Santo Amaro do Maranhão: Onde Ficar e O Que Fazer?

6 minutos para ler

Precisando se desligar um pouco da vida corrida e estressante da cidade grande? Então, o que você precisa é arrumar as malas e partir para um lugar tranquilo, mas, ao mesmo tempo, com muita diversão, aventura e paisagens impressionantes. Esse lugar perfeito existe e se chama Santo Amaro!

O Maranhão, sem dúvidas, é um destino encantador e seus atrativos são um verdadeiro convite para uma viagem inesquecível para toda a família. Se você ainda não conhece Santo Amaro (MA), pode se preparar, pois esse será um dos lugares mais extraordinários que você já visitou em sua vida.

Está a fim de saber mais um pouco sobre esse paraíso maranhense? Então, continue aqui com a gente e tome nota das dicas que separamos para o seu próximo roteiro de viagem. Tudo pronto para começar?

Onde fica Santo Amaro (MA)?

A cidade de Santo Amaro é conhecida como o lado “roots” dos Lençóis Maranhenses pela sua rusticidade e simplicidade. Ficou mais popular por meio da internet e se tornou um destino quase obrigatório para quem visita a região, que concentrava os visitantes basicamente na cidade vizinha de Barreirinhas.

Santo Amaro fica à beira do parque dos Lençóis Maranhenses e, além dessa vibe mais alternativa em comparação às demais cidades próximas, seu grande diferencial está no capricho que a natureza deu em suas terras. Não seria exagero dizer, por exemplo, que a cidade está cravada na parte com as lagoas mais bonitas da região.

Como chegar em Santo Amaro (MA)?

A aventura já começa no caminho. Santo Amaro é extremamente pequena e conta com uma estrutura muito simples, a começar pelas suas estradas. Isso jamais será um problema para aventureiros, que possui diversas possibilidades de roteiros.

Porém, é importante estar atento ao tipo de carro utilizado, pois nem todos são capazes de chegar lá. Confira as principais formas.

Serviços terrestres

O trajeto se inicia em São Luís, por meio da BR 402 e leva cerca de 4 horas de viagem, passando por certos obstáculos que um carro convencional não é capaz. Entre eles, a travessia do rio Alegre e alguns trechos de terra.

Por isso, o mais indicado nesses casos é optar por serviços de traslado em agências especializadas, mesmo porque o acesso ao parque nacional só é possível através de veículos credenciados pelo ICMBio.

Contrate passeios ou transfers

A única forma se você visitar as famosas dunas é contratando passeios ou um serviço de transfer até a cidade de Santo Amaro (MA). Basta consultar uma agência de viagem especializada na região.

Quando ir para Santo Amaro (MA)?

As paisagens dos Lençóis Maranhenses mudam em determinadas épocas do ano. No entanto, há passeios e atrativos em todos os períodos. Logo, os Lençóis recebem turistas o ano todo.

Independentemente da estação escolhida, Santo Amaro (MA) reserva encantos e cenários incríveis para deixar qualquer turista de queixo caído. Mas a melhor forma de aproveitar cada período é contatando uma agência de viagens, pois, dessa forma, os passeios são adaptados de acordo com as mudanças ambientais da região.

O que fazer em Santo Amaro (MA)?

Santo Amaro é cercada por rios, dunas, lagoas e muito verde. Toda a rusticidade de seu vilarejo e de seu povo também convida o visitante a embarcar no estilo de vida calmo e simples do lugar.

Abaixo, separamos algumas dicas imperdíveis para o seu roteiro. Confira!

Banho de rio

O Rio Alegre banha todo o vilarejo e é um verdadeiro convite ao mergulho. Suas águas cristalinas, limpas e calmas proporcionam tardes inteiras bem refrescantes, além de serem uma ótima opção para passeios de barco. A escolha é sua: passar o dia relaxando ou explorar a área navegando. Decisão difícil, não é mesmo?

Betânia

Betânia é um povoado nos arredores que parou no tempo. Suas casinhas encantadoras, a natureza onipresente o modo de vida low profile dos moradores. Tudo contribui para a atmosfera bucólica . O Rio Alegre naquele ponto pode (e deve) ser explorado por caiaques e canoas. A culinária típica é largamente apreciada pelos que visitam os restaurantes rústico do lugar.

Passeio pelas lagoas

Como dissemos no início, o grande destaque de Santo Amaro (MA) é a beleza incomparável de suas lagoas. Não é à toa que a região foi palco de algumas filmagens de filmes e novelas famosas. A lagoa da Gaivota, por exemplo, foi o local de gravação do filme brasileiro “Casa de Areia”.

O passeio é completado ainda com uma parada na lagoa das Andorinhas e várias outras menores. Todas cercadas de enormes dunas claras, que proporcionam aquela paisagem característica dos Lençóis.

Outro fenômeno incrível é apelidado de lagoas emendadas, ocorre quando o volume de água transborda e cria piscinas enormes. Para conferir esse espetáculo é preciso caminhar por 2 horas e estar acompanhado de guias locais.

Para quem prefere um mergulho mais reservado, a dica é a lagoa da América, bem menos concorrida, inclusive, na alta temporada. O acesso se dá por meio de barcos ou lanchas que levam o turista até esse cantinho do paraíso.

Onde se hospedar e comer em Santo Amaro (MA)?

A cidade de Santo Amaro é rústica e, por isso, conta com hospedagens mais simples, porém muito confortáveis e seguras. Há pousadas, quartos e casas para locação. Para garantir a qualidade de sua estadia, o recomendado é contar com as indicações de sua agência de viagem ou das redes sociais especializadas.

Para matar a fome, o que não faltam são opções de restaurantes, barracas e bares. Tudo com aquele tempero caseiro que ninguém dispensa. Os pratos variam desde a gastronomia típica do Maranhão até lanches e pizzas.

Enfim, essas foram nossas dicas sobre Santo Amaro, no Maranhão. Sem dúvidas, uma parada obrigatória para quem pretende explorar o parque dos Lençóis.

Antes de embarcar nessa aventura, ressaltamos a importância de programar bem seu roteiro, arrumar a mala com medicamentos, repelentes, protetor solar, bons calçados, além de consultar e contratar uma agência especializada em turismo de aventura na região.

Curtiu o post? Deu vontade de colocar a mochila nas costas e partir? Antes de tudo, a gente quer convencer você que o Maranhão, de fato, é o melhor lugar para todo e qualquer aventureiro. Por isso, não deixe de conhecer 10 curiosidades incríveis desse estado. Boa leitura!

Você também pode gostar

Um comentário em “Santo Amaro do Maranhão: Onde Ficar e O Que Fazer?

  1. Comment un couple devrait – Il gérer cela une fois qu’il découvre que son conjoint triche ? La question de savoir si un mari doit pardonner à sa femme sa trahison est un sujet qui mérite d’être discuté.

Deixe um comentário