O que esperar de uma agência de ecoturismo?

6 minutos para ler

Uma agência de ecoturismo pode ser a melhor alternativa para quem quer fazer uma viagem diferente e cheia de aventura.

Você conhece o ecoturismo? Trata-se de um nicho de viagem específico para quem busca por passeios diferentes, nos quais é possível conhecer culturas, se aventurar por percursos inusitados e relaxar em meio a paisagens de tirar o fôlego.

Se você se interessa por esse tipo de viagem, saiba que o ideal é contratar uma agência de ecoturismo, que pode auxiliar em todo o processo de forma completa e segura. Continue a leitura para saber mais!

O que é uma agência de ecoturismo?

As viagens de ecoturismo são aquelas que permitem ao visitante maior contato com a natureza e a cultura local. Em geral, os roteiros são planejados em lugares onde é possível admirar e se integrar às belezas naturais, além de realizar passeios e atividades exóticas — ou até mesmo algum exercício físico com uma boa dose de aventura.

Se o seu interesse é por esse tipo de viagem, uma agência especializada em ecoturismo poderá ajudar no planejamento de suas férias de forma integral, pensando em cada detalhe que é típico dessa modalidade de turismo.

Infraestrutura

Quando você escolhe um destino mais remoto, como uma praia deserta no Nordeste, é preciso considerar algumas questões de infraestrutura (saúde e segurança, por exemplo). E isso pode ser feito pela agência.

Roteiro

A agência de ecoturismo também se mostra muito importante na hora de planejar o roteiro. Muitos desses destinos não são tão modernizados e, por isso, pode ser difícil conseguir informações atualizadas na internet. Nessa hora, os conhecimentos e contatos dos agentes são essenciais para que a viagem saia como o planejado.

Antecipação

No caso do ecoturismo, muitas atrações envolvem parques e reservas ambientais, lugares nos quais o acesso pode ser limitado para garantir a segurança e a preservação. Esse tipo de informação deve ser passado pela agência — que ainda pode ajudar o visitante a garantir o seu lugar antecipadamente nessas atrações.

Lençóis Maranhenses

Quais são os tipos de passeios oferecidos?

São inúmeros os passeios que uma empresa de ecoturismo pode oferecer. Muito além de visitar os pontos turísticos tradicionais, esse tipo de viagem proporciona uma experiência completa.

Normalmente, os viajantes que optam por essa modalidade gostam de se aventurar por lugares diferentes e de conhecer melhor a cultura e o modo de vida de cada um deles. Pensando nisso, as agências elaboram um roteiro repleto de passeios diferenciados, como os que você verá a seguir:

Visitas a pontos distantes e de difícil acesso

Geralmente, ao visitarmos uma cidade, deixamos de conhecer muitas atrações devido à dificuldade de acesso. Por isso, algumas agências de ecoturismo permitem que você vá a lugares mais distantes e remotos com transportes alternativos, como barcos e veículos específicos para trilhas off road.

Atividades de aventura

O ecoturismo e o turismo de aventura andam lado a lado. Sendo assim, com uma agência especializada, você poderá realizar passeios que envolvem trilhas, canoagens, tirolesa, rapel e muito mais. Sem dúvidas, serão experiências inesquecíveis.

Interação com a comunidade local

Em muitos dos destinos de ecoturismo, a infraestrutura pode ser bem simples, com dificuldades de acesso e sem luxos ou muitas modernidades. Nesses casos, os moradores locais são os melhores aliados das agências.

Tais empresas podem intermediar o seu contato com a comunidade local, de forma que você experimente a vivência do lugar de forma muito mais completa.

Passeios noturnos

Já pensou em fazer um passeio de barco durante a noite, por um rio repleto de jacarés e outros animais de hábitos noturnos? Tudo isso com segurança e o acompanhamento de alguém que entende do assunto? Pois bem, esse tipo de atração também costuma ser oferecido pelas melhores agências de ecoturismo.

Como escolher a melhor agência?

Mas, afinal, como saber qual a melhor agência de ecoturismo para você? Para escolher a empresa que vai suprir da melhor forma suas necessidades, é preciso fazer uma boa pesquisa sobre as opções, buscar referências, conversar com outros clientes e avaliar alguns pontos específicos.

Quer saber mais? Veja, abaixo, as dicas que separamos para você escolher a melhor agência de ecoturismo!

Pesquise sobre a reputação da agência de ecoturismo

Dizem por aí que o nome é o valor mais importante de uma empresa. Isso porque o melhor termômetro para a qualidade de um serviço é a avaliação de outros clientes e a reputação que determinada agência tem no mercado especializado.

Portanto, não hesite em procurar por avaliações em sites especializados e nas redes sociais da companhia. A experiência de clientes antigos pode dizer se o estabelecimento em questão é capaz de oferecer o que você deseja.

Além disso, é importante dar preferência às agências registradas no Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), um órgão oficial do Ministério do Turismo, e às associações do setor, tais como ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem) e Conventions Bureaus.

Descubra a variedade de passeios oferecidos

Quem busca pelo ecoturismo quer passeios e atrativos diferenciados, não é mesmo? Desse modo, um bom indicador a ser avaliado na hora de escolher a melhor agência é a quantidade e a variedade de passeios e roteiros que ela oferece.

Considere o preço

Assim como ocorre com qualquer outro serviço, o preço é um dos pontos mais importantes a serem considerados na hora de fechar um negócio. Mas atenção: isso não significa que o melhor é optar pela agência mais barata.

É preciso pesar o valor, os serviços oferecidos, a segurança, o conforto da empresa e muito mais. Nessa hora, o que importa mesmo é o custo/benefício daquela empresa específica.

Pergunte sobre a expertise da empresa

A experiência é fundamental para que uma agência possa oferecer uma viagem completa aos turistas — e, no caso do ecoturismo, esse ponto ganha ainda mais peso. Isso ocorre porque tal tipo de viagem apresenta particularidades que requerem preocupações específicas e exigem um conhecimento muito maior da comunidade visitada.

Leia atentamente o contrato e os vouchers de viagem

Outra dica essencial para escolher a melhor agência de ecoturismo é ler, com cuidado, todo o material oferecido por eles. Afinal, o combinado deve ser cumprido e a legislação garante que toda oferta deve ser validada.

Uma boa agência de ecoturismo cumpre todos esses pontos que apresentamos no artigo de hoje. Com o auxílio de profissionais especializados, sua viagem vai ser ainda mais tranquila e divertida, com bastante contato com a natureza e passeios diferenciados. Entre em contato e saiba mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário