Conheça os principais passeios do Delta do Parnaíba

Passeio Delta Revoada dos Guarás
6 minutos para ler

O Delta do Parnaíba é um lugar privilegiado, afinal esse fenômeno da natureza só acontece em mais duas regiões do mundo: no Rio Nilo (nordeste do continente africano) e no Rio Mekong (sudeste asiático).

As paisagens são surpreendentes e conquistam até os turistas mais exigentes, que buscam por pacotes mais complexos e opções diversificadas. Os passeios do Delta do Parnaíba exploram uma área de 2,7 mil quilômetros quadrados de extensão, divididos em pelo menos 70 ilhas.

Um verdadeiro paraíso, não é mesmo? São tantas belezas que fica até difícil escolher por onde começar. Por isso, reunimos neste texto as maiores atrações da região. Descubra quais são e encante-se!

Revoada dos Guarás

Esse é um passeio que não pode faltar no seu roteiro. Ele conta a história da região a bordo de uma lancha rápida compartilhada e um cenário de impressionar. Por ser menor e mais veloz, a lancha proporciona conforto e adrenalina aos visitantes. Além disso, o veículo é capaz de entrar em lugares intocados, onde a natureza é mais presente.

O som ambiente e o colorido das aves embelezam o céu formando um verdadeiro espetáculo da natureza. Apesar de ser uma experiência de contato com a vida selvagem, a sensação é de tranquilidade, pois a revoada acontece em um lugar sem construções e pessoas.

O passeio tem 3 horas de duração e acontece na Ilha dos Guarás, que fica na terceira foz do Delta do Parnaíba. O local é margeado por dunas, rios, mar e mangue. É impossível não se apaixonar pela cor exuberante dos pássaros em contraste com o verde da vegetação. Uma experiência fantástica é presenciar a revoada dos Guarás!

Baía das Canárias em lancha rápida

Esse passeio é um aperitivo sobre o majestoso Delta do Parnaíba. No caminho, você vai observar diferentes paisagens que incluem campos, mangues, rio, dunas gigantes, igarapés e praias desertas. Ele é realizado em uma lancha rápida e tem como itinerário os seguintes atrativos:

  • Rio Parnaíba;
  • Praia dos Poldros;
  • Baía das Canárias;
  • Igarapés dos Periquitos;
  • Dunas do Morro Branco.

O passeio dura aproximadamente 4 horas e tem três paradas: a Ilha das Canárias (segunda foz do Delta), Dunas do Morro Branco e a praia deserta dos Poldros.

Delta safári noturno (focagem de jacaré)

A vegetação exuberante e o encontro do Rio Parnaíba com o Oceano Atlântico já são um espetáculo, agora imagine ter contato com animais silvestres no próprio habitat deles? Isso é possível no Delta safári, que acontece à noite porque há mais chances dos animais aparecerem. É a sua oportunidade de ver a olho nu e de uma única vez a beleza e a diversidade da fauna brasileira.

Para isso, é preciso pegar uma embarcação no Porto dos Tatus e seguir em direção ao Rio Parnaíba. No caminho, já é possível ver toda a beleza das dunas e mangues ao redor. Os guias orientam quais lugares merecem atenção. Por exemplo, os macacos ficam no alto das árvores e os jacarés na beira do rio.

Esses guias são nativos da região que sabem tudo sobre a fauna e a flora do Delta, além de curiosidades locais. Qualquer dúvida que você tiver, pode perguntar que eles terão o maior prazer em responder. Além disso, os guias são equipados com lanternas e faroletes para facilitar a focagem nos animais.

A adrenalina fica mais forte quando os guias avistam os animais silvestres e apontam para eles para que os turistas possam enxergá-los. Veja o que você pode encontrar no passeio:

  • macacos;
  • jacarés;
  • iguanas;
  • cobras.

Entendeu agora por que esse passeio se chama sáfari? E o melhor, acontece aqui no Brasil. Ou seja, não há necessidade de ir para longe, como os países africanos, para ter essa experiência.

Delta do Parnaíba

Delta Crusier

Não basta ver o Delta do Parnaíba, você precisa fazer a travessia no encontro do Rio com o Oceano Atlântico. E nem precisa esperar o guia indicar o local do encontro das águas, pois ele é facilmente identificado. De um lado você verá a água do rio, que tem cor dourada, de outro verá o mar com um tom mais esverdeado.

O visual é impressionante e você ainda pode escolher em qual lado quer refrescar-se: mergulhar no rio ou no mar. Os dois são tão atrativos que a vontade será tomar banho em cada um deles. Não deixe de fazer fotos para registrar esse momento!

Baía do Feijão Bravo

Esse passeio inclui diferentes atrativos que tornam a experiência ainda mais proveitosa. A primeira parada acontece nas dunas da Ilha Grande de Santa Izabel. Depois é a vez de seguir até o Igarapé dos Periquitos, formado por um canal estreito com diversos tipos de vegetações de mangue. Nesse local acontece a cata do caranguejo.

O piloto que guia a embarcação enfia-se na lama do mangue e traz o famoso caranguejo-uçá, típico da região e uma das iguarias da culinária local. O próximo Igarapé é o dos Poldros, que divide a ilha de mesmo nome e a Ilha das Canárias. Nele é possível avistar diversos animais, como jacarés, iguanas e macacos, além de uma diversidade de pássaros.

Por fim, o destino principal: as Dunas do Feijão Bravo. É nesse local que acontece um dos fenômenos mais raros do mundo: o encontro de um rio com o oceano. Você vai ver de perto e conhecer o verdadeiro significado de um Delta. Além disso vai desfrutar das belezas de uma praia de rio e uma praia oceânica. Para completar, a floresta de mangue e as lagoas formadas na época de cheias embelezam o cenário.

Fala a verdade, depois de conhecer esses passeios do Delta do Parnaíba, a vontade de conhecer o lugar aumentou, não foi? Não é para menos, esse é único Delta das Américas, o terceiro maior do mundo! E mesmo que a gente tente descrevê-lo, não há palavras que traduzam as emoções que você vai sentir ao conhecer região. Somente indo até lá para descobrir. Se você ainda não foi, não perca essa oportunidade!

Gostou de conhecer mais sobre o Delta do Parnaíba? Então siga as nossas redes sociais e veja mais conteúdos sobre esse lugar incrível. Nós estamos presentes em diferentes plataformas: Facebook, Instagram, Twitter, Google Plus, Youtube e Flickr.

Você também pode gostar

3 thoughts on “Conheça os principais passeios do Delta do Parnaíba

  1. How to track the location of the other person’s phone without their knowledge? You will be able to track and monitor text messages, phone calls, location history and much more. Free Remote Tracking and Recording of Husband’s Phone Cell Phone Spy. Best Apps to Download for Free to Spy on Another Phone.

  2. Mobile Phone Monitoring App – hidden tracking app that secretly records location, SMS, call audio, WhatsApp, Facebook, Viber, camera, internet activity. Monitor everything that happens in mobile phone, and track phone anytime, anywhere.

Deixe um comentário