Tudo que você precisa saber sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Tudo que você precisa saber sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
11 minutos para ler

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é muito conhecido por sua paisagem desértica. Compõem essa paisagem dunas de areia branca e lagoas que se formam de tempos em tempos com água da chuva. Duas das maiores lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita.

Esse detalhe das formações das lagoas no Parque dos Lençóis Maranhenses é muito importante. Portanto, para montar um roteiro para esse destino paradisíaco tem que estar atento ao tempo de formação dessas lagoas, que acontece entre os meses de abril e de agosto. Esse é o período logo após as chuvas.

Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, separamos algumas informações neste artigo.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica no litoral do Maranhão. Esse destino turístico está localizado a 250 km de distância da capital do Estado, São Luís. Três municípios dispõem de estrutura para receber os turistas que visitam o parque. Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz são as cidades localizadas na área.

Alguns ecossistemas, coexistem no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Entre eles estão a restinga, o manguezal, e um deserto com dunas de areia branca, este último ocupa uma boa parte do parque. Essas dunas inclusive são um atrativo, possuindo um passeio com carros 4×4 que são adaptados para percorrer todo o parque, passando por todos os terrenos.

Passeios

Para planejar os passeios pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é preciso analisar o perfil dos participantes. Cada grupo possui características e gostos diferentes. É possível fazer um passeio em família, inclusive com crianças, com atividades voltadas para todos os membros, incluindo praias maravilhosas, diversão e tranquilidade.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses também oferece opções para todos os tipos de aventura. Se você vai viajar com um grupo de amigos, em busca de diversão, esportes e curtição, mas também deseja tranquilidade, lindas paisagens e privacidade, esse é o destino perfeito. Separamos agora cinco passeios que não podem ficar fora do seu roteiro.

1. Circuito Lagoa Azul e Circuito Lagoa Bonita

Os dois circuitos são passeios que partem da cidade de Barreirinhas. Como a cidade não está “colada” ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses o tempo médio para chegar até as lagoas é de uma hora. Para realizar os passeios completos é preciso, pelo menos, quatro dias hospedados na cidade. Os dois circuitos são realizados em meio turno e podem ser feitos à tarde, aproveitando o pôr-do-sol ao final do dia.

Os circuitos levam os nomes das principais lagoas visitadas, porém também passarão por outras. O roteiro pode ser inclusive alterado pelos guias, dependendo da qualidade e da quantidade de água das lagoas ao redor. O Circuito Lagoa Azul passa pela Lagoa Azul, Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda e Lagoa dos Peixes. Já o Circuito Lagoa Bonita passa pela Lagoa Bonita, Lagoa do Descanso, Lagoa do Maçarico e Lagoa do Clone.

2. Circuito Vassouras, Mandacaru e Caburé

Outro passeio no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o Circuito Vassouras, Mandacaru e Caburé. Esse circuito também parte da cidade de Barreirinhas e é feito todo de lancha pelo Rio Preguiças. Esse passeio é uma boa alternativa para quem quer conhecer mais lagoas deste local paradisíaco.

A primeira parada desse passeio é no povoado de Vassouras, para um banho na lagoa dos Pequenos Lençóis. A segunda parada ocorre no povoado de Mandacaru, com direito a uma visita ao Mirante Preguiças. E esse passeio é finalizado no mar da Praia do Caburé, onde os visitantes podem parar para um belo almoço em frente ao mar.

3. Circuito Lagoa da Gaivota e Lagoa da Andorinha

Nos passeios partindo de Santo Amaro, essas duas lagoas são as mais populares do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Esses passeios são muito solicitados por estarem próximos à cidade e porque os carros 4 x 4 praticamente chegam à beira das lagoas. Mas, para quem quiser fazer o trajeto a pé é bem tranquilo, afinal ele é curto, exige o mínimo de esforço, e oferece o máximo de aproveitamento.

O turista pode escolher entre fazer os dois circuitos separadamente ou juntos. Vale lembrar que essas duas lagoas não são as únicas no trajeto. Negociando com o guia e com o grupo que está fazendo o passeio, o roteiro pode ser modificado. É recomendado o passeio na parte da tarde. Realizando o passeio de carro, é feita uma parada no topo das dunas onde se tem uma vista incrível do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e ainda se pode aproveitar o pôr-do-sol.

4. Circuito da Lagoa das Sete Mulheres com a Lagoa da Capivara

Localizado entre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o mar, podemos encontrar o povoado de Atins. Esse é o local certo para quem quer curtir, relaxar e aproveitar com calma os passeios. Aqui também é o ponto de encontro para quem deseja praticar esportes. Atins é considerado um dos “picos” do kitesurf do Nordeste.

Se você tiver disposição, com uma hora de caminhada você conseguirá chegar às lagoas. Mas, se preferir, poderá fazer o passeio nos 4 x 4 até lá. Saindo de Atins, de carro, o passeio durará cerca de vinte minutos. Depois de passear nas lagoas você poderá aproveitar uma deliciosa refeição nos restaurantes do Seu Antônio e da Dona Luiza, que estão localizados entre as dunas de areias brancas e o mar.

5. Travessia dos Lençóis Maranhenses

Muitos viajantes que escolhem o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses desejam fazer essa travessia. Os relatos são de que nela estão as lagoas mais belas do parque. A travessia pode ser feita em dois sentidos, porém, o recomendado é que seja feita de Atins para Santo Amaro, onde você fará o caminho com menos esforço.

A travessia do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses leva de 3 à 5 dias, depende do ritmo do grupo e da rota escolhida. A travessia começa ou pelas dunas ou pelo mar, e sempre na madrugada, para que o calor não atinja o grupo. O trajeto feito durante o dia termina no meio da manhã, quando o sol “começa a esquentar” e o tempo varia de 4 à 5 horas. Depois disso, podem aproveitar as lagoas e continuar a travessia no dia seguinte.

Gastronomia

A gastronomia encontrada na Rota das Emoções, incluindo o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é muito rica e variada. É possível encontrar pratos recheados de segredos e temperos locais, que ao serem misturados com a sabedoria das pessoas da região, proporcionam sabores que encantam e apaixonam. Conheça agora onde aproveitar a gastronomia ao redor do Parque.

Barreirinhas

A cidade de Barreirinhas é a principal base do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Além da beleza da cidade, do parque e dos passeios e excursões, a culinária do local é muito atrativa. A Pousada Bela Vista oferece pratos típicos e um delicioso café da manhã. Já o Restaurante Bambaê oferece som ao vivo à noite e excelentes pratos de carne e frutos do mar.

O Restaurante Orla Gourmet, que pertence à Pousada Orla Náutica, tem uma das melhores gastronomias do entorno do parque. Muitos pratos típicos locais são encontrados, como caldeirada de camarão, peixe frito e peixada. Pratos de carne e massa também são apreciados, como massa com filé ao molho madeira e espaguete ao molho de camarão.

Santo Amaro

Santo Amaro é famosa por ter as três lagoas mais bonitas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Além disso, alguns restaurantes fazem a fama da gastronomia do local. O Restaurante Recanto Preguiça tem pratos feitos no fogão à lenha, a horta comunitária fornece vegetais frescos, e os peixes são pescados no lago bem em frente. É possível ainda experimentar um delicioso prato chamado Camarão da Malásia. Um detalhe importante é que não há luz no vilarejo.

Ainda há outro restaurante que vale a pena ser conhecido. O Restaurante do Gordo é bastante simples, mas é caprichado nos pratos servidos. É possível experimentar o delicioso prato Lagosta do Gordo. Os sabores são maravilhosos!

Atins

O pequeno povoado de Atins pertence a Barreirinhas. Ele está localizado entre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o mar. Os Restaurantes de Dona Luzia e seu Antônio são pontos turísticos do local. Se você quer aproveitar as delícias da região, o camarão servido por eles é o ideal para isso. Os restaurantes são lindos e o camarão grelhado é uma das opções mais tradicionais por lá.

Os dois restaurantes, pertencentes aos irmãos, servem um camarão macio e suculento. O sabor defumado fica por conta da grelha e um molho especial que ninguém, além deles, sabe a receita. Quem experimentou diz que, apesar de aparentemente ser uma receita de família, os dois molhos têm sabores completamente diferentes e são muito deliciosos.

Cuidados

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o principal pólo de turismo da região. O lugar é muito lindo e preserva a biodiversidade natural. Além disso, a região tem muitas opções de passeios, sejam eles turísticos ou de aventura. Então, aqui vão alguns cuidados que temos que ter com o parque, com a nossa segurança e também com a nossa saúde.

1. Com o Parque:

  • Colabore ativamente na preservação do lugar;
  • Deixe cada coisa em seu local;
  • Evite Fazer Fogueiras;
  • Planeje-se;
  • Respeite a fauna e flora da região;
  • Seja amigável com outros turistas e com os nativos;
  • Traga o seu lixo de volta.

2. Com a sua Segurança:

  • Aprenda técnicas básicas como navegação e primeiros socorros;
  • Calcule o tempo de passeio e de viagem;
  • Cuide dos locais por onde passar, como trilhas;
  • Deixe um roteiro do passeio e da viagem com alguém de confiança;
  • Leve sempre equipamentos como lanterna e estojo de primeiros socorros;
  • Não se arrisque sem necessidade;
  • Procure clubes excursionistas para te guiar.

3. Com a sua Saúde

  • Leve um lanche leve, em casos de passeios demorados;
  • Mantenha-se hidratado por todo o passeio;
  • Não se esqueça dos bonés ou chapéus;
  • Não use bronzeadores, clareadores de pelos ou óleos corporais;
  • Siga sempre as orientações do guia ou condutor de visitantes;
  • Use filtro solar;
  • Use roupas leves e frescas.

Como Criar um Roteiro

Como Criar um Roteiro

Por ser um local incrível, a visita ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode ser emocionante. E montar o seu roteiro será um desafio encantador, por conta de todas as opções maravilhosas que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses oferece. Conheça agora algumas dicas para utilizar durante a criação do seu roteiro.

  • Identificar a época do ano é a principal sugestão para essa visita. Em alguns períodos, devido ao fator climático, as lagoas “desaparecem” e o clima desértico do local fica ainda mais evidente. Por isso, defina de forma consciente a época escolhida para essa viagem;
  • Em seguida, defina uma data, dentro dessa época escolhida, para desfrutar de todas as possibilidades disponíveis no local;
  • O próximo passo é definir o orçamento que será investido nessa experiência. Alguns locais possuem preços acessíveis para todos, porém, por se tratar de um trajeto turístico importante, muitos atrativos possuem preços mais elevados que o comum. Por isso, o seu orçamento será o guia principal para definir cada etapa desse passeio;
  • O orçamento também definirá os transportes que serão utilizados durante a viagem. É importante lembrar da escolha que será feita para chegar no local, mas também, de todos os transportes necessários para se locomover na região;
  • Ligue para as pousadas e hotéis das cidades em que deseja se hospedar. As que ficam mais próximas ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses oferecem hospedaria de qualidade e com valores acessíveis;
  • Definir qual passeio você quer fazer é importante. Isso evita que seu itinerário seja alterado a todo tempo e dá oportunidade para você escolher os melhores horários e os melhores guias. Defina o estilo de passeio que você deseja e escolha entre as diversas opções de cada estilo;
  • E, o mais importante de tudo, fique sempre ligado nos cuidados com as medidas de saúde e segurança do lugar. Respeitar o local em que você está pode fazer o seu passeio ser mais agradável e seguro.
  • Por fim, mas não menos importante, aproveite a viagem e desfrute desta incrível experiência.

Gostou das dicas? Para mais informações leia o artigo Saiba porque os Lençóis Maranhenses é um lugar imperdível.

Você também pode gostar