do processo é algo totalmente diferente e marcante.

Com isso, certamente a sua cultura ficará mais rica, inclusive podendo formar amizades para uma vida inteira, tendo em vista a simplicidade e a grande hospitalidade dos moradores dos mais de 10 municípios que integram a rota.

No entanto, as vivências não acontecem por acaso: elas precisam de agendamentos. Eis a importância de você contar com uma agência especializada para reservar as melhores experiências em seu passeio.

4. Atividades fora do padrão

Ao contrário de outras rotas do ecoturismo brasileiro, que geralmente têm atividades previamente definidas, a das Emoções tem um amplo leque de opções. Fora as escolhas tradicionais, como visitas às praias e principais pontos turísticos, a variedade das regiões e belezas naturais reservam experiências únicas.

Você poderá aprender a praticar o kitesurf, sentindo a adrenalina de voar saindo de uma onda, de descer em uma prancha nas dunas lisinhas ou de ver a rotina de animais silvestres em um safári diurno ou noturno pelo Delta do Parnaíba.

Há, ainda, a possibilidade de você realizar voos de asa delta, fazer escalada, rapel, canyoning, cavalgada e avistar pássaros — sem falar nos imprescindíveis passeios de veículos off-road pelas dunas e estradas da região.

5. Bons hotéis e restaurantes

Como montar um roteiro para Jericoacoara?

Diante das nossas dicas, certamente você já observou que o ecoturismo nessa região tem um valor bem mais sentimental e prazeroso em comparação a outros destinos. Assim, as particularidades dos pontos turísticos e belezas naturais existentes devem sempre pesar em sua escolha.

Fora isso, a região conta com agências altamente especializadas na busca constante pelo turismo de qualidade, com meios de hospedagem sintonizados com o que há de melhor no Brasil e no mundo, restaurantes excelentes e uma preservação ambiental digna de muitos elogios. Portanto, não deixe a vontade de fazer ecoturismo na Rota das Emoções ficar no sonho!

Depois de sentir um gostinho do que poderá ser essa viagem incrível, compartilhe agora mesmo este post com seus amigos e familiares nas redes sociais e planeje o seu próximo roteiro de ecoturismo ao lado de pessoas especiais!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Por que fazer ecoturismo na Rota das Emoções? 5 razões inquestionáveis!

Deixe um comentário