Conheça o melhor do Nordeste brasileiro: 6 lugares incríveis! - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Conheça o melhor do Nordeste brasileiro: 6 lugares incríveis!

O Nordeste é um dos destinos mais procurados por turistas que querem curtir férias no Brasil. Praias paradisíacas, sol o ano inteiro, belas paisagens e a culinária típica são alguns dos motivos que encantam visitantes do mundo todo.

Quer curtir férias nesse paraíso? Então continue lendo e descubra o melhor do Nordeste brasileiro!

1. Jericoacoara – CE

Chamada carinhosamente pelos turistas de Jeri, a vila pertence ao município de Jijoca, que fica a 300 km de Fortaleza. Jericoacoara é um lugar repleto de belezas naturais e bastante popular entre turistas que desejam praticar esportes.

Entre lagoas, mar, mangues e dunas, o lugar é um refúgio diante da vida agitada das grandes cidades. O clima é de simplicidade e o povo hospitaleiro está sempre pronto para ajudar os turistas. Mas se engana quem pensa que a vida noturna de Jericoacoara é sem graça! Os bares locais oferecem aos turistas música ao vivo e costumam ficar cheios até de madrugada.

Com 30 metros de areia que muda gradativamente de cor ao longo do dia, a Duna do Pôr do Sol faz jus ao seu nome. É o lugar preferido dos turistas no final da tarde para assistir ao pôr do sol e praticar sandboard (surf na areia). Além disso, os ventos de Jericoacoara são considerados os melhores do mundo para prática de kite e windsurf, sendo assim, o destino perfeito para os que amam velejar.

Todo acesso ao vilarejo é feito por meio de veículos com tração 4×4, bugues ou “jardineiras”, o que garante belas paisagens pelo caminho. Não é à toa que Jeri pertence a chamada Rota das Emoções!

2. Delta do Parnaíba – PI

Localizado entre os estados do Piauí e Maranhão, o Delta do Parnaíba é um arquipélago formado por 85 ilhas que ostentam uma biodiversidade incrível. Afinal, não é em toda viagem que você consegue encontrar em um só lugar: praias desertas, dunas, lagoas, mangues, igarapés, jacarés, macacos, iguanas, pássaros e caranguejos.

O passeio pelo mangue é tour obrigatório para todo mundo que visita a região. Durante o trajeto, os guias costumam mostrar como é feita a captura dos caranguejos e também como espécies de moluscos fazem para se enterrar. No fim do circuito, os turistas podem descer o rio flutuando e se deliciando com a paisagem. Para os que querem observar os jacarés, também são realizadas excursões a noite com esse objetivo.

As praias do Delta do Parnaíba também não ficam atrás. Entre as mais visitadas estão a Praia dos Poldros e a Praia de Pedra do Sal, que é o point dos surfistas da região, e as praias dos Coqueiros e Barra Grande que são boas para prática de kitesurf. Não faltam motivos para conhecer, não é mesmo?

3. Lençóis Maranhenses – MA

O Parque dos Lençóis Maranhenses é uma área de conservação ambiental que compreende um imenso “deserto”, com dunas, lagoas, mangues e vasta representação da fauna e flora brasileira. Esse paraíso fica localizado entre as cidades de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro e é um dos principais destinos turísticos do Maranhão.

As dunas — típicas dessa região — são formadas pela força do vento, o que cria uma paisagem única. As águas das chuvas se acumulam formando lagoas, o que transforma o lugar num oásis com lagos multicoloridos em meio as dunas brancas.

A boa notícia é que não é necessário comprar ingresso para desfrutar do parque. Ademais, o percurso é feito em veículos 4×4 adaptados para o terreno arenoso e alagado. Barreirinhas é bem estruturadas e contam com várias opções de hotéis e albergues.

4. Canoa Quebrada – CE

Canoa Quebrada não é a mais a vila de pescadores descoberta pelos hippies nos anos 70. Hoje, o local conta com turismo organizado, acesso asfaltado, bons restaurantes e uma estrutura de hotéis com diferentes tipos de hospedagem.

A praia é mundialmente conhecida pelas suas águas calmas e esverdeadas. No entanto, o ponto turístico da região são suas falésias avermelhadas, onde está desenhado um dos símbolos do lugar, a meia lua e estrela.

As particularidades do clima da região são perfeitas para a prática de parapente e kitesurf. Além disso, Canoa Quebrada oferece várias outras atividades e passeios, como os de bugue pelas dunas e de barco pelo Rio Jaguaribe, que costumam ser os mais procurados pelos turistas.

Na Broadway, rua de pedras portuguesas localizada no centro da vila, é onde se encontra o agito. Ali se encontra bares, boates e a maioria das lojas locais. Canoa Quebrada concentra diversão e belezas naturais num único lugar!

5. São Miguel do Gostoso – RN

São Miguel do Gostoso, anteriormente chamada de São Miguel dos Touros, é um pequeno paraíso localizado a 108 km de Natal. Com cerca 10 mil habitantes e ruas de terra, o que difere o vilarejo de outras cidades do litoral nordestino é que ele conserva a calma a simplicidade, mesmo com o turismo.

É possível percorrer todas as lindas praias a pé, porém de bugue o passeio se torna ainda mais emocionante. Mesmo na Praia da Xepa, que fica na rua paralela ao centro da cidade, é possível desfrutar de silêncio, sombra de coqueiros e faixa de areia quase deserta.

Já a Praia da Ponta do Santo Cristo é considerada uma das melhores praias do mundo para a prática de esportes náuticos. O local recebe competições de kite e windsurf e as velas coloridas no mar dão um toque especial a paisagem. A cidade oferece ainda a típica gastronomia nordestina e diferentes tipos de hospedagem.

6. Natal – RN

Também conhecida como a Cidade do Sol, a capital do Rio Grande do Norte é um dos destinos mais procurados por turistas no Brasil. A sua costa tem aproximadamente 400 km que compreendem dunas, falésias, piscinas naturais e recifes.

A praia de Ponta Negra é mais badalada em razão dos seus quiosques, bares e restaurantes. Em todos eles os visitantes podem experimentar pratos regionais como carne de sol, feijão-verde, arroz-de-leite e frutos do mar. Mais para o litoral Norte se encontram as dunas de Genipabu, local famoso pelos passeios de bugues sobre as dunas, com ou sem emoção, e também pela prática de esquibunda. Os turistas se divertem descendo as dunas sentados em pedaços de madeira e terminam o percurso tomando um banho nas lagoas de Jacumã e Pitangui.

Para quem não abre mão de fazer umas comprinhas, os mercados de artesanato de Natal oferecem peças em vidro, tecido e madeira. O destaque fica para os bordados em renda de labirinto e as cerâmicas coloridas. Como você pode perceber, Natal consegue agradar a todos!

Gostou de conhecer o melhor do Nordeste brasileiro? Então curta a página dos nossos parceiros no Facebook para receber atualizações sobre esses e outros destinos incríveis!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This