Lençóis Maranhenses: confira 8 dicas imperdíveis

7 minutos para ler

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui belezas singulares, uma Natureza esplêndida e encantadora. O contraste fabuloso de um deserto de areia repleto de piscinas naturais azuis é fantástico. E, caminhar por ele traz uma comunhão mística com a Natureza: algo especial, diferente e surreal!

E, se isso não fosse o bastante, o local ainda oferece inúmeras atrações maravilhosas que, por si só, já valem a viagem. Mas, calma! Confira primeiro as dicas abaixo; depois, enquanto decide o melhor roteiro no Parque, você arruma as malas!

Conheça o local do Parque

Localizado no Maranhão, a cerca de 280 km da capital São Luís, o parque abrange uma área de 150 mil hectares. Do total, só de praia são 70 km. Toda essa área fica dentro dos municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas.

Apesar do potencial turístico, alguns locais deixam a desejar em termos de infraestrutura. Dentre os municípios que formam o Parque, Barreirinhas se destaca por possuir melhor estrutura hoteleira, agências de viagens, bancos e restaurantes.

Aprenda como chegar aos Lençóis maranhenses

O aeroporto mais próximo é o de Parnaíba, no Piauí, que fica a 185 km de Barreirinhas e possui voo direto de São Paulo uma vez por semana. No entanto, uma das alternativas mais utilizadas é desembarcar na capital maranhense, São Luís, pois há mais opções de horários.

Outra opção é pelo aeroporto de Jericoacoara e, de lá, iniciar a Rota das Emoções: de Jericoacoara aos Lençóis Maranhenses tendo o majestoso Delta do Parnaíba no “coração” do roteiro. Esse roteiro é sensacional, pois você pode conhecer também as belezas de Jeri e do Delta. Bem animador, não é?

Há ônibus que saem da rodoviária de São Luís em diversos horários e a viagem dura, em média, 4 horas. Há opções de vans e transfers, desde o aeroporto ou direto no seu hotel. Mas, fique atento com a lotação das Vans, pois algumas partem muito cheias e tornam a viagem desconfortável.

Alugar um carro não compensa muito, pois os passeios são feitos em outros veículos e não é permitido entrar de carro no Parque. Somente veículos autorizados têm acesso ao Parque. Porém, você pode deixar o carro no hotel e fazer os passeios locais de transfer.

Há várias opções de roteiros e, isso depende de seu tempo disponível e de suas prioridades. Por exemplo, em 3 dias consegue-se visitar as principais atrações de Barreirinhas. Mas, se pernoitar em Atins ou em Santo Amaro, será preciso de 4 a 5 dias.

Se optar pelo trekking e cruzar os Lençóis Maranhenses a pé deverá ficar de 5 a 6 dias lá. Porém, você apreciará as belezas locais com calma e tranquilidade. Essa opção é a mais recomendada, pois esse passeio a pé é maravilhoso, embora exija preparo físico dos aventureiros.

Lençóis Maranhenses

Viaje em qualquer época do ano

Os Lençóis Maranhenses é fabuloso em qualquer época do ano. Suas dunas brancas são uma atração única, com lagoas ou não. Mas, o melhor período para vislumbrar as belezas de um deserto com lagos azuis é entre abril e setembro.

Porém, há lagoas perenes e que não dependem do regime de chuvas. Ou seja, para quem faz questão de um banho em qualquer época do ano, pode visitar a lagoa da Esperança; a do Peixe, em Barreirinhas ou o translúcido Rio Alegre, em Santo Amaro.

Confira as dicas do que fazer nos Lençóis Maranhenses

1. Curta uma descida de Voadeira pelo rio Preguiças

A voadeira parte de Barreirinhas e desce até o rio Caburé, com direito a passagem entre os mangues, parada em Vassouras, onde pode-se alimentar os macaquinhos e ver uma variedade de pássaros.

Para completar o dia, anote essa dica: vá ao farol de Mandacaru tomar um sorvete e estique o passeio até Caburé: há quiosques com comidas regionais e muita gente bonita.

2. Faça o circuito Lagoa Bonita

Após a jardineira cruzar o rio na balsa e a trilha arenosa, chega-se a uma duna, de cerca de 30 metros de altura, que permite a visão panorâmica do Parque. De um lado, as dunas a perder de vista e do outro, a vegetação de restinga.

Além da lagoa Bonita, também há outras lagoas menores. O reflexo do sol da tarde deixam o azul ainda mais cristalino. Uma visão única e singular!

3. Experimente nadar com os plânctons bioluminescentes em Atins

Atins é uma vila de pescadores, a praia dos Lençóis Maranhenses. De lá saem os grupos de trekking para cruzar o parque até Santo Amaro. A praia também é usada por praticantes de Kitesurf.

Em noites sem lua cheia ou mais escuras, em Atins é possível nadar em meio a leds naturais! Plânctons bioluminescentes ficam na superfície da água. E, quando você agita nadando ou apenas remexendo a água, eles brilham no escuro. Uma visão surreal!

4. Caminhe a pé por Santo Amaro

O vilarejo agora está com acesso mais fácil. Santo Amaro é o local mais próximo das lagoas. Algumas lagoas podem ser visitadas a pé e em poucos minutos, pois são próximas.

Não deixe de ir a lagoa das Andorinhas, Espigão e uma bem especial, as lagoas “emendadas”. Essas formam um conjunto de lagoas que juntam-se num lago gigante na época das cheias.

Lençóis Maranhenses

5. Mergulhe no mar e depois de 40 passos, no rio

Entre o encontro do rio Preguiças com o mar fica Caburé. Enquanto aprecia essas belezas naturais, peça uma deliciosa caipirinha no restaurante.

Ou, se estiver muito calor, melhor deixar a caipirinha pra outra hora, não é? Opte por um mergulho no mar, um banho refrescante e energizante.  E, se não quiser almoçar com o sal grudado na pele, caminhe uns 40 passos e chegue ao rio Preguiças.

6. Conheça o famoso camarão do restaurante da Luzia

Esse é o único restaurante praticamente dentro das dunas dos Lençóis Maranhenses. Localizado no Canto do Atins, é um dos mais famosos do Maranhão e vem gente até de helicóptero para comer seu delicioso camarão.

Como em todo o Parque, o local é monitorado e tranquilo. Mas, evite exibir objetos de valor. O índice de violência local é mínimo, mas é preciso ficar atento para não comprometer a sua viagem, concorda?

7. Sobrevoe o parque Nacional

Esse é para quem for na época das lagoas cheias. Sobrevoar de avião os Lençóis Maranhenses e ver as centenas de lagoas em meio a areia branca é, talvez, uma visão única nesse planeta. Única e incomparável!

8. Assista a revoada dos Guarás

Todos os dias, ao entardecer, os Guarás, belos pássaros de cor avermelhada, cruzam o rio Preguiças. Eles passam o dia numa ilha, meio escondida; mas, bem próximo ao pôr do sol, juntam-se e voam em bando para uma outra ilha.

Os turistas ficam no barco, dentro do rio, meio escondidos, quase em silêncio, só esperando a passagem deles. E, em seguida apreciam o pôr do sol ali mesmo no rio Preguiças. Sem dúvida, será um momento sem igual!

Por fim, não leve mala muito grande. No Maranhão tem sol o ano inteiro. Então, basta uma roupinha leve, de cores claras para amenizar o sol forte, chinelos, protetor solar, óculos e chapéu. No mais, revista-se com energia positiva, alegria e disposição, a maior exigência desse maravilhoso roteiro! Combinado?

Para conferir mais dicas sobre os encantos dos Lençóis Maranhenses e a Rota das Emoções, siga a EcoAdventure no Facebook, Instagram e Twitter.

Você também pode gostar

10 thoughts on “Lençóis Maranhenses: confira 8 dicas imperdíveis

Deixe um comentário