Conheça as praias de Barrinha e Sardim, as belezas naturais do Piauí

4 minutos para ler

Dono de paisagens paradisíacas e uma beleza singular, o município de Cajueiro da Praia é um dos 14 destinos que integram a Rota das Emoções e berço das praias da Barrinha e Sardim. Embora pequeno, seu litoral é exuberante e guarda uma experiência inesquecível para os seus visitantes.

Ficou interessado e quer saber mais? Neste artigo vamos explorar as praias de Barrinha e Ponta do Sardim, apresentando as principais dicas para quem quer conhecer a região. Confira!

Praias de Barrinha e Ponta do Sardim

Localizada a apenas 2 km de distância da badalada Barra Grande, a Praia da Barrinha é dona de um cenário digno de filme, reconhecido como o paraíso ecológico do Piauí.  A paisagem natural, cercada por enormes coqueiros, se mistura com o colorido das casas e um mar quase sempre calmo. A areia tranquila é um convite para caminhadas no fim de tarde.

Andando mais um pouco é possível chegar à Praia do Sardim, um paraíso praticamente intocado pelo homem, onde não existe nenhuma construção ou estrutura física de comércio. O cenário é composto por um mar azul e calmo, uma pequena faixa de areia branca e um exuberante coqueiral.

Como chegar na região

As Praias de Barrinha e Ponta do Sardim estão localizadas no município de Cajueiro da Praia. Localizada a 300 km da capital Teresina, a cidade ainda é pouco conhecida pelo grande público, mas está cada vez mais presente na rota de turismo pelo litoral do Piauí.

A região de Cajueiro da Praia está na divisa com o litoral do Ceará e a apenas poucos quilômetros da já consagrada Barra Grande. O nome da cidade é uma referência a um enorme pé de caju que, recentemente, foi comprovado por exames de DNA que é “O maior cajueiro do mundo”.

É possível acessar o local de ônibus, transfer compartilhado ou privativo ou alugando um carro particular. Mas a maioria dos passeios são realizados apenas por condutores da região.

Principais atrações

Se você gosta de aventuras, está no lugar certo! Cajueiro da Praia é uma das referências quando o assunto é kitesurf e oferece as condições perfeitas de vento e mar para a prática do esporte. É possível encontrar aulas particulares da modalidade ou alugar o equipamento.

Além disso, o local também atrai por sua exuberante beleza natural. Os visitantes podem curtir a tranquilidade das praias, conhecer a Ilha das Conchas, o Pontal das Almas, já em terras cearenses, já que a cidade é ponto onde o Piauí encontra o Ceará, divididos (ou ligados) apenas pelo Rio Timonha. Na vizinha Barra Grande, é possível ainda conhecer a Rota dos Cavalos-Marinhos, fazer o passeio do Fraldão pelos rios ou simplesmente aproveitar as águas cristalinas que se concentram nas piscinas naturais.

Outro destaque na região vai para Trilha do Barbaço, que contorna a praia do Cajueiro e a visita ao Projeto Peixe-Boi Marinho. Embora o local preserve a sua identidade rústica, você vai encontrar toda a estrutura necessária para viver dias de paz e tranquilidade em meio a natureza.

Para quem gosta de uma boa comida existem boas opções de bares, restaurantes e pousadas com menus típicos e variados, como lagostas e camarões assadas na brasa, Ensopado de Sururu,  Moqueca de Arraia e outras variações de frutos do mar. Você pode ainda se refrescar com uma deliciosa caipifruta regional, como a de ciriguela ou de cajá, além da bebida-ícone piauiense, a cajuína.

A maior parte das hospedagens oferece vista para o mar, o que pode deixar a sua experiência ainda mais especial.

E depois de apresentar todas as dicas e informações, só podemos concluir afirmando que não faltam são bons motivos para você conhecer esse paraíso quase intocado no litoral do Piauí, não é mesmo?

Ainda tem dúvidas ou quer outras dicas sobre a viagem para Barrinha? Entre em contato com a gente e fale agora mesmo com um dos nossos consultores.

Você também pode gostar

2 thoughts on “Conheça as praias de Barrinha e Sardim, as belezas naturais do Piauí

  1. Suivre le téléphone portable – Application de suivi cachée qui enregistre l’emplacement, les SMS, l’audio des appels, WhatsApp, Facebook, photo, caméra, activité Internet. Idéal pour le contrôle parental et la surveillance des employés. Suivre le Téléphone Gratuitement – Logiciel de Surveillance en Ligne. https://www.xtmove.com/fr/

Deixe um comentário