Rota das Emoções: múltiplas experiências por três estados do Nordeste. - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Rota das Emoções: múltiplas experiências por três estados do Nordeste.

A Rota das Emoções é um circuito de turismo que passa por três estados do Nordeste: Piauí, Maranhão e Ceará. Nela, é possível visitar paraísos naturais, como Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara.

Quando você fizer essa viagem, vai conhecer várias paisagens, como o deserto brasileiro, o único delta em mar aberto no continente, além de diversas praias e lagoas cristalinas. Fazendo essa viagem, você poderá ter contato com ecoturismo, aventura, sol, cultura e gastronomia regional.

A Rota das Emoções traz a oportunidade de conhecer diversas regiões do Nordeste e, ao mesmo tempo, realizar atividades de ecoturismo. Quer fazer a Rota das Emoções? Confira nossas seis dicas sobre esse passeio incrível.

1. Como fazer essa rota?

Por passar em três estados, a rota pode começa por São Luís (MA), Fortaleza (CE) ou ainda Parnaíba (PI). Os traslados principais são feitos entre Barreirinhas, Parnaíba e Jericoacoara, podendo-se ainda “temperar” com outros destinos bastante interessantes tais como Barra Grande (PI), Santo Amaro (MA), Atins (MA), (Camocim (CE), Flexeiras (CE), Canoa Quebrada (CE), Tutóia (MA) e muito mais.

Uma ótima alternativa para esses traslados é usar o serviço da Rota Combo, que está revolucionando o mercado e a forma como o passageiro interage com essa solução. Eles oferecem uma alternativa compartilhada, com baixo custo e serviço de primeira.

Para quem deseja serviços privativos, o roteiro oferece múltiplas atividades tais como trekking (caminhada), cavalgadas, voos panorâmicos, surf, kitesurf e windsurf, avistagem de vida selvagem e muito mais.

As opções são variadas e uma delas é a sua cara.

2. Quais são os principais pontos turísticos?

Em uma mistura de cores e ritmos, os três estados oferecem uma diversidade de locais que podem ser visitados. Com o início da viagem em São Luís do Maranhão, existem alguns locais que você não pode deixar de conhecer.

O Convento das Mercês, em São Luís, é um espaço que foi transformado em museu. As obras guardadas são literárias e artísticas. O local conta, ainda, com ambientes exclusivos para exposições, espetáculos teatrais, palestras e mostras.

Outro lugar que você não pode deixar de visitar é o Espigão Costeiro da Ponta D’Areia, que foi criado como forma de barrar a erosão e a força da maré na praia da Ponta D’Areia, mas que acabou se tornando um dos cartões postais da cidade.

O espigão conta com lanchonetes e espaços para caminhada, ciclismo e stand up puddle, o qual é um esporte em que o praticante fica em pé na prancha e rema.

Em Barreirinhas, os passeios são feitos com transportes 4×4 até a Lagoa Azul e dos Peixes. Há outros circuitos também bastantes visitados, como o da Lagoa Bonita ou ainda a da Lagoa da Esperança. O passeio de lancha pelo Rio Preguiças com visita às Vassouras, Farol do Mandacru e Caburé é um dos mais apreciados.

A cidade de Barreirinhas é a principal porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado em 1981 e tem uma área total de 156 mil hectares.

As dunas são formadas pela força do vento e, por isso, são constantemente alteradas. Nesse parque, é possível encontrar piscinas naturais formadas pelas chuvas.

Já em Parnaíba, a atração natural é o Delta do Parnaíba, um santuário rico em fauna e flora. É nesse lugar que o Rio Parnaíba deságua no mar em cinco braços. É desse processo natural que 80 ilhas são formadas. Um dos principais passeio é a Revoada dos Guarás, que pode ser feito de forma mais econômica, compartilhando com outros viajantes através da Rota Combo.

O outro destino que compõe a rota é Jericoacoara, localizada a 300 km de Fortaleza. Considerada um santuário natural, recentemente transformada em Parque Nacional, tendo sua beleza natural intocada.

3. O que é importante levar para a Rota das Emoções?

Como abordamos nos outros tópicos, a rota é destinada para quem gosta de se aventurar. Para facilitar a sua viagem, separamos alguns itens que são essenciais. Confira nossa lista:

  • roupas leves e de banho;
  • tênis ou sandálias confortáveis para caminhar;
  • chapéu e protetor solar;
  • câmera fotográfica;
  • repelente (em algumas áreas);
  • máscara de mergulho;
  • equipamento de surf, kite ou windsurf (para adeptos);

​Caso você não tenha equipamentos para praticar os esporte, confira com as agências de turismo como é possível para alugá-los. 

5. Quanto tempo essa viagem deve durar?

Para aproveitar tudo desse roteiro, a viagem deve durar cerca de seis até 12 noites, dependendo da disponibilidade de cada um, bem como quais destinos deseja visitar e quais atividades fazer. Como já vimos existem várias opções para a Rota das Emoções.

Verifique qual dos roteiros mais se encaixa no seu planejamento de viagem e escolha a duração a partir disso.

6. Por que escolher um pacote de viagem?

Quando vamos fazer uma viagem, muitas vezes queremos fugir da rotina e do estresse do dia a dia. Pensando na experiência, a compra de um pacote de viagem traz várias praticidades e rapidez na solução dos problemas.

Os pacotes de viagens são criados com a intenção de montar um roteiro com os traslados e passeios voltados para a facilidade.

A Rota das Emoções Econômica tem saídas às segundas e aos sábados, o que proporciona mais possibilidades para encarar essa aventura. Esse pacote oferece o serviço de compartilhamento de transfers, barateando seu custo sem perder a qualidade da experiência.

A possibilidade de passear pelo Nordeste permite que você possa vivenciar esses momentos de ecoturismo e de conhecer diferentes locais do nosso país. A Rota das Emoções proporciona uma visita a três espaços naturais incríveis para quem gosta de praticar esportes de aventura!

Queremos ajudá-lo na escolha da rota que mais combina com você e sua família. Ficou interessado? Entre em contato com nossos parceiros e saiba mais sobre os roteiros!

Comments (2)

  1. Avatar

    Há três anos quero fazer esta rota.Qual o valor da econômica?Obrigada.

    1. Avatar

      Você vai se apaixonar… Entra em contato com a http://www.ecoadventure.tur.br eles são os melhores quando o assunto é Rota das Emoções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This