Turismo em Fortaleza: 6 dicas para aproveitar o que a cidade tem de melhor

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

As férias são momentos ideais para quem quer sair da rotina e deixar os dias estressantes de lado. Quem quer desfrutar desse período pode viajar para Fortaleza e aproveitar todos os pontos turísticos que a cidade tem a oferecer.

A capital do Ceará nasceu ao redor do Forte de Nossa Senhora da Assunção, por volta de 1649. Construído para barrar as invasões indígenas, o forte, em primeiro momento, pertenceu aos holandeses que, posteriormente, foram expulsos pelos portugueses.

Devido a esses acontecimentos, a construção do forte é considerada o marco inicial da criação da cidade, que ganhou o título de capital da Capitania do Ceará, em 1777.

Quer saber mais sobre o turismo em Fortaleza? Então, confira nossas dicas sobre o que fazer na cidade.

1. Saiba mais sobre a cidade

Com 314.930 km² de área e 2.452.185 habitantes, Fortaleza é a quinta maior cidade do país. Muito bem localizada, a cidade fica a 552 km de Natal, a 626 km de Teresina,104 km de João Pessoa, 228 km de Recife e a 1055 km de São Luís.

Fortaleza é uma cidade quente o ano todo. A temperatura média anual é de 27ºC. As mudanças discrepantes de temperatura não acontecem na cidade, entre o inverno e o verão.

2. Conheça as praias paradisíacas

A praia do Futuro é a principal praia urbana de Fortaleza. Na orla da praia são os hotéis que tem o destaque. Uma região perfeita para quem quer ter a comodidade de ficar próximo do mar.

Na beira a mar, as barracas com alta estrutura contam até com piscinas e espaços para show. Cada local oferece atrativos diferentes. Caminhe pela orla e encontre a barraca ideal para você.

O mar não é um dos mais tranquilos, mas ele é liberado para o banho. No entanto, tome cuidado com as marés altas.

A praia de Iracema, também, é outro ponto que deve ser visitado. No início, a região era povoada por pescadores locais. Porém, com o passar dos anos e com o crescimento da cidade, a praia se tornou um centro industrial do município.

Atualmente, as casas da região se tornaram museus, casas culturais e bares. Da vila de pescadores a um dos locais mais agitados. Essa praia é o destino para quem vai passar o réveillon na capital cearense para dar boas-vindas ao ano novo.

Outro point que você pode conhecer, quando for à Fortaleza é a Praia do Meireles. Nessa orla, você vai encontrar restaurantes, bares e a feira de artesanato que fica na Avenida Beira Mar, para quem gosta de trabalhos manuais.

3. Visite os museus

Além das praias, Fortaleza também guarda sua história nos diversos museus. O Museu do Ceará foi criado em 1932 e fica localizado na parte histórica da cidade.

Com mais de 13 mil peças que ilustram os aspectos culturais de indígenas, do cangaço e da época da escravidão, o museu fica localizado próximo à Praça dos Leões, no centro da cidade.

Powered by Rock Convert

O Minimuseu Firmeza fica na casa onde moravam os dois grandes artistas plásticos do estado, Estrigas e Nice. O museu reúne obras com a temática que vai desde o popular ao erudito. Além disso, estão também reunidos diversos documentos sobre a história da arte do Ceará.

Esse museu fica localizado na Via Férrea, 259, no bairro Novo Mondubim. O acesso ao museu é gratuito, mediante agendamento.

Outro museu que você não pode deixar de conhecer é o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea. Localizados no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, esses museus exibem obras de artistas locais, nacionais e até internacionais.

4.Conheça a comida típica

Por ser uma cidade litorânea, os amantes de frutos do mar podem aproveitar para comer os pratos típicos, como os peixes pargo, cavala, pescada amarela, o sirigado e o robalo, moqueca cearense etc.

Porém, não é só os peixes que compõe a culinária local, pratos como carne de sol com macaxeira e o baião de dois, também são famosos no estado.

5. Caminhe nos parques de Fortaleza

Quem gosta do estilo de vida outside pode conhecer uns dos parques da cidade. O Parque da Liberdade, também conhecido como Cidade da Criança, fica no centro de Fortaleza.

O nome é em homenagem à libertação dos escravos do Ceará, mas ele também ficou conhecido como Cidade da Criança, devido ao zoológico e às atividades para crianças que existiam no local. Atualmente, o parque é visitado para poder relaxar ao ar livre.

O Engenhoca Parque Educativo, fica à 30 km de Fortaleza. Lá, você encontra o Museu do Engenho Colonial, trilha ecológica, pista de bicicleta e diversas atividades para você e sua família.

O Parque Botânico do Ceará fica em Caucaia, localizado a quase 18 km da região metropolitana de Fortaleza. Nesse parque existem algumas atividades, como aulas de dança, oficinas de reciclagem, muito contato com animais e plantas nativas.

6. Explore outros pontos turísticos

Quando você for a Fortaleza existem alguns pontos turísticos que não pode deixar de conhecer. O Marcado Central é um prédio de 1809 e tem mais de 500 lojas, nas quais você pode encontrar esculturas de artesanatos, redes, cachaças, castanhas e peças de renda.

O Centro Cultural Dragão do Mar, na Praia de Iracema, é um centro cultural que reúne além dos Museu de Arte Contemporânea (MAC) e do Museu de Cultura Cearense, o Planetário Rubens de Azevedo, um cinema e alguns restaurantes.

Caso você visite a cidade em uma quinta-feira, você vai pegar a “Noite do Caranguejo”. Nesse dia, moradores e turistas se encontram na região da Praia do Futuro para comer caranguejo.

O turismo em Fortaleza é simplesmente sensacional! Essa cidade é um destino que oferece diversas opções de pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer nas suas férias. Caso você queira visitar Fortaleza e não se preocupar com a locomoção, você pode optar por alugar um carro e conhecer todos os lugares que citamos neste texto. Além de belíssimas praias a região metropolitana conta com outros tantos atrativos como Museu da Cachaça em Maranguape. Destinos como Cumbuco, Praia das Fontes, Porto das Dunas e o célebre Beach Park, o maior parque aquático da América Latina, ficam nos arredores da Capital Alencarina.

Gostou das nossas dicas das nossas dicas sobre o turismo em Fortaleza? Já pode arrumar suas malas e viajar. Caso você tenha mais alguma dica, compartilhe com a gente comentando neste post.

Você também pode gostar

Deixe um comentário