Viajar para o Ceará: 15 melhores pontos turísticos - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Viajar para o Ceará: 15 melhores pontos turísticos

O Nordeste brasileiro é um dos destinos mais procurados pelos turistas durante todo o ano, independentemente da época ou estação. Afinal, por lá as paisagens são incríveis e é verão o ano inteiro! E você? Ainda não tem um roteiro definido para suas próximas férias? Que tal viajar para o Ceará?

Um dos locais mais populares e badalados da região, o estado possui um vasto patrimônio histórico e cultural, praias belíssimas — são 27 só em Fortaleza —, clima favorável e uma excelente infraestrutura turística, com hotéis, restaurantes e opções de lazer para todos os bolsos e gostos.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, listamos 15 lugares imperdíveis que você precisa conhecer, no estado do Ceará, antes de começar a programar sua próxima viagem inesquecível. Confira e encante-se!

1. Pedra Furada — Jericoacoara

A Pedra Furada, esculpida pelas ondas do mar, é um dos símbolos do Parque Nacional de Jericoacoara e um dos principais cartões-postais do Ceará. Localizada a 4 km da Vila de Jeri, para chegar lá, se a maré estiver baixa, você pode optar por uma caminhada pelas areias, vindo da Praia Malhada; pelas trilhas do Morro do Serrote ou por um passeio de buggy.

Muito alto-astral, o lugar é incrível e atraí turistas do mundo inteiro, principalmente na temporada de esportes aquáticos. E se você busca uma experiência ainda mais completa, vale a pena esperar pelo pôr do sol, especialmente nos meses de julho e agosto, quando o astro-rei se põe bem pelo meio do furo da pedra, produzindo uma verdadeira obra de arte natural.

Mas atenção! Em períodos de alta temporada é preciso ter muita paciência. O local é um dos destinos mais procurados da cidade e, consequentemente, está sempre cheio, o que pode gerar algumas filas para conseguir a tão esperada selfie no ponto turístico.

2. Beach Park — Fortaleza

Para quem curte piscina e quer se divertir com toda a família, o Beach Park de Fortaleza é o lugar certo. Maior parque aquático da América Latina, o lugar conta com atrações para todos os estilos e idades, como toboáguas radicais, atividades moderadas, além daquelas indicadas para reunir os familiares e se divertir durante todo o dia.

Localizado em Porto das Dunas, a 15 minutos do centro da cidade, o parque aquático também conta com resorts para hospedagem, restaurantes, quiosques e toda a infraestrutura necessária para você curtir as férias ou apenas passar o dia de um jeito totalmente diferente.

Por isso, se você quer conhecer o Nordeste brasileiro de um jeito mais estruturado, longe dos perrengues que uma aventura na praia pode proporcionar, o Beach Park é a melhor opção.

3. Canoa Quebrada — Aracati

Um lugar simples e inesquecível. A 182 km de distância de Fortaleza, a praia de Canoa Quebrada, em Aracati, já foi um lugar totalmente “paz e amor”. Atualmente, encanta por suas praias de cores incríveis, passeios de jangadas e falésias multicoloridas, que chamam a atenção de turistas de todas as partes do mundo.

Se você for viajar para o Ceará e visitar Canoa Quebrada, não deixe também de conhecer e curtir as estreitas ruas da apelidada Broadway do Nordeste – badalado centrinho da antiga vila de pescadores, que bomba na alta temporada.

Você pode acessar as exóticas paisagens de Canoa Quebrada de carro ou de ônibus, em uma viagem de aproximadamente 3 horas partindo da capital. No local, é possível fazer passeios de buggy, relaxar com um mergulho ou desfrutar da deliciosa culinária local.

4. Praia de Ponta Grossa — Icapuí

A cerca de 50 km de Canoa Quebrada, na fronteira com o Rio Grande do Norte, está localizada a cidade de Icapuí. Lá é possível encontrar belas e paradisíacas paisagens, como a da Praia de Ponta Grossa, onde é possível encontrar grutas e formações rochosas surpreendentes.

A viagem de buggy pela região é um espetáculo à parte. Ao transitar entre uma cidade e outra, o passeio já vale a pena, pois o percurso atravessa diversas praias e locais realmente inesquecíveis, como a bela Majorlândia.

Mas é em Ponta Grossa que fica a cereja do bolo! Coqueiros, dunas, falésias coloridas compõem um cenário único para o local, que tem um mar de tombo incrivelmente verde e é repleto de recifes e esculturas naturais submersas.

5. Lagoa de Jijoca de Jericoacoara

Pense em um lugar calmo e especial, onde o contato pleno com a natureza faz qualquer um esquecer os problemas e relaxar. Assim é a Lagoa de Jijoca que, localizada a 23 km da famosa vila de Jericoacoara, guarda alguns dos picos mais encantadores no Nordeste, talvez do Brasil.

Marca registrada do local, as redes estão instaladas nas lagoas Azul e do Paraíso. Nelas, você pode desfrutar das belas paisagens deitado sobre as águas, sempre mornas e cristalinas, e admirar os tons azuis e esverdeados que se misturam com o horizonte.

Apesar de ser pequena, a cidade conta com uma boa infraestrutura para receber os seus turistas, com pousadas, bares e restaurantes. Para os amantes de kitesurf e windsurf, Jijoca é uma excelente pedida, além de um dos destinos mais indicados.

6. Caetanos de Cima — Amontada

Com foco total no turismo comunitário — quando turistas se hospedam nas casas dos moradores da comunidade —, Caetanos é um pequeno vilarejo habitado por pouco mais de 250 famílias que sobrevivem do turismo, da pesca e do artesanato.

Nesse pequeno paraíso escondido, sem hotéis, ruas asfaltadas e sinal de celular, fica uma das mais belas praias do Ceará e do Brasil. Localizada na Rota do Sol Poente, a 2h30 de carro de Fortaleza, a Praia de Caetanos de Cima enche os olhos dos amantes da natureza e de quem gosta de lugares tranquilos, longe da badalação.

A praia, quase deserta, é rodeada por belas dunas, lagoas e águas cristalinas. Por isso, se você quer relaxar, se conectar com a natureza e viver uma experiência turística diferente e inesquecível, esse é o destino ideal.

7. Praia do Futuro — Fortaleza

Localizada a 10 km do centro da capital, a praia do Futuro é um dos lugares mais conhecidos e agitados de Fortaleza. Com os seus 30 km de extensão, a praia atrai turistas de todos os lugares do mundo, que passam o dia curtindo as megabarracas superequipadas instaladas na faixa de areia, como a famosa Crocobeach.

Se você busca conforto e badalação, a Praia do Futuro é a sua melhor opção. A orla conta com restaurantes, bares e quiosques que servem bebidas e petiscos durante todo o dia. Além disso, também é possível encontrar ambientes com recreação, playgrounds e até piscinas com toboágua.

E você acha que acabou? Depois de acompanhar um belo pôr do sol, as atividades mudam de foco, mas prometem continuar divertindo os turistas até de manhã. Com a chegada da noite, o forró rola solto, prometendo agitar os dançarinos mais animados.

8. Morro Branco — Beberibe

A 80 km de Fortaleza, em Beberibe, você encontra de tudo e pode apreciar o que há de mais belo na natureza. A Praia de Morro Branco é considerada um dos principais cartões-postais cearenses, com um cenário inesquecível e realmente incrível. É possível visitar falésias cheias de labirintos, diversos morros para curtir o pôr do sol e admirar as exóticas areias coloridas.

E por falar em areias coloridas, são elas o principal material utilizado na silicografia – tipo de artesanato muito comum na região que reproduz paisagens dentro de garrafas.

Além disso, perto dela você também encontra a tranquila Lagoa do Uruaú, a gruta na Praia das Fontes e os morros que se transformam em um cenário ideal para assistir ao pôr do sol. Todos esses locais podem ser visitados de buggy.

9. Praia de Lagoinha — Paraipaba

Sabe aquelas praias incríveis, típicas de cenário de filme? Do alto das dunas douradas, o visual da Praia de Lagoinha faz inveja a qualquer megaprodução cinematográfica. O local, rodeado por coqueiros e belas areias brancas, já foi esconderijo de piratas que tentavam invadir a região.

A pequena colônia de pescadores está localizada a 104 km de Fortaleza e faz parte da chamada Rota do Sol Poente. Os passeios de buggy e de catamarã dão direito a um mergulho no mar mesclado em verde e azul, fazendo valer cada minuto da visita.

10. Praia de Cumbuco — Caucaia

Localizada a apenas 30 km da capital, a Praia de Cumbuco faz parte de uma antiga vila de pescadores, a principal da cidade de Caucaia. O local é cercado por dunas íngremes que formam um verdadeiro cânion de proteção, o que proporciona ainda mais charme e exclusividade ao ambiente.

O passeio de buggy pelas dunas da Praia de Cumbuco é um dos melhores e mais emocionantes de todo o Ceará. Para compensar a adrenalina e relaxar, nada melhor do que um mergulho na Lagoa de Cauípe ou sentar à beira-mar para prestigiar o espetacular cenário proporcionado pela natureza. Pipas de kitesurf dão um colorido especial ao céu e embelezam ainda mais esse lindo local.

11. Praia do Mucuripe – Fortaleza

Uma das principais praias de Fortaleza, Mucuripe é um cenário cheio de charme e que ainda preserva a tradição e identidade dos seus pescadores. Em alguns horários específicos é possível acompanhar o trabalho dos jangadeiros em suas embarcações.

Se você busca conhecer mais sobre a história dos moradores locais, poderá encontrar boas narrativas nessa praia. Além disso, é de lá que saem os barcos de passeio e turismo. O local é a continuação da Praia do Meireles e não existe uma separação clara entre os dois ambientes.

12. Praia de Iracema – Fortaleza

Um dos principais símbolos da capital cearense, a Praia de Iracema está localizada a apenas 2 km do centro da cidade – no bairro homônimo de Iracema – e leva esse nome em homenagem à musa do romance do escritor cearense José de Alencar.

Na Praia de Iracema estão localizados importantes pontos turísticos, como a Ponte dos Ingleses e o aterro. Além disso, é possível desfrutar de um belíssimo mar azul ou apreciar um pôr do sol que é verdadeiramente único na cidade, sendo um excelente destino para passeios no fim de tarde em família.

13. Guaramiranga

Provando a diversidade das terras cearenses, Guaramiranga é uma cidade da região serrana do estado que chega a marcar 15ºC em épocas de clima mais ameno. Com um visual surpreendente, o local é recomendado pra quem busca relaxar e apreciar a natureza com atividades de ecoturismo.

A cidade – conhecida como “Suíça cearense” – faz parte da formação geológica do Maciço de Baturité. Entre as principais atrações do local, está o Parque das Trilhas – área central que oferece caminhadas ecológicas, atividades de aventura e banhos em lagos e bicas naturais. Além disso, no carnaval, a cidade promove o já consagrado Festival de Jazz e Blues.

14. Praia de Flecheiras – Trairi

Localizada a 130 km da capital Fortaleza, a Praia de Flecheiras é uma das muitas atrações da cidade de Traiti. Importante destino turístico da região, o local conta com paisagens paradisíacas e tranquilidade, sem abrir mão de uma boa infraestrutura para os seus visitantes.

A Praia de Flecheiras é uma vila de pescadores que mantém suas tradições indígenas. É possível acompanhar moradores locais realizando a pesca artesanal com flechas, e, depois, se deliciar com os deliciosos pratos regionais servidos por ali.

No quesito diversão, o lugar conta com deslumbrantes piscinas naturais, belas dunas, passeios de buggy e aulas de sandboard. Caso você opte por explorar um pouco mais a região, não deixe de conhecer as belíssimas praias de Mundaú e Guajiru, também localizadas na cidade de Trairi.

15. Águas belas – Cascavel

Situado a 60 km de Fortaleza, no município de Cascavel, está a ainda pouco explorada praia de Águas Belas. Conhecida como a Praia da Alegria, o local faz jus aos seus diferentes nomes, reunindo belíssimas águas cristalinas com um ambiente de muita simpatia e diversão.

Apesar da receptividade dos moradores e comerciantes locais, o vilarejo ainda conta com pouca estrutura e encanta com suas areias quase desertas. Na maré baixa, a praia forma convidativas piscinas naturais. Além disso, é possível admirar o encontro do rio com o mar em um fenômeno único e especial.

Agora que você já conhece os detalhes de todos esses lugares, o que não faltam são motivos para viajar para o Ceará, não é mesmo? Arrume  suas malas, escolha os destinos, programe o seu roteiro e pé na estrada! Você está a apenas alguns passos de conhecer alguns dos paraísos naturais mais deslumbrantes do Brasil e do mundo.

Quer receber outras dicas de como viajar para o Ceará? Entre em contato com nossos parceiros e tire todas as suas dúvidas.

Comments (2)

  1. Avatar

    Eu quero saber valores referentes a uma semana de passeio nos mais lindos pontos turísticos do Ceará

    1. Avatar

      Olá Paula.
      Super indico a http://www.ecoadventure.tur.br eles são fera no assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This