Praia do Coqueiro e Praia de Itaqui: uma fusão a favor do turista

6 minutos para ler

O pequeno litoral do Piauí, de apenas 66 quilômetros de extensão, reserva um visual de belas praias com águas de temperatura ideal, dunas de areia branca, lagoas, coqueirais e recifes de coral. Uma das cidades que se destacam na menor área costeira do Brasil é Luís Correia, na região norte do estado.

Entre as maravilhas dessa região, se encontram dois pontos que podem ser visitados no mesmo dia, em um único passeio, e agradar ao turista mais exigente: Praia do Coqueiro e Praia de Itaqui. Se você não conhece essas praias nordestinas, saiba mais sobre os seus atrativos neste texto e prepare-se para visitá-las!

Praia do Coqueiro

A Praia do Coqueiro é conhecida por suas ótimas construções de luxo, com casas de veraneio suntuosas (disponíveis para aluguel por temporada), águas calmas que formam piscinas naturais durante a maré baixa e festas e eventos que acontecem na alta temporada.

Antiga vila de pescadores

O visual pacato da antiga vila de pescadores se transformou em um dos points mais badalados do litoral piauiense, que, embora pequeno, conta com uma ótima infraestrutura para receber visitantes.

A praia recebeu esse nome devido à grande quantidade de coqueiros localizados à margem da costa. Ela tem mar tranquilo, com ondas pequenas e bons ventos: um roteiro atrativo para praticantes do kitesurf.

Já as crianças fazem a festa com as piscinas naturais de águas transparentes que se formam devido à barreira de corais do litoral. O destino é ideal para viagens em casal, em grupo e em família. Os bares e restaurantes à beira-mar atraem os turistas, que desfrutam de uma diversidade de hotéis e pousadas com diferentes preços.

Atrativos

Além de sol e mar, outro diferencial são as festas que agitam a região. Durante as férias de julho e dezembro, feriados prolongados e datas especiais como carnaval e Réveillon, a Praia do Coqueiro fica repleta de jovens e os sunsets, espécie de balada ao pôr do sol, são invadidos por eles, aos sons dos Dj’s e bandas de pop/rock/reggae.

Mas, independentemente do período escolhido para a viagem, esse é um destino que recebe gente jovem, famílias e amigos durante o ano todo. As belezas naturais do lugar criam um ambiente perfeito para relaxar e apreciar momentos como o nascer e o pôr do sol.

Como chegar e o que levar

Saindo de Parnaíba, o acesso se dá pela BR-343 até a cidade de Luís Correia. De lá até a praia são 35 km pela BR 343 e pela PI-315: a rodovia está em excelente estado de conservação. Não se esqueça do filtro solar para se proteger do sol e beba bastante água para se refrescar do calor.

Praia de Itaqui

Depois de conhecer as belezas da Praia do Coqueiro, é hora de seguir viagem até a Praia de Itaqui, um verdadeiro refúgio cercado de dunas móveis e fixas, piscinas naturais e vegetação rasteira. Diferente das outras praias do litoral piauiense, Itaqui não tem barracas nem ambulantes: é uma praia ideal para quem busca belezas naturais e tranquilidade.

Se você sonha com uma praia praticamente deserta, com grande extensão de areia e mar de água quente, vai se encantar com a Praia do Itaqui. A sensação é de estar em uma ilha e poder desfrutar de tudo sem se preocupar com nada. A calma do lugar é ideal para se desligar da vida agitada e conectar-se com a natureza.

Outra atração turística é o Farol do Itaqui. Ele está sobre uma duna fixa e oferece uma vista deslumbrante para a praia durante o dia e, principalmente, no pôr do sol. E se você gosta de esportes aquáticos, como o SUP, o surf e o kitesurf, esse destino é um prato cheio. Devido às boas condições da maré e dos ventos, a Praia de Itaqui recebe muitos atletas e gente descolada e sedia competições nacionais.

Como chegar

Saindo da Praia do Coqueiro, o trajeto é feito pela PI-116 rumo ao litoral leste. Depois, o acesso é feito pelo condomínio Barramares ou por dentro da vila na Praia do Coqueiro. Basta seguir as indicações para as pousadas, seja de carro, seja caminhando pela praia.

Como unir Praia do Coqueiro e Praia de Itaqui no mesmo passeio

A fusão desses dois destinos é muito positiva para o turista. As praias são vizinhas e ficam a 10 km d o centro de Luís Correia. Vale a pena conhecer as duas porque são visuais diferentes, com atrativos próprios, mas que se complementam. E devido à proximidade, é possível conhecê-las em um dia ou em um final de semana.

Além da natureza preservada, dependendo do período é possível assistir a competições de surf e kitesurf. Não é à toa que em épocas festivas, como Natal, Réveillon e carnaval, o município de Luís Correia recebe tantos visitantes. Os festejos da padroeira, em dezembro, também fazem sucesso no local.

Nos dois destinos, há recifes de coral que ficam visíveis na maré baixa, e de outubro a março surgem verdadeiras lagoas à beira mar. É um ótimo entretenimento para quem viaja com crianças — e rende boas fotografias.

Já para os viajantes que gostam de agitação, o point são as festas de sunset, que acontecem ao fim da tarde, na praia. Música, bebidas, gente bonita, vento no rosto e um pôr do sol deslumbrante formam a festa. Um lugar para dançar, divertir-se e fazer novas amizades. Tem como não gostar?

Praias de Luís Correia

O ponto positivo de incluir esses dois destinos em uma viagem é que a possibilidade de visitar as outras praias de Luís Correia, pois o litoral é bastante pequeno. Confira outras praias da região que você também pode conhecer:

  • Atalaia/ Armação;
  • Macapá;
  • Maramar;
  • Arrombado;
  • Peito de Moça;
  • Portinho.

Deu para perceber que Praia do Coqueiro e Praia de Itaqui são destinos imperdíveis, pois têm atrativos para todos os gostos e podem ser visitados durante o ano inteiro — assim como boa parte do litoral nordestino. Ao programar a viagem, reserve um final de semana ou um feriado prolongado para curtir as belezas naturais com calma.

Mas, se você é aventureiro e gosta de explorar ao máximo o destino, há muito mais para conhecer na Rota das Emoções! Veja as 9 praias incríveis para compor um roteiro inesquecível!

Você também pode gostar

Um comentário em “Praia do Coqueiro e Praia de Itaqui: uma fusão a favor do turista

Deixe um comentário