8 dicas incríveis para turismo no Rio Grande do Norte - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
8 dicas incríveis para turismo no Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte está situado no Nordeste, um dos maiores destinos escolhidos pelos brasileiros para as viagens nacionais. Afinal, quem não quer conhecer as praias paradisíacas, belas paisagens, o calor e o sol do estado, a cultura e culinária típica?

Pensando em viajar para esse paraíso? Reunimos algumas dicas de turismo no Rio Grande do Norte que só vão aumentar sua vontade de fazer as malas e embarcar! Confere com a gente.

1. Praia da Pipa

A Praia da Pipa está localizada no município de Tibau do Sul e fica a quase 90 km ao sul de Natal. Essa, que é uma das mais bonitas praias do nosso país, é também destino recomendado para os baladeiros graças à sua agitação na famosa rua Baía dos Golfinhos.

Além da vida noturna, falésias, praias de águas calmas e piscinas naturais com trechos preservados de Mata Atlântica são grandes atrativos da região. Quem for visitar a cidade não pode deixar de conhecer a Enseada dos Golfinhos e a famosa Praia do Amor.

2. São Miguel do Gostoso

A pequena vila de pescadores São Miguel do Gostoso está localizada a 110 km da capital. O vilarejo encanta pelas praias desertas de águas mansas e sua simplicidade.

A cidade possui ruas de terra, uma única igreja e é um dos melhores pontos do país para praticar esportes à vela, graças aos seus ventos e grandes ondas. É possível percorrer as praias a pé, mas o passeio de bugue é um ótimo atrativo da cidade.

Uma das mais bonitas e famosas praias é Tourinhos, com seus jatos de águas dos recifes em alto-mar e o pôr do sol espetacular. Além disso, possui a beleza das águas claras e calmas, ao lado de uma duna petrificada de oito metros de altura.

3. Galinhos

A cidade de Galinhos está localizada a 170 km da capital do estado. Para chegar até a praia é preciso deixar seu carro no porto de Pratagil e seguir de barco até o povoado.

O vilarejo rústico tem charretes e bugues como as opções de transporte, praias isoladas e desertas que surgem e desaparecem com a maré. Galinhos é rodeada por barreiras naturais: o oceano Atlântico, rios e mangues.  

A cidade é um local perfeito para relaxar e curtir dias de sossego. Uma das atrações locais é o manguezal, que ocupa grande parte do litoral e é repleto de ostras, caranguejos e aves. Além disso, você não pode visitar Galinhos sem mergulhar nas belas piscinas naturais de águas quentes na Ponta do Farol.

4. Maracajaú

Localizado a 60 km de Natal, na cidade de Maxaranguape, Maracajaú é considerada o Caribe brasileiro. A comunidade costeira com 2 mil habitantes é cercada por belas dunas, coqueirais e lagoas, que movimentam o turismo no Rio Grande do Norte.

Suas piscinas de águas transparentes e naturais permitem que os visitantes nadem com os corais. No local também é possível praticar snorkeling e mergulho com cilindro. Por estar próxima a capital, pode ser interessante alugar um carro e ir conhecer esse belo destino.

5. Natal

Não dá para falar de turismo no Rio Grande do Norte sem falar de sua capital. Natal é um dos pontos de partida para os turistas que visitam o estado. E não é só praia que movimenta a região, vale a pena conhecer a forte expressão cultural na capital.

Um dos grandes símbolos da cidade é o Forte dos Reis Magos, construído no século XVI pelos portugueses. O lugar tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional é cenário de beleza e tem muita história para contar.

Ainda no viés cultural, é interessante a visita ao Centro de Turismo. Além da feira de artesanato e da galeria de arte, é no centro que acontece o famoso “Forró com Turista”: com mais de 30 anos de tradição, todas as quintas-feiras são apresentados shows com músicas regionais e muito pé de serra.

6. Ponta Negra

É claro que não se pode esquecer das praias e das belezas paradisíacas de Natal. É indispensável a visita à Ponta Negra, por exemplo. A praia mais famosa da capital tem belas paisagens e em uma simples caminhada encontram-se bares, restaurantes, lojas e boates.

É em Ponta Negra que fica o cartão postal de Natal. Não dá para visitar a cidade e não passar no Morro do Careca. O local tem esse nome, pois em meio à sua plantação, há uma imensa faixa de areia, dando a impressão de realmente estar olhando para uma careca.

A duna tem mais de cem metros de altura, e era muito utilizada para os turistas praticarem o “skibunda”. Atualmente, com o intuito de preservar o local, a prefeitura vetou o acesso ao Morro.

7. Rota das Dunas

Uma grande experiência é se aventurar pelas praias de Natal, na Rota das Dunas. A viagem oferece um dos mais belos trechos do litoral nordestino. Saindo de Fortaleza, ela passa por Canoa Quebrada, Galinhos, São Miguel do Gostoso e finaliza em Natal, ou vice-versa. A rota percorre as praias famosas, e proporciona ecoturismo, aventura, praia, cultura e gastronomia.

8. Areia Branca

A cidade é conhecida pelas suas belas praias paradisíacas de areias brancas e dunas. Também é lembrada pela produção de sal, que lhe rendeu o título de “Terra do Sal”. A região já foi cenário de produções nacionais como as novelas “Flor do Caribe” e “O Clone” e o filme “Maria, mãe do filho de Deus”.

Quem visita a região tem que conhecer a praia Ponta do Mel, local em que ocorre o encontro do sertão com o mar. Além disso, fazer o passeio para as Dunas do Rosado, consideradas a maior do estado, com belas nuances de cores e falésias. 

E então, já deu vontade de planejar a sua viagem e embarcar para o turismo no Rio Grande do Norte? Escolha seus destinos preferidos, reserve seus dias na agenda e não deixe de conhecer esse lindo lugar do Nordeste brasileiro!

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e não perca nenhum de nossos conteúdos sobre viagens e turismo!

Comments (4)

  1. Avatar

    Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço

    1. Avatar

      Olá! Caso tenha interesse em informações extras. Indico o site http://www.ecoadventure.tur.br eles são fera quando o assunto é Rota das Emoções. 🙂

  2. Avatar

    gostei muito do post,vou acompanha o seu blog este tipo de conteudo tem mim ajudado muito

    1. Avatar

      Obrigada Marco! Volte sempre 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This