Conheça tudo sobre o turismo no Nordeste brasileiro

pontos turísticos do nordeste
12 minutos para ler

Nos últimos anos, o turismo no Brasil vem ganhando cada vez mais adeptos devido à diversidade de passeios e experiências que é possível viver. Os pontos turísticos do nordeste, por exemplo, contam com opções de pacotes de viagem para quem gosta de praticar esportes de aventura, relaxar à beira-mar ou até mesmo conhecer cidades históricas.

O Nordeste tem diferentes tipos de atrativos turísticos, que atendem a todos os gostos e perfis de visitantes, com atividades a diferentes preços. Passar as férias nessa região é ótimo para quem deseja fugir do estresse diário e da rotina, além de conhecer paisagens únicas.

Ainda não fez a programação para as suas próximas férias e quer saber mais sobre o turismo no Nordeste brasileiro? Confira as dicas que separamos para você sobre os principais destinos na região.

Quais são os principais pontos turísticos no Nordeste?

O Nordeste brasileiro é formado por aproximadamente 3 mil quilômetros de costa. E, pensando em te ajudar a criar o roteiro de viagem perfeito, listamos os principais destinos turísticos na região. Confira:

São Miguel do Gostoso (RN)

O nome mistura uma homenagem a São Miguel com um morador célebre da região. O nome inusitado vem de um dos habitantes da comunidade, o seu Manoel, famoso por ser hospitaleiro com os visitantes e destaque por sua gargalhada alta e “gostoso”. Daí surgiu o nome tão inusitado, mas conhecendo o lugar, dá pra entender porque era fácil dar gargalhadas e rir à toa no vilarejo que fica a 120 km de distância de Natal.

Se você gosta de curtir esportes radicais no mar, São Miguel do Gostoso é o destino certo para a sua viagem! Por lá, o movimento é intenso entre aqueles que gostam de praticar alguns esportes como windsurf e kitesurf por conta da velocidade dos ventos do local. Em razão disto, as águas do mar na região são mais agitadas.

Outra opção interessante para os visitantes é andar de buggy, quadriciclo ou até mesmo à cavalo na beira-mar.

Praia de Barra Grande (PI)

Pontos turísticos do nordeste: Praia de Barra Grande (PI)

Localizada há 400 quilômetros da capital Teresina, Barra Grande é um dos pontos turísticos mais requisitados por aqueles que visitam as praias do Piauí. No município de Cajueiro da Praia, na região, o que não falta é lugar para aproveitar os dias!

Lá você vai encontrar a famosa corda de caranguejo, camarão preparado ao alho e olho, apreciar o arroz de leite e muitos frutos do mar para degustar à beira da praia. Os pratos são preparados e bem caprichados para que não falte energia para apreciar os lugares mais lindos em Barra Grande.

Por falar neles, é possível encontrar diversão para todos os gostos. Para quem gosta de relaxar e curtir uma praia, para os que curtem esportes radicais e investem nos dias ensolarados para aproveitar o kitesurf e passeio de barco ou carros que podem ser feitos em família para conhecer a fauna e a flora local.

Canoa Quebrada (CE)

A praia de Canoa Quebrada fica no litoral leste do estado do Ceará, a uma distância de 160 km da capital, Fortaleza. É conhecida pelas suas dunas e as belíssimas falésias, que são uma forma geográfica de costa alta formada pelo encontro da terra com o mar.

Nas falésias está marcado o símbolo da cidade, que é uma meia-lua e uma estrela. A rua principal de Canoa Quebrada chama-se Dragão do Mar, e é o local mais agitado da região, onde são encontrados bares, restaurantes e lojas. Devido ao grande movimento, essa rua é carinhosamente chamada de Broadway.

Quem gosta de atividades radicais pode se aventurar a andar de Buggy, voar de parapente, passear de jangada e chegar até o ponto alto das dunas para apreciar o pôr do sol. Se seu objetivo é relaxar, a praia é um convite para um dia de sossego total.

Fortaleza (CE)

Capital do Ceará e um dos destinos mais atraentes de todo o Nordeste, Fortaleza oferece uma diversidade de opções para os turistas que visitam a cidade. No local, você vai encontrar praias, centros culturais, restaurantes, pontos turísticos e muitos bares para serem visitados.

As praias são um dos principais pontos de encontro da cidade. Em sua viagem, não deixe de passear na Avenida Beira-mar e visitar as praias de Iracema, Meireles, Mucuripe e, claro, a praia do Futuro. Nessa última, você vai encontrar diversas barracas que ficam abertas até de madrugada.

O Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura foi criado em 1998, no bairro de Iracema. Tem arquitetura moderna e reúne bares, restaurantes, espaços de show, teatro, cinema e galerias de arte. Outra atração dentro da cidade é o Mercadão de Fortaleza, onde você pode encontrar doces, artesanatos e bebidas.

A vida noturna da cidade também é muito agitada. Existem opções para todos os gostos. Você encontra festas que vão desde a música sertaneja até o rock and roll, passando pela música eletrônica, funk e, é claro, o forró!

Natal (RN)

Pontos turisticos do nordeste: Natal RN

Capital do Rio Grande do Norte, Natal apresenta dunas, falésias, piscinas naturais, vilas de pescadores e um sol acolhedor que dura quase o ano todo. Quem vai lá, não pode deixar de conhecer o que foi até pouco tempo o maior cajueiro do mundo.

Através de exame de DNA, Natal recentemente perdeu esse título para o Cajueiro Rei, que fica no litoral do Piauí. Mesmo assim, podemos dizer que é o cajueiro mais famoso do mundo, não é mesmo? Ele tem cerca de 8.500 m2 de copa, sendo possível andar pelas suas raízes e troncos.

Uma das principais praias da cidade é a Pirangi do Norte, onde é possível encontrar águas calmas e piscinas naturais com temperatura morna. A Baía dos Golfinhos só pode ser acessada quando a maré está baixa. A paisagem é composta por grandes muros de falésias, flora e um mar onde é possível ver golfinhos visitando a região.

Em sua passagem por Natal, reserve tempo para alguns passeios imperdíveis que precisam ser incluídos no seu roteiro de viagem pela região, como andar de Buggy até Genipabu, conhecer a piscina natural que fica em Maracajaú e visitar o Forte dos Reis Magos.

Para quem gosta de aventuras, uma boa opção é a viagem da Rota das Dunas, uma off road trip, que passa pelas cidades de Natal, São Miguel do Gostoso, Galinhos, Canoa Quebrada e Fortaleza, durando cerca de cinco dias.

Teresina (PI)

Você já pensou em conhecer o Piauí? Esse estado do Nordeste é o único cuja capital não é banhada pelo mar, mas quem decide conhecer Teresina descobre a cidade mais populosa da região, com muitas praças, verde e atividades divertidas para explorar.

Como o calor na região é bem intenso, o melhor período para visitar o Piauí é entre os meses de janeiro e julho, época em que as cachoeiras e as piscinas naturais estão com mais volume de água. Outra atração imperdível no local é visitar o Parque Ecológico onde acontece o encontro dos rios Poti e Parnaíba.

Quem estiver pelo Piauí também não pode deixar de visitar o Parque Nacional Serra da Capivara, que guarda as principais pinturas pré-históricas do país e está localizado a aproximadamente 500 km da capital.

São Luís (MA)

Com o seu belíssimo estilo arquitetônico influenciado pelos portugueses, São Luís é a capital do Maranhão e traz diversos pontos turísticos que podem ser visitados dentro da cidade.

Fundada pelos franceses em 1612, a fortaleza de São Luís, hoje, é sede do governo do Maranhão e guarda peças da mobília usada durante os séculos XVIII e XIX. A Casa das Tulhas é um mercado onde se vendem produtos regionais do estado. Lá se encontram ingredientes para cozinhar, vários tipos de cachaça e a tiquira, que é uma bebida destilada de mandioca considerada afrodisíaca.

A praia Ponta d’Areia fica a 4 km do centro da cidade e é a mais visitada pelos turistas. Já a praia de São Marcos fica a 5 km do centro e é mais frequentada pelos jovens que praticam surfe e kitesurfe. Além das praias e de toda a riqueza histórica que São Luís tem para oferecer, existe outro lugar no estado que precisa ser visitado: são os Lençóis Maranhenses.

Com uma área de 1.500 km2, os Lençóis são conhecidos como o deserto brasileiro. Ali é possível visitar lagoas cristalinas formadas nos vales das dunas e fazer um passeio pela área. Para realizar esse tour, uma boa dica é procurar empresas especializadas em turismo na região.

Jericoacoara (CE)

Pontos turísticos do nordeste: Jericoacoara CE

Um dos mais badalados destinos turísticos do Ceará e até mesmo do Nordeste como um todo, Jericoacoara está localizada a 290 quilômetros da capital Fortaleza e reúne visitantes de diferentes partes do mundo. Com seu clima rústico e paradisíaco, o lugar encanta todos que passam por ali.

Jericoacoara é uma pequena vila de pescadores que se transformou em verdadeiro pólo turístico do estado. São diversas opções de restaurantes, passeios e hospedagens para que o visitante encontre tudo o que precisa para viver dias realmente inesquecíveis.

Um dos principais atrativos desse paraíso são as famosas praias e lagoas, como a Lagoa Azul, a Lagoa do Paraíso e a Praia do Preá. Em sua passagem por Jericoacoara você ainda pode conhecer a Árvore da Preguiça, o Mangue Seco e tirar uma foto na famosa Pedra Furada. O pôr do sol na região também é incrível e vale o passeio até o alto das dunas.

Delta do Parnaíba (PI)

Outro lugar incrível, que pode ser visitado durante a sua viagem pelo Nordeste brasileiro, é o Delta do Parnaíba. O arquipélago tem 2,7 mil quilômetros quadrados, divididos em aproximadamente 70 ilhas, e fica localizado entre os estados do Maranhão e do Piauí.

No local, o sol brilha forte durante todo o ano e os visitantes podem conhecer diversos atrativos naturais, como mangues, lagoas, dunas, espelhos d’água, rios e praias. Independente do destino escolhido, você terá a oportunidade de contemplar paisagens paradisíacas e um contato único com a natureza.

Além da riqueza natural praticamente intocada, com espécies variadas da fauna e da flora brasileiras, o Delta do Parnaíba ainda oferece uma rica gastronomia local, que pode ser apreciada curtindo a vista do belo encontro do rio com o mar.

Qual o ponto turístico mais visitado no Nordeste?

No Nordeste, um dos lugares mais requisitados até por famosos são Jericoacoara (CE) e Fernando de Noronha (PE). Suas belezas naturais envolvem praias com areia brancas e mar azul (muitos chamam até de Caribe brasileiro).

Para quem gosta de festa e curtição, são opções incríveis. Se você quiser fugir deste eixo, nossa lista possui excelentes locais para desfrutar da mesma forma.

Como chegar?

O Nordeste é a região mais procurada por brasileiros para viagens dentro do país. Seus belos cenários e o litoral de tirar o fôlego estão entre os principais atrativos do lugar e encantam visitantes de diferentes partes do Brasil e do mundo.

Quando o assunto é deslocamento, a escolha do melhor jeito de chegar ao seu destino final vai depender do seu ponto de partida e objetivo da viagem. Transporte: embora os voos domésticos sejam os mais procurados para essa aventura, ainda há aqueles que prefiram viajar de carro ou ônibus.

Alguns dos destinos mais badalados e paradisíacos da região Nordeste ficam longe das capitais e, consequentemente, dos aeroportos e principais rodoviárias. Nesse caso, uma boa dica é alugar um carro para melhorar a sua comodidade e facilitar a viagem.

Como organizar a sua viagem?

O primeiro passo para organizar a sua viagem pelo Nordeste brasileiro é definir os destinos visitados. A partir disso, é possível fazer um roteiro detalhado com todos os locais que você deseja conhecer e atividades que quer realizar na região.

Uma boa dica é sempre pesquisar bastante sobre os destinos visitados, para tirar todas as suas dúvidas e se preparar de forma adequada, para evitar imprevistos desagradáveis. Além disso, vale contratar uma empresa especializada em turismo na região, que será capaz de oferecer todo o suporte necessário para a sua viagem.

Bem bacana, não é mesmo? Como podemos perceber, o que não faltam são destinos imperdíveis e pontos turísticos no Nordeste para você conhecer. Gostou das nossas dicas? Então, entre em contato com os nossos parceiros e confira as condições especiais que preparamos para sua viagem.

Conclusão

pontos turísticos do nordeste: melhores praias

No Nordeste, o que não faltam são lugares incríveis para visitar e explorar as belezas naturais. Seja qual for o seu tipo preferido de passeio e turismo, há sempre um vilarejo, uma cidade, uma ilha e tantos outros caminhos para encontrar gastronomia, cultura, musicalidade e tantos outros encantos para você passar um final de semana ou as férias em família.

Para aproveitar o melhor que cada lugar pode oferecer, uma opção excelente é contar com uma equipe especializada de turismo na região. No Nordeste, você pode contar com a Eco Adventure. Conheça no nosso site um pouco das rotas mais escolhidas pelos visitantes na região como a Rota das Emoções e a Rota dos Ventos !

 

Escolha seu próximo destino no Nordeste!

Você também pode gostar

38 thoughts on “Conheça tudo sobre o turismo no Nordeste brasileiro

  1. Simply wish to say your article is as surprising.
    The clarity for your publish is just spectacular andd that i can think you’re knowledgeable in this subject.
    Well togesther with ykur permission let me to grab your feed tto keep
    updqted wioth imminent post.Thanks one million andd please continue the rewsarding work.

    My web blog: http://www.6crew.com

  2. Suivre le téléphone portable – Application de suivi cachée qui enregistre l’emplacement, les SMS, l’audio des appels, WhatsApp, Facebook, photo, caméra, activité Internet. Idéal pour le contrôle parental et la surveillance des employés. Suivre le Téléphone Gratuitement – Logiciel de Surveillance en Ligne.

Deixe um comentário