Rota Combo oferece mais inovação no ecoturismo no centro da Rota das Emoções

7 minutos para ler

Rota das Emoções: o próprio nome já é suficiente para despertar a curiosidade e ansiedade de muitos amantes do ecoturismo. Afinal, o que esperar deste percurso, se não muita adrenalina e integração com paisagens naturais de tirar o fôlego? É por isso que as expectativas são altas para o grande número de turistas que passam pelo percurso a cada ano.

Diante de atrações tão únicas, o setor do ecoturismo possui a grande responsabilidade de valorizar as riquezas naturais ao mesmo tempo em que garante experiências marcantes para todos os visitantes que se aventuram pelos estados que compõem a rota.

Neste post, você vai entender como a Rota Combo trabalha a inovação no ecoturismo para fazer o passeio pela Rota das Emoções ainda mais impressionante!

A Rota das Emoções

O termo “Rota das Emoções” se refere a um roteiro turístico que atravessa parte da costa de três estados do Nordeste brasileiro: Maranhão, Piauí e Ceará. O passeio procura atender todos os perfis de viajantes, já que inclui destinos consagrados no turismo nacional (como Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses), mas também contempla pequenos vilarejos com paisagens mais rústicas e pouco exploradas em viagens tradicionais.

Os locais são especialmente propícios para aqueles que gostam de Ecoturismo&Aventura e Sol&Praia. Contudo a rota hoje é percorrida por diversos perfis de viajante, tais como casais em lua de mel, observadores de pássaros e vida selvagem, amantes dos esportes à vela (especialmente kitesurf e windsurf), melhor idade, fotógrafos profissionais e amadores e, claro, famílias inteiras.

Para se aventurar neste trajeto, é altamente recomendado contar com a ajuda de uma agência especializada. Antes de tudo, é preciso saber que a viagem pela Rota das Emoções pode ser personalizada — ou seja, o turista tem a liberdade de escolher por onde começar e se deseja ou não passar por determinados destinos. Essas agências, então, devem traçar roteiros que atendam os critérios do viajante.

Além disso, a rota é bastante dinâmica, pois passa por diversos locais em estados diferentes. Alguns deles, como as reservas ambientais, permitem acesso apenas com guias credenciados. Outros não são facilmente acessíveis por veículos convencionais, como as dunas de areia ou estradas de terra. Por isso, nada como poder ter o transporte terrestre providenciado e reservado por uma empresa que já tenha experiências com passeios do tipo.

Lembre-se que parte da emoção do roteiro está nos meios de transporte utilizados para passear. Sendo assim, vale a pena experimentar todas as maneiras atípicas de deslocamento que os locais tem a oferecer.

Rota Combo e a inovação no ecoturismo

Para se destacar no mercado do turismo e ganhar a simpatia de diversos tipos de viajantes e mochileiros, as empresas do ramo apostam na adoção de medidas criativas que atraiam a atenção de possíveis clientes. Neste cenário, a tecnologia ocupa um papel importante, sendo o principal impulsionador da inovação e competitividade.

Dessa forma, algumas estratégias do setor procuram analisar as tendências do mercado para que sejam capazes de antecipar possíveis mudanças (tanto tecnológicas quanto comportamentais) e agregar valor para os turistas.

Rota Combo traz tecnologia associada ao acolhimento humano

Aplicativos que avisam sobre passagens aéreas em promoção, compras online, cardápios digitais acessíveis em várias línguas e comparadores de preço que mostram oportunidades econômicas para o consumidor são alguns exemplos de como a tecnologia facilita a vida do viajante e impulsiona a indústria do turismo. No entanto, seria possível contar apenas com ela para resolver os principais demandas do cliente?

A resposta não é tão simples. Apesar de agilizar processos, facilitar contatos e proporcionar mais praticidade, a aplicação de recursos da tecnologia no âmbito turístico não é garantia de sucesso. Isso porque, por mais que a inovação no ecoturismo seja tecnológica, os serviços e experiências ainda dependem da ajuda das pessoas e se baseiam nas relações humanas.

Por mais eficiente que seja a tecnologia ao realizar as mais diversas atividades, o fator humano jamais poderá ser substituído por ela. Afinal, é essencial ter em vista que as máquinas e bots não são capazes de suprir algumas coisas das quais o cliente jamais abrirá mão, como a atenção acolhedora, os sorrisos e um bom serviço.

É aí que entra a importância de uma equipe de treinamento bem treinada e habilitada: os clientes querem ser tratados como seres humanos, e não meros usuários.

Rota Combo e a nova cultura do sharing

A ciência já mostrou que a posse material não é tão satisfatória quanto as experiências de vida. É por isso que a geração atual valoriza mais o “ser” do que o “ter” e, consequentemente, não tem mais tanto interesse em gastar altas quantias de dinheiro em bens como carros, casas e móveis como havia antigamente.

Esta tendência justifica o sucesso de diversos serviços de compartilhamento, como Uber, AirBNB e Couchsurfing. O principal motivo para este sucesso não é apenas a consciência de um consumo sustentável, mas também a economia que isso pode proporcionar para o viajante.

A Rota Combo

Para que o cliente tenha a melhor experiência possível, é preciso que a tecnologia e prestação de serviços estejam alinhados no mesmo (alto) nível de excelência. Por isso, a Rota Combo é uma empresa que garante a inovação no ecoturismo por meio de diversos diferenciais.

Compartilhamento de transportes

Ao observar a revolução não apenas tecnológica, mas também comportamental de seu público, a Rota Combo se tornou a primeira empresa a oferecer transfers/traslados e passeios compartilhados na Rota das Emoções.

Além de oferecer a opção de dividir o transporte enquanto o turista socializa com outras pessoas e torna a sua viagem mais divertida, a empresa é a única que oferece partidas com saídas regulares dos Lençóis Maranhenses para o Delta do Parnaíba e vice-versa. O mesmo vale para os deslocamentos de Delta do Parnaíba para Jericoacoara.

Democratização de preços

Na Rota das Emoções, muitos dos trajetos percorridos de carro devem ser do tipo 4×4, para enfrentar as estradas cheias de trechos rudimentares. A consequência desta condição resultava em gastos com veículos privativos caríssimos.

Para baratear os custos e tornar as viagens independentes pela Rota das Emoções possível, a Rota Combo se tornou a única empresa do tipo low cost neste segmento — afinal, ao repartir os meios de transporte, os seus custos caem consideravelmente.

Tecnologia oferecida

A Rota Combo é uma agência de transporte na qual todos os serviços podem ser adquiridos online, sem passar por um processo comercial com interferências humanas. O e-commerce, o chat online e outros recursos de contato facilitam e agilizam o processo de compra de pacotes.

Além disso, softwares de gerenciamento de venda e operação são utilizados na execução do serviço, mitigando assim as possíveis falhas operacionais. Alguns softwares de monitoramento do cliente também visam, por meio da tecnologia, fornecer suporte e fazer um acompanhamento do viajante antes, durante e após a venda.

Cuidado humanizado com o viajante

A Rota Combo tem uma forma de trabalhar que traz a segurança e o conforto que o cliente precisa durante uma viagem turística — principalmente na Rota das Emoções, que é uma aventura longa e cheia de mudanças de estados, cidades e atividades.

Para isso, foi criada forma de trabalhar que concilia o atendimento humanizado, trazendo segurança e conforto por meio do know-how de uma equipe qualificada e o conhecimento profundo que possuem acerca da região.

O motto da Rota Combo é “compartilhe emoções”. A inovação no ecoturismo está pautada na tecnologia e no compartilhamento, que é uma mudança psicossocial presente em todo o mundo.

Gostou do post? Se você não vê a hora de conhecer tantas riquezas naturais, entre em contato com nossos parceiros. Assim, você pode se preparar para curtir sua viagem sem preocupações!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Rota Combo oferece mais inovação no ecoturismo no centro da Rota das Emoções

Deixe um comentário