Por que investir em experiências e não em coisas?

6 minutos para ler

O seu dinheiro traz felicidade? Sabe aquela dúvida entre o novo lançamento da marca de smarthphones que você está admirando na vitrine ou a organização para uma viagem que é planejada há anos? Neste post, vamos explicar por que investir em experiências é ideal para uma vida mais prazerosa.

Depois de comprar um bem material que estava chamando a sua atenção, vem a sensação de êxtase e sonho realizado, não é mesmo? No entanto, após alguns dias, você se acostuma com o objeto e ele se torna comum em sua vida.

Confira, neste texto, o que são experiências e por que investir nessas descobertas para vivenciar aventuras inesquecíveis! Continue a leitura!

O que são experiências?

Qualquer acontecimento na vida é uma experiência. É possível vivenciar esses momentos em parques próximos à sua casa ou alugando uma van para viajar com os amigos pelas rotas dos Lençóis Maranhenses, por exemplo.

Podemos definir experiências como ações destinadas a descobertas e aprendizados. Elas são eternas uma vez que ficarão marcadas para sempre nas memórias de quem vivenciou momentos inesquecíveis a partir de viagens e aventuras.

Segundo o paradoxo de Easterlin, o dinheiro compra felicidade apenas até certo ponto porque, depois de adquirir um lançamento, as pessoas tendem a sentir o entusiasmo da novidade, no entanto, esse sentimento desaparece com o passar dos dias, e aquele objeto se torna parte da rotina.

Algumas pessoas acreditam que comprar um bem material em vez de investir em experiências, como viagens, pode proporcionar mais felicidade ou bem-estar. A curto prazo, ambas as aquisições apresentam o mesmo valor, porém, com o passar do tempo, a satisfação da compra de um bem material diminui enquanto o contentamento com as experiências aumenta.

Por que investir em experiências?

Agora que você já sabe a definição e como ela se prevalece em comparação aos gastos com outras coisas, nós separamos alguns motivos para você começar a investir em experiências divertidas e proveitosas para a sua vida agora mesmo! Veja quais são!

Você pode criar memórias e lembranças inesquecíveis

Vamos começar com uma simples pergunta: você se lembra de, pelo menos, um detalhe de cada viagem que já realizou? Se a resposta for sim, já podemos confirmar que as experiências que adquirimos em viagens são inesquecíveis.

Ao investir em pacotes turísticos para os mais variados destinos, com diversas opções de passeios e programações criadas com o intuito de divertir e entreter, você garante a oportunidade de espairecer a cabeça, que, muitas vezes, está cheia de preocupações com a rotina de trabalho.

Disponibilizar parte da sua renda e tempo para aproveitar uma viagem em sua própria companhia ou com pessoas próximas é uma iniciativa que proporciona momentos eternos.

É possível aprender coisas novas

Vivemos para aprender, não é mesmo? Ao investir em experiências, você se permite conhecer outras culturas, gastronomias, expressões e dialetos do seu idioma ou, até mesmo, novas línguas.

Durante uma viagem ou experiência diferente do que é realidade na rotina diária, é possível ampliar o leque da sua visão de mundo e, consequentemente, aprender coisas que você jamais imaginou descobrir.

Você vive uma jornada de autoconhecimento

Investir em experiências significa conhecer de tudo um pouco, inclusive de si mesmo. Aproveite a oportunidade para espairecer a sua cabeça, libertando os pensamentos e estresses da sua rotina.

O autoconhecimento ajuda a compreender a sua personalidade, seus desejos, objetivos e a maneira que você pretende se comportar para conseguir atingi-los.

Autoconhecer-se auxilia em todas as suas decisões pessoais e profissionais, proporcionando a chance da descoberta e a oportunidade de mudança em seu cotidiano.

As experiências proporcionam uma excitação

As experiências causam alegria e excitação desde o momento do planejamento do roteiro turístico até a execução. Em uma viagem, por exemplo, essa sensação começa com a curiosidade de procurar os melhores hotéis, as rotas e os passeios com aquele sentimento de inquietação, que permanece até o dia do embarque.

Planejar o cronograma de atividades dos dias de passeios e vivenciar todos os momentos imaginados causa uma sensação emocionante, não é mesmo? Esse é um dos principais privilégios de quem prefere investir em experiências.

A felicidade fica estampada no rosto

Quando você compra, por exemplo, uma televisão moderna para assistir à nova novela que conta a história da Região Nordeste do Brasil, você fica feliz? Obviamente, porque você adquiriu um bem material. No entanto, imagine juntar esse dinheiro para conhecer esse paraíso turístico pessoalmente? A experiência de conhecer novas paisagens e lugares, além das cenas televisionadas, é indescritível.

Os momentos vividos se tornam parte da nossa identidade

O que você compra durante a sua vida não define a sua identidade, ao contrário das experiências, que são essenciais para a construção da sua personalidade. Com o passar dos anos, nós nos tornamos aquilo que experimentamos, vivenciamos e aproveitamos durante a vida, e é isso que nos diferencia das outras pessoas.

As vivências são momentâneas

Elas passam num piscar de olhos, por isso proporcionam sensações instantâneas que, ao final desse momento, serão apenas lembranças e memórias. Ao adquirir bens materiais, eles estarão presentes no seu cotidiano e não serão valorizados da mesma maneira que as experiências. Isso se deve ao fato de que, por durarem um curto espaço de tempo, o valor sentimental sobre elas tende a crescer.

As coisas podem se desvalorizar, mas as experiências não

Vamos iniciar esse tópico citando o exemplo de um investimento em um automóvel: depois de comprar um carro, você nunca mais vai conseguir vender esse veículo pelo mesmo valor que o adquiriu. Ele foi desvalorizado por você e pela sociedade.

Um investimento em experiências, como conhecer a Rota das Emoções na Região Nordeste do Brasil, vai fazer com que você se recorde desse momento para o resto da sua vida, contando sobre as belas paisagens do local para as pessoas ao seu redor.

Com todos esses motivos que apresentamos, ficou mais fácil entender que as coisas perdem o seu valor rapidamente, enquanto as experiências perduram em nossas memórias para sempre, influenciando em nosso amadurecimento pessoal e profissional, não é mesmo?

O que você achou do nosso conteúdo? Pretende começar a procurar os melhores pacotes promocionais e investir em experiências em vez de coisas? Então compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude os seus amigos a descobrirem as vantagens dessa escolha!

Você também pode gostar

Um comentário em “Por que investir em experiências e não em coisas?

Deixe um comentário