Por que fazer um roteiro turístico conjugado entre Piauí, Maranhão e Ceará?

roteiro turístico
7 minutos para ler

Quando se pensa em turismo, principalmente fora do país, a primeira coisa que vem à cabeça é conhecer o maior número de lugares possível, não é verdade? Pois saiba que no Brasil também se pode montar um roteiro turístico conjugado e visitar mais de um estado em apenas uma viagem!

O conceito de roteiro conjugado é amplamente difundido no circuito internacional, principalmente na Europa — onde, pela proximidade, é possível visitar mais de um país em um curto período de tempo.

Então, a proposta é justamente esta: visitar o máximo de lugares durante a sua viagem! Atrativo, não é mesmo? A vantagem desses roteiros é que eles oportunizam ao viajante uma experiência múltipla com a comodidade de ter, no pacote, todos os deslocamentos (aéreos e transfers, por exemplo) e as hospedagens agendadas.

Pela questão do tempo, já que você terá pouco para curtir tanto, os roteiros são montados de maneira que você possa aproveitar tudo que o lugar oferece — contemplando, inclusive, aquele momento para ficar jogado na areia à beira-mar curtindo um pôr do sol.

No Brasil, essa modalidade de viagem está ganhando força e virou desejo de milhares de turistas ávidos por explorar as belezas naturais do país. O vasto território brasileiro oferece opções de norte a sul, mas, se você quiser se perder no encanto de cenários paradisíacos e únicos, o Nordeste é o lugar certo!

O mais famoso roteiro conjugado da região é a Rota das Emoções, um tour que percorre os estados do Maranhão, Piauí e Ceará pelo litoral. Saiba mais sobre ela no post de hoje!

roteiro turístico

Conheça a Rota das Emoções

Cheia de paisagens de perder o fôlego, a Rota das Emoções leva os visitantes a uma verdadeira imersão na cultura e nas belezas do Nordeste. O nome não é à toa, pois você viverá uma experiência única a bordo de uma aventura que inclui trajetos feitos em veículo 4×4 pelas areias e em barcos pelos rios.

A iniciativa foi criada em 2005, pela necessidade de mostrar um pouco mais do potencial turístico de outros pontos da região e não apenas do já afamado litoral leste. O projeto deu tão certo que a Rota das Emoções foi reconhecida, em 2009, como o melhor roteiro do país pelo Ministério do Turismo.

A meta dos organizadores e apoiadores da Rota das Emoções agora é eternizar o roteiro como referência de turismo sustentável e integrado ao trabalho das comunidades ao longo do trajeto, que viram seu trabalho exposto ao mundo com o crescimento do turismo na região.

Também por conta da expansão turística, a região hoje oferece acomodações para diferentes estilos e bolsos — além da farta gastronomia regada a peixes e frutos do mar típicos da região.

Nesse roteiro conjugado, a natureza é a grande atração. Ele passa por três pontos inesquecíveis: Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Parque Nacional de Jericoacoara. Além das grandes atrações da rota, você terá a oportunidade de conhecer outras cidades da região, além de deleitar-se com o lindo litoral da região.

A aventura off road pode começar pelo Maranhão, Ceará e Piauí. Tudo vai depender da vontade dos passageiros, que podem customizar a viagem de acordo com a sua necessidade e disponibilidade de visitar os locais — todas as cidades da Rota ou apenas as principais.

O ideal é que o roteiro seja feito com 10 ou 12 dias, mas isso pode ser adaptado para o desejo do viajante, que pode optar por roteiro de 7 dias ou até menos. Para mostrar um pouco do que você encontrará na Rota das Emoções, iniciaremos pelo ponto mais a oeste, no Maranhão, onde a emoção já começa logo na chegada!

roteiro turístico

Saiba de onde partir e o que fazer

Maranhão

De uma cultura riquíssima e encantadora, a Rota das Emoções pode ter como ponto inicial São Luís — passando por Santo Amaro, Barreirinhas, Atins, Caburé, Paulino Neves e Tutóia. Da capital, a rota segue de cara para um dos lugares mais deslumbrantes do mundo: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A entrada principal é feita por Barreirinhas e, para chegar ao parque, os visitantes precisam se aventurar primeiramente em uma “jardineira” que cruza em balsa o Rio Preguiças, seguindo por trilhas em um trajeto que dura aproximadamente uma hora no total.

Chegando ao parque — repleto de dunas de areias brancas e diversas lagoas ao longo da sua extensão —, é impossível não se emocionar com a beleza da paisagem.

Além de contemplar a natureza e tirar muitas fotos, não deixe de dar um mergulho nas águas cristalinas dos bolsões de água das lagoas. A mais famosa é a Lagoa Azul, mas todas as outras também são deslumbrantes.

Prepare-se para andar bastante — com uma paisagem dessas, quem se importa, não é? De lá, a viagem continua pelas praias maranhenses até chegar ao Piauí, que guarda outra boa surpresa.

Piauí

Cercado de uma flora majestosa e uma fauna de encher os olhos, o Piauí brinda o visitante com diversas praias de movimento moderado, diferente dos grandes centros. Além disso, é lá que fica uma das joias do Estado: a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, que tem como peculiaridade ser um dos únicos do mundo com foz em delta em mar aberto.

A dica para o local é fazer os passeios de barco nos rios da região em meio à vegetação quase selvagem, onde os animais vivem com tranquilidade em seu habitat. Não são raras as revoadas de guarás em meio ao tour, colorindo o céu de vermelho.

Aproveite para visitar algumas das pouco mais de 70 ilhas do Delta — o destaque fica por conta das Ilhas do Caju e Canárias. Além da Área de Proteção, as praias são um convite ao relaxamento e à prática de esportes — já que, com o vento constante na região, os adoradores do kitesurf têm no local um reduto para o esportes.

As praias do Piauí, pouco conhecidas trazem paisagens deslumbrantes e diversificadas, tais como Pedra do Sal, Coqueiro, Itaqui, Macamá e a já quase famosa Barra Grande.

Já cansou do roteiro? Nem pense nisso! Aproveite para tomar fôlego e seguir, pois o Ceará espera com muita energia positiva!

Ceará

A alegria contagiante do Ceará envolve os visitantes e dita o clima das praias da região. É lá que se encontra a famosa Jericoacoara, um convite ao descanso ou à caminhada na areia.

A Pedra Furada é a grande atração do local: um rochedo na beirinha da praia parece ter sido perfurado, criando um vão em forma de arco. Uma verdadeira escultura natural!

A aventura termina em Fortaleza, capital do Ceará, repleta de história e boa gastronomia!

Viu como um roteiro turístico conjugado pode ter boas surpresas? Então agora é hora de pesquisar para montar o seu e preparar-se para essa aventura!

Ficou interessado na Rota das Emoções? Entre em contato com a Eco Adventure Tour e conheça mais sobre a região e possíveis roteiros para as suas próximas férias! Boa viagem!

Você também pode gostar

4 thoughts on “Por que fazer um roteiro turístico conjugado entre Piauí, Maranhão e Ceará?

Deixe um comentário