7 Comidas Típicas do Piauí: Salgados, Doces e Frutos-do-Mar Piauienses

comida tipica do piauí
6 minutos para ler

Você conhece a magia da farinha-d’água, o sabor inconfundível do baião de dois e a cremosidade do quibebe? Se a resposta for não, prepare-se para uma deliciosa descoberta das comidas típicas do Piauí.

A culinária do estado é muito baseada em ingredientes simples — porém cheios de sabor — como milho, farinha de mandioca, peixes e pimenta-da-terra. E aí, você gosta de comidas que levam ingredientes frescos, cheirosos e com um toque caseiro que lembra a comida de vó?

Então, você vai se apaixonar pelos pratos típicos do Piauí. Até porque, experimentá-los é uma forma de conhecer mais sobre a história e a cultura desse estado. Assim, vem com a gente e confira:

Comidas típicas do Piauí

Dividimos as principais comidas típicas do Piauí em salgadas, doces e frutos-do-mar. Confira!

Pratos salgados

1. Maria Isabel

Maria Isabel é um dos pratos salgados mais conhecidos do Piauí. Ou seja, não vai visitar o estado e voltar sem ter experimentado, né? Ele consiste no arroz misturado com carne seca de gado ou bode, capote, galinha caipira ou pato.

Para você ter uma noção, no Piauí, o Maria Isabel é tão essencial quanto o arroz e feijão no restante do Brasil. Inclusive, muita gente o consome com paçoca, vinagrete e carne de sol assada. 

Interessante, né? Agora, aqui vai uma curiosidade: o prato Maria Isabel é declarado Patrimônio Cultural do estado. Quer outro fato curioso? Conta-se que o prato surgiu quando uma cozinheira do interior — para dividir a pouca carne com suas filhas Maria e Isabel — resolveu misturá-la ao arroz.

2. Baião de dois 

O Baião de dois — também comum em outros estados nordestinos — é um pedacinho da cultura piauiense que atravessa gerações e conquista mesas por todo o Brasil.

Ele mistura arroz e feijão com ingredientes como carne seca, bacon e queijo coalho, resultando em uma receita rica e cheia de história. Aposto que bateu uma fome, né? Mas, além de agradar o paladar, ele faz parte da cultura e da história dos moradores. 

Assim, ele traz uma lembrança afetiva de suas origens, como Leidimar Ramos Ferraz, moradora de Cuiabá. Mesmo fora do Piauí, Leidimar preserva as memórias da cozinha de sua avó e mãe, que a ensinaram a fazer os pratos típicos da região. Isso é contado no quadro ‘Receita de Família’.

3. Paçoca

Você conhece provavelmente a paçoca na versão tradicional de amendoim, certo? Porém, no Piauí, o preparo é diferente: ela é feita com carne de sol desfiada e farinha de mandioca. Sim, você leu certo! Essa combinação pode parecer estranha à primeira vista, mas acredite, o resultado é delicioso.

Outro fato interessante sobre a paçoca é o medo de preparo. Quer dizer, a carne de sol é desfiada no pilão de madeira, técnica tradicional que ainda é preservada por muitas famílias. 

Depois, você pode comer esse prato típico do Piauí no café da manhã, acompanhado de banana — que suaviza o sabor salgado —, como muitos piauienses fazem. 

Mas olha, durante as festas juninas, a paçoca ganha um toque especial, viu? Isso porque, as pessoas adicionam ingredientes como macaxeira cozida, banana e coentro, tornando-se um dos pratos mais pedidos da época.

Frutos-do-mar

4. Peixadas refogadas ao leite de coco de babaçu

E que tal misturar o sabor dos peixes frescos com o toque aromático do leite de coco extraído do babaçu — palmeira típica da região? Esse prato é preparado com peixes de água doce ou salgada, refogados com temperos locais como alho, cebola, pimentão e coentro. 

O leite de coco de babaçu dá um sabor suave e enriquecido, tornando a refeição ainda mais especial. A peixada é um prato tradicional nas regiões litorâneas e fluviais do Piauí, consumida especialmente em festas, celebrações e no cotidiano das famílias piauienses. Aproveite!

5. Frigideiras e caldeiradas de peixe e camarão

Já pensou, você no litoral do Piauí, com a brisa suave do mar, o som das ondas ao fundo e o calor típico da região. À sua frente, uma mesa recheada de uma deliciosa caldeirada de peixe ou camarão? O prato é servido com arroz branquinho e uma fatia de limão, perfeito para um almoço à beira-mar. 

A frigideira geralmente é feita com uma mistura de temperos como alho, cebola, pimentão, coentro e azeite de oliva. O prato é servido diretamente na frigideira, mantendo todo o sabor e aroma da mistura.

Já a caldeirada é uma espécie de ensopado, onde os peixes ou camarões são cozidos em caldo com vegetais, temperos e, muitas vezes, leite de coco. Ele traz cremosidade e mais sabor à receita. E aí, curtiu essa combinação?

Doces

6. Doce de casca de limão-azedo

Entre tantas delícias, destaca-se o doce de casca de limão azedo, um dos doces mais típicos da culinária piauiense. Ele é feito a partir da casca do limão-azedo. O doce é preparado artesanalmente, combinando a acidez da fruta com o sabor doce.

Percebe como é a criatividade do povo local ao aproveitar os recursos naturais disponíveis em sabor?

7. Compotas

Com a casca de limão, também é possível fazer compotas, perfeitas para acompanhar o café ou como sobremesa nas festas tradicionais. Elas também podem aproveitar frutas típicas como goiaba, caju, mangaba, bacuri, buriti, groselha e casca de laranja.

Conheça as comidas típicas do Piauí com a Eco Adventure

E aí, gostou de saber algumas curiosidades sobre as comidas típicas do Piauí? Qual você sentiu mais interesse? Ao experimentar os pratos típicos do estado, você também conhece um pouco mais da história e das tradições do povo piauiense.Agora, que tal vivenciar tudo isso de perto? Confira nossos pacotes de viagem para a Rota das Emoções, que inclui o Piauí e venha se deliciar com os sabores do estado!

Você também pode gostar