Saiba porque os Lençóis Maranhenses é um lugar imperdível

6 minutos para ler

Você já pensou em conhecer os Lençóis Maranhenses? Na região nordeste do estado do Maranhão, essa reserva ambiental repleta de dunas brancas e lagoas de água doce é um dos lugares mais incríveis de todo o país.

Ideal para quem gosta de viajar com o intuito de entrar em contato com o que há de mais bonito na natureza e se divertir com esportes de aventura e passeios emocionantes, esse é definitivamente um destino que deve estar na sua lista de lugares para visitar! Por isso, neste post, vamos falar um pouco mais sobre esse lugar imperdível.

Continue a leitura e saiba um pouco mais sobre a cultura, as riquezas, as atrações e as curiosidades dos Lençóis Maranhenses!

É uma reserva natural riquíssima

Os Lençóis Maranhenses são a escolha certa para os turistas que apreciam uma viagem repleta de experiências únicas, em meio a uma paisagem paradisíaca.

Em termos gerais, trata-se de uma unidade de conservação ambiental que guarda riquezas fantásticas em mais de 150 hectares. Além das famosas lagoas de água doce, os Lençóis Maranhenses também são a casa de nascentes de rios e de diversas espécies ligadas aos ecossistemas de mangues, restingas e dunas.

Entre os pequenos animais que se pode ver por ali, estão macacos, patos, pássaros exuberantes e vários tipos aquáticos. Com uma grande variedade ambiental, os Lençóis Maranhenses são um destino de extremo interesse aos amantes e estudiosos da natureza.

Possui paisagens de tirar o fôlego

Lençóis Maranhenses

Mesmo sem conhecer os Lençóis Maranhenses pessoalmente, você já deve ter certa familiaridade com a paisagem de lá. As imagens de infinitas dunas de areia branca e de lagoas doces de águas azuis e cristalinas já fazem parte do nosso imaginário por terem sido palco de diversas produções audiovisuais, como as icônicas novelas “O Clone”, “Da Cor do Pecado”, entre outras.

O local também já foi cenário de obras cinematográficas, como o filme Casa de Areia”, estrelado pelas atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. Nos últimos meses, surgiram especulações de que a produção norte-americana da Marvel “Vingadores — Guerra Infinita”, que estreia em abril, também teve algumas cenas gravadas nas dunas maranhenses

A população é receptiva e encantadora

A cultura do povo maranhense é uma atração à parte para quem visita a região. Conhecidos por serem bastante acolhedores, os moradores possuem tradições e modos de vida únicos.

Dentro do próprio parque, existem comunidades com hábitos bem particulares, como é o caso de Atins, um povoado pouco explorado que só recebeu energia elétrica poucos anos atrás e que possui cerca de, apenas, 3 mil habitantes.

Na vila de areia fofa, a simpatia das pessoas combina perfeitamente com as paisagens paradisíacas e o clima de calma e tranquilidade. Boa parte do sustento dos moradores vem da pesca e do artesanato, que pode ser adquirido por lá ou em feiras nas cidades ao redor.

Oferece várias atrações turísticas

Com uma área imensa, os Lençóis Maranhenses oferecem atrações, divertimentos e passeios turísticos para todos os estilos. A seguir, confira alguns dos pontos mais bonitos!

Circuito Lagoa Bonita

Esse passeio espetacular permite que o turista aprecie uma vista com cerca de oito lagoas. Possivelmente, oferece um dos mais incríveis panoramas dos Lençóis Maranhenses que se pode ser visto por terra. Assim sendo, é um dos circuitos mais procurados da região.

Lagoa da Esperança

Repleta de água durante o ano inteiro, a Lagoa da Esperança está sempre cheia. Por isso, ela pode ser aproveitada em qualquer estação para um belo mergulho em água doce!

Rio Preguiça

O próprio nome já entrega: o Rio Preguiça é um lugar de calma e tranquilidade. Ele pode ser visitado de várias maneiras, mas uma das mais divertidas é a que acontece com um passeio de lancha — que inclui paradas nos povoado de Vassouras e de Mandacaru. Nesse último, é possível conhecer o Farol Preguiças, de onde é possível avistar uma paisagem deslumbrante de toda a região.

É um recanto para esportes e atividades de aventura

Nordeste brasileiro - Lençóis Maranhenses

Stand up paddle, ciclismo, mergulho, passeios aéreos, kitesurf e muito mais. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para os amantes dos esportes de aventura.

Seja você um profissional ou apenas um apreciador do estilo, com certeza, será possível encontrar a atividade certa. Entre os passeios mais divertidos para se fazer na região estão a descida de boia do Rio Formiga, os passeios de canoa, o trekking e o off road em veículos 4×4.

A gastronomia é incrível

Para os apreciadores da boa cozinha, a culinária do Maranhão é uma atração à parte. O pilar da gastronomia maranhense é formado, praticamente, por receitas à base de frutos do mar. E, o melhor de tudo, é que eles são sempre bem fresquinhos!

Entre os pratos mais aclamados da região estão o arroz de cuxá (que leva camarão e uma erva local chamada vinagreira) e a peixada maranhense (um prato similar à moqueca, mas com alguns toques diferenciados).

O caranguejo também é estrela de boa parte das receitas do Maranhão e pode ser encontrado em diversos preparos: ensopado, à milanesa ou no famoso “toc-toc”, no qual o crustáceo é cozido com a casca e esta precisa ser quebrada na hora de comer — daí o nome divertido!

O clima é agradável durante o ano inteiro

Por fim, um dos melhores atributos dos Lençóis Maranhenses é que lá não tem tempo ruim. Nesse sentido, você pode escolher qualquer época do ano para visitar o destino. Com certeza, sol, diversão e tranquilidade não faltarão na sua viagem.

Com tanta riqueza cultura e ambiental, não é à toa que os Lençóis Maranhenses figuram nas listas mais conceituadas de indicações de destinos turísticos. Esse enorme paraíso localizado no estado do Maranhão é, sem dúvidas, um lugar imperdível.

Os passeios turísticos atraem turistas de vários estilos, que chegam de países de todo o mundo para apreciar a paisagem mágica dos Lençóis Maranhenses. Então, o que você está esperando para visitar esse oásis brasileiro? Compartilhe este artigo com seus amigos em suas redes sociais e comece a planejar as próximas férias!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Saiba porque os Lençóis Maranhenses é um lugar imperdível

Deixe um comentário