Como se organizar para uma viagem ao nordeste brasileiro - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Como se organizar para uma viagem ao nordeste brasileiro

Se existe uma região do Brasil “arretada” de boa, é o Nordeste. Com cultura rica, gastronomia diversificada e um povo bastante acolhedor, esse é um dos paraísos do nosso país.

São nove estados com belezas naturais e clima agradável durante o ano todo. Se você ainda não conhece a região ou planeja um passeio por lá, acompanhe nossas dicas de viagem para o Nordeste. Boa leitura!

Conheça o potencial turístico do Nordeste

O Nordeste é uma região privilegiada: são mais de 3 mil quilômetros de litoral, serras, parques nacionais e muitas belezas naturais. Mas antes de listar os atrativos e montar o roteiro, é importante saber que apesar de os estados serem vizinhos, dificilmente será possível unir dois ou mais em uma única viagem, pois cada um concentra um número de atrativos suficiente para preencher seu tempo e sua programação.

Uma exceção é a Rota das Emoções, que une o Ceará, o Piauí e o Maranhão na mesma viagem, em roteirosde 7 a 12 dias. As diferentes paisagens desse roteiro atraem turistas de diferentes regiões do Brasil e do mundo.

Portanto, ao optar pelo turismo no Nordeste, a sua primeira missão será esta: escolher o destino. Leve em consideração o seu gosto pessoal, mas também esteja aberto ao novo, pois as paisagens dessa região são exóticas e surpreendentes.

Lençóis Maranhenses, dunas do Rio Grande do Norte, ladeiras de Pernambuco, piscinas naturais em Alagoas, Pelourinho na Bahia, praias da Paraíba, parques naturais do Piauí, lagoas do Ceará e os cânions de Sergipe. Ufa! Isso tudo não é para deixar você ainda mais confuso, mas sim para informar que há muitas opções de destinos no Nordeste brasileiro, cada uma com uma beleza exclusiva.

Descubra quais os lugares mais procurados

Todos os estados nordestinos têm um potencial turístico enorme, mas existem lugares que se destacam ainda mais, recebendo muitos turistas do Brasil e do exterior durante todo o ano. Conheça alguns:

  • Jericoacoara, no Ceará;
  • Lençóis Maranhenses, no Maranhão;
  • Porto de Galinhas, em Pernambuco;
  • Salvador, na Bahia;
  • Maragogi, em Alagoas.

Esses são os destinos que recebem o maior volume de visitantes, mas todos os estados têm atrativos. Agora, se você gosta de lugares mais tranquilos e com poucos turistas, vai adorar o extenso litoral da Paraíba, os cânions do Xingó, em Sergipe, e as cachoeiras da Chapada das Mesas, no Maranhão.

Planeje a viagem

Muitas pessoas veem o Nordeste como um local caro para o turismo, o que não é verdade. Com algumas pesquisas e um bom planejamento, é possível fazer excelentes viagens a um preço justo e com experiências marcantes.

Depois de decidir para qual estado você vai, defina a data da viagem e comece a planejar os demais itens com antecedência. Dessa forma, você vai conseguir os melhores valores nos pacotes de viagens, com os melhores hotéis e passeios personalizados.

Lembre-se de contar com empresas especializadas, com registro e profissionais cadastrados no Ministério do Turismo. Se possível, peça recomendações a amigos e tire dúvidas em fóruns na internet, como o Reclame Aqui. Isso garante a segurança e a tranquilidade da sua viagem.

Pesquise sobre o local

Viajante esperto é aquele bem-informado, que conhece os detalhes do destino e tira dúvidas antes de partir. Com isso, é possível conseguir preços melhores, montar um roteiro personalizado e fugir das pegadinhas para turistas.

Por isso, antes mesmo de fechar um pacote, leia, pesquise e descubra as particularidades sobre o seu destino. Informe-se sobre os costumes locais, gastronomia, principais pontos turísticos e locais de entretenimento.

Veja também se é possível fazer reservas pela internet de ingressos para museus ou outras atrações e consulte uma agência de sua confiança.

Saiba como analisar o clima

Se você mora em algum lugar do Brasil no qual as estações do ano são bem marcadas, esqueça isso quando for ao Nordeste! Para você ter uma ideia, Fortaleza, no Ceará, é conhecida como a “terra do sol” e João Pessoa é “onde o sol nasce primeiro” em todo o Brasil. Tantas menções assim ao astro maior significam somente uma coisa: não falta sol nessa região do país!

É claro que existem alguns meses com maior incidência de chuvas, mas dificilmente você passará frio nas áreas litorâneas do Nordeste. Mesmo quando chove um pouco, o calor permanece.

Então, não há dúvidas, independentemente da época do ano, quando viajar para o Nordeste, prepare-se para uma única estação: o verão. Isso significa que o protetor solar é indispensável, bem como a hidratação constante. Para isso, conte com a refrescante água de coco e os sucos feitos com frutas típicas da região.

Confira qual a melhor época para viajar

Mesmo com calor durante o ano inteiro, existem as melhores épocas para viajar para o Nordeste. Cada estado tem suas particularidades, mas, em geral, o período de fevereiro a abril tem mais chances de chuva. No entanto, nada que atrapalhe os passeios. Apenas insira um guarda-chuva na mala para eventualidades.

Viajar após o período chuvoso é uma ótima pedida, pois a vegetação fica mais exuberante e as lagoas estão bem mais cheias. Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses são alguns exemplos. A alta estação acontece durante os meses de férias escolares: dezembro, janeiro e julho.

Já para conhecer as piscinas naturais do litoral pernambucano e alagoano é preciso consultar a tábua das marés, pois elas indicam os melhores dias e horários para mergulhar. Portanto, se você vai viajar para o “Caribe brasileiro”, fique atento à maré baixa. O ideal é que ela esteja entre 0.0 e 0.4 metros.

Faça uma mala leve

Em sua viagem para o Nordeste, não será necessário levar muitos itens. Com o calor constante, você fará uso de roupas leves e trajes de banho. Alguns acessórios para proteger-se do sol são bem-vindos: chapéus, bonés e óculos escuros. Não se esqueça do protetor solar!

Para o dia a dia, durante os passeios e visitas a lugares históricos, dê preferência a um look casual e confortável, como camisa, short jeans e tênis. Se for realizar alguma trilha ou conhecer parques naturais, prefira roupas esportivas e não dispense o uso do repelente.

Deixe as peças mais arrumadas para a noite, mas lembre-se do clima tropical. Salto ou sapato social só se for da sua preferência, pois sapatilhas, rasteirinhas e chinelos são uma ótima opção. Aproveite a sensação de pé na areia — em Jericoacoara, por exemplo, não há ruas asfaltadas, a vila é toda de areia.

E tem mais um motivo para preparar uma mala leve: as compras. Você vai encontrar tantos itens lindos que certamente vai querer levar alguns. é possível adquirir cangas, chapéus de palha, peças de artesanato e muito mais!

Monte o seu roteiro

Não basta pesquisar sobre um destino e os seus pontos turísticos, você precisa considerar as distâncias entre eles e os meios de locomoção. Algumas empresas oferecem roteiros prontos, mas não se prenda a isso. Faça uma lista dos lugares que deseja conhecer e veja a viabilidade de incluí-los no passeio.

Por exemplo, conhecer a praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco, é um sonho. Mas não perca a oportunidade de conhecer os prédios históricos do Recife Antigo e as famosas ladeiras de Olinda. Já se for visitar a mais famosa praia de naturismo do Brasil, Tambaba, que fica no litoral sul da Paraíba, aproveite para conhecer o Mirante e as incríveis falésias de Coqueirinho.

Ou seja, programe-se para conhecer de tudo um pouco, embora seu roteiro possa contemplar mais um tipo de ambiente do que outro. Para isso, conte com uma agência de turismo local, pois alguns lugares só são acessíveis por meio de veículos especializados, em rotas que apenas os nativos conhecem.

Os Lençóis Maranhenses, por exemplo, ficam na cidade de Barreirinhas. Eles estão a 242 km de distância da capital São Luis, e a maior parte dos deslocamentos é feita por veículos 4 x 4 ou por via marítima. Da mesma forma, Jericoacoara tem rotas específicas e muitas vezes depende da movimentação das dunas.

Aproveite a gastronomia

A culinária proporciona uma das melhores memórias do nosso organismo, e o Nordeste é repleto de delícias e combinações perfeitas para o seu paladar. Que tal saborear o famoso acarajé da Bahia? Ou o bolo de rolo de Pernambuco? E a carne de sol da Paraíba e Rio Grande do Norte? Ou os frutos do mar do Ceará?

Sim, são muitas opções. E se quiser um upgrade, viaje durante o período de festas juninas. Você vai se encantar com tantas delícias: bolo de milho, canjica, pamonha, tapioca, pé de moleque e muito mais! São cores, sensações e sabores que vão marcar a sua viagem!

Viaje com crianças

Com tantas belezas naturais e atrativos turísticos, essa é uma viagem para a família toda. As crianças vão adorar as praias, parques e entretenimentos das cidades nordestinas. Que tal levá-las ao Beach Park, no Ceará? Ou aproveitar o litoral tranquilo do Piauí?

Conhecer um destino novo, com acompanhamento dos pais, vai proporcionar experiências memoráveis para as crianças. Aproveite e tire muitas fotos para registrar esses momentos!

Invista nas compras

Um dos maiores benefícios do turismo é movimentar a economia local. E quando a atividade é realizada por pessoas da própria comunidade, a troca cultural é ainda maior. Por isso, visite as feiras de artesanato e confira o primoroso trabalho realizado pelos artesãos do Nordeste.

Veja alguns itens que você pode encontrar:

  • artigos para cama, mesa e banho com detalhes em renda;
  • peças de roupa feitas com algodão puro;
  • objetos de madeira entalhada;
  • acessórios de bambu;
  • garrafas de areia colorida;
  • redes.

Esses produtos, além de servirem como lembranças de viagem, também são ótimas opções de presentes. Então, reserve um espaço na mala e aproveite as belezas do artesanato nordestino!

Gostou das dicas de viagem para o Nordeste? Seguindo cada um desses itens, sua viagem será ainda mais proveitosa. Faça pesquisas na internet e crie um check-list para o seu planejamento ficar mais completo. Com esses cuidados, a sua visita será única e inesquecível!

Se você não vê a hora de fazer turismo no Nordeste, entre em contato com os nossos parceiros e encontre o destino ideal para a sua viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This