As 6 maiores vantagens de fazer turismo no Brasil

6 minutos para ler

Suas férias estão se aproximando e você ainda não definiu para onde vai viajar? Com tantas opções de lugares, o planejamento da viagem pode dar um trabalho danado. No entanto, existe uma saída bem fácil, que poupará você de todas as dúvidas: o turismo no Brasil. Sim, são muitas opções e, o que é melhor, bem pertinho de você.

Além de todas as belezas naturais que o nosso país reserva, existem outras vantagens para quem resolve explorar a terra tupiniquim. Voos mais baratos e até mesmo a possibilidade de viajar de carro são coisas que devem ser levadas em conta.

Ainda não tem certeza disso? Calma, nós listamos algumas dessas vantagens para que você, nas suas próximas férias, também decida por deixar de lado o seu passaporte.

Confira!

1. Belezas naturais

Nem de longe a primeira vantagem poderia ser outra. São mais de 2.000 praias e 1.000 ilhas para serem exploradas em solo nacional. Tem para todos os gostos: das mais povoadas às mais desertas e ecologicamente intocáveis. Não é à toa que as praias brasileiras são consideradas as mais belas da América do Sul.

Os destaques vão para as praias nordestinas, com suas dunas e areias brancas — como a belíssima Jericoacoara, no Ceará, as que margeiam os Lençóis Maranhenses, no Maranhão. Isso sem falar da paradisíaca ilha de Fernando de Noronha, reduto de quem adora natureza e que recebe turistas do mundo todo.

O Brasil também é considerado o país que tem a maior biodiversidade de fauna e flora do planeta por conta de seu clima tropical. Também é aqui que a Amazônia e o Pantanal estão localizados, dois grandes orgulhos nacionais.

A Chapada dos Veadeiros também merece ser mencionada, com suas mais de 2 mil cachoeiras e formações geológicas com mais de um bilhão de anos. Como você pode ver, paisagem deslumbrante é o que não falta por aqui.

2. Gastronomia

O que dizer de toda a nossa variedade culinária? São diversos sabores, com influência de mais de 70 nacionalidades que vieram para o país. A cozinha condimentada do Nordeste carrega toda a herança afro-brasileira. Os pratos de Minas Gerais conquistam a todos — por lá ainda há o maravilhoso pão de queijo.

A influência alemã no sul do país, com o joelho de porco e tantos outros pratos, é um daqueles que você precisa provar antes de morrer — isso também vale para as massas italianas nas cantinas tradicionais de São Paulo.

São tantas opções que às vezes fica até difícil decidir o que comer no almoço.

3. Muita festa

O povo brasileiro é mundialmente conhecido como festeiro e feliz. Por isso, viajar durante as tradicionais festas pode ser uma ótima ideia. A mais famosa de todas, é claro, é o Carnaval — cujo destaque são as festas no Rio de Janeiro, com seus blocos tradicionais de rua, e na Bahia, onde os trios elétricos arrastam multidões em Salvador.

Já em Parintins, no Amazonas, acontece outra festa tão grande quanto o Carnaval do Rio de Janeiro, mas que ainda não foi descoberta pelo próprio brasileiro. Durante três noites de junho, dois grupos folclóricos disputam espaço: o Boi Garantido e o Boi Caprichoso. Uma festa típica que merece ser vivida.

Outra celebração também precisa ser mencionada: o futebol. Afinal, no Brasil, futebol é sinônimo de festa. As torcidas e toda a sua energia são um espetáculo à parte. Não é à toa: somos os únicos pentacampeões do mundo! Em São Paulo existe até mesmo um museu imperdível sobre o assunto dentro do Estádio do Pacaembu.

4. Economia

Com o dólar lá no alto, viajar na moeda local é sempre um bom negócio. Usar o cartão de crédito não traz uma surpresa desagradável no fim do mês e, além de tudo, não é necessário fazer um seguro viagem que os países gringos exigem. Quem tem convênio médico que vale no território nacional já pode ficar mais tranquilo.

Ainda tem mais: você pode usar seu telefone celular sem pagar aquela fortuna toda de roaming. Mais um ponto para o Brasil! Para quem não quer gastar muito com passagem, existe a alternativa de viajar de carro ou ônibus, que é bem mais em conta.

A viagem de carro tem, ainda, a vantagem de que você pode fazer paradas ao longo do percurso para conhecer vários outros lugares e belezas. Tá bom ou quer mais?

5. História e cultura

Viajar pelo Brasil também é sempre uma boa alternativa para quem quer entender melhor as nossas raízes. Os edifícios, os monumentos e a economia local contam uma história que vai muito além dos livros didáticos.

Como o museu a céu aberto na Serra da Capivara no sul do Piauí, que abriga mais de mil e quinhentos sítios arqueológicos catalogados, ocupados pelos primeiros homens americanos. Ou ainda a arquitetura planejada de Brasília, um roteiro para mergulhar na história local.

As diferentes culturas que temos no Brasil é um capítulo à parte. Cada local reserva um costume diferente e bem específico. Também pudera: são muitas nações dentro de um só país. As influências indígenas, africanas, asiáticas, europeias e tantas outras estão no nosso dia a dia e trouxeram muita diversidade para a nossa terra.

6. Proximidade

O melhor de tudo é que você não precisa percorrer quilômetros e quilômetros para viajar. Sempre vai ter uma atração por perto para descobrir.

Montanhas, cachoeiras, praias, rios, florestas, chapadas. Por toda a diversidade brasileira, sempre vai ter um cantinho especial bem próximo de você para ser explorado.

Por isso, inclusive, você não precisará reservar muitos dias para a viagem. Aquele fim de semana ensolarado ou o feriado prolongado podem ser momentos incríveis para descobrir um novo lugar ao lado de quem você ama. É só montar o roteiro e pegar o carro, sem grandes planejamentos.

Viu como são muitas as razões para fazer turismo no Brasil? Vai dizer que não animou para as próximas férias? Agora é só se programar para aproveitar todas as coisas boas que a nossa terra tem a oferecer.

Gostou das dicas? Então não deixe de seguir nas redes sociais para sempre ter sugestões como essas — Facebook e no Instagram.

Você também pode gostar

Um comentário em “As 6 maiores vantagens de fazer turismo no Brasil

Deixe um comentário