Praia de flecheiras (CE): um recanto para incluir no seu roteiro de férias

9 minutos para ler

Quem gosta de curtir a natureza e descansar tem um local certo para passear no litoral do Nordeste: a Praia de Flecheiras (CE), localizada no município de Trairi. Esse verdadeiro paraíso é um ótimo roteiro para quem deseja fugir do estresse e recarregar as energias.

Um dos motivos é que a praia fica em uma pequena vila de pescadores, onde as belas paisagens, as piscinas naturais e as pousadas próximas ao mar proporcionam a chance de unir simplicidade, lazer e beleza.

Neste post, destacamos detalhes importantes para você aproveitar ao máximo o passeio pela Praia de Flecheiras. Confira!

E para você que quer conhecer as praias e belezas naturais do nordeste do Brasil, não deixe de conferir a Rota das Emoções!

Sobre a Praia de Flecheiras

Esse paraíso é encontrado a 140 km de Fortaleza — mais ou menos 2 horas e meia de viagem. O trajeto pode ser feito de carro, táxi ou ônibus pelas rodovias CE-085 e CE-162, que são novinhas, evitando qualquer problema na estrada. 

Assim, ao chegar ao destino, os visitantes podem: 

  • colocar os pés descalços na areia branca para aliviar o estresse e entrar em contato com a natureza nos primeiros minutos;
  • entrar em águas cristalinas para garantir aquela sensação de alívio e bem-estar;
  • admirar o recife de corais para ficar com uma sensação de maravilhamento e admiração que ajuda a esquecer os problemas;
  • apreciar a beleza natural dos coqueirais, que deixa as paisagens mais atraentes e agradáveis, praticamente ‘’limpando’’ a sua vista.

Tudo isso pode ser apreciado nas piscinas naturais da Praia de Flecheiras. As águas de lá são rasas e calminhas, ideais para um passeio familiar e com crianças.

O que fazer na Praia de Flecheiras em 2 dias

Quanto mais dias você ficar, melhor para aproveitar o paraíso. Porém, se o tempo e o orçamento só permitirem até 2 dias, listamos algumas atividades básicas que você pode realizar no local. Confira!

Passeio de buggy

Normalmente, o passeio começa seguindo o guia em um percurso que pode incluir diferentes paisagens, como dunas, praias e manguezais. Assim, pode esperar um misto de emoções e adrenalina ao longo do percurso.

E claro, o guia pode fazer paradas nos locais mais interessantes para os turistas tirarem fotos e apreciarem a vista. 

Pratique kitesurf

Aventureiros iniciantes e até os mais experientes podem praticar kitesurf para se conectar com a natureza e viver umas doses de adrenalina. Porém, o kitesurf exige habilidade e conhecimento técnico, possibilitado com orientação dos instrutores, além de um certo grau de condicionamento físico.

Conheça as praias da região

A Praia de Mundaú, por exemplo, fica 30 minutinhos distante de carro. Chegando lá, você aprecia águas calmas e mornas, coqueiros, areia branca e outras belezas naturais da região.

Outra praia próxima que vale a pena conhecer é a do Porto das Dunas. Ela é conhecida por águas claras e extensa faixa de areia, ideal para relaxar e aproveitar o sol. Outra atração popular de lá é o Beach Park, um dos maiores parques aquáticos da América Latina.

Entenda como aproveitar a viagem para a Praia de Flecheiras

Localizada a 130 quilômetros de Fortaleza, a Praia de Flecheiras (CE) tem o formato de uma enseada. Durante o ano inteiro, uma das atrações mais procuradas é o passeio entre as dunas da região.

Uma boa alternativa de lazer é curtir a Duna do Pôr do Sol, muito frequentada no final da tarde. O local é ótimo para caminhar ou passear de buggy, ou quadriciclo, garantindo momentos de muita diversão.

A beleza de Flecheiras já passou as fronteiras do Ceará há um bom tempo. Prova disso é que a praia foi o cenário da gravação do programa No Limite, em 2009.

Também vale a pena aproveitar a Pedra das Índias, que oferece uma linda visão panorâmica da Praia de Flecheiras. A região tem esse nome, porque os indígena moravam ali antigamente.

Para quem adora sair da rotina, a dica é curtir as boas condições do mar e do vento da Praia de Flecheiras (CE) para a prática de esportes aquáticos. Opções não faltam para você gastar bastante adrenalina.

Você pode se aventurar com a prática de kitesurfe, windsurfe e surfe. Se você gosta de apreciar a natureza com tranquilidade, aproveite outras atrações do lugar, como navegar pelo rio Mundaú e visitar o manguezal.

O que é a Rota das Emoções

Aproveite outros atrativos de Flecheiras

Você merece desfrutar da bela areia de Flecheiras para dar uma boa caminhada e pegar o famoso “bronze”, não é mesmo? Porém, é bom ficar de olho em outras atrações do local. 

A diversão também é garantida nas praias de Mundaú e Guajiru, que são próximas à Praia de Flecheiras (CE). Elas se destacam por reservar passeios encantadores e pela grande tranquilidade, fazendo com que você descanse e se esqueça da correria do cotidiano.

Distante a 6 quilômetros da Praia de Flecheiras, Guajiru tem diversos hotéis e pousadas bem estruturados para receber visitantes o ano inteiro. Mesmo com o aumento da movimentação de turistas, a praia é bastante calma e perfeita para os que pretendem fugir das cidades litorâneas, lotadas durante a alta temporada.

A praia de Mundaú fica a 19 quilômetros de Flecheiras e se caracteriza pela beleza. Você não pode deixar de curtir o famoso passeio de catamarã que passa pelo rio Mundaú e por manguezais.

Também há outra caminhada de catamarã disponível para os visitantes. Nesse caso, você pode visualizar arrecifes e piscinas naturais. Se gosta de mergulho, terá a oportunidade de conhecer, de perto, as inúmeras espécies de peixes e corais da região.

Com duração de uma hora e meia, o trajeto tem, no final, uma parada para o banho. De manhã ou no pôr do sol, vale a pena curtir essa atração devido ao contato mais próximo com a natureza.

Conheça a gastronomia de Flecheiras

Não são apenas as belezas naturais que vão chamar a sua atenção durante a visita à Praia de Flecheiras (CE). A culinária da região é bastante peculiar devido ao uso de algas nativas em diversos pratos (panquecas, tortas de frutos-do-mar, pizza, saladas etc.).

Se você adora um doce, saiba que as algas são utilizadas para fazer gelatinas, iogurtes e até mousses. Um dos principais atrativos da gastronomia local é a “cocalgas”, bastante semelhante à cocada.

Para quem está curioso em saborear os pratos com algas, é bom saber que eles são vendidos em barracas, lanchonetes, restaurantes e oferecidas a diversos preços. Os que estão à procura de lugares mais sofisticados para apreciar a culinária de Flexeiras podem frequentar um dos estabelecimentos abaixo:

  • Bistrô Sabores e Sons: é um tradicional restaurante português e tem como prato principal o arroz com polvo;
  • Restaurante Marítimo: você tem a oportunidade de degustar, bem perto da praia, vários frutos-do-mar (camarão, caranguejo, lagosta etc.).
  • Nôno Restaurante e Pizzaria: além de pizzas saborosas, você pode se deliciar ao experimentar outros pratos, como o filé a quatro pimentas e o peixe grelhado.

Vida noturna em Flecheiras

Os visitantes podem desfrutar de uma deliciosa refeição à beira-mar em um dos restaurantes locais que servem frutos-do-mar frescos e outros pratos típicos. É o caso do Marítimo Restaurante ou o Maré Alta, por exemplo.

Esse momento pode ser curtido com música ao vivo, como forró e MPB, para proporcionar uma experiência mais animada aos visitantes. 

Melhor época para visitar a Praia de Flecheiras

Isso depende das suas preferências, mas, em geral a melhor época é de setembro ao final de dezembro. Nesse período, o clima e o mar ficam mais atrativos e também é a baixa temporada, deixando a vila tranquila para o turista aproveitar as atrações. 

Veja onde se hospedar na Praia de Flecheiras (CE)

As belezas naturais e a gastronomia, sem dúvida, são bons motivos para conhecer Flecheiras, não é mesmo? Para a sua viagem ficar ainda mais fascinante, é bom prestar atenção nas nossas sugestões de hospedagem.

Com quadros e esculturas de arte que combinam com a natureza da região, o Hotel Dayo tem suítes com piscinas e bar. Cada quarto apresenta decoração que chama a atenção dos turistas.

Os que desejam algo mais simples e também acolhedor, a recomendação é ficar na Pousada Costa e Mar, que fica bem perto da praia e recebe hóspedes o ano inteiro. Outro lugar bastante procurado é a Pousada do Paiva, onde a hospitalidade e o clima conquistam famílias de diversas regiões do Brasil.

Não faltam boas opções para você se hospedar e aproveitar as maravilhas da Praia de Flecheiras. Com certeza, unir conforto com natureza exuberante, gastronomia de alta qualidade e passeios inesquecíveis é a melhor receita para a sua viagem.

Escolha o meio de transporte

Saiba como chegar em Flecheiras

Como ir à Praia de Flecheiras (CE)? Não é necessário se preocupar com transporte. A resposta é simples, pois basta ir de carro, táxi ou de ônibus pelas rodovias CE-085 e CE-162. O aeroporto mais próximo da cidade fica na capital, Fortaleza.

Conte com o apoio da Eco Adventure

Com planejamento e organização, você tem tudo para fazer uma viagem maravilhosa a um dos paraísos mais belos do Ceará. A Praia de Flecheiras é o ambiente perfeito para quem deseja repousar e ter um contato especial com a natureza.

Para conhecer melhor a Praia de Flecheiras, nós da Eco Adventure oferecemos um pacote turístico para a Rota das Emoções com o melhor custo-benefício. Ele inclui destinos cearenses e de outros estados do Nordeste. Acesse o nosso site e saiba mais!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Praia de flecheiras (CE): um recanto para incluir no seu roteiro de férias

Deixe um comentário