Você sabe como surgiu a Rota das Emoções? Conheça a história!

6 minutos para ler

A Rota das Emoções é muito conhecida por unir três paraísos naturais em um único roteiro: Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.

Mas o que poucos sabem é de onde veio essa ideia e como ela evoluiu até se transformar nesse pacote turístico tão desejado por turistas do Brasil e do exterior.

Você tem curiosidade sobre esse assunto ou pretende embarcar nessa aventura? Então, acompanhe neste texto como surgiu a Rota das Emoções!

Qual a importância da rota para o turismo na região?

Até os anos 90, os estados que compõem a rota — Ceará, Piauí e Maranhão — não tinham o turismo integrado muito desenvolvido. Quem mais percebia e usufruía da beleza local eram os próprios nativos. A dificuldade de transporte entre os destinos, era uma das várias barreiras para turistas de outros estados e do exterior.

A estruturação deixou de ser regional com o surgimento da Eco Adventure Tour, dentre outros desbravadores, uma empresa apaixonada pelos três destinos e com o desejo de conectá-los, transformando-os em um produto turístico.

Esse momento foi muito importante para a região, pois mesmo com o potencial dos três locais, não existia uma política turística que os atendesse. Os lugares que antes eram visitados individualmente passaram a crescer juntos.

O desenvolvimento turístico foi fundamental para divulgar o trabalho primoroso realizado pelas comunidades locais, além de valorizar a cultura e movimentar a economia da região.

Qual a história da Rota das Emoções?

Como você percebeu, falar da Rota das Emoções é também falar da Eco Adventure Tur, a primeira empresa que teve o compromisso de conectar os três estados. Com a criação do roteiro que une os três destinos, em 1998, os paraísos naturais, com fauna e flora exuberantes, ganharam destaque no Brasil e no mundo.

O trabalho foi melhorando e, em 2005, deixou o nome Delta-Jeri-Lençóis para assumir a atual nomenclatura: Rota das Emoções. Esse título foi o resultado de uma dinâmica realizada pela Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, formada pelo Ministério do Turismo, Sebrae, empresários do trade turístico e lideranças locais.

Melhor roteiro turístico do país

A união de vários órgãos, de empresários e do trabalho desenvolvido na região deu mais destaque à rota, tornando-a mais conhecida. A venda de pacotes pela internet também impulsionou esse crescimento. Como resultado, em 2009, a Rota das Emoções foi eleita pelo Ministério do Turismo como o melhor roteiro turístico do país.

E junto com o título vieram novas responsabilidades. Um dos objetivos da Rota das Emoções é tornar-se referência como destino sustentável. Além disso, também busca integrar o trabalho das comunidades com a natureza, os esportes e o turismo.

Como funciona a Rota das Emoções?

A Rota das Emoções é formada por três estados: Ceará, Piauí e Maranhão. Ao todo, são 14 cidades e três grandes atrativos: o Parque Nacional de Jericoacoara, a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O roteiro é repleto de belezas naturais, com ilhas, praias, rios, lagoas, mangues, dunas, vegetação e fauna local. Além disso, a culinária e a cultura desses lugares são únicas. E o melhor de tudo: o entretenimento e a receptividade do povo nordestino são inigualáveis!

Se você gosta de vida animal, prepare-se para as surpresas que terá no caminho: aves, mamíferos e répteis podem ser avistados nos principais passeios do roteiro. Já imaginou quantas fotos legais você terá?

Os pacotes variam entre 7 e 15 dias, com a possibilidade de iniciar a trip pelos três portões de entrada para a rota: São Luís (MA), Fortaleza (CE), Parnaíba (PI) e Teresina (PI). Essa é uma viagem para todos os públicos, desde mochileiros até famílias completas. Uma coisa é certa: essa trip será única e inesquecível!

Quais as vantagens de conhecer a região?

Se você ainda não se convenceu de que esse deve ser o próximo destino da sua viagem, fique atento aos tópicos seguintes. Vamos mostrar as vantagens de viajar para a Rota das Emoções.

Custo-benefício

Já pensou em unir três destinos em uma única viagem? Em vez de gastar um valor em cada lugar, você pagará um preço único por todo o roteiro. Ou seja, com um único investimento, você aproveitará tudo o que cada região tem a oferecer sem preocupações.

Contato com a natureza

A Rota das Emoções é um roteiro de ecoturismo. Isto é, em todas as atividades, os turistas têm contato com a natureza. Seja em passeios off road, seja em barco ou canoa, você terá uma verdadeira imersão no cenário local.

Prática de esportes

Se você gosta de aventura, vai se sentir em um verdadeiro paraíso. Além dos passeios com caminhadas, você terá a oportunidade de praticar outras atividades físicas. As águas cristalinas das lagoas convidam para o mergulho, assim como o Rio Parnaíba e todo o litoral da rota. A região também tem condições perfeitas para a prática do kitesurf e windsurf.

Durante os passeios, você também não vai ficar parado. Caminhadas, trekking, canoagem, caiaque e sandboard esperam por você. Já pensou experimentar alguma dessas atividades com os amigos ou com a família? Diversão na certa! Se estiver preparado fisicamente, indicamos o trekking nos Lençóis Maranhenses.

Gastronomia

Se tem um item que não pode ficar de lado é a culinária local. Os pratos típicos são exóticos e deliciosos. No Ceará, você pode experimentar o famoso baião de dois com carne de sol, o feijão verde, a caranguejada e o saboroso suco de cajá.

No Piauí, os grandes destaques são torta de caranguejo, arroz com capote e maria isabel. E no Maranhão você conta com a caldeirada e a Torta de Camarão, que também pode ser de Sururu, claro, o ícone arroz de chuchá. Ficou com água na boca? Então imagine saborear os frutos do mar e a refrescante água de coco ou com a cajuína.

Agora que você já sabe como surgiu a Rota das Emoções, é hora de planejar a sua visita. Com a Eco Adventure Tur você pode organizar toda a sua viagem: transporte, hospedagem, transfers e passeios. A agência também tem diversas opções de pacotes para personalizar a sua viagem de acordo com as suas preferências.

Gostou de conhecer a história sobre esse roteiro turístico? Então entre em contato com a gente e embarque nessa aventura!

Você também pode gostar

5 thoughts on “Você sabe como surgiu a Rota das Emoções? Conheça a história!

    1. Oi Rosa! Realmente é inesquecível. Que bom que compartilhou sua experiência conosco. Espero te encontrar aqui mais vezes! bjs

  1. Monitoruj telefon z dowolnego miejsca i zobacz, co dzieje się na telefonie docelowym. Będziesz mógł monitorować i przechowywać dzienniki połączeń, wiadomości, działania społecznościowe, obrazy, filmy, WhatsApp i więcej. Monitorowanie w czasie rzeczywistym telefonów, nie jest wymagana wiedza techniczna, nie jest wymagane rootowanie.

Deixe um comentário