8 dicas incríveis para curtir as férias em São Luís - Ma - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
8 dicas incríveis para curtir as férias em São Luís – Ma

A vida na cidade grande pode ser estressante e desgastante para quem tem o cronograma apertado pelo trabalho. Por isso, nada melhor que tirar alguns dias de descanso merecidos  para relaxar e sair da rotina corrida. O Brasil, com seu vasto território, tem lugares de sobra para serem explorados, mas com certeza o Nordeste é uma das melhores pedidas para quem quer sombra e água fresca: passar férias em São Luís pode ser uma ótima alternativa.

Então, se a capital do Maranhão  não é o seu próximo destino nas férias, ela bem que deveria ser. Apesar de ter sido fundada pelos franceses, a cidade tem o estilo arquitetônico dos portugueses, com os grandes casarões espalhados pelo centro histórico.

Enquanto o Bumba-Meu-Boi colore a cidade nos meses de junho e julho, o reggae regional toma conta dos clubes e bares durante todo o ano. A gastronomia também não deixa a desejar, com o típico refrigerante guaraná Jesus e os pratos de arroz de cuxá.

Ficou interessado? Confira agora o que você não pode perder nas suas férias em São Luís.

1. Conheça o centro histórico

Tombado pela Unesco, o centro histórico de São Luís é um passeio indispensável. Grande parte dos casarões foram transformados em centros históricos que abrigam a história da capital maranhense.

Na Casa de Maranhão, Casa de Festa e Casa de Nhozinho você terá acesso a acervos de instrumentos e fantasias do Bumba-Meu-Boi, um pouco da cultura religiosa local e o trabalho do artesão Nhozinho, um dos mais famosos no estado.

2. Passeie por Alcântara

Conhecida por ser “a cidade que parou no tempo”, Alcântara fica a 1h20 de barco de São Luís e deve ser visitada. Composta por verdadeiras ruínas, o cenário rende fotos belíssimas. Durante o dia, pode até parecer uma cidade fantasma, já que o agito dos bares começa junto do pôr do Sol. A dica aqui é pernoitar na cidade e voltar para a capital no dia seguinte.

3. Explore as Fronhas Maranhenses

A vila de pescadores de Raposa fica a apenas 30 km de São Luís e é pouco conhecida pelos turistas. A vila abriga a maior colônia de pescadores do Maranhão e o Corredor de Rendeiras de Bilro, que produzem toalhas, roupas, panos de prato e almofadas de rendas.

Além do artesanato local, Raposa também é a porta de entrada para as “Fronhas Maranhenses”, uma miniatura dos Lençóis Maranhenses.

De Raposa você pode pegar um barco até a Ilha Carimã, que abriga as Fronhas. No meio do caminho, pare no criadouro de ostras, onde é possível experimentar do alimento fresco. Se você busca por tranquilidade e calmaria, siga viagem até a praia de Carimã. Além da linda paisagem, a praia deserta que fica atrás das dunas de areia oferece também sossego.

4. Experiente a culinária local

O principal prato da culinária maranhense é o arroz de cuxá. Trazido pelos portugueses, a receita leva a vinagreira, erva verde escuro conhecida como cuxá, camarão seco, gergelim e farinha de mandioca.

Os restaurantes mais indicados para se deliciar com os pratos são o do SENAC, Dona Maria e Cabana do Sol.

Você também não pode deixar de experimentar o tradicional guaraná Jesus. De coloração rosa, a bebida típica do Maranhão foi comprada pela Coca Cola e até pouco tempo atrás só podia ser vendida no próprio Estado.

5. Dance reggae

Conhecida como “Jamaica Brasileira”, a cidade de São Luís é comandada pelas batidas do reggae regional. Para dançar ou escutar, os lugares mais recomendados são o Roots Bar, o Bar do Nelson e o Chama Maré.

Se o reggae não é seu estilo musical preferido, você pode encontrar o que procura na Rua Portugal. Os bares e restaurantes dos casarões variam nos estilos musicais com um clima descontraído pelas ruas do Centro Histórico.

6. Pratique esportes

Corrida, surf ou vela: em São Luís é possível escolher entre diversas práticas esportivas. Se você quer correr com a vista do mar, a praia do Calhau é a melhor pedida. Ao longo da Avenida Litorânea é comum ver ciclistas e corredores. As praias de São Marcos e Olho D´Água são as mais recomendadas para os esportes aquáticos como surf, vela e kitesurf.

7. Participe das festas locais

Os meses de junho e julho são de festa junina em grande parte do país. No Maranhão, no entanto, a festa de São João é celebrada de outra forma. O Bumba-Meu-Boi toma conta dos arraiais, levando uma explosão de cores aos foliões.

Só em São Luís existem mais de cem grupos de Bumba-Meu-Boi. Cada um desses grupos possui uma característica de figurino, coreografia e instrumentos, chamado de “sotaque”. Os sotaques mais famosos são: Matraca, Zabumba, Orquestra, Baixada e Costa de Mão. 

Caso você esteja programando uma viagem para esse período, não deixe de conferir a agenda de apresentações dos principais arraiais da cidade de São Luís: Maria Aragão, Ipem e Nauro Machado.

8. Conheça os Lençóis Maranhenses

Já imaginou visitar um “deserto” de areia branca com águas cristalinas? Se sua resposta foi sim, você deve conhecer um dos grandes pontos turísticos brasileiros. Se sua resposta foi não, você deve conhecer mesmo assim para mudar de ideia. O Parque Nacional, que abriga os Lençóis Maranhenses, fica há quatro horas de distância da capital e guarda um cenário estonteante.  

Com diversas opções de turismo, você pode escolher entre caminhar por dunas de areia que chegam até 40 metros de altura, banhar-se nas lagoas multicolores e conhecer rios que cortam a paisagem. Para tornar a experiência ainda mais completa, busque por passeios de lancha. E para os fãs de aventura, ainda é possível fazer trekking pelo local.

Na hora de buscar por hospedagem, opte pelas cidades ao redor do parque: Barreirinhas, Primeira Cruz ou Santo Amaro. A primeira, considerada como a capital da região, é a que conta com melhor infraestrutura.

A capital do Maranhão tem muito a oferecer aos seus turistas em qualquer época do ano. Seja no alto verão quando as temperaturas são ideais para a praia, ou no inverno, quando a cultura local toma conta das ruas, suas férias em São Luís serão inesquecíveis!

Para ver mais dicas de roteiros incríveis pelo Brasil fique de olho nas no nosso Facebook, Instagram, Twitter, Flickr, Google Plus e no nosso canal do Youtube.

Comments (4)

  1. Avatar

    Amei seu site. Muito bom mesmo. Parabéns

    1. Avatar

      Obrigada! Tem muita novidade boa ainda por vir 🙂

  2. Avatar

    Boa noite , tem dica de hospedagem para família ? São-luis tem UBER ? Obrigado

    1. Avatar

      Olá Alessandro! Te indico a http://www.ecoadventure.tur.br eles são fera no assunto…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This