6 dicas úteis para seguir antes antes de viajar - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
6 dicas úteis para seguir antes antes de viajar

Um dos grandes prazeres da vida é viajar e conhecer diferentes destinos, não é mesmo? Para viver todos os benefícios que a experiência pode trazer, no entanto, é importante se preparar de forma adequada. Esqueça aquela ideia romantizada de fazer as malas e sair de casa sem olhar para trás. A vida real pede um pouco mais de organização.

Não confunda, porém, ordem com chateação. Pelo contrário: partir com tudo devidamente checado pode evitar muita dor de cabeça pelo caminho. Sendo assim, para ninguém ficar perdido, preparamos 6 dicas para viajar, com atitudes que devem ser tomadas às vésperas da viagem. Quer saber quais são? Continue a leitura e descubra!

1. Organize uma bagagem eficiente

A primeira das dicas para viajar é organizar uma bagagem eficiente. Ou seja: sem exageros, mas com tudo o que é necessário para garantir o conforto. A princípio, essa equação parece impossível de fechar, mas não é.

Primeiramente, separe peças-chave para levar. São aquelas roupas que combinam com absolutamente tudo. Prefira as cores neutras e modelos mais básicos. Dessa forma, conseguirá montar vários looks com poucas peças. Mais uma dica para deixar a bagagem enxuta é optar pelas mini embalagens para transportar xampu, condicionador e cremes. Você perceberá a diferença que elas farão no peso das malas.

Como em toda viagem, é indispensável levar dispositivos como smartphone, câmera ou laptop. Uma dica para transportar os carregadores é guardá-los em estojos rígidos. Isso contribuirá para a organização e evitar aquele emaranhado de cabos.

Por fim, procure preparar a bagagem pelo menos três dias antes de embarcar. Assim, você vai conseguir adequar a sua bagagem a tudo o que você precisará levar, evitando esquecimentos. Não se esqueça, porém, de se atentar ao peso, lembrando que muitas companhias estão cobrando taxas extras para despachar malas.

2. Monte um roteiro de passeios e pontos turísticos

Uma atitude a ser evitada: organizar os passeios e descobrir os pontos turísticos somente ao chegar no destino. O ideal é montar um roteiro com os passeios que pretende fazer. Isso é fácil: basta pesquisar em sites e blogs as melhores alternativas. Quer uma opção mais cômoda? Conte com o apoio de uma agência especializada em passeios e tours.

Uma dica para otimizar o tempo é optar por propostas que incluem diferentes destinos em uma mesma viagem: um bom exemplo é a Rota das Emoções. Ela contempla três estados do nordeste — Ceará, Maranhão e Piauí — e passa por lugares como Jericoacoara, Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba. Com isso, você consegue uma melhor organização e torna a viagem mais proveitosa.

Além disso, verifique os horários de funcionamento, preços e a necessidade de reserva prévia para cada uma das atrações escolhidas.

3. Confira o clima local

Muita gente não dá a mínima atenção, mas é recomendável conferir como está o clima local um dia antes de viajar. Saber essa informação ajuda a decidir, por exemplo, quais roupas levar na bagagem. Outra razão para essa consulta é verificar a possibilidade de chegar em meio a um temporal. Quando a chuva forte chega é comum o atraso de voo e o aeroporto vira um verdadeiro caos. Então, é melhor já sair de casa preparado para o que vai encontrar.

Entretanto, há outra possibilidade: descobrir que os próximos dias serão com tempo bom, perfeitos para passear. Isso só aumenta a expectativa e o ânimo, não é? Portanto, acesse os serviços de meteorologia ou ligue para o hotel reservado para levantar essas informações.

4. Verifique todos os documentos

Imagine uma situação: finalmente chegou o dia da tão sonhada viagem e você descobre que não sabe onde colocou o RG, a carteira de trabalho e a carteira de habilitação. Dá até um friozinho na espinha ao pensar nessa situação, não é mesmo?

Por isso, para que o sonho não vire pesadelo, a dica é conferir todos os seus documentos alguns dias antes da partida. Para as viagens nacionais, um documento de identificação com foto é o suficiente. Lembrando que, ao viajar com crianças, elas também precisam estar com a documentação em dia.

Já para os destinos internacionais, o passaporte precisa ter validade de, pelo menos, seis meses. Além disso, lembre-se de levar a carteirinha do convênio e o comprovante do seguro-viagem, caso tenha feito essa contratação. É melhor estar sempre prevenido.

5. Faça todas as confirmações

Uma das dicas mais importantes para viajar: fazer todas as confirmações. Talvez você possa até pensar: “ah, mas já conferi a minha passagem, está tudo certo”. No entanto, há outros pontos que devem ser conferidos.

É recomendável, por exemplo, ligar para a empresa que contratou os passeios e conferir se está tudo certo. O mesmo deve ser feito com o transfer do aeroporto para o hotel. E, claro, entrar em contato com a hospedagem escolhida e verificar suas reservas.

Confira também a validade e o limite disponível dos seus cartões de crédito e débito. Eles não podem deixar você na mão quando mais precisar. Por fim, não é exatamente uma confirmação, mas saque uma boa quantia em dinheiro. Diversos locais só aceitam o pagamento em espécie. Sendo assim, passe no banco e vá prevenido.

6. Deixe a casa em dia

A última dica não está diretamente relacionada à viagem, mas também deve ser levada em consideração. Mantenha a organização e a limpeza da casa. Isto é: evite deixar comidas perecíveis na geladeira e muito menos fora dela. Avalie a possibilidade de consumir tudo até o dia do embarque. Do contrário, doe para alguém, mas não deixe estragar, certo?

As lixeiras devem ser esvaziadas, mesmo que o período fora de casa não seja muito extenso. O lixo entrará em decomposição, favorecendo a presença de insetos e um cheiro desagradável na casa. Já no dia da viagem, retire da tomada todos os aparelhos eletrônicos. Além de evitar acidentes em caso de falta de energia, eles evitam o consumo de energia elétrica no modo stand by. Desligue também o registro de gás, pois manter o lar em segurança é indispensável.

Gostou destas dicas para viajar? Agora é a sua vez: compartilhe nos comentários aquela sugestão esperta ou atitude que você sempre faz antes de embarcar rumo a um novo destino!

Comments (4)

  1. Avatar

    olá, gostei muito da matéria e serviu bem para minhas pesquisas. Espero encontrar sempre bons assuntos assim. Gratidão!

    1. Avatar

      Oi Marcela! Fico feliz por ter encontrado o que procurava. Sugiro que conheça o site da http://www.ecoadventure.tur.br eles são fera no assunto! bjs

  2. Avatar

    Obrigado pelas dicas aqui do site, pois são de muita importancia, porque ajuda o publico nesse assunto. Sempre pesquiso boas matéria e aqui vi isso e organização com certeza.

    1. Avatar

      Olá Sandro! Tudo é feito com muito carinho pra vocês… Em breve, novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This