Encante-se com a natureza inexplorada do Delta do Parnaíba

6 minutos para ler

Está procurando um lugar com muitas belezas naturais? Se a resposta for sim, a dica é conhecer o Delta do Parnaíba, no Piauí. O local proporciona aos turistas um evento raro: um rio com várias fozes (são 5!) que desaguam em mar aberto.

Nas Américas, ele é o único, e um dos três maiores do planeta, juntamente com o rios Mekong (Vietnã) e Nilo (África). Com certeza, esse já é um bom motivo para você aproveitar as suas férias no litoral nordestino.

Com a intenção de ajudá-lo a montar um roteiro de viagem impecável, vamos mostrar dicas de como aproveitar as atrações da região. Confira!

Veja o que te espera no passeio

O delta do Parnaíba consiste em um arquipélago com 2.700 quilômetros quadrados, composto por mais de 70 ilhas. O passeio tem início no porto dos Tatus, localizado no município de Ilha Grande, que fica a nove quilômetros da cidade de Parnaíba.

O visual é bastante encantador, porque os turistas têm um contato direto com dunas, espelhos d’água, lagoas de água doce e mangues. A diversidade da fauna e da flora chama bastante atenção, assim como o pôr do sol.

Junto com os Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE), o delta faz parte da Rota das Emoções, que oferece alternativas para os que gostam do turismo de aventura. Na região do Parnaíba, vale a pena conhecer a cidade de Luís Correia (PI).

Lá, ficam as praias do Atalaia, Arrombado, Coqueiro e Macapá que apresentam opções de divertimento e de refeições à beira do mar. Além disso, os turistas podem praticar o kitesurf por causa dos ventos, ou seja, o passeio une belezas naturais e esportes de aventura.

Ilha das Canárias

Se você for ao delta do Parnaíba, não deixe de visitar a Ilha das Canárias, que é a segunda maior da região e fica atrás somente da Ilha Grande. Ela tem mais de 2.500 habitantes, que são, principalmente, pescadores.

Localizada em uma área de preservação ambiental, a ilha fica na reserva extrativista marinha do delta, o que garante aos visitantes um contato mais próximo com a natureza. O ecoturismo é bastante forte na região, onde pousadas e restaurantes estão de braços abertos para os turistas do Brasil e do exterior.

Na Ilha das Canárias, o passeio permite que você olhe animais selvagens, como jacarés e macacos. A tranquilidade do local, as dunas e o rio Delta também encantam bastante os turistas e fazem com que a viagem seja atraente para pessoas de todas as idades.

Outros pontos turísticos

O delta do Parnaíba é, sem dúvida, um local interessante para visitar. Felizmente, há mais alternativas para você, amigos e familiares apreciarem a natureza da região. Uma delas é a praia Pedra do Sal, que se destaca pelas pedras de rara beleza que ficam no mar.

Também vale a pena passar pela Lagoa do Portinho, onde as dunas fascinam os visitantes. E por falar em belezas naturais, não deixe de fazer o passeio da Revoada dos Guarás. Ele se destaca pelo banho na praia de água doce da Ilha do Caju e pela oportunidade de visualizar os voos dos Guarás.

No fim da tarde, esses pássaros sobrevoam o rio e apresentam um belo espetáculo de cores e de dança. A união da plumagem vermelha dos guarás com o belo pôr do sol faz com que o visual seja inesquecível para os turistas.

Se você tem espírito de aventura, aproveite a chance de participar de um safári noturno. Nele, você pode observar, de maneira diferenciada, a fauna e a flora da região. Uma prova disso é a oportunidade de ver o jacaré tinga. O animal fica curioso com a luz das lanternas e fica parado, muito próximo das embarcações.

Dependendo da situação, guias autóctones e especializados pegam o réptil com as próprias para mostrá-lo com detalhes para os visitantes. Depois disso, ele é devolvido para as águas.

Praias

O Piauí tem um litoral com apenas 66 quilômetros e é considerado o menor do Brasil. Ou seja, você pode, em uma única viagem, conhecer todas as praias da região, a partir do Parnaíba.

Para os amantes de esportes aquáticos, a dica é visitar a praia de Barra Grande. Situada em Cajueiro da Praia, ela fica a 65 quilômetros a leste da cidade de Parnaíba e é considerada um dos principais pontos para a prática de kitesurf no Brasil.

Muito visitada o ano todo, a praia é calma e apresenta águas cristalinas. Quando a maré está baixa, as piscinas naturais aparecem para a alegria dos turistas. Um dos passeios mais procurados é a rota do cavalo-marinho, em Barra Grande. A atividade proporciona um contato direto com esse animal e reforça a prática do ecoturismo na região.

Ao passar pelo delta do Parnaíba, você também pode incluir no roteiro a Praia Carnaubinhas. O nome foi dado porque a localidade tem muitas carnaúbas, árvore comum no litoral do Piauí. As águas são muito tranquilas, o que é ótimo para o banho de mar.

No período de maré baixa, são formadas piscinas que deixam a praia ainda mais bonita para os visitantes. Para chegar ao local, passe antes pelas praias do Arrombado e de Macapá, cujos acessos facilitam a chegada a Carnaubinhas.

Veja como chegar ao delta do Parnaíba

Para visitar a região com mais facilidade, é desembarcar na cidade de Parnaíba, que possui voos diretos a partir de São Paulo; no aeroporto de Jericoacoara, distante cerca de 200 quilômetros; ou ainda em Teresina, que fica a 320 quilômetros de Parnaíba. Depois disso, é possível reservar serviços de transfer especializados, alugar um carro ou ir de ônibus.

Se o turista deseja visitar o delta do Parnaíba, é preciso seguir aproximadamente 12 quilômetros pela PI-220 até o Porto dos Tatus. Esse local é o ponto de partida para barcos e lanchas conduzirem os turistas para as belezas da localidade.

No passeio, leve câmeras fotográficas, protetor solar, toalhas de banho, bonés, chapéus e roupas leves. Assim, você vai registrar momentos inesquecíveis e ter maior conforto.

Para os que procuram uma viagem especial e única, o delta do Parnaíba é uma ótima alternativa. A região tem uma beleza natural espetacular e praias belíssimas que cativam os visitantes. Com um bom planejamento, você pode aproveitar os serviços da Eco Adventure e de nossos parceiros para as atividades de passeios e traslados, além do aluguel e fretamento de veículos e barcos.

Se você quer aproveitar os bons momentos da vida, veja, com bastante atenção, os nossos pacotes. Estamos à disposição para atendê-lo da melhor forma possível!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Encante-se com a natureza inexplorada do Delta do Parnaíba

Deixe um comentário