Ecoturismo: o que é e quais suas vantagens?

7 minutos para ler

O turismo ecológico, também chamado de ecoturismo, está cada vez mais comum no mundo todo. A modalidade utiliza, de forma sustentável, regiões com recursos naturais — parques ecológicos e ecossistemas, por exemplo. E também incentiva a conservação e o contato com a natureza, além de promover a economia local.

Você já realizou uma viagem desse tipo? Sabe quais são os destinos e como funciona o ecoturismo no Brasil? Este texto vai tirar todas as suas dúvidas, confira!

ecoturismo

Como funciona o ecoturismo?

O ecoturismo integra o turista ao meio ambiente, proporcionando o contato com a natureza da forma menos impactante possível. É uma oportunidade de conhecer novas culturas e belezas naturais, como a fauna e a flora. Também serve para divulgar a riqueza natural do país: houve um aumento de 23% de busca de estrangeiros por atrativos naturais brasileiros.

Para ser considerada ecoturística, a atividade precisa respeitar as comunidades locais e envolvê-las, gerando renda; respeitar as condições naturais; conservar o meio ambiente e desenvolver interação educacional, ou seja, garantir que o turista crie uma consciência ambiental, valorize e preserve a natureza e os patrimônios histórico, cultural e étnico.

Alguns resorts oferecem experiências ambientais que também estão incluídas no ecoturismo: reciclagem, usina eólica e energia solar. O contato com a cultura local, caminhadas e campings também são oferecidos. Mas uma vertente muito forte dentro desse segmento é o turismo de aventura. As atividades mais comuns estão diretamente ligadas à contemplação da natureza:

  • boia-cross e flutuação;
  • canoagem;
  • avistagem de pássaros (birdwatching);
  • avistagem de vida selvagem (wild life);
  • off-road
  • trekking;
  • cavalgada;
  • canyoning;
  • rapel;
  • escalada;
  • voo livre.

Quais as suas vantagens?

A rotina e o estresse dos grandes centros urbanos têm motivado os turistas a buscarem destinos onde possam recarregar as energias de forma mais leve. O verde e a água têm um efeito energizante sobre as pessoas, trazendo paz e novas experiências.

Além disso, o turismo ecológico usa menos combustível e, consequentemente, libera menos gases nocivos. É uma ótima oportunidade de respirar o verdadeiro ar puro. A natureza é a maior beneficiada, pois têm o ecossistema protegido, preservando as suas espécies. E o melhor de tudo é que o turista terá uma experiência única e inesquecível.

Os benefícios, em geral, são tão significativos que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2017 como o ano internacional do turismo sustentável.

ecoturismo

Quais as suas regras?

Para garantir a preservação da natureza, é preciso respeitar as normas ambientais. A caça, a pesca, o desmatamento e a poluição são proibidos. Também não é permitida a atividade turística nas áreas de Reservas Biológicas. E, normalmente, há limite para visitantes, taxas de visitação e fiscalização para as empresas turísticas da região.

Por que preciso procurar uma agência especializada?

O turismo ecológico precisa ser orientado, por isso é fundamental procurar uma agência especializada. Ela precisa ter cadastro nos órgãos oficiais de turismo e permissão para atuar na região. Esse apoio vai tornar a sua viagem mais segura e tranquila.

A agência é responsável pelo translado, hospedagem, passeios e principalmente por oferecer o serviço de guias locais, com experiência. É a melhor opção para quem desconhece a região e as normas de preservação do meio ambiente.

Quais os destinos do ecoturismo no Brasil?

As cinco regiões brasileiras têm vários destinos que ofertam o turismo ecológico. Parques, cachoeiras, praias e vegetação abundante são as marcas desses locais. Conheça alguns deles:

Parque Nacional de Jericoacoara

Os mais de 8 mil hectares que formam o Parque Nacional de Jericoacoara reservam grandes emoções aos turistas. A começar pelo famoso pôr do sol, que traz uma energia revigorante. A vila de Jericoacoara não tem asfalto, ou seja, é um destino literalmente pé na areia. Os campos de dunas móveis são ideais para caminhadas, passeios de bugue, charrete, de bicicleta ou a cavalo.

A formação rochosa da Pedra Furada é o grande cartão postal. Fazer a trilha pelo Serrote — 95 metros de altura — e ter a vista panorâmica é incrível. Mas o local também tem belas praias e lagoas de águas cristalinas: a lagoa azul e a lagoa do paraíso.

Há passeios ecológicos na comunidade da Tatajuba e no manguezal do Rio Guriú, de onde é possível observar cavalos-marinhos. Também é recomendada a prática de esportes náuticos: surfe, kitesurf, windsurfe e stand-up Paddle.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Imagine caminhar por vários quilômetros desfrutando da beleza de dunas, lagoas e vegetação exuberante, ter contato com macacos-prego, avistar os guarás sobrevoando e comer o famoso camarão da Luzia. Tudo isso faz parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Nesse lugar, você até esquece do mundo real e sente-se parte da natureza.

São cerca de 155 mil hectares, equivalente a quatro vezes o tamanho da Suíça. As lagoas, formadas pelo acúmulo das chuvas, têm águas transparentes, azuis e verdes. É possível comer bem gastando pouco e avistar dunas de até 40 metros de altura. Uma boa dica é fazer o passeio pelo Rio Preguiças até o seu encontro com o mar, além de conhecer a cultura e o artesanato local.

Parque Nacional das Sete Cidades

Na cidade de Piracuruca, a 200 quilômetros de distância de Teresina, no Piauí, está a Unidade de Conservação que abriga o Parque Nacional das Sete Cidades. O lugar apresenta formações rochosas, inscrições rupestres, cachoeiras, grutas e trilhas.

São cerca de 6 mil hectares recheados de mistérios, lendas e curiosidades. O destino proporciona uma viagem pela pré-história, por isso é procurado por geólogos, arqueólogos, historiadores e até ufólogos!

Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba está localizado na divisa entre o Piauí e o Maranhão e tem a Parnaíba como porta de entrada. Considerado uma das mais belas paisagens do mundo, o Rio Parnaíba divide-se em canais para encontrar o mar e forma mais de 70 ilhas, além do manguezal.

Os canais mais estreitos, chamados de igarapés, têm um espelho d’água que reflete a vegetação das margens. A fauna é composta por macacos, capivaras e iguanas.

Esse destino faz parte de uma Área de Proteção Ambiental e da Rota das Emoções, o primeiro consórcio de turismo interestadual brasileiro: Ceará, Maranhão e Piauí. Ele é composto de dunas, manguezais, sol, mar e aventura.

Ficou animada para conhecer o ecoturismo? Então inclua essa experiência na sua próxima viagem e surpreenda-se com a riqueza natural brasileira! A vivência na natureza e com diferentes culturas transformará a sua forma de ver e se relacionar com o mundo. Desfrute da beleza que os destinos brasileiros oferecem e encante-se ainda mais com o próprio país!

Gostou do texto? Então siga as redes sociais de parceiros do blog e acompanhe mais conteúdos como este:

Você também pode gostar

14 thoughts on “Ecoturismo: o que é e quais suas vantagens?

  1. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a co-worker who was doing a little homework on this.
    And he actually ordered me lunch due to the fact that I discovered it for him…
    lol. So let me reword this…. Thanks for the meal!!

    But yeah, thanks for spending the time to discuss this subject here
    on your website.

  2. With havin so much content do you ever run into any issues of plagorism or copyright violation?
    My website has a lot of completely unique content I’ve either authored myself or outsourced but it appears a lot of it is popping it up
    all over the internet without my permission. Do you know any solutions to help stop content from being
    stolen? I’d genuinely appreciate it.

  3. Definitely consider that which you said. Your favorite justification appeared to be at the web the easiest thing
    to remember of. I say to you, I certainly get annoyed even as people consider worries that they just
    do not recognise about. You controlled to hit the nail
    upon the highest and also defined out the entire thing with no need side-effects , folks could take a
    signal. Will likely be again to get more. Thanks I saw similar here:
    najlepszy sklep and
    also here: najlepszy sklep

  4. Good day! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted
    keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Thank you!

    You can read similar article here: Dobry sklep

  5. Hi! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?

    I’m trying to get my blog to rank for some targeted
    keywords but I’m not seeing very good gains. If you know of any please share.
    Thank you! You can read similar article here: Sklep online

Deixe um comentário