Conheça as praias de Barrinha e Sardim, as belezas naturais do Piauí

4 minutos para ler

Dono de paisagens paradisíacas e uma beleza singular, o município de Cajueiro da Praia é um dos 14 destinos que integram a Rota das Emoções e berço das praias da Barrinha e Sardim. Embora pequeno, seu litoral é exuberante e guarda uma experiência inesquecível para os seus visitantes.

Ficou interessado e quer saber mais? Neste artigo vamos explorar as praias de Barrinha e Ponta do Sardim, apresentando as principais dicas para quem quer conhecer a região. Confira!

Praias de Barrinha e Ponta do Sardim

Localizada a apenas 2 km de distância da badalada Barra Grande, a Praia da Barrinha é dona de um cenário digno de filme, reconhecido como o paraíso ecológico do Piauí.  A paisagem natural, cercada por enormes coqueiros, se mistura com o colorido das casas e um mar quase sempre calmo. A areia tranquila é um convite para caminhadas no fim de tarde.

Andando mais um pouco é possível chegar à Praia do Sardim, um paraíso praticamente intocado pelo homem, onde não existe nenhuma construção ou estrutura física de comércio. O cenário é composto por um mar azul e calmo, uma pequena faixa de areia branca e um exuberante coqueiral.

Como chegar na região

As Praias de Barrinha e Ponta do Sardim estão localizadas no município de Cajueiro da Praia. Localizada a 300 km da capital Teresina, a cidade ainda é pouco conhecida pelo grande público, mas está cada vez mais presente na rota de turismo pelo litoral do Piauí.

A região de Cajueiro da Praia está na divisa com o litoral do Ceará e a apenas poucos quilômetros da já consagrada Barra Grande. O nome da cidade é uma referência a um enorme pé de caju que, recentemente, foi comprovado por exames de DNA que é “O maior cajueiro do mundo”.

É possível acessar o local de ônibus, transfer compartilhado ou privativo ou alugando um carro particular. Mas a maioria dos passeios são realizados apenas por condutores da região.

Principais atrações

Se você gosta de aventuras, está no lugar certo! Cajueiro da Praia é uma das referências quando o assunto é kitesurf e oferece as condições perfeitas de vento e mar para a prática do esporte. É possível encontrar aulas particulares da modalidade ou alugar o equipamento.

Além disso, o local também atrai por sua exuberante beleza natural. Os visitantes podem curtir a tranquilidade das praias, conhecer a Ilha das Conchas, o Pontal das Almas, já em terras cearenses, já que a cidade é ponto onde o Piauí encontra o Ceará, divididos (ou ligados) apenas pelo Rio Timonha. Na vizinha Barra Grande, é possível ainda conhecer a Rota dos Cavalos-Marinhos, fazer o passeio do Fraldão pelos rios ou simplesmente aproveitar as águas cristalinas que se concentram nas piscinas naturais.

Outro destaque na região vai para Trilha do Barbaço, que contorna a praia do Cajueiro e a visita ao Projeto Peixe-Boi Marinho. Embora o local preserve a sua identidade rústica, você vai encontrar toda a estrutura necessária para viver dias de paz e tranquilidade em meio a natureza.

Para quem gosta de uma boa comida existem boas opções de bares, restaurantes e pousadas com menus típicos e variados, como lagostas e camarões assadas na brasa, Ensopado de Sururu,  Moqueca de Arraia e outras variações de frutos do mar. Você pode ainda se refrescar com uma deliciosa caipifruta regional, como a de ciriguela ou de cajá, além da bebida-ícone piauiense, a cajuína.

A maior parte das hospedagens oferece vista para o mar, o que pode deixar a sua experiência ainda mais especial.

E depois de apresentar todas as dicas e informações, só podemos concluir afirmando que não faltam são bons motivos para você conhecer esse paraíso quase intocado no litoral do Piauí, não é mesmo?

Ainda tem dúvidas ou quer outras dicas sobre a viagem para Barrinha? Entre em contato com a gente e fale agora mesmo com um dos nossos consultores.

Você também pode gostar

Deixe um comentário