O que esperar dos Lençóis Maranhenses?

7 minutos para ler

Poucos lugares do mundo são tão incríveis quanto os Lençóis Maranhenses. Afinal, onde mais existe um imenso deserto de areia branquinha com diversas lagoas de água cristalina? Até parece cena de filme de ficção científica, mas não é. Está no Brasil — mais especificamente, no estado do Maranhão.

O Parque Nacional foi criado em 1981 e tem mais 150 mil hectares. Ou seja: é gigante! Além disso, faz parte da Rota das Emoções, um roteiro repleto de atrações que passa por três pontos: Lençóis Maranhenses, Jericoacoara e Delta do Parnaíba.

Mas, neste post, vamos apresentar o que você encontrará no primeiro destino. Continue a leitura e comece já a planejar sua viagem!

Localização privilegiada

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, os Lençóis não estão localizados em São Luís (a capital do estado), mas sim nas cidades de Santo Amaro do Maranhão, Primeira Cruz e Barreirinhas. Essa última é considerada a capital da região, pois oferece a melhor infraestrutura para receber visitantes.

Por lá, encontra-se a maioria dos hotéis e das pousadas, além de bares e restaurantes. Sem contar que é de Barreirinhas que sai grande parte dos passeios que leva para as atrações locais.

Um bom clima o ano todo

Como os Lençóis estão localizados na região Nordeste do país, haverá sol e calor praticamente o ano inteiro, fazendo com que não tenha tempo ruim para curtir o destino. Mas, se você gosta de informações mais específicas, saiba que o período em que ocorrem mais chuvas vai de janeiro a maio.

Já entre setembro e dezembro há menos precipitações. Entretanto, independentemente das condições climáticas, o fato é que sempre haverá o que fazer e, sem dúvidas, o local renderá uma experiência memorável.

Lençóis Maranhenses

Belezas naturais

Talvez até aqui você já esteja se perguntando: o que vou encontrar nos Lençóis Maranhenses? A resposta é direta: muitas belezas naturais. Durante a viagem, é possível caminhar por dunas que chegam a 40 metros de altura, nadar nas águas cristalinas das lagoas e ainda apreciar um belíssimo pôr do sol.

Mas não é só isso não! Você também pode conhecer rios que cortam as paisagens, como o da Preguiça. Nesse caso, vale uma dica: faça um dos passeios de lancha e tenha ainda mais contato com a natureza.

Lagoas incríveis

As principais atrações dos Lençóis Maranhenses são as lagoas, com água doce, transparentes e em tons verde-esmeralda e azul-turquesa. Parece uma miragem de deserto, não é? Selecionamos algumas que devem fazer parte do seu roteiro de viagem. Acompanhe!

Lagoa Azul

A Lagoa Azul é uma das mais belas e fundas dos Lençóis Maranhenses, podendo chegar a 3 metros de profundidade. Suas águas são em tons de verde e azul, capazes de criar um verdadeiro espetáculo natural para todos que a observam.

A propósito, essa é a lagoa mais visitada da região. Ela está localizada em Barreirinhas e para acessá-la basta apenas quarenta minutos de trilha nas “jardineiras”, veículos 4×4 típico dos Lençóis, e alguns minutinhos de caminhada para chegar até esse oásis.

Lagoa Bonita

O nome já diz tudo: Lagoa Bonita. Para se ter uma ideia da beleza do local, suas águas são em tons turquesa, que lembram as praias paradisíacas do Caribe. Ela é uma das mais extensas dos Lençóis e está a 15 km de Barreirinhas.

Para aproveitá-la, é preciso, primeiramente, subir uma duna de cerca de 30 metros. O processo é um pouquinho trabalhoso, mas, ao chegar, você logo perceberá que qualquer esforço vale a pena.

Lagoa dos Peixes

Que tal nadar com peixinhos? Isso é o que você poderá fazer na Lagoa dos Peixes, que leva esse nome devido às diferentes espécies que vivem em suas águas cristalinas. Já a coloração verde-escura se deve à vegetação aquática.

Essa lagoa normalmente é visitada juntamente com a Azul, da qual fica cerda de trina minutos à pé. A caminhada é presenteada com uma visão fabulosa e onírica dos Lençóis, vale muito a pena. Depois, é só aproveitar para relaxar em suas águas. Essa lagoa é perene, como várias outras nos Lençóis.

Lagoa Verde

Essa é mais uma lagoa cujo nome revela muito sobre ela. A Lagoa Verde tem águas em tons verde-claro que irradiam e encantam a todos, sendo um verdadeiro convite ao mergulho. Ela está localizada em Atins e, para acessá-la, é necessário caminhar por aproximadamente 30 minutos entre as dunas, a partir de onde a “jardineira” tem permissão para chegar.

Lagoa da Esperança

A Lagoa da Esperança é um pouco diferente das demais, pois não é cercada pelas dunas. De um lado, há um paredão de areia; do outro, é a vegetação que está presente.

Além do mais, ela faz parte do curso de um rio que foi interrompido pelas dunas. Ou seja: não abra mão desse passeio. Tal paraíso está localizado entre os municípios de Barreirinhas e Santo Amaro e suas águas são límpidas, tranquilas e têm uma incrível coloração esverdeada.

Lençóis Maranhenses

Trilhas para chegar aos pontos de interesse

Todos que desejam conhecer os Lençóis precisam ter informações sobre as trilhas que levam até os pontos de interesse. Apesar de Barreirinhas ser a principal porta de entrada da região, para aproveitar as maravilhas locais será necessário ir um pouquinho mais longe.

Primeiro, saiba que o acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocorre somente com veículos 4×4. No meio do caminho, é preciso fazer uma travessia de balsa, no Rio Preguiça. Na sequência, as trilhas lhe levarão aos diferentes pontos de interesse.

A propósito, o solo é de areia revolvida e clara. Devido a essas características, o carro pode balançar ao longo do trajeto. Entretanto, apesar da aparente dificuldade, você perceberá que vale a pena todo o esforço investido — não haverá arrependimentos.

Bônus: o que levar na mala para os Lençóis Maranhenses?

Como se trata de um destino ligado à natureza, uma mala simples e pequena é a melhor indicação. Procure levar roupas básicas e confortáveis, afinal haverá boas caminhadas e o calor é intenso. Essa não é uma viagem para trajes sociais ou formais, nem mesmo para o jantar.

Já os calçados devem privilegiar o máximo de conforto: sandálias e chinelos são recomendados. E, claro, lembre-se de levar trajes de banho para aproveitar as lagoas. Prepare também uma farmacinha com medicamentos para dor, febre, cólicas, má digestão etc.

Por fim, não se esqueça de um bom protetor solar. Faça reaplicações ao longo do dia e tenha em mente que o sol é intenso. Como você pode ver, os Lençóis Maranhenses são realmente incríveis e, sem dúvidas, viver essa experiência renderá ótimas lembranças e histórias para contar aos amigos.

Agora, aproveite para compartilhar este post nas redes sociais e mostre para todos as belezas naturais e os encantos dos Lençóis. Até a próxima!

Você também pode gostar

7 thoughts on “O que esperar dos Lençóis Maranhenses?

  1. Gostei das informações prestadas e estou pretendendo conhecer os lençóis maranhenses,Jericoacoara e Delta do Parnaíba. Gostaria de receber informações sobre os pacotes para o meses de janeiro e fevereiro saindo do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário