Barra Grande – Piauí: saiba mais sobre esse destino incrível!

12 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Mesmo sendo dono do menor litoral brasileiro, com apenas 66 quilômetros de extensão, o Piauí reserva belas paisagens e locais ainda não muito explorados pelos turistas. É o caso de Barra Grande, paraíso praticamente intocado, que se localiza no estado.

Se você ainda não conhece esse destino, após a leitura vai querer reservar um pacote para a visita e viajar o mais rápido possível! Isso porque Barra Grande conta com tudo o que é necessário para uma experiência inesquecível no litoral.

Ficou interessado e quer saber mais sobre esse destino incrível? Então continue a leitura!

Sobre Barra Grande, Piauí

Barra Grande está localizada no município de Cajueiro da Praia, que fica a aproximadamente 400 km da capital Teresina e 65 km do aeroporto de Parnaíba no litoral. O local oferece sossego, belas paisagens e uma ótima opção para quem deseja uma viagem repleta de natureza. Para muitos, Barra Grande é considerada a Jericoacara (Ceará) de uns bons anos atrás.

A cidade mistura ambiente rústico e calmaria com as opções de esportes, fazendo com que seja um cenário ideal para os mais variados tipos de turistas. Nessa praia há espaço para todo mundo, seja para casais em busca de lugares paradisíacos, atletas ou famílias e amigos que procuram diversão.

Recomendamos que o visitante aproveite para escolher uma pousada de frente para o mar a fim de ter uma linda paisagem ao acordar e estar pertinho dos pés na areia!

As características

A região tem clima tropical e semiárido com temperaturas que ficam em torno dos 25 graus. Os meses mais secos são de junho a dezembro e os mais chuvosos vão de janeiro a maio. O segundo semestre também é conhecido pelas boas condições de vento para a prática de esportes como o kitesurf e o windsurf.

Barra Grande tem muitos rios que correm para o mar. As águas são calmas, cristalinas e quentes, proporcionando momentos únicos para o visitante. O seu sossego, as praias e as piscinas naturais conquistam todos os turistas que buscam relaxar e curtir a natureza, sendo um enorme potencial para os amantes do ecoturismo.

No entanto, isso não quer dizer que faltam atrações para os visitantes. O cenário natural, o acolhimento dos moradores com os turistas, os ventos favoráveis, a incrível culinária… são tantas boas características que difícil vai ser fazer as malas para voltar.

Barra Grande do Piauí

É importante ressaltar que existe outra praia com o mesmo nome, que fica em Maraú, na Bahia. Por isso, cuidado para não se confundir e seja bastante específico nas suas pesquisas: Barra Grande do Piauí.

Os esportes aquáticos

Graças aos seus fortes ventos e às condições das ondas e temperaturas locais, Barra Grande foi descoberta pelos praticantes de kitesurf e é a atual queridinha dos atletas dessa modalidade. O local já sediou eventos nacionais e internacionais do esporte, como o Campeonato Mundial de Kitesurf Freestyle.

Para os turistas mais aventureiros, vale a pena tentar aprender um pouquinho do esporte. É possível contratar aulas rápidas e divertidas e alugar os equipamentos específicos nas pousadas da região ou direto na praia. Há várias escolas de kitesurf na região. No entanto, se você não quiser se arriscar na prática, pode se sentar na praia e apreciar a vista das pipas no céu e as manobras dos esportistas.

Além do kitesurf, a região de Barra Grande se destaca pela prática de outros esportes aquáticos. O Stand Up Paddle, uma espécie de surf em pé com o auxílio de remos, também é atração local e os visitantes ainda podem realizar mergulhos guiados ou passeios de canoa.

A praia

Se você quer relaxar e não perde a oportunidade de curtir uma praia, Barra Grande vai se transformar no seu paraíso particular. São 66 km de praia de areia branquinha e um mar limpo de águas quentes e com um azul apaixonante durante todo o ano.

Apesar da grande procura dos praticantes do kitesurf pelos atrativos locais, a praia fica na maior parte do tempo vazia e é possível encontrar trechos de pura tranquilidade e calmaria. Além disso, a maioria das pousadas está a poucos passos da areia, facilitando o seu deslocamento.

Esse paraíso do Piauí tem ganhado tanto destaque pela sua beleza e tranquilidade que está se tornando o queridinho das noivas. É cada vez mais comum encontrar pequenas cerimônias de casamento sendo realizadas na região, tendo como cenário o mar e um pôr do sol inesquecível.

O que fazer

Apesar de ser um pequeno povoado, há muito o que fazer em Barra Grande. A maioria dos passeios envolve as belezas naturais, então pode reforçar o protetor solar, beber bastante água e descansar os olhos para apreciar paisagens espetaculares. Confira algumas sugestões.

Curtir o melhor da natureza

A natureza é, sem dúvidas, o ponto forte de Barra Grande no Piauí. Se você vai conhecer o local, existem muitas possibilidades de atividades de ecoturismo e contemplação das belíssimas paisagens naturais. Não deixe de caminhar pela areia fofa das praias e curtir o passeio e os cenários paradisíacos sem preocupações.

Além disso, planeje-se para ver o nascer ou o pôr do sol em algum momento da sua estadia. Esses belos momentos estão entre os principais destaques turísticos no pequeno paraíso. Curta também as piscinas naturais. Formadas pela maré baixa, elas são tranquilas e ótimos lugares para sentar e pegar um bronzeado.

Powered by Rock Convert

A Rota do Cavalo Marinho

A Rota do Cavalo Marinho é um dos passeios mais procurados pelos turistas na região e precisa estar no seu roteiro de viagem. A experiência de contato direto com a natureza se inicia com um trajeto de charrete na vila dos pescadores, no qual é apresentado para o viajante um pouco da região e das curiosidades locais.

Depois disso, o passeio segue em uma rota de canoa pelo rio em que os turistas encontram a beleza da fauna e da flora local. A visita tem parada no mangue, um dos principais pontos turísticos de Barra Grande, e os visitantes podem conhecer mais sobre os caranguejos — um dos pontos altos da culinária local — e até mesmo ver alguns cavalos-marinhos que se escondem pelo local de perto.

Além da contemplação, ainda é possível tomar banho nas águas do rio e, depois dessa parada, o passeio segue para o seu destino final: a ilha dos cavalos-marinhos. O local é habitat e berçário dos animais que dão nome a essa rota. Vale a pena conhecer!

Visita ao Delta das Américas

Aproveite também para fazer o incrível passeio para Delta do Parnaíba, que passa por ilhas e praias, e faz com que o turista embarque no melhor da fauna e da flora da região. Localizado na divisa entre Piauí e Maranhão, é o terceiro maior delta em mar aberto do mundo! Algumas pessoas aproveitam para conhecer essa região quando fazem a Rota das Emoções. Esse é, sem dúvidas, um dos atrativos mais procurados no estado e vale a pena a visita!

Descubra os encantos de Pedro II

Cansou do calor? Que tal descansar na “Suíça do Piauí”? Estamos falando de Pedro II, uma cidade piauiense localizada na região serrana, a 285 quilômetros de distância de Barra Grande. A tranquilidade e o clima fresco, com 24º C de média anual, tornam a viagem única e inesquecível. Já pensou sentir “frio” no Nordeste?

Uma das principais atrações locais é o Morro do Gritador, um dos pontos mais altos do município. A vista do mirante é energizante e encantadora. Para ter acesso ao local, basta pagar a taxa de entrada, que custa R$ 25 em média. Aproveite e visite a Cachoeira do Salto Liso. Você vai se apaixonar pelo contraste de paisagem!

Passeios locais

Aproveite os passeios locais para ter maior contato com a cultura do lugar. Entre os mais comuns estão o passeio do peixe-boi marinho, a revoada dos guarás, o litoral de Luís Correia (Praia do Coqueiro, Peito de Moça, Itaqui, Atalaia e Macapá), a Ilha das Canárias e Parnaíba, onde estão os melhores caranguejos da região.

Se quiser conhecer a região de forma mais intensa, experimente a Rota das Emoções, que passa pelos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. É uma ótima oportunidade de conhecer paraísos reconhecidos mundialmente, como Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses. Pura beleza, aventura e diversão!

Os bares e a culinária local

Não se pode conhecer um novo local sem provar sua gastronomia, não é mesmo? Em Barra Grande, o turismo gastronômico é um dos principais destaques. Existem opções de culinária da região feitas por brasileiros e até por moradores internacionais, que já se instalaram no local e abriram seus estabelecimentos.

Além de uma vasta diversidade de restaurantes e bares espalhados ao longo do vilarejo e com preços variados, é possível encontrar as famosas barracas de praia. Localizadas na areia, elas são boas opções na hora de escolher onde e o que você vai comer sem precisar interromper a sua programação. Isso sem falar na vista de tirar o fôlego fazendo cenário para as suas refeições.

Os frutos-do-mar são a principal atração local. Lagostas, ostras, camarão e cordas de caranguejo estão entre as especialidades dos restaurantes e compõem opções de pratos que você precisa provar! É grande também a variedade de caipirinhas e drinks tradicionais, feitos com pedaços de frutas da estação.

Quando o assunto é boa comida, essa praia piauiense também se destaca por seus festivais de gastronomia, que acontecem em diferentes épocas do ano e atraem turistas de diversas regiões. Os eventos reúnem o melhor da culinária local, com pratos que conquistam a qualquer um. Além disso, ainda é possível aprender a cozinhar em oficinas exclusivas com chefs renomados.

Hospedagem

A descoberta dos kitesurfistas movimentou tanto o turismo, que o local hoje é dividido em duas regiões: a parte “antiga”, localizada a oeste (esquerda) da praça central, e a parte “nova”, desenvolvida para atender o público do kitesurf, localizada a leste (direita) da praça central, onde estão os bares e restaurantes.

As duas regiões comportam excelentes hospedagens, para os mais variados bolsos e gostos: hostels, pousadas e hotéis. A maioria está incluída no conceito “pé na areia” e as demais ficam bem próximas à praia. Outro local que tem despertado a atenção dos investidores é a Barrinha, um povoado que fica a 3 quilômetros da direção leste e já apresenta boa infraestrutura para receber os visitantes.

Confira algumas dicas de estadia de acordo com a região:

  • à beira-mar — BGK, Manati, Ventos Nativos e Casa Areia;
  • perto da praia — Pousada Chic, La Cozinha Bungalows, Aldeia Namoa, Vilarejo, La Plage, Pousada Titas, Vento do Kite, Pousada do Fred e Barra Grande Beach Club;
  • barrinha — BobZ Boutique Resort.

O trajeto para chegar em Barra Grande

Já está animado para fazer as malas e embarcar para esse vilarejo? Para chegar até Barra Grande do Piauí, existem algumas opções de trajeto. O aeroporto com funcionamento diário mais próximo é na capital Teresina. É possível voar até lá e, então, pegar um ônibus ou alugar um carro e aproveitar a paisagem da rota até chegar lá. Há várias empresas de turismo que oferecem transfer até o paraíso.

Caso você opte por viajar de ônibus, é preciso seguir o trajeto até Parnaíba e, de lá, pegar um micro-ônibus para concluir os quilômetros de viagem restantes até Barra Grande. Também é possível chegar pelo aeroporto próprio da cidade de Parnaíba, que tem voos regulares semanais.

O que levar na viagem

Por ser um destino turístico essencialmente praiano, roupas leves, chinelos, chapéus e trajes de banho são a pedida certa. Não se esqueça também do repelente para passeios na natureza e do filtro solar, afinal o sol do nordeste é forte o ano todo!

Outra dica muito importante é sempre levar algum dinheiro com você, já que não existem caixas eletrônicos ou bancos na cidade. A maioria dos locais aceita cartão, mas é bom ir prevenido para os imprevistos, não é mesmo?

Conseguiu sentir um pouco da cidade e das belezas incríveis que Barra Grande, no Piauí, reserva para você? Sem dúvidas, podemos concluir que esse é um daqueles destinos com opções para todos os gostos e que deixam qualquer viagem realmente inesquecível! E o melhor: válida para qualquer época do ano!

Você está esperando o que para começar a planejar as suas próximas férias nesse paraíso do Piauí? Entre em contato com nossos parceiros agora mesmo e confira as melhores condições para a sua viagem.

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário