Rota das Emoções: 4 opções para quem adora a vida noturna

7 minutos para ler

A Rota das Emoções, que inclui os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, é um dos principais roteiros do Nordeste. O percurso é um verdadeiro espetáculo da natureza: praias belíssimas, rios, lagoas, vegetação exuberante, fauna, dunas, clima agradável e uma brisa constante.

Sem dúvida, é o ambiente perfeito para aventuras e experiências ao ar livre, como passeio de buggy ou a cavalo. Mas não pense que as atrações são apenas de dia, pois há também inúmeros entretenimentos para curtir a noite na região, com valores diversificados!

Confira então, no post de hoje, algumas das nossas sugestões.

1. Pôr do sol nas dunas de Jeri, seguido de passeio noturno pela vila

Existe uma cena espetacular no litoral cearense: o pôr do sol de Jericoacoara. Avistar, do alto de uma duna, o sol descendo sobre o mar é algo inesquecível! As cores formadas no céu e a magia do lugar criam uma paisagem deslumbrante — um passeio que deve estar na lista de todo turista que visita a Rota das Emoções.

A partir das 16 h, já é possível ver as pessoas caminhando em direção à duna do pôr do sol. Mas logo após esse espetáculo da natureza, o visitante tem mais uma surpresa: a agitada noite de Jeri. Ao descer a duna e caminhar de volta à vila, você encontra várias barraquinhas com vendas de drinks e caipirinhas, música e apresentações artísticas e culturais, como o tradicional grupo de capoeira.

Frequentadas por moradores e turistas que buscam sentir o clima, fazer amizades e descobrir as atrações da vila, essas barraquinhas são o point do início da noite e funcionam todos os dias.

Outro programa imperdível, é o sunset do Café Jeri. Localizado na cobertura de uma galeria de lojas e bares, o local é invadido pelos baladeiros de plantão, que se esbaldam com uma bela vista do mar ao do por-do-sol. Música eletrônica e artistas que performam no palco e sobre o balcão disputado do bar, completam o clima dessa que é uma baladas mais cobiçadas de Jericoacoara. Dá pra conhecer gente do mundo todo por lá.

Em todas as ruas da vila você encontra inúmeros barzinhos e restaurantes com música ao vivo no melhor estilo voz e violão; ou ainda bandas completas embalam os frequentadores.

O movimento também é intenso após as 2 h da manhã, quando as festas locais acabam e as pessoas querem continuar a diversão.

Portanto, ao chegar em Jericoacoara, programe-se para conhecer essa dobradinha pôr do sol e passeio noturno na vila! Você não vai se arrepender.

2. Baladas noturnas em Jericoacoara

As baladas em Jeri não acontecem em ambientes fechados, como é comum na maioria das cidades. A beleza natural do lugar e o clima proporcionam festas aconchegantes em lugares abertos, com uma banda tocando música ao vivo. Raramente acontecem duas baladas na mesma noite, então, basta saber qual será a atração do dia para encontrar praticamente toda a vila em festa!

Vejamos algumas das mais famosas:

Forró da Dona Amélia

Ir para o Ceará e não dançar forró é o mesmo que não ter ido. Por isso, as quartas-feiras e sábados têm um destino certo, o Forró da Dona Amélia.

Na verdade, não há desculpa para não ir, pois o lugar é bastante conhecido. Até o endereço é sugestivo: Rua do Forró. Lá você vai ouvir o tradicional forró pé-de-serra e dançar à vontade. Mesmo quem não se considera um pé de valsa pode se arriscar, pois o que vale é a diversão!

Maloka

Ainda falando sobre forró, às quintas-feiras a animação acontece no Maloca, que fica na Rua da Igreja. O ambiente de descontração é o ponto alto: seu dress code não exige nada além de camiseta, short e chinelo. Além disso, a música embala a noite e cria um clima ótimo para dançar agarradinho. Quem sabe você não encontra o seu par?

Bares e restaurantes

Se prefere petiscar enquanto ouve uma boa música e aproveita a companhia, você pode ir ao Samba Rock, ao ZChopp e ao Tortuga. Os dois primeiros ficam perto da praça e da rua principal, enquanto o último fica na Rua São Francisco.

No Samba Rock, você vai experimentar uma pizza deliciosa e desfrutar de um ambiente agradável e descontraído. No ZChopp também é possível se divertir jogando sinuca e conhecendo pessoas, pois o lugar é bem movimentado. Já no Tortuga você terá um clima de boteco bem aconchegante!

After party

Apesar do nome em inglês, não se trata aqui de uma festa, e sim de uma recomendação para o pós-festa: a Padaria Santo Antônio. O lugar abre às 2 h da manhã, exatamente no mesmo horário que acabam as festas. Assim, o público pode se deliciar com pão francês, pães recheados, bolos, doces e outras comidas de padaria. Dá água na boa, não é mesmo? Pois essa é ótima forma de encerrar a noite!

3. Sunsets Safári noturno no Delta da Parnaíba

Se você é aventureiro, vai adorar essa sugestão: navegar pelas águas do Delta do Parnaíba para avistar a fauna local. O percurso, de aproximadamente 2 horas, é feito em uma lancha voadeira, que permite fácil acesso até a margem do rio. Até lá, pode-se avistar cobras, jacarés, pássaros e outros animais.

Uma boa dica é fazer o safári junto ao passeio da revoada dos guarás, já que após ver os pássaros voltando para a ilha dormitório será preciso navegar de volta para a Parnaíba ou para a Ilha das Canárias.

4. Gastronomia e baladinhas em Parnaíba

Se há um programa infalível para se fazer numa viagem é sair para jantar — principalmente quando o lugar oferece boas opções de restaurantes, como é o caso da Parnaíba. A iguaria que dá nome ao local, o Caranguejo Expresso, é um clássico, um dos mais consumidos na cidade.

Outro lugar que deve estar na lista é o Dom Ladino, que além de oferecer pratos tradicionais com porções generosas ainda promove eventos musicais. Já para uma noite romântica, a sugestão é o Mangata, que tem excelentes pratos, com apresentação impecável. Sua decoração é um charme, com luz baixa para deixar o clima mais aconchegante.

Se você gosta de um ambiente mais informal, o manancial de opções é grande: Boteco 37, Emporium Pub, Cajuína, Torquália, Zero86 Pub, Café Aventur, Candeeiros, Galpão Beer, Absoluto, todos com música ao vivo nos finais de semana, nos estilo que variam de pop, rock e reggae até forró, sertanejo e pagode. É preciso fôlego para acompanhar o pique dos universitário que lotam essas casas.

Os teatros Sesc Avenida e Saraiva trazem peças e shows semanalmente e são uma boa opção para quem curte arte e cultura.

Os sunsets, baladas ao por-do-sol, também fazem a cabeça dos jovens moradores e de turistas nas cidades do litoral do Piauí. Os mais famosos são os do Aimberê Hotel, na Praia do Coqueiro, e da Vila Itaqui, na Praia do Itaqui.

Enfim, viu como a Rota das Emoções pode oferecer diversos atrativos? O destino reserva muitas belezas de dia e vários entretenimentos à noite. Independentemente de você viajar sozinho, em casal ou acompanhado da família ou amigos, programação é o que não vai faltar! Até porque unir três estados em uma única viagem rende muitos passeios, fotos e histórias para contar.

Então, gostou do nosso post? Agora que você já sabe como curtir a vida noturna, que tal admirar as lindas paisagens da Rota das Emoções? São imagens encantadoras!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Rota das Emoções: 4 opções para quem adora a vida noturna

Deixe um comentário