Praia do Macapá: um roteiro indispensável para quem visita o Piauí - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Praia do Macapá: um roteiro indispensável para quem visita o Piauí

Planejando a sua próxima viagem pelo litoral nordestino? Então, que tal sair um pouco do roteiro de turismo convencional e desvendar as belezas paradisíacas da Praia do Macapá em uma experiência verdadeiramente única?

Embora esse destino ainda esteja começando a ser descoberto pelo mercado de turismo, visitar as praias menos famosas da região pode oferecer muitas vantagens, como a possibilidade de conhecer um local novo com toda a calma e tranquilidade que você merece.

Ficou interessado? Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse verdadeiro paraíso escondido na região Nordeste do Brasil. Vamos conferir?

Onde fica a Praia do Macapá?

Situada no litoral do Piauí, no município de Luís Correia, a Praia do Macapá ainda é pouco conhecida pelos visitantes e não está nas principais rotas de turismo da região. Apesar disso, o destino é considerado um verdadeiro refúgio para moradores e pescadores locais.

Vizinha de outras belas paisagens, a Praia do Macapá fica bem próxima da famosa Barra Grande — um dos principais destaques do litoral piauiense. O Rio Camurupim é só o que separa esses dois destinos paradisíacos, sendo possível acessar as localidades de barco.

Partindo da parte central do município de Luís Correia, o visitante percorre cerca de 27 km para chegar à Praia do Macapá. A estrada é tranquila, pouco movimentada e rodeada de belas paisagens, que tornam o percurso ainda mais prazeroso.

O que fazer na região?

Um lugar calmo, de areias quase sempre desertas e limpas. Assim é a Praia do Macapá, a melhor opção em Luís Correia para quem busca tranquilidade, descanso e comida boa à diferentes valores. E ainda tem mais! Afinal, você desfruta de tudo isso diante de uma paisagem de tirar o fôlego.

Na foz do Rio Macapá a praia, que leva o mesmo nome, tem um enorme banco de areia — que já é o principal destaque da paisagem. Nos períodos de maré baixa, o fenômeno é tão intenso que o cenário se assemelha ao de dunas conectadas pela água.

Embora a Praia do Macapá tenha águas sempre calmas e mornas, o mar está avançando gradativamente sobre a praia e muda constantemente o cenário da região. Os ventos fortes que sopram por ali também contribuem para que a paisagem, aos poucos, vá desaparecendo.

Há alguns anos, o local abrigava uma bucólica vila de pescadores, que estava localizada às margens do rio Camurupim. Com o aumento do nível das águas do mar e os ventos intensos característicos da região, a natureza tem invadido cada vez mais o povoado, obrigando os seus moradores a estarem em constante adaptação.

Nos períodos de maré baixa, é possível acessar as áreas mais distantes da praia a pé, em uma caminhada que realmente compensa o esforço. Outro grande destaque do local são as belíssimas lagoas e piscinas naturais que se formam, ideais para o banho em família.

Quais são as principais atrações e passeios?

Assim como em outras praias do litoral nordestino, a Praia do Macapá apresenta a estrutura perfeita para a prática de esportes aquáticos, como o kite surf. As boas condições do mar e os ventos constantes atraem praticantes de diferentes regiões do Brasil e do mundo.

Entre as programações mais procuradas pelos turistas, os passeios de barco são um dos grandes destaques. Isso porque Luís Correia conta com diversas belas praias, que se estendem por mais de 28 km, e são as mais visitadas do Piauí. A grande procura por esse tipo de atração também pode ser explicada pela facilidade de acesso dos barcos aos destinos, além da possibilidade de apreciar a paisagem de um jeito ainda mais especial.

Para quem busca diversão, os passeios de banana boat, caiaque e stand up prometem uma experiência superdivertida e acessível para viajantes de praticamente todos os perfis e idade, perfeito para um dia agradável em família.

A paisagem bucólica e ainda pouco explorada da região, cercada por rios e pelo mar, também contribuem para o crescimento da pesca esportiva na Praia do Macapá. Além dos já tradicionais pescadores locais, os visitantes podem se aventurar e testar os seus conhecimentos com essa divertida atividade.

O que você ainda precisa saber?

Uma das curiosidades que impressiona sobre a Praia do Macapá é em relação a intensidade dos ventos — que são tão famosos por ali que inspiraram, até mesmo, um festival em sua homenagem. Em algumas épocas do ano, a corrente de ar é tão forte que forma pequenas dunas por todo o caminho e é responsável por, praticamente, soterrar as construções por ali.

Em relação às belezas naturais, além das dunas e do encontro entre o rio e o mar, os mangues secos se transformaram em uma verdadeira atração local, e deixam o cenário das fotos ainda mais bonito e paradisíaco.

Quanto à hospedagem, o local conta com algumas pousadas confortáveis ou opções de casas de veraneio.

Outra boa opção é contratar um pacote que inclua hospedagem antes mesmo de viajar. Assim, a agência responsável será capaz de oferecer as melhores dicas e orientações sobre passeios, translados, estadia e alimentação.

E por falar em alimentação, a gastronomia da Praia do Macapá é um espetáculo a parte. No local, é possível encontrar bares e restaurantes que atendam a todos os perfis de turistas com pratos realmente deliciosos. Caso você queira diferenciar o cardápio em algum momento da viagem, é possível fazer uma caminhada até as praias vizinhas.

Incrível, não é mesmo? Como você pode perceber, o que não faltam são bons motivos para você escolher a Praia do Macapá como destino da sua próxima viagem e desfrutar de todas as maravilhas que esse pedaço de paraíso tem a oferecer!

E agora que você já conhece um pouco mais sobre a Praia do Macapá, que tal conferir outras dicas incríveis de viagem? Siga as nossas redes sociais e acompanhe todos os conteúdos que preparamos para deixar as suas experiências ainda mais inesquecível! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This