Praia da Barra dos Remédios no Ceará: conheça o paraíso! - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Praia da Barra dos Remédios no Ceará: conheça o paraíso!

O litoral nordestino está entre os principais destinos turísticos do Brasil. Mas ainda há muito que ser descoberto. Paraísos praticamente desertos, como a Praia da Barra dos Remédios, em Camocim, são um convite a uma experiência como você nunca viu antes!

Ficou interessado? Neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre a Praia da Barra dos Remédios, um destino paradisíaco escondido no litoral do Ceará. Continue a leitura e confira!

Praia da Barra dos Remédios

Situado a 370 km da capital Fortaleza e a pouco mais de 80 km da famosa Jericoacoara, Camocim é um importante destino turístico do Ceará. Embora já esteja entre as principais rotas de viagem na região, a cidade ainda esconde uma das últimas praias desertas do litoral nordestino, a Praia da Barra dos Remédios.

Camocim está próximo à divisa com o estado do Piauí e é um dos últimos municípios do litoral. São aproximadamente 62 km de belezas naturais, praias paradisíacas, hospitalidade e toda a infraestrutura que você precisa para viver férias surpreendentes e inesquecíveis.

Embora ainda seja pouco explorada pelas principais rotas de turismo, a Praia dos Remédios (CE) não deixa nada a desejar em relação às famosas praias e ilhas que a cercam. Considerado o Caribe cearense, o local é formado por belas dunas, águas esverdeadas e um cenário de tirar o fôlego.

Ao chegar a Camocim, o acesso à Barra dos Remédios é feito exclusivamente de bugue ou em veículos 4×4. Independentemente da opção escolhida ou da variedade dos preços, é preciso contar com o suporte de um guia credenciado, que conduz os visitantes até a praia. Também é possível acessar o local a partir da Praia de Barrinha.

Principais atrações

Com um ambiente totalmente bucólico, a Praia da Barra dos Remédios é o destino perfeito para quem busca viver dias de paz, relaxamento e contato com a natureza em Camocim.

Apesar de não ter uma grande infraestrutura para receber os seus turistas, a beleza da praia, totalmente deserta e cercada de grandes dunas, já faz valer a visita.  O local conta ainda com a presença de mangues, piscinas naturais, além de uma lagoa de águas esverdeadas, formada pela foz do Rio dos Remédios.

Um dos principais destaques da Praia dos Remédios é a presença dos mangues. As dunas móveis que dominam toda a paisagem também diferenciam a região pela sua mobilidade e mudança constante na paisagem. E para fechar esse cenário paradisíaco com chave de ouro, nada melhor que o encontro do rio com o mar, que resulta em piscinas naturais de águas cristalinas.

Além da observação e exploração do ambiente natural, quem visita a Praia da Barra dos Remédios ainda pode desfrutar de outros atrativos típicos do local. As trilhas a pé e os passeios de bugue sobre as altas dunas estão entre as atividades favoritas dos visitantes.

Para quem gosta de turismo ecológico e esportes radicais e náuticos, os praticantes de kitesurf e windsurf são cada vez mais comuns na região, e vale a pena investir em umas aulas para viver essa experiência.

As agências de turismo local são especializadas na região e estão preparadas para oferecer as melhores dicas para os visitantes. Além disso, a locomoção entre as praias é feita exclusivamente em passeios fechados ou bugues alugados. Por isso, uma boa dica é contar sempre com a orientação de um guia experiente.

Onde se hospedar

Por ser completamente deserta, a Praia da Barra do Remédio não conta com qualquer infraestrutura turística. Ou seja, não há chances de encontrar quiosques, barracas, restaurantes e, principalmente, hospedagens por perto. Mas não se preocupe, isso não será um problema na sua viagem.

A cidade de Camocim conta com boas opções para seus visitantes, de hotéis a restaurantes. Além disso, as principais praias da região, como Paracuru, Guajiru e a Praia da Barroquinha, também têm tudo o que você precisa para se hospedar com conforto e segurança. A última está localizada a apenas 35 km da Praia dos Remédios (CE).

Por isso, é importante, ainda na fase de planejamento da sua viagem, definir qual é o melhor local para se hospedar na região e montar o seu roteiro a partir disso. Geralmente, o passeio até a Praia de Barra dos Remédios é pensado para que você curta o dia no local e depois retorne para a sua base na cidade, que pode ser um hotel, uma pousada ou, até mesmo, uma casa de veraneio.

Lembre-se de conferir as melhores opções com os guias locais ou as agências especializadas. Assim, você evita dor de cabeça e consegue encontrar o roteiro ideal para você. Não se esqueça de levar pequenos lanches e água na mochila, já que dificilmente será possível comprar algo nas dunas desertas.   

Turismo gastronômico

Uma das últimas praias desertas do Ceará, a Praia de Barra dos Remédios é a queridinha dos moradores e está, aos poucos, encantando os turistas que visitam a região. E muito além do cenário paradisíaco ou até mesmo da exclusividade, a riqueza cultural e gastronômica da região tem ganhado grande destaque.

Embora a praia não tenha nenhuma estrutura de bares e restaurantes, existem diferentes maneiras de experimentar o melhor da culinária local durante a sua passagem por esse destino encantador. Baião de dois, carne de sol e caranguejo estão entre os pratos que você precisa experimentar em sua viagem.

Para uma experiência diferenciada, alguns passeios de barco oferecem pacotes com refeições inclusas, em que é possível deliciar-se com frutos do mar frescos. Outra possibilidade é visitar as praias vizinhas ou a região central de Camocim para provar das maravilhas da gastronomia cearense após um relaxante dia de sol na Praia dos Remédios.

Ficou com água na boca? Isso é apenas o começo de tudo o que a Praia da Barra dos Remédios tem a oferecer. Afinal, belas dunas, areia deserta e um mar calmo e de águas cristalinas parecem os ingredientes perfeitos para as suas próximas férias, não é mesmo? Então, não perca mais tempo e comece agora mesmo a planejar a sua viagem!

Agora que você já sabe tudo sobre a Praia da Barra dos Remédios, assine a nossa newsletter e receba todas as novidades, dicas e os conteúdos exclusivos sobre viagens diretamente no seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This