Turismo em Fortaleza: 6 dicas para aproveitar o que a cidade tem de melhor

9 minutos para ler

As férias são momentos ideais para quem quer sair da rotina e deixar os dias estressantes de lado. Quem quer desfrutar desse período pode realizar passeios de turismo em Fortaleza e aproveitar todos os pontos turísticos que a cidade tem a oferecer.

A capital do Ceará nasceu ao redor do Forte de Nossa Senhora da Assunção, por volta de 1649. Construído para barrar as invasões indígenas, o forte, em primeiro momento, pertenceu aos holandeses que, posteriormente, foram expulsos pelos portugueses.

Devido a esses acontecimentos, a construção do forte é considerada o marco inicial da criação da cidade, que ganhou o título de capital da Capitania do Ceará, em 1777.

Quer saber mais sobre o turismo em Fortaleza? Então, confira nossas dicas sobre o que fazer na cidade.

1. Saiba mais sobre a cidade

Com 314.930 km² de área e 2.452.185 habitantes, Fortaleza é a quinta maior cidade do país. Muito bem localizada, a cidade fica a 552 km de Natal, a 626 km de Teresina,104 km de João Pessoa, 228 km de Recife e a 1055 km de São Luís.

Fortaleza é uma cidade quente o ano todo. A temperatura média anual é de 27ºC. As mudanças discrepantes de temperatura não acontecem na cidade, entre o inverno e o verão.

6 dicas para criar um roteiro perfeito para a Rota das Emoções

2. Conheça as praias paradisíacas

Fortaleza é recheada de praias paradisíacas, com boa estrutura, atrativos diferenciados e muito interessantes para toda a família.

Iracema

Sem dúvidas, uma das principais atrações em Fortaleza é o passeio pelo calçadão da praia de Iracema. A região é uma das mais baladas da capital, com bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Boas opções de pratos e variadas atrações musicais completam a programação do local. Uma dica é contemplar o pôr do sol na ponte de metálica, ao fim de tarde. Uma das cenas mais inesquecíveis para quem visita a cidade.

Mucuripe

Quem visita Fortaleza, em algum momento vai passear pela praia de Mucuripe — uma das principais da capital cearense.  O Cais do Porto é uma das atrações imperdíveis e que rende ótimas fotos.

Já no Mercado do Peixe — localizado no mesmo local — o turista pode passar horas observando os pequenos barcos coloridos de pescadores nas águas calmas ou escolher os melhores pescados para um jantar ou almoço especial.

Sabiaguaba

Outra praia que não pode ficar de fora da lista de melhores atrações em Fortaleza é a Sabiaguaba. Localizada em um bairro de mesmo nome, esse paraíso cearense é mais um dos incríveis destinos para relaxar e descansar nas férias.

Sua extensa faixa de areia conta com bares e barracas, que servem o melhor da culinária local e a cerveja mais gelada de todo o estado. Não é exagero! Afinal, a região recebe um número grande de turistas, durante todo o ano. O pôr do sol também é um dos atrativos imperdíveis por lá.

Barra do Ceará

Entre as praias urbanas, a Barra do Ceará merece destaque especial. Não só pela beleza, mas também pela infraestrutura e pelos atrativos que você pode explorar, a começar pelo calçadão, onde você tem restaurantes, bares e barracas variadas à disposição.

Durante a extensão, uma parada nas ruínas do Forte de Nossa Senhora dos Prazeres, poder tornar seu passeio ainda mais interessante. Com um pouco de disposição, é possível caminhar pelas areias fofas até a praia vizinha: Goiabeiras.

Praia do Futuro

A praia do Futuro é a principal praia urbana de Fortaleza. Na orla da praia são os hotéis que tem o destaque. Uma região perfeita para quem quer ter a comodidade de ficar próximo do mar.

Na beira do mar, as barracas com alta estrutura contam até com piscinas e espaços para shows. Cada local oferece atrativos diferentes. Caminhe pela orla e encontre a barraca ideal para você.

O mar não é um dos mais tranquilos, mas ele é liberado para o banho. No entanto, tome cuidado com as marés altas.

Praia do Meireles

Outro point que você pode conhecer, quando for à Fortaleza é a Praia do Meireles. Nessa orla, você vai encontrar restaurantes, bares e a feira de artesanato que fica na Avenida Beira Mar, para quem gosta de trabalhos manuais.

3. Visite os museus

Além das praias, Fortaleza também guarda sua história nos diversos museus.

Museu do Ceará

O Museu do Ceará foi criado em 1932 e fica localizado na parte histórica da cidade.

Com mais de 13 mil peças que ilustram os aspectos culturais de indígenas, do cangaço e da época da escravidão, o museu fica localizado próximo à Praça dos Leões, no centro da cidade.

Mini Museu Firmeza

O Mini Museu Firmeza fica na casa onde moravam os dois grandes artistas plásticos do estado, Estrigas e Nice. O museu reúne obras com a temática que vai desde o popular ao erudito. Além disso, estão também reunidos diversos documentos sobre a história da arte do Ceará.

Esse museu fica localizado na Via Férrea, 259, no bairro Novo Mondubim. O acesso ao museu é gratuito, mediante agendamento.

Museu da Cachaça

A cachaça é um verdadeiro patrimônio cearense. A produção da bebida tem grande importância cultural e econômica para o estado, detentor de marcas conhecidas mundialmente —  como é o caso da Ypióca, por exemplo.

Localizado dentro do IPark, o Museu da Cachaça é uma das mais simbólicas atrações em Fortaleza, que retrata a história deste produto. Lá, você poderá conhecer um pouco mais sobre a trajetória da aguardente no Ceará e no resto do Brasil. Ah, e claro! Vai poder degustar algumas delas.

Museu da Cultura Cearense

Outro museu que você não pode deixar de conhecer é o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea. Localizados no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, esses museus exibem obras de artistas locais, nacionais e até internacionais.

Praia de Iracema – Fortaleza

4.Conheça a comida típica

Nem só de lindas praias e natureza exuberante vive o Ceará. As atrações em Fortaleza vão muito além disso e você deve, obrigatoriamente, incluir a riquíssima gastronomia da região em seu roteiro.

Como visitar a capital e não se deliciar com uma tapioca, um baião de dois, um feijão verde ou uma carne de sol? A capital tem uma estrutura de restaurantes, bares e barracas que causam inveja às outras cidades. São opções variadas por todos os cantos. Prepare-se para uma verdadeira explosão de sabores!

Por ser uma cidade litorânea, os amantes de frutos do mar podem aproveitar para comer pratos típicos, como os peixes pargo, cavala, pescada amarela, o sirigado e o robalo, moqueca cearense etc.

Porém, não é só os peixes que compõem a culinária local, pratos como carne de sol com macaxeira e o baião de dois, também são famosos no estado.

5. Turismo em Fortaleza: caminhe pelos parques

Quem gosta do estilo de vida outside pode conhecer uns dos parques da cidade. O Parque da Liberdade, também conhecido como Cidade da Criança, fica no centro de Fortaleza.

O nome é em homenagem à libertação dos escravos do Ceará, mas ele também ficou conhecido como Cidade da Criança, devido ao zoológico e às atividades para crianças que existiam no local. Atualmente, o parque é visitado para poder relaxar ao ar livre.

O Engenhoca Parque Educativo fica a 30 km de Fortaleza. Lá, você encontra o Museu do Engenho Colonial, trilha ecológica, pista de bicicleta e diversas atividades para você e sua família.

O Parque Botânico do Ceará fica em Caucaia, localizado a quase 18 km da região metropolitana de Fortaleza. Neste parque existem algumas atividades, como aulas de dança, oficinas de reciclagem, muito contato com animais e plantas nativas.

6. Explore outros pontos turísticos

Quando você for a Fortaleza existem alguns pontos turísticos que não pode deixar de conhecer. O Mercado Central é um prédio de 1809 e tem mais de 500 lojas, nas quais você pode encontrar esculturas de artesanatos, redes, cachaças, castanhas e peças de renda.

O Centro Cultural Dragão do Mar, na Praia de Iracema, é um centro cultural que reúne além dos Museu de Arte Contemporânea (MAC) e do Museu de Cultura Cearense, o Planetário Rubens de Azevedo, um cinema e alguns restaurantes.

Caso você visite a cidade na quinta-feira, você vai pegar a “Noite do Caranguejo”. Nesse dia, moradores e turistas se encontram na região da Praia do Futuro para comer caranguejo.

O turismo em Fortaleza é simplesmente sensacional! Essa cidade é um destino que oferece diversas opções de pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer nas suas férias. Caso você queira visitar Fortaleza e não se preocupar com a locomoção, você pode optar por alugar um carro e conhecer todos os lugares que citamos neste texto. Além de belíssimas praias, a região metropolitana conta com outros tantos atrativos como o Museu da Cachaça em Maranguape. Destinos como Cumbuco, Praia das Fontes, Porto das Dunas e o célebre Beach Park, o maior parque aquático da América Latina, ficam nos arredores da Capital Alencarina.

Fortaleza é um palco perfeito para atividades outdoor. Uma infinidade de passeios é oferecida em toda a cidade. Em quase todas as praias, você vai poder optar por uma volta de bugue ou quadriciclo. Nas lagoas tranquilas ou litorais com mares mais calmos, terá a opção de stand-up Paddle ou kitesurf.

Há passeios de barcos para conhecer as piscinas naturais mais isoladas e também é possível contratar um 4×4 para explorar outros cantos da cidade. Procure uma agência e confira os melhores.

Essas foram algumas dicas de atrações em Fortaleza — que vão muito além do Beach Park. Sem dúvidas, ele deve constar também em seu roteiro, mas não deixe de passear e conhecer os demais encantos dessa capital nordestina tão rica e bela.

Gostou das nossas dicas sobre o turismo em Fortaleza? Já pode arrumar suas malas e viajar. Caso você tenha mais alguma dica, compartilhe com a gente comentando neste post.

Você também pode gostar

8 thoughts on “Turismo em Fortaleza: 6 dicas para aproveitar o que a cidade tem de melhor

  1. You actually make it seem really easy along with your presentation but I in finding
    this topic to be really something which I believe I’d never understand.
    It sort of feels too complex and very extensive for me.
    I am having a look forward to your next post, I’ll attempt to get the hold of it!

  2. Hi there, There’s no doubt that your blog
    may be having internet browser compatibility problems.
    Whenever I take a look at your blog in Safari, it looks fine but when opening in IE, it
    has some overlapping issues. I simply wanted to give
    you a quick heads up! Besides that, wonderful site!

  3. Забота о жилье – это забота о удобстве. Утепление фасадов – это не только стильный внешний вид, но и обеспечение тепла в вашем уголке спокойствия. Наша команда, коллектив экспертов, предлагаем вам превратить ваш дом в прекрасное место для жизни.
    Наши творческие решения – это не просто утепление, это художественная работа с каждым элементом. Мы придерживаемся гармонии между красотой и практичностью, чтобы ваш дом стал не только теплым, но и роскошным.
    И самое важное – доступные расценки! Мы полагаем, что высококачественные услуги не должны быть дорогим удовольствием. Ремонт и утепление фасада дома начинается всего начиная с 1250 рублей за квадрат.
    Современные технологии и высококачественные строительные материалы позволяют нам создавать тепловую обработку, которая обеспечивает долговечность и надежность. Позабудьте о холоде стен и дополнительных затратах на отопление – наше утепление станет вашим надежной защитой от холода.
    Подробнее на https://www.ppu-prof.ru
    Не откладывайте на потом заботу о радости жизни в вашем жилье. Обращайтесь к профессионалам, и ваш дом преобразится настоящим творческим шедевром, которое принесет вам тепло и удовлетворение. Вместе мы создадим жилище, в котором вам будет по-настоящему уютно!

  4. Забота о резиденции – это забота о приятности. Теплоизоляция стен – это не только изысканный облик, но и обеспечение сохранения тепла в вашем удобном уголке. Наша команда, коллектив экспертов, предлагаем вам переделать ваш дом в прекрасное место обитания.
    Наши улучшения – это не просто теплоизоляция, это искусство с каждым слоем. Мы предпочитаем совершенному сочетанию между эстетикой и функциональностью, чтобы ваш дом преобразился не только уютным, но и великолепным.
    И самое главное – удовлетворительная стоимость! Мы уверены, что профессиональные услуги не должны быть сверхдорогими. Утепление фасада расценка начинается всего начиная с 1250 рублей за квадрат.
    Современные технологии и высококачественные строительные материалы позволяют нам создавать теплоизоляцию, долговечную и надежную. Позабудьте о проблеме холодных стен и избегайте дополнительных расходов на отопление – наше утепление станет вашим надежным экраном от холода.
    Подробнее на https://ppu-prof.ru
    Не откладывайте на потом заботу о комфорте своего дома. Обращайтесь к экспертам, и ваш дом станет настоящим художественным творением, которое дарит тепло и радость. Вместе мы создадим комфортабельное жилье, где вам будет по-настоящему комфортно!

  5. Дорогие Клиенты!
    Подносим вам инновационное понятие в мире стилистики внутреннего пространства – шторы плиссе. Если вы рассчитываете к совершенству в любой странице вашего дома, то эти сукна превратятся прекрасным вариантом для вас.
    Что делает шторы плиссе настолько живыми неповторимыми? Они совмещают в себе грацию, практичность и сущность. Благодаря особенной форме, новым материалам, шторы плиссе идеально подходят к для какого бы то ни комнатки, будь то светлица, ложе, печь или деловое пространство.
    Закажите плиссе на окна в москве – сформируйте уют и красоту в вашем доме!
    Чем манят шторы плиссе для вас? Во-первых, их индивидуальный макет, который добавляет прелесть и изысканность вашему дому. Вы можете выбрать из разнородных структур, цветов и подходов, чтобы отметить отличительность вашего дома.
    Кроме того, шторы плиссе предлагают массивный базар эксплуатационных возможностей. Они могут контролировать уровень сияния в пространстве, покрывать от солнечных лучей, предоставлять закрытость и создавать уютную обстановку в вашем доме.
    Наш сайт: http://tulpan-pmr.ru
    Наша компания поддержим вам выбрать шторы плиссе, какие отлично гармонируют с для вашего обстановки!

  6. Com as estratégias certas, você pode transformar suas compras habituais em oportunidades de economia. Descubra como escolher as melhores ofertas e como utilizar promoções a seu favor para economizar de maneira significativa nas suas compras.

  7. Мы служба SEO-экспертов, специализирующихся на продвижении сайтов в поисковых системах.
    Наша команда гордимся своими успехами и предоставим вам доступ к нашему опыту и навыкам.
    Какие преимущества вы получите:
    раскрутка seo сколько стоит
    • Полный аудит вашего сайта и создание индивидуальной стратегии продвижения.
    • Модернизация контента и технических аспектов вашего сайта для оптимальной работы.
    • Ежемесячный мониторинг и анализ данных для постоянного совершенствования вашего онлайн-присутствия.
    Подробнее https://seo-prodvizhenie-ulyanovsk1.ru/
    Наши клиенты уже видят результаты: увеличение трафика, улучшение рейтинга в поисковых системах и, конечно, увеличение прибыли. Мы готовы предоставить вам бесплатную консультацию, для того чтобы обсудить ваши требования и помочь вам разработать стратегию продвижения, соответствующую вашим целям и бюджету.
    Не упустите возможность улучшить свои позиции в интернете. Обратитесь к нам прямо сейчас.

Deixe um comentário