Você já pensou em fazer a meia maratona de Jeri? Saiba mais!

6 minutos para ler

Jericoacoara, uma vila de pescadores abençoada com muita natureza e que conserva seu ar rústico, encanta a todos. Um espaço que se tornou uma legítima babilônia, tamanha presença de estrangeiros que ali se estabeleceram, Jeri preserva a contemplação e a tranquilidade.

No entanto, também é ali que se reservam verdadeiros tesouros para os amantes dos esportes e roteiros diferenciados. Mostra disso é a Meia Maratona de Jeri, prova que combinou o cenário paradisíaco com a atividade física e vem ganhando cada vez mais participantes.

Se você gosta de corridas e já sonhou em correr no paraíso, essa é a sua chance. A seguir, vamos apresentar a Meia Maratona de Jeri, uma prova desafiadora e deslumbrante, ao mesmo tempo.

Meia Maratona de Jeri de 2019

A Meia Maratona de Jeri de 2019 acontecerá nos dias 27 e 28 de abril, com as modalidades de 7km, 12km, 21km, 28km e 33km. Uma prova que se intitula como a corrida de praia mais desafiadora do Brasil, ela consegue unir o que há de mais incrível em esporte e turismo.

Os dias de prova

No sábado — quando acontecem as provas de 7km e 12km —, o percurso da Meia Maratona de Jeri percorre a faixa litorânea da belíssima Praia de Jericoacoara, cruzando a Vila, subindo e descendo o Morro do Serrote, de onde é possível avistar a famosa Pedra Furada, um dos principais pontos turísticos da região. Logo depois, os participantes são agraciados com o pôr do sol de Jeri na linha de chegada.

Já no domingo, dia das provas nas demais distâncias, os participantes têm a oportunidade única de cruzar o Parque Nacional de Jericoacoara. Esse privilégio, inclusive, é restrito aos atletas. Carros são proibidos pelo ICMBio.

O percurso é reconhecidamente desafiador, com partes na areia, dunas, córregos e a praia, onde o silêncio e as paisagens se misturam nos momentos cruciais que pedem superação.

O terreno da prova

Entrando um pouco mais fundo no tema, o percurso da corrida é em terreno variado, predominantemente em areia e piçarra. O trajeto conta com aclives e declives que testam o preparo de qualquer um.

Também há trechos íngremes, pedras, praias e trilhas pelo caminho, e o percurso todo conta com o balizamento (por meio de bandeiras, cones, placas indicativas de quilometragem, e staff). Mesmo assim, é preciso atenção redobrada.

O Desafio do Jacaré

Para os mais preparados, a organização da prova criou uma disputa dupla: o Desafio do Jacaré. Ele é a escolha ideal para quem quer correr nos dois dias: sábado e domingo!

Vale ressaltar que a organização da prova é exemplar e oferece todo suporte para os participantes — com staff preparado para auxiliar em questões de balizamento de largada e chegada, alimentação, preparação, transporte, atendimento médico, entre outros.

Outro detalhe importante é que para a Meia Maratona de Jeri não existe tempo ruim! Independentemente das condições climáticas, as provas acontecem e os cenários podem ter desafios distintos conforme o clima.

Requisitos para participação

A Meia Maratona de Jeri é democrática, mas segue a determinação da Confederação Brasileira de Atletismo, conforme a idade mínima exigida para as provas. Homens e mulheres participam, mas para o percurso de até 7 km, a idade mínima exigida é de 16 anos.

Já para os percursos de 12 km até 21 km, o atleta deverá ter no mínimo 18 anos. A organização leva em conta, para efeitos de inscrição, a idade que o atleta terá em 31 de dezembro de 2019.

Saiba por que participar da Meia Maratona de Jeri

Participar da Meia Maratona de Jeri é como correr no paraíso — ou o mais próximo disso. Devido ao seu imenso potencial turístico, que se expande a cada ano, Jericoacoara atrai visitantes de todas as partes do mundo.

Na Meia Maratona dos últimos anos, acompanhando os participantes de municípios cearenses, a prova contou com atletas de São Luís, Teresina, Belém, Natal, Manaus, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Campinas, Curitiba, Macapá, Campo Grande e até mesmo dos Estados Unidos.

Além do cenário estonteante e do percurso desafiador, outro diferencial da corrida é a integração e o senso de companheirismo dos atletas durante toda a programação do evento. Começa na chegada à cidade e nos dias que antecedem a prova e passa pelo congresso técnico, o happy hour, durante a prova em si, e na confraternização pós evento, que é mais um diferencial.

Por conta disso tudo, a Jeri Beach Run, como também é conhecida a prova, tem se consolidado no calendário de corridas do Ceará e do Brasil, proporcionando aos atletas uma experiência sem igual, que alia atividade física e um visual de paraíso, o “maraturismo”.

Mais sobre Jericoacoara

Um lugar único no Nordeste brasileiro, Jeri — como ficou conhecida carinhosamente — vem ganhando cada vez mais espaço como destino turístico no gosto do brasileiro. Seus ganhos de infraestrutura nos últimos anos foram importantes para o constante desenvolvimento da região. E hoje, já existe uma rede hoteleiragastronômica e turística de primeira linha, com eventos o ano todo, à diferentes preços.

Jeri não se baseia mais só nas suas praias, oferecendo também atrativos para ecoturistas e amantes dos esportes radicais. São trilhas, parques de conservação ambiental, poços e lagoas perfeitos para curtir a natureza. Sem falar de algo que só quem já esteve em Jeri conhece: o ambiente. Por lá, a leveza e o bum humor são rotina.

Esses são alguns pontos turísticos para visitar durante sua estada para a Meia Maratona de Jeri:

  • Parque Nacional de Jericoacoara;
  • Pedra Furada;
  • Duna do Pôr do Sol;
  • Praia Malhada;
  • Árvore da Preguiça;
  • Lagoa do Paraíso;
  • Poço da Princesa;
  • Farol de Jericoacoara, entre outros.

Se animou com todos esses atrativos, não é? Bom, ainda dá para se inscrever na edição de 2019 da prova, mas para isso é preciso chegar preparado. Para encarar a Meia Maratona de Jeri, você deve seguir um plano de treinamento e alimentação e não se esquecer de intercalar os treinos com descansos e passeios.

Em Jeri, pelas características do percurso, é preciso resistência e treinos de 60 a 90 minutos são uma boa pedida durante sua preparação.

Agora, se você quer ir além da Meia Maratona de Jericoacoara, é hora de ler nosso artigo sobre a cidade e tudo o que há para fazer por lá. Desfrute!

Você também pode gostar

3 thoughts on “Você já pensou em fazer a meia maratona de Jeri? Saiba mais!

Deixe um comentário