Qual é a melhor época para ir para a Rota das Emoções?

Qual é a melhor época para ir para a Rota das Emoções?
6 minutos para ler

Afinal, qual é a melhor época para ir para a Rota das Emoções? Bom, tudo depende do seu perfil, orçamento e interesses. Ou seja, não existe uma época “certa” ou “errada” para visitar a Rota das Emoções. 

O mais importante é escolher um período que se encaixe nos seus gostos e expectativas. Quer entender mais sobre o assunto? Preparamos este conteúdo para te ajudar. Confira:

  • Qual é a melhor época para fazer a Rota das Emoções?
  • Quantos dias viajar para a Rota das Emoções?
  • O que levar para a Rota das Emoções?

Qual é a melhor época para fazer a Rota das Emoções?

A Rota das Emoções é atrativa em qualquer época do ano e pode te impressionar de formas diferentes. Entretanto, o período preferido dos viajantes costuma ser entre junho e agosto

Sabe o que você encontra entre esses meses? Se imagine caminhando por entre dunas gigantescas, com os pés afundando na areia branquinha, e se deparar com lagoas cristalinas de um azul intenso. 

Esse paraíso natural é a marca registrada dos Lençóis Maranhenses, um dos principais destinos da Rota, que fica ainda mais bonita entre junho e agosto. Afinal, neste período, as lagoas estão no seu ponto máximo!

Por que essa época é a mais indicada?

Os meses entre junho e agosto costumam ser a época preferida para visitar a Rota das Emoções por alguns motivos:

Lagoas exuberantes

As lagoas dos Lençóis Maranhenses atingem o seu maior volume. Isso cria um cenário de tirar o chapéu com suas águas turquesas contrastando com a areia branca. Consegue imaginar?

Clima agradável

Os dias são quentes e ensolarados, perfeitos para aproveitar as praias, fazer trilhas e explorar os diversos atrativos da região.

Menos chuvas

A probabilidade de chuvas é menor, garantindo mais dias de sol e menos preocupações com o tempo.

Ventos mais calmos 

Ao contrário de setembro, quando os ventos fortes podem atrapalhar algumas atividades, entre junho e agosto o clima é mais tranquilo. Isso é ideal para relaxar e aproveitar a natureza.

Até porque, quantas vezes você tem a oportunidade de fazer isso durante o dia a dia agitado da vida urbana?

E o que esperar do restante do ano?

Conforme mencionado, a Rota das Emoções a Rota das Emoções oferece uma experiência única em cada época do ano. A seguir, descubra o que espera em outros períodos!

Janeiro a maio

É a época das chuvas, quando as lagoas começam a se formar. É um período ideal para quem gosta de aventura e paisagens mais exuberantes, mas as lagoas podem não estar tão cheias.

Porém, esse é o período da baixa temporada, que costuma ter menos visitantes. Assim, você terá a oportunidade de apreciar a beleza da Rota das Emoções com mais tranquilidade e o passeio pode ser mais acessível. 

Setembro

Os ventos fortes, especialmente no litoral do Piauí, podem dificultar algumas atividades, como kitesurf e windsurf. Por outro lado, eles intensificam o espetáculo do pôr do sol. 

Quantos dias viajar para a Rota das Emoções?

A duração ideal da sua viagem pela Rota das Emoções depende muito do que você deseja explorar e do seu ritmo de viagem. Mas, para te ajudar a planejar, saiba que a maioria dos viajantes gasta entre 7 e 19 dias para conhecer os principais destinos da rota. Entenda!

7 dias

Ideal para quem tem pouco tempo e quer ter um gostinho de tudo. É possível conhecer os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara, mas o ritmo será mais acelerado.

10 a 12 dias

Permite um ritmo mais tranquilo para explorar os principais destinos, com tempo para relaxar nas praias e curtir a natureza.

15 dias ou mais

Perfeito para quem deseja conhecer todos os detalhes da rota, incluindo cidades históricas e vilas charmosas.

O que influencia na duração da viagem?

A duração da viagem é influenciada por alguns aspectos, como:

Número de destinos

Se você quiser conhecer todos os estados da rota (Maranhão, Piauí e Ceará), precisará de mais tempo.

Tipo de transporte

Para quem prefere relaxar e aproveitar cada momento da viagem, os transfers são uma ótima opção. Afinal, motoristas experientes te levarão para todos os destinos com segurança e conforto, permitindo que você relaxe e se concentre no passeio.

Diante de todas essas particularidades, a dica é: monte um roteiro detalhado com os lugares que deseja conhecer e as atividades do seu interesse. Isso ajuda a ter uma ideia mais clara do tempo necessário para cada etapa da viagem.

O que levar para a Rota das Emoções?

Ao viajar para a Rota das Emoções, não esqueça de colocar na bolsa:

  • roupas leves e confortáveis para enfrentar o calor e a umidade;
  • não se esqueça do seu traje de banho! A região é conhecida por suas lindas praias e lagoas, então leve biquíni ou sunga para aproveitar as águas cristalinas;
  • use protetor solar para proteger a pele e evite queimaduras;
  • para complementar a proteção solar, leve um chapéu e óculos de sol. Eles ajudam a proteger o rosto e os olhos dos raios UV;
  • se planeja explorar áreas de dunas ou trilhas, um bom par de tênis pode ser útil;
  • uma garrafa de água reutilizável é prática e ajuda a manter a hidratação;
  • não se esqueça dos itens básicos como escova de dentes, pasta, sabonete e shampoo. Leve também um repelente e um kit de primeiros socorros para qualquer imprevisto, que podem ocorrer seja qual for o destino;
  • leve uma quantia em dinheiro e seus documentos pessoais. Embora muitos lugares aceitem cartões e Pix, é sempre bom ter dinheiro à mão para emergências.

Viaje para a Rota das Emoções com a Eco Adventure

E aí, entendeu qual é a melhor época para fazer a Rota das Emoções? Como visto, cada período do ano oferece experiências únicas e inesquecíveis. A escolha ideal dependerá dos seus gostos pessoais e prioridades.

Sendo assim, te ajudamos a planejar a viagem dos seus sonhos! Com nossos guias experientes e roteiros personalizados, você explora os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara da melhor forma. Acesse o nosso site e confira os pacotes de viagem!

Você também pode gostar

Deixe um comentário