Como se desligar da rotina e do dia a dia corrido?

6 minutos para ler

Na correria do dia a dia, nem sempre é fácil se desligar da rotina. Muitas vezes, mesmo estando fisicamente distantes do trabalho, não conseguimos desconectar os pensamentos das tarefas profissionais, e são diversos os motivos que podem causar isso.

Acontece que essa dedicação excessiva gera reflexos para a saúde e pode causar exaustão, além de males cardíacos e relacionados à ansiedade. Então, é muito importante encontrar um equilíbrio e se dedicar, também, à vida pessoal.

Reserve um tempo do seu dia para alguma prática prazerosa que lhe traga alegria e desfrute de todos os benefícios que proporciona! Seja mais bem-estar, motivação ou disposição, são inúmeros ganhos que também refletem de forma positiva em outras áreas da sua vida.

Quer aprender algumas dicas para se desconectar? Leia este post até o final e veja como se desligar da rotina de forma simples, trazendo mais equilíbrio para o seu dia a dia:

Defina um horário de trabalho

Um 1º passo importante é realizar um planejamento que determine horários regulares de trabalho e momentos reservados para lazer e descanso. Essa organização permite que você crie uma rotina com expedientes preestabelecidos.

Sabe qual é uma boa opção que pode facilitar esse processo? O agendamento de aulas, pois assim você pode exercer um hobby de forma mais regular e comprometida com os horários.

Lembre-se de que atividades de lazer também desempenham uma função importante e proporcionam maior alegria e motivação! Crie uma rotina e sinta os benefícios que esses momentos guardados para si proporcionam na sua vida!

Certamente esse planejamento permite mais disposição nos momentos de trabalho, ao mesmo tempo que soma benefícios à saúde e promove bem-estar nos momentos de descanso e diversão.

Evite levar trabalho para casa

Mais uma dica para colocar em prática no planejamento é criar uma lista de tarefas para o seu dia.

Ao distribuir e priorizar as atividades, você conseguirá aumentar o seu rendimento com mais produtividade e foco, otimizando o seu tempo e fazendo com que pouco ou nenhum trabalho seja levado para casa.

Assim, você poderá dedicar o seu tempo livre a muitas outras possibilidades!

Controle as suas ações no celular

Outro desafio é aquele que surge com a tecnologia e tantos recursos que ela traz, como o acesso à internet através de celulares. Isso porque, para muitos, significa ficar conectado ao trabalho mesmo após a jornada diária, já que permanecem acompanhando e-mails e atendendo ligações fora do expediente.

Temos que ter muito cuidado, pois isso pode se tornar um hábito e até mesmo uma compulsão. Para que essa situação não ocorra, uma dica é desligar as notificações de chats e e-mails de trabalho nos momentos selecionados para descanso e lazer.

Com essa prática, você pode manter a sua dedicação dentro do tempo estabelecido no seu dia a dia e desfrutar de outras atividades no seu tempo livre!

Coloque o pé na estrada

Que tal uma viagem maravilhosa? Viajar é se abrir para uma infinidade de possibilidades e descobertas que ampliam nosso olhar e perspectiva sobre a vida! É uma experiência incrível que nos permite conhecer e vivenciar novas culturas em toda a sua riqueza e variedade de expressões, como história, arquitetura e gastronomia.

O melhor é que, mesmo perto, é possível descobrir lugares fantásticos para visitar. E o que falar de tantos destinos maravilhosos em nosso país?

Uma região cheia de encantos para se conhecer é o Nordeste. Terra do sol e do mar, esse pedaço lindo do nosso Brasil atrai muitos turistas todos os anos por tantas maravilhas a se desfrutar, como o povo acolhedor, a gastronomia típica, a beleza natural exuberante e as muitas opções de passeios e de atividades (sem falar no bom clima durante todo o ano!).

Então, já se animou para programar a sua próxima viagem? Com certeza viajar é uma forma de você se abastecer de novos aprendizados, referências inéditas e muitas vivências sensacionais. É um convite à vida que proporciona momentos e lembranças inesquecíveis!

Invista em hobbies

Que tal investir na prática de hobbies para aproveitar o seu tempo livre? Como é bom praticar uma atividade que nos traga alegria e diversão, não é mesmo?

Além de entreter, os passatempos proporcionam descobertas, desenvolvem habilidades e nos permitem conhecer coisas e pessoas novas. São atividades que nos fazem aproveitar o tempo e, nos mais variados tipos, enchem nossa vida de energia.

Provavelmente você já tem alguns hobbies e os pratica no dia a dia, mas o que acha de vivenciar algumas coisas novas? Quais hobbies você já tem e quais gostaria de experimentar? São tantas opções interessantes. Deixe a sua criatividade livre para escolher. O mais importante é descobrir o que lhe faz feliz.

Segue uma lista com algumas opções simples para ter idéias:

  • meditar;
  • pintar;
  • cantar;
  • costurar;
  • desenhar;
  • praticar um esporte novo;
  • estudar um conteúdo novo;
  • fazer artesanato;
  • fotografar;
  • customizar roupas e acessórios;
  • cuidar do jardim;
  • escrever um blog;
  • dançar;
  • ir ao teatro;
  • decorar;
  • ler e, talvez, participar de um clube de leitura;
  • andar de bicicleta.

O mais legal dos hobbies é que você pode descobrir mais sobre si mesmo e, se você ainda não sabe muito bem qual é a sua atividade favorita, o segredo é experimentar e vivenciar o máximo possível.

Procure as possibilidades que lhe despertam o interesse e se permita vivenciá-las. Essa prática pode ser um caminho simples e prazeroso de trazer mais qualidade à sua vida.

Assim, seja no expediente de trabalho, seja no momento de lazer e descanso, é essencial estarmos verdadeira e completamente presentes naquilo que nos propomos.

A partir do entendimento de que é importante ter momentos de recolhimento e repouso para ter momentos de ação e de trabalho, com uma gestão eficiente do tempo é possível construir uma vida mais feliz e equilibrada, exercendo as diversas funções com muita qualidade e entrega.

E então, está pronto para aplicar as dicas e se desligar da rotina? Conte para a gente nos comentários. Além disso, continue de olho no blog e curta a página de nosso parceiro no Facebook para acompanhar mais conteúdos exclusivos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário