Como se organizar financeiramente para viajar? Veja nossas dicas! - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Como se organizar financeiramente para viajar? Veja nossas dicas!

Fazer a viagem dos sonhos, para aquele local tão desejado, pode ser o grande objetivo ou mesmo projeto de vida de muitas pessoas, porém, o que nem todas as pessoas se atentam é que antes de botar o pé na estrada é preciso se organizar financeiramente para viajar.

Isso porque, por mais que as experiências, aventuras e conhecimentos adquiridos sejam sempre muito válidos, é preciso que as despesas estejam de acordo como seu orçamento, para que o prazer da viagem não resulte em prejuízos no bolso ou até mesmo endividamentos no período posterior às férias.

Neste artigo separamos 10 dicas que poderão ser úteis na hora de fazer seu planejamento financeiro, para que você possa aproveitar ao máximo o tão merecido período de descanso sem ter de ficar no vermelho. Continue a leitura e confira.

1. Faça o planejamento da viagem o quanto antes

O primeiro passo na hora de se organizar financeiramente para viajar é definir o lugar para onde se deseja ir, pois o restante vai depender disso.

Quanto antes começar o planejamento, melhor será para você se organizar, uma vez que comprando com antecedência aumentam as chances de negociar preços mais atraentes. Uma dica é optar por períodos de baixa temporada, em que os valores são menores e as promoções podem ser bem atrativas.

2. Defina o orçamento da viagem e adote metas financeiras

O orçamento de uma viagem deve levar em conta desde gastos essenciais e maiores, como passagens, hospedagem e alimentação, até custos variáveis como lembrancinhas, passeios, etc. Também é importante levar em conta quando houver custos anteriores à viagem como vistos, vacinas e seguros, por exemplo.

Com o levantamento de gastos em mãos é possível definir um valor mensal que será destinado à viagem. Esta poupança pode ir sendo acompanhada e atualizada em uma planilha simples ou até mesmo por aplicativos.

Este acompanhamento vai dar a você uma ideia mais clara de como está o andamento do processo (valor que já foi juntado, quando ainda falta juntar, etc.), assim como as possíveis adaptações.

3. Anote todos os seus gastos e elimine despesas supérfluas

Se estiver difícil juntar todo mês o valor necessário para realizar sua tão sonhada viagem, talvez seja o caso de diminuir ou até mesmo cortar gastos que não sejam necessários. Você pode, por exemplo, substituir passeios em locais caros por alternativas mais baratas ou gratuitas.

Uma opção viável também é se divertir em casa mesmo, fazendo uma receita especial ou vendo um filme bacana, em vez de sair e gastar mais do que poderia. Atente-se ainda com gastos para comprar roupas, sapatos, cartão de crédito, etc. e tente focar somente nos itens que forem realmente precisos.

4. Pesquise o melhor valor de passagem e hospedagem

Passagem e hospedagem representam uma parte significativa dos gastos em uma viagem, por isso pesquise bastante para encontrar os melhores preços nas empresas de transporte (aéreo ou terreno) e agências de turismo. No caso de passagens aéreas, atente-se se às taxas de embarque já estão inclusas no valor da passagem. Também é indicado consultar embarques em horários alternativos, que costumam ser mais baratos.

Para hospedagem, as palavras de ordem são pesquisar e comparar. Existem sites voltados especificamente para comparação de preços de hotéis, uma vez que o mesmo quarto pode apresentar variação de valores de acordo com o anúncio.

5. Monte o melhor roteiro de acordo com seu orçamento

O roteiro é uma parte muito relevante na viagem, pois é quando se tem a chance de personalizar a experiência com passeios que mais tenham a ver com seu perfil. Para montar um roteiro interessante e que esteja de acordo com o orçamento você pode usar a internet para pesquisar opções de passeios e atividades.

Também é legal pedir a opinião de amigos e familiares que já foram para o destino e conhecem melhor o lugar. Existem, inclusive, grupos de viagem em que é possível trocar diversas experiências e pedir informações.

6. Pague antecipado

Outra grande vantagem de se fazer um planejamento antecipado de viagem é a possibilidade de pagamento antes da data de embarque. O valor pode ser parcelado, ou seja, um gasto a menos antes e depois da viagem.

7. Estipule um valor máximo a ser gasto por dia

Fazer uma média de verba a ser gasta por dia pode lhe ajudar a manter o controle durante os dias da viagem. Para chegar ao valor ideal, liste todas as despesas (refeições, passeios, compras) e estipule o máximo a ser gasto com todas as atividades.

Caso você gaste mais do que devia em dia, pode compensar gastando menos no outro e assim vai equilibrando para não estourar o orçamento. Este valor pode variar de acordo com o lugar para onde se está indo e a cotação da moeda local, entre outros fatores.

8. Pacotes de viagem podem oferecer melhores preços

Agências de viagens oferecem a opção de compra de pacote antecipada com preços atrativos ou mesmo promoções. Verifique várias opções e compare, além dos preços, os serviços oferecidos no hotel, transporte gratuito para restaurantes e locais turísticos da cidade (oferecido por diversos hotéis) e translado, entre outros.

9. Faça suas compras no mesmo lugar que os moradores locais

Locais turísticos geralmente apresentam preços mais elevados, sendo assim, na hora de fazer as refeições ou comprar lembrancinhas, uma dica é optar por lugares frequentados pelos moradores locais, uma vez que eles conhecem bem a região.

10. Atente-se ao excesso de bagagem

Na hora de embarcar fique atento ao limite de peso permitido, assim como o bilhete escolhido, que pode gerar taxas por excesso de bagagem.

E aí pronto para planejar a sua viagem?

Neste artigo demos dicas que podem lhe ajudar na hora de se organizar financeiramente para viajar. Com disposição e muita pesquisa é possível encontrar opções interessantes que podem fazer com que seu dinheiro renda muito mais. Tirar um período de descanso é uma ótima opção para fugir do estresse diário e pode trazer muitos benefícios para a saúde e o bem-estar.

Siga as redes sociais dos nossos parceiros e fique por dentro de todas as novidades: Facebook, Flickr, Twitter, Instagram, Google Plus e Youtube 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This