Delta do Parnaíba Viagem: o guia completíssimo para conhecer!

11 minutos para ler

Um destino que encanta brazucas e gringos é realizar a viagem ao Delta do Parnaíba, pois ali é perfeito para vivenciar o ecoturismo na real.

Assim, quando você voltar a viajar (e olha que está pertinho disso!), certamente, a viagem ao Delta do Parnaíba estará no seu roteiro.

Isso porque inúmeras aventuras, natureza exótica repleta de fauna e flora surpreendentes, dunas, praias e lagoas te aguardam por lá.

Então, agarre na leitura e embarque nas palavras!

Delta do Parnaíba Viagem: onde fica?

Localizado entre os estados do Maranhão e do Piauí, o Delta do Parnaíba é um trecho que faz parte da Rota das Emoções.

É, portanto, o único delta em mar aberto das Américas e é formado por ilhas fluviais, praias, dunas e mangues.

É uma região extremamente favorável ao ecoturismo porque lá há 5 saídas para o mar.

Desse modo, o visitante passará por: Barra do Igaraçu, Barra das Canárias, Barra do Caju, Barra da Macieira e Barra da Tutóia que juntas formam um santuário ecológico.

Ao fazer a viagem ao Delta do Parnaíba, você conhecerá a rica fauna da região.

Em outras palavras, verá de pertinho animais ameaçados de extinção. Por exemplo, jacaré do papo amarelo, guarás, peixe de quatro olhos e o camurupim.

Rota das Emoções: Delta do Parnaíba faz parte?

O Delta do Parnaíba juntamente com os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara, integra a Rota das Emoções.

Por isso, é super comum haver traslados entre Barra Grande/Delta do Parnaíba e Jericoacoara/Delta do Parnaíba.

Talvez você não saiba, mas a Rota das Emoções foi uma iniciativa de fomento de turismo criada pelo SEBRAE, o Ministério do Turismo e empresários.

Então, além de incentivar a economia local, essa união criou roteiros de viagens deslumbrantes que valorizam destinos fabulosos no coração do nordeste.

Para ter uma boa ideia da importância, em 2009, a Rota das Emoções foi eleita Melhor Roteiro Turístico do país.

Clique Aqui para saber tudo sobre pacotes econômicos Rota das Emoções.

Delta do Parnaíba Viagem: Valorização do Ecoturismo na Rota

Ali no Delta do Parnaíba, por exemplo, o turista encontrará belas praias, dunas, lagoas de águas cristalinas, igarapés, manguezais com árvores de até 10 metros.

Para completar o cenário encantador, temos as baías, ilhas e uma grande biodiversidade.

Ainda mais relevante foi a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, que abrange os estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

Também há a Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba, na Ilha das Canárias.

Quando ir ao Delta do Parnaíba?

Embora qualquer época do ano seja especial para curtir o Delta do Parnaíba, os períodos favoritos dos visitantes são de maio a agosto.

Isso porque nessa época a região recebe menos chuva, o calor diminui e as lagoas estão cheias e cristalinas.

Vale a pena ir ao Delta durante os meses de dezembro e janeiro, primeiro porque nesse período as chuvas ainda não são tão intensas.

Delta do Parnaíba Viagem: Comidinhas Típicas

Assim, ao fazer o Delta do Parnaíba viagem, os visitantes saboreiam quitutes que só a arretada culinária nordestina proporciona, claro!

Como o Delta do Parnaíba é repleto de manguezais, então, nada mais natural do que experimentar uma apetitosa caranguejada.

Ou seja, um prato típico regional que é a base de caranguejo, leite de coco, azeite e muito tempero. De dar água na boca, né?

Como ir ao Delta do Parnaíba?

Seja via terrestre, aérea ou marítima, ao fazer o Delta do Parnaíba viagem, o turista poderá chegar ao Delta vindo de Parnaíba, Teresina e Fortaleza.

O legal é que, por causa dos transfers, é ainda mais fácil, rápido e econômico de se deslocar entre uma região e outra.

A saída para o Delta do rio Parnaíba é feita no porto dos Tatus e depois disso segue para a Ilha Grande, localizada a 9 km da cidade de Parnaíba.

Clique Aqui para saber tudo sobre pacotes econômicos Delta do Parnaíba.

O que fazer Delta do Parnaíba Viagem?

1. Passeio de Caiaque ou Stand up Paddle

Uma aventura deliciosa e diferente, afinal não é todo dia que podemos cruzar o rio Igaraçu e, então, se impressionar com as belezas dos igarapés piauienses.

Ali, inúmeras espécies de aves, répteis e mamíferos se abrigam. Portanto, é espetacular observar a natureza em ação! Definitivamente, um “local imperdível” para a sua selfie!

2. Passeio Delta Canárias

O passeio no Delta Canárias é excelente para quem curte ecoturismo de vivência. Justamente porque o visitante embarca em lancha rápida e, assim, contorna o majestoso labirinto de ilhas do Delta do Parnaíba.

O mais legal é que o turista explora todos os sistemas naturais existentes na região, por exemplo: praias desertas, dunas gigantescas, estreitos igarapés, foz, rio, campos, mangues. Com certeza, algo inesquecível.

O passeio ao Delta Canárias tem duração de 4 horas e, após partir do Porto de Tatus, seguirá aos itinerários: Rio Parnaíba, praia dos Poldros, Baía das Canárias (segunda foz do delta), igarapé dos Periquitos e dunas do Morro Branco.

Também é possível explorar o Delta Canárias por meio de caminhadas, passeios de caiaque ou canoa e, ainda, praticar o kitesurf. Ou seja, o agito está por todos os lados!

3. Passeio Delta Safári: Baía do Feijão Bravo

O vibrante passeio Delta do Parnaíba Safári é emocionante do início ao fim. Em primeiro lugar, porque começa com uma parada para selfies nas dunas da Ilha Grande de Santa Izabel.

Após isso, segue explorando o Igarapé dos Periquitos onde será feita a “cata do caranguejo” – o famoso caranguejo-uçá; iguaria da culinária local. Ali, o piloto-guia demonstrará a riqueza da biodiversidade dos manguezais em sua fauna e flora.

Ao chegar no Igarapé dos Poldros e a de Canárias, é possível avistar animais como: macacos, jacarés, iguanas e pássaros das mais diversas espécies convivendo em seu ambiente.

Em segundo lugar, porque o desembarque nas dunas do Feijão Bravo revela um raro fenômeno, pois de um lado podemos ver uma praia de rio e no outro uma surpreendente praia oceânica banhada pelo Atlântico.

Por fim, para completar o estupendo oásis temos a floresta de mangue e as lagoas naturais.

4. Passeio City Tour Parnaíba

Os amantes da história e da arte, certamente, vão se apaixonar por esse econômico roteiro de viagem ao Parnaíba que revela um passado repleto de riquezas culturais surpreendentes.

O tour inclui visitas ao: Museu do Trem, Igreja Santo Antônio, Praça Santo Antônio, Cajueiro Humberto de Campos, Praça da Graça, Igreja da Matriz – Nossa Senhora da Graça, Igreja do Rosário, Casarão da Família Dias da Silva, Casa Inglesa, Casarão de Dona Auta, Casarão de Azulejos e Porto das Barcas.

5. Passeio Delta Revoada dos Guarás

Observar a Revoada dos Guarás (aves típicas da região) certamente é uma experiência única na vida! A empolgante viagem parte do Porto dos Tatus em lanchas rápidas.

Após isso, passa pelo labirinto de ilhas como: Caju e Canárias. Sendo que, ao chegar no Morro do Meio, a embarcação faz uma pausa para que os visitantes caminhem nas gigantescas dunas da Baía do Caju.

E, além disso, possam se divertir mergulhando nas agradáveis águas do Parnaíba. Mas, é claro que, o ponto alto do passeio ao Delta é assistir à Revoada dos Guarás.

O barco se aproxima sutilmente de modo a não assustar os belos animais de plumagem avermelhada e, então, em uma distância segura, os visitantes apreciam as centenas de guarás que se empoleiram ao pôr do sol.

É algo, assim, indescritível num raro e inesquecível espetáculo ao entardecer.

Quanto custa um passeio no Delta do Parnaíba?

Para facilitar o seu roteiro de viagem, então, foram selecionados inúmeros passeios na Rota das Emoções.

Mas, fica tranquilo, tem diversão garantida pra todo mundo!

Tá curioso é? Veja os passeios no Delta do Parnaíba.

Delta do Parnaíba Viagem: Onde se hospedar?

Escolher onde se hospedar ou onde ficar em sua viagem não precisa ser um problema ao escolher destinos exóticos no Nordeste.

Afinal, basta contar com o apoio de uma agência de ecoturismo de vivência referência, por exemplo a Eco Adventure Tour.

Assim, ao conversar com a bem treinada equipe, eles te ajudam a escolher a pousada ou hotel ideal para o seu estilo de viagem.

Tudo isso, portanto, sem abrir mão de economia e conforto.

Acima de tudo, queremos que seu passeio seja TOP!

Dica Emocionante na Rota das Emoções

Independentemente por onde você começará a Rota das Emoções, voltar via Jericoacoara é sempre uma excelente opção, pois o roteiro passa por praias, dunas e lagoas.

Então, dá para relaxar nas redes dos restaurantes enquanto experimenta saborosos quitutes da culinária local e observa o sereno vaivém das águas cristalinas águas.

Enfim, ao estar em Jeri não deixe de curtir os passeios off road nas Lagoas Paraíso, Coração, Pedra Furada, Lagoa de Tatajuba (Lagoa da Torta) e a Duna do Funil!

Clique Aqui para saber Tudo sobre pacotes econômicos em Jericoacoara.

Por que vale a pena fazer a Rota das Emoções?

A Rota das Emoções é um roteiro para ser explorado com roupas leves, ideal para quem quer viver o ecoturismo em sua essência.

Portanto, se prepare para se encantar com praias fabulosas de mares com águas límpidas, dunas de areias douradas, fauna e flora únicas.

Ou seja, todos destinos exóticos com cenários deslumbrantes.

Ali, praticamente, todos os dias são ensolarados e a maré sempre está a favor de quem curte turismo de aventura.

Os fortes ventos característicos do litoral nordestino são perfeitos às práticas esportivas, por exemplo: kitesurf e windsurf.

Por isso, destinos como Jericoacoara, Delta do Parnaíba, Barra Grande, Atins e os Lençóis Maranhenses são tidos como paradas obrigatórias dentro da Rota.

Rota das Emoções: O que você encontrará por lá?

Além do charme praiano, grande parte das cidades conta com excelente estrutura hoteleira e de restaurantes prontos para receber toda a família, amigos e solteiros em busca de muita curtição!

Então, entre uma descoberta e outra, o visitante cruza as maravilhas naturais e culturais piauienses, cearenses e maranhenses e, de quebra, renova as energias com emoções mais leves e mais solares.

Delta do Parnaíba Viagem: Como organizar?

Eco Adventure Tour, uma agência especializada em ecoturismo de vivência, ótimas opções de pacotes de viagem baratos para você curtir com segurança e tranquilidade pela Rota das Emoções.

Então, fica tranquilo que os melhores passeios pela Rota das Emoções – Ceará, Piauí e Maranhão – tem tudo ali no Eco Adventure!

Viagens Rota das Emoções: quanto custa?

Primeiramente, dá para compor pacotes de viagem baratos com hospedagem receptiva e vivências de ecoturismo fantásticas.

Só escolher uma operadora de turismo referência, como exemplo a Eco Adventure Tour.

Por lá, alguns dos pacotes de viagem mais estonteantes procurados são:

  • Barra Grande e Jericoacoara;
  • Kite DownWind Barra Grande | Programação: Ceará e Piauí (Cumbuco, Paracuru, Flexeiras, Guajiru, Jeri, Camocim e Barra Grande;
  • Jericoacoara com Delta do Parnaíba e Barra Grande;
  • Rota das Emoções Definitivas | Programação: Lençóis Maranhenses (com Santo Amaro, Lagoa Bonita e Atins), Delta do Parnaíba, Barra Grande, Jericoacoara e Guajiru;
  • Rota das Emoções Sem Fronteiras | Programação: Lençóis Maranhenses (com Atins), Delta do Parnaíba, Barra Grande, Jericoacoara e Guajiru;

Embora haja vários tipos de pacotes de viagem de ecoturismo econômicos à disposição, é lógico que sempre é possível personalizar o seu roteiro de viagem para Barra Grande, Delta do Parnaíba ou qualquer outro local do seu interesse.

Conclusão

Em síntese: se quer segurança na viagem, hospedagem receptiva, pacotes de viagem baratos, vivência de ecoturismo (real!), praticar o kitesurf e, “de quebra” ir a praias estonteante.

Faça a Rota das Emoções com a Eco Adventure Tour.

Ah, então, não esquece de compartilhar essa dica de viagem com amigos e parentes. Quem sabe não vamos com um tour coletivo?

Arrume as malas e faça sua reserva!

Você também pode gostar

8 thoughts on “Delta do Parnaíba Viagem: o guia completíssimo para conhecer!

  1. Le logiciel de surveillance de téléphone portable CellSpy est un outil très sûr et complet, c’est le meilleur choix pour une surveillance efficace des téléphones mobiles. L’application peut surveiller divers types de messages, tels que les SMS, les e-mails et les applications de chat de messagerie instantanée telles que Snapchat, Facebook, Viber et Skype. Vous pouvez afficher tout le contenu de l’appareil cible: localisation GPS, photos, vidéos et historique de navigation, saisie au clavier, etc.

  2. Hi there! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m
    not seeing very good gains. If you know of any please share.
    Thank you! You can read similar art here: Dobry sklep

  3. Hello there! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Thanks! You can read similar art here: Najlepszy sklep

  4. Hey there! Do you know if they make any plugins to help with
    SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted
    keywords but I’m not seeing very good success. If you know of any please share.
    Thank you! You can read similar article here: Ecommerce

Deixe um comentário