Conheça as vantagens e desvantagens de viajar fora de época

6 minutos para ler

Você sabia que viajar fora de época pode ser uma ótima forma de economizar durante as férias? Muita gente acredita que a alta temporada é o melhor período para tirar férias, mas em muitos destinos a realidade é bem diferente!

Existem vantagens e desvantagens para quem opta por viajar na baixa temporada. Entre eles, o custo benefício que fica mais acessível, mas também a diminuição na oferta de alguns tipos de atrações. Quer saber mais? Continue a leitura!

Preços mais acessíveis

Quando o fluxo de turistas fica reduzido e, consequentemente, a demanda pelos serviços desse segmento diminui, é certo de se esperar que os preços também caiam. O melhor de tudo é que essa regra vale para praticamente todos os custos da viagem: desde a hospedagem e a compra de passagens até os passeios turísticos e souvenires do local.

Muitas vezes, os custos durante a alta temporada podem chegar a ser dobrados em relação aos encontrados na baixa estação — em alguns lugares os preços aumentam até 300%. Portanto, viajar fora de época é uma ótima ideia para quem quer curtir alguns dias de descanso e, ainda, economizar bastante.

Impossibilidade de aproveitar a melhor época do local

Esportes de aventura e passeios inusitados

Uma das  poucas desvantagens de se viajar fora de época é a de perder eventos da cidade que só acontecem em certa data do ano, como o Carnaval em Pernambuco, o São João na Paraíba ou o Bumba-meu-Boi no Maranhão.

É claro que todos esses destinos oferecem excelentes opções de passeios e divertimento durante todo o ano, mas é particularmente especial poder participar e conhecer as festas tradicionais e as manifestações populares dos lugares em que viajamos.

A boa notícia é que, na maioria das vezes, mesmo o turista que viaja fora de época pode ter um pouco do gostinho do que é participar desses festivais. Isso acontece porque, em muitos destinos, o viajante pode assistir aos ensaios ou até mesmo as apresentações especiais.

Tranquilidade para conhecer os pontos turísticos

Já pensou em poder relaxar em uma praia paradisíaca sem praticamente ninguém ao redor? Visitar uma reserva ecológica e apreciar cenários de tirar o fôlego ouvindo o barulho dos pássaros? Ou, que tal, assistir a um pôr do sol incrível com bastante sossego?

A probabilidade de isso acontecer fica ainda maior nas viagens fora de época. Com menos viajantes visitando aquela cidade, os pontos turísticos mais procurados ficam menos disputados pelo público e, por isso, é possível curtir o melhor da viagem com mais privacidade e tranquilidade.

Menos opções de eventos

Se o que você procura é badalação e agito, talvez a viagem fora de época não seja a melhor opção. A oferta de festas e eventos pode diminuir um pouco na baixa temporada, já que muitos desses lugares buscam uma taxa de ocupação alta para lucrar. Por isso, pode ser interessante checar previamente se as atrações que você quer conhecer estarão abertas durante a sua viagem.

No entanto, se o seu objetivo é passar as férias em um lugar bonito, bem frequentado e ter boas experiências ao lado de pessoas queridas, isso não será um problema. Afinal, as paisagens paradisíacas e os pontos turísticos naturais ficam disponíveis o ano inteiro, assim como os restaurantes tradicionais e a cultura local!

Maior flexibilidade de datas

dicas para viajar

Viajar fora de época também significa ter mais opções de datas para viajar. Isso é uma grande vantagem para quem tem um dia a dia corrido e precisa de flexibilidade para negociar um descanso do trabalho.

Muitas vezes, as responsabilidades nos impedem de poder tirar férias na alta temporada, mas a verdade é que isso é uma grande vantagem. No Brasil, por exemplo, a alta temporada é entendida como os meses de férias escolares, pois é quando as famílias com filhos, os estudantes e os professores podem viajar. Além desse grupo de pessoas, muitas empresas também trabalham apenas com férias coletivas, normalmente nesse mesmo período do ano.

Poder escolher a data da viagem é um privilégio, então, por que decidir marcar a viagem para a mesma época em que a maioria das pessoas?

Restaurantes e hotéis vazios

O fato de os restaurantes e hotéis estarem vazios traz muitas vantagens para quem viaja fora de época. Nós já falamos sobre como isso influência na queda dos preços, mas os benefícios não param por aí.

Quando há poucos turistas, é perceptível como a qualidade do serviço aumenta. Normalmente, nos restaurantes os pedidos são servidos mais rapidamente, a comida é preparada com mais atenção e até a cerveja chega mais geladinha à mesa. Nada mal, não é mesmo?

Já nos hotéis e pousadas fica mais fácil conseguir o melhor quarto da casa e os atendimentos são mais ágeis e eficientes. Isso não quer dizer que a equipe de funcionários trabalhe mal durante a alta temporada, mas que com menos clientes ao mesmo tempo é possível se dedicar melhor aos que estão ali no momento.

Temperaturas amenas e belezas naturais

Muita gente acha que a alta temporada é a melhor época para viajar e aproveitar o destino escolhido. Mas, não é bem assim. Para muitos lugares, principalmente no Brasil, a primavera e o outono são opções muito mais interessantes, pois as temperaturas são mais amenas e a incidência de chuvas é menor.

Desse modo, os turistas que optam por viajar nessas estações acabam aproveitando as belezas naturais ainda mais do que aqueles que decidem pela alta temporada. No caso do nordeste brasileiro, por exemplo, os melhores meses para viajar são de março a junho e de agosto a novembro.

Viajar fora de época é a melhor opção para quem busca um descanso para o corpo, a mente, a alma e, é claro, o bolso. Por mais que existam algumas desvantagens, como a de perder eventos tradicionais, os benefícios acabam se destacando bastante! Por isso, se o seu trabalho permite com que você opte por tirar férias na baixa temporada, não deixe de escolher esse período.

Que tal receber mais dicas de viagem e turismo para saber a melhor forma de viajar fora de época? Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Conheça as vantagens e desvantagens de viajar fora de época

Deixe um comentário