Quer viajar com segurança? Confira nossas dicas! - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Quer viajar com segurança? Confira nossas dicas!

Viajar é tudo de bom, não é mesmo? O mundo é um lugar incrível para ser explorado e é sempre importante ter algum roteiro de viagem em mente. Como nem tudo é perfeito, existem alguns cuidados essenciais que devemos ter antes de colocar o pé na estrada.

Para que você fique inteirado sobre como viajar com segurança, separamos uma lista de precauções importantes que devem ser tomadas antes de seguir em jornada. Às vezes, os imprevistos que acontecem em um passeio podem ser facilmente evitados se o mesmo for planejado e organizado com antecedência.

Já está pensando em seu próximo destino? Vem conferir as dicas que separamos para você viajar com segurança e aproveitar os seus dias de folga.

1. Esteja preparado para utilizar um plano B ou C

Incidentes podem ocorrer, portanto, esteja sempre pronto para seguir outra programação caso a sua ideia principal não se concretize. Salve rotas alternativas, separe roupas para diferentes temperaturas e guarde alguns contatos de segurança — agência de viagem, seguro, banco, polícia e familiares — escritos em alguma agenda com você, na hipótese de que a bateria do celular venha a acabar, seja possível estabelecer uma comunicação com alguém.

2. Faça a sua programação com antecedência 

Ao visitar uma cidade turística, separe os principais lugares que você tem interesse de conhecer. É uma vantagem para que a viagem seja produtiva, principalmente se o tempo for curto para explorar tudo o que deseja.

Pesquisando a localização de cada ponto turístico, os horários de maior movimento em cada um e conhecendo lugares de referência próximos dos mesmos, é possível criar uma rota para seguir, aproveitando ainda mais os passeios, sem imprevistos como, por exemplo, filas gigantescas ou atrações fechadas.

Sem contar que, quando é sabido o percurso necessário para se locomover de um lugar para o outro, o risco de ser enganado por motoristas ou pessoas mal-intencionadas pode diminuir consideravelmente.

3. Pesquise e respeite a cultura local

Para não ser pego de surpresa com os costumes locais, é importante realizar um levantamento sobre horários, vestimentas, alimentos, religião predominante e, caso seja um destino internacional, a língua nativa. Não existe nada mais desagradável do que chegar em um lugar sem saber absolutamente nada, não é mesmo?

Alguns lugares possuem hábitos e práticas religiosas muito tradicionais. Sendo assim, é aconselhável que se procure sobre, evitando situações constrangedoras e que possam ser consideradas falta de respeito pela população local.

Um lembrete importante: não é sempre que vamos concordar com os costumes dos lugares, mas uma vez que estamos dispostos a viajar, precisamos estar abertos a conhecer, respeitar e seguir as regras que são impostas em cada destino. O Brasil é muito plural nesse aspecto, então aproveite para admirar as diferenças sempre!

4. Contrate uma agência de viagens e busque referências

Uma das partes mais importantes na hora de realizar uma viagem é ter uma assistência especializada para fornecer o suporte adequado em qualquer situação. Ao contratar uma agência de viagens, as chances de imprevistos acontecerem são reduzidas. 

As agências possuem profissionais capacitados para solucionar quaisquer incidentes, sem comprometer a qualidade da sua viagem. Contratando o serviço, também é possível receber as melhores indicações sobre passeios, programações e pacotes de viagem.

Além disso, algumas empresas possuem pacotes completos, facilitando a burocracia e a dúvida na hora de escolher entre quais pontos turísticos optar. 

5. Tenha cuidado ao sair com muito dinheiro em mãos

Para viagens nacionais, não existe a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros) fazendo com que o uso do cartão de crédito se torne uma opção válida para turistas e visitantes. No entanto, fique atento em casos de estabelecimentos que não aceitam pagamentos com cartão ou a sua bandeira.

Se preferir viajar com dinheiro em espécie, nunca saia com todo o valor em mãos, deixe uma quantia guardada na mala ou em armários, caso esteja hospedado em albergues. Ao sair com muitas células em espécie, procure deixar pequenas quantidades em diferentes partes do corpo e uma parcela em uma doleira — uma espécie de bolsa que fica escondida por baixo da roupa. Assim você tem uma segurança a mais na hora de realizar os seus passeios.

6. Nunca fique longe dos seus pertences

Os números de furtos envolvendo turistas infelizmente é crescente, por isso o item é de extrema importância se você está em uma viagem. Procure não sair de perto de suas malas e mochilas e, em hipótese alguma, deixe desconhecidos cuidando dos seus pertences.

Além dos riscos de furto, pessoas de má índole podem colocar drogas ou objetos ilícitos dentro da sua bagagem. Então, nunca esqueça: para ter uma viagem com segurança, fique sempre por perto das suas coisas.

7. Crie um roteiro para as fotos

Não podemos confiar cegamente na segurança de todos os lugares que conhecemos, por isso, evite ficar caminhando com máquinas fotográficas penduradas no pescoço ou apenas segurando na mão.

Ao visitar pontos turísticos, projete em sua mente as imagens que você pretende registrar e quando terminar de fotografar guarde o equipamento novamente. Para facilitar, deixe os seus objetos eletrônicos guardados em uma mochila discreta e de fácil acesso, podendo prevenir roubos.

8. Cuidado na hora de pedir informações

Caso seja necessário, procure pontos de ajuda para turistas ou policiais, evitando o risco de ser enganado por pessoas que queiram se aproveitar da situação.

Mesmo após pedir informações, busque se elas estão corretas por meio da tecnologia, como o celular. Aplicativos de mapas em tempo real são muito úteis!

9. Não esqueça dos documentos

Parece até uma dica meio bobinha, não é mesmo? Com medo de perder, muita gente acredita que a melhor opção é deixar os documentos no hotel ou pousada, o que é um erro.

Procure sempre deixar um espaço na bolsa para levar o seus documentos de identidade em todos os passeios!

10. Seja sempre localizável

Às vezes sentimos a necessidade de nos escondermos do mundo, não é mesmo? Infelizmente, para a nossa segurança durante uma viagem, isso não é possível. Essa é a última dica da lista, mas sem dúvidas uma das mais importantes.

Independentemente para onde for, busque permanecer com o seu serviço de localização do celular ativado e avise alguém de confiança sobre a sua programação. Se algum dia você vivenciar uma situação de perigo, não hesite em pedir ajuda.

Acreditamos que depois de ler todas as nossas dicas, você está pronto para colocar o pé na estrada sem deixar de aproveitar cada segundo dessa experiência. No entanto, não se esqueça de fazer um planejamento como citamos lá no início da publicação, para chegar no dia da viagem com tudo preparado.

Gostou do texto? Conta pra gente, quais são as suas recomendações para quem quer viajar com segurança?

Deixe o seu comentário aqui na publicação. Não se esqueça de contar alguma experiência inusitada que você já vivenciou em jornadas por aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This