O que fazer em Barra Grande no Piauí? Confira 5 opções incríveis!

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Que o Nordeste é um berço de praias e paisagens exuberantes, todo mundo já sabe. No entanto, cada uma delas tem diferenciais que podem ser decisivos no momento de escolher o destino da próxima viagem. Neste artigo, vamos falar sobre Barra Grande do Piauí, um vilarejo de pescadores que faz parte do município Cajueiro da Praia, fica a 400 km da capital, Teresina, e é vizinho a Luís Correia (60 km). É uma das cidades mais procuradas e visitadas do estado.

Barra Grande reúne o melhor dos dois mundos: ao mesmo tempo em que suas praias atraem centenas de turistas, seu território permanece preservado, sem deixar de proporcionar conforto a seus visitantes e moradores. Quer saber mais sobre o que fazer em Barra Grande? Acompanhe a leitura.

Qual a época para visitar Barra Grande?

Durante os meses de fevereiro a maio é quando acontece a estação chuvosa do município, especialmente, em março e abril. Portanto, se a sua intenção é aproveitar as praias e atividades turísticas da região, é melhor escolher o segundo semestre do ano.

A partir de junho, inicia-se a estação seca, com destaque para os meses de agosto a novembro, quando as chuvas são raras. Se um dos atrativos que vai lhe levar à cidade é a prática do kitesurf, a temporada perfeita é de agosto a dezembro. A temperatura costuma não passar dos 30 ºC e os ventos são constantes e fortes.

Quantos dias passar em Barra Grande?

Se estiver indo à cidade para praticar kitesurf ou simplesmente pela vontade de conhecê-la, reserve, pelo menos, cinco dias para aproveitá-la bem. Dessa forma, será possível conhecer cada ponto com tempo suficiente e descansar no processo.

No entanto, se a visita que vai fazer for parte da Rota das Emoções, você deve passar de dois a três dias – a vantagem é que isso pode lhe incentivar a vivenciar melhor cada experiência.

O que fazer em Barra Grande?

Tendo decidido quando vai e quanto tempo tem à disposição para a viagem, chegou a hora de decidir sobre o que fazer em Barra Grande. Constantemente comparada a uma de suas famosas vizinhas, Jericoacoara (Ceará), Barra Grande possui um excelente benefício que pode ser decisivo na hora de bater o martelo sobre qual destino escolher: lá não é permitido o trânsito de carros na areia da praia. Ao chegar nela, o trânsito que se vê são as velas de kitesurf.

Praia de Barra Grande

Com poucas ondas de água morna na maré baixa, o banho na praia de Barra Grande é delicioso. Piscinas naturais se formam na areia e completam o cenário paradisíaco. No centro, há as barracas mais famosas, que valem uma visita para conhecer a culinária da região.

Alguns dos mais populares são o Bar Pé de Vento, da pousada BGK, que possui dois andares e, em seu camarote, é possível assistir ao pôr do sol no final da tarde e ver os praticantes de kitesurf. No cardápio, as iguarias vão de caranguejo a filé mignon.

Powered by Rock Convert

Outra boa opção que vale o passeio é o Bar da Villa, que faz parte do restaurante Villa dos Poetas. Devido a sua localização, depois de todas as pousadas, o cenário lembra uma praia deserta. Mais reservado, o local tem uma estrutura rústica e charmosa, com espreguiçadeiras (ótimas para tirar fotos). Seu cardápio inclui massas e petiscos ao gosto dos visitantes.

Rota do cavalo-marinho

Trata-se de um dos passeios mais comuns de Barra Grande. Ele começa de charrete, pela beira da praia até chegar às margens do Rio Camurupim, mas também é possível ir caminhando (cerca de trinta minutos de caminhada). Ao chegar lá, acontece o embarque na canoa, que segue até a colônia de cavalos-marinhos, onde os canoeiros mergulham e os capturam para apreciação dos turistas (minutos depois, eles são devolvidos ao rio).

Kitesurf

Sem dúvida, a prática de kitesurf é um dos motivos que mais atrai pessoas para a cidade. Os ventos favorecem o esporte, e seus praticantes a transformaram em sede para diversos campeonatos, como o Projeto Vivo Kitesurf, Kite Trip Kalangão e o Campeonato Mundial de Kitesurf Freestyle.

Há também quem chegue para aprender. Por isso, moradores e turistas encontraram aqui uma oportunidade para promover o esporte e gerar renda. Em Barra Grande, há algumas escolas de kitesurf, como é o caso da Kite Escola Paraíso, que ensina gratuitamente as crianças da cidade.

A escola é associada à ONG Projeto Vivo, dos europeus João Bosco e Isabel Lupiañez, que já lançou grandes nomes do esporte, como Assis Pereira e as irmãs Bruna e Brena.

Além do Kitesurf, Barra Grande também é conhecida pela prática de Stand up Paddle e pelos passeios de caiaque, ideais para quem adora praticar esportes, mesmo não sendo adepto aos mais radicais.

Cachoeira do salto liso

Falando em esportes radicais, quem curte rapel pode fazer uma visita a Pedro II, que fica a 287 km de Barra Grande. Cheia de opções de turismo ecológico, como o Sítio Burizinho e o Museu da Roça, a cidade conta com vários parques ambientais e cachoeiras, sendo a mais conhecida delas a do Salto Liso. Com sua queda d’água de 35 m, ela atrai turistas de todo o Piauí e do Brasil.

Morro do gritador

Na mesma região, encontra-se o Morro (ou mirante) do Gritador. O local oferece uma vista panorâmica, de 720 m de altura acima do nível do mar, formada por paredões rochosos e vegetação. É uma das atrações mais visitadas de Pedro II, especialmente durante o Festival de Inverno, que atrai milhares de pessoas para lá.

Apesar de ser o menor litoral do Nordeste, com menos de 70 km de extensão, o estado do Piauí oferece opções imperdíveis para viajar. Barra Grande, sem dúvida, é uma delas. Ao escolhê-la como destino, não se esqueça dos itens básicos de cuidados, principalmente protetor solar e roupas leves, para aproveitar o clima local da melhor forma.

Na dúvida de como aproveitar melhor a viagem, nada mais assertivo que contar com os serviços da EcoAdventure! Nosso passeio para Barra Grande faz parte da Rota das Emoções que, como o nome já promete, garante experiências inesquecíveis pelo litoral nordestino, além de oferecer o que há de melhor no que fazer em Barra Grande. Curtiu? Entre em contato com a gente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário