Comidas do Nordeste: 16 pratos típicos da região para provar

13 minutos para ler

O Nordeste brasileiro é conhecido e amado por pessoas de todos os cantos do mundo. Isso se deve às belezas naturais, belas praias, clima agradável, gente hospitaleira e, claro, às comidas típicas nordestinas.

Quem se interessa por experiências gastronômicas fica encantado com todo o sabor da comida do Nordeste, que vem da mistura dos povos que já passaram pela região, como os índios, os africanos e os europeus. 

Cada um deles adicionou muitos ingredientes e temperos, sendo que o resultado são pratos incomparáveis e inesquecíveis.

Está em busca de um roteiro para a região e quer saber quais comidas do Nordeste encontrará por lá? 

Então, prepare-se! Neste artigo, vamos listar algumas das receitas mais famosas do Nordeste brasileiro. Se você já está de malas prontas, ficará ainda mais ansioso.

O que são comidas nordestinas? 

Para alguns, a comida do Nordeste é a melhor gastronomia que já existiu no Brasil. Ela é composta por pratos únicos e típicos de cada estado nordestino, com temperos inigualáveis. 

As comidas do Nordeste são tópicos muito debatidos por apreciadores da gastronomia, por conta da sua mistura de sabores e experiências inesquecíveis. 

No entanto, em geral, as comidas nordestinas são pratos tipicamente derivados do Nordeste, como Acarajé, Vatapá, Moqueca, Cuscuz e outros. 

Porém, apesar de serem derivadas do Nordeste, elas são reproduzidas ao redor de todo o Brasil, inclusive fora dele. 

Como o tempero e a culinária nordestina são muito marcantes, elas são utilizadas por chefs de cozinha renomados. 

História da culinária nordestina 

A culinária nordestina foi diretamente influenciada pelas condições socioeconômicas da região. Por isso, as comidas do Nordeste possuem características portuguesas e africanas. 

As raízes portuguesas são derivadas do período colonial, já a africana foi absorvida na época da escravidão. 

Além disso, ainda a comida nordestina tem a influência direta com gastronomia indígena, herança da população nativa. 

O que é típico do Nordeste? Lista dos principais ingredientes

O Brasil é bastante extenso, portanto cada região conta com clima e características ambientais que favorecem o crescimento e o consumo de determinados produtos. Além dos frutos nativos, a culinária absorveu ingredientes e temperos trazidos por povos estrangeiros.

Mas se fosse para responder a pergunta sobre o que mais se come no Nordeste, os itens que não poderiam ficar de fora da lista e que estão presentes em muitas casas e restaurantes são:

  • o azeite de dendê;
  • a pimenta;
  • o coco e o leite de coco;
  • o feijão de corda (ou fradinho);
  • o feijão verde.

Além disso, as comidas típicas nordestinas trazem carnes, peixes, frutos do mar, queijo coalho e mandioca, entre outras iguarias.

Comidas do Nordeste: 16 receitas típicas da região 

O Nordeste é composto por nove estados, então pode haver variações entre os pratos mais famosos e as formas de preparo, assim como diferentes valores. Contudo, separamos abaixo algumas opções que são encontradas em diversas regiões. Confira!

Tapioca

tapioca comida típica nordestina

Em boa parte dos estados nordestinos, o dia começa com uma boa tapioca (ou beiju, como o ingrediente é conhecido pelos moradores). Mas isso não impede ninguém de apreciá-la também na sobremesa, no lanche da tarde ou a qualquer hora do dia.

Feita da fécula extraída da mandioca, essa iguaria de origem indígena apresenta vários recheios, doces ou salgados, porém o tradicional leva coco e queijo coalho.

Além de deliciosa, a tapioca é coisa séria. Em 2006, o Conselho de Preservação do Sítio Histórico de Olinda a nomeou como Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade. Também existe a tradicional e respeitada Associação de Tapioqueiras de Olinda.

Baião de Dois

O Baião de Dois é outro prato bastante conhecido quando se fala em comidas do Nordeste. Muitos dizem que a incrível mistura de arroz, feijão, carne seca e queijo coalho tem origem em um fato um pouco triste: o baião de dois teria surgido no Ceará, no meio da seca do sertão nordestino, onde a comida era escassa, difícil de ser conservada e nada podia ser desperdiçado.

Também há quem veja influência dos imigrantes árabes, que teriam trocado a lentilha pelo feijão verde. De qualquer forma, o prato é mesmo delicioso — tanto que foi homenageado até pelo rei do baião, Luiz Gonzaga: “ó baião que bom que sois, se o baião é bom sozinho, que dirá baião de dois”.

Moqueca

Por ter uma imensa área costeira, o Nordeste é rico em peixes e frutos do mar, então não poderia deixar de caprichar nas receitas com essas delícias. Uma delas é a moqueca, que leva posta de peixe, azeite de dendê, leite de coco e coentro na versão nordestina.

Existem outras versões com camarão, siri e alguns ingredientes a mais ou a menos — e cada brasileiro parece ter uma receita de moqueca. Mas a tradicional, que você vai encontrar nos restaurantes e nas casas dos moradores, é essa que citamos.

comidas tipicas da região nordeste

Carne de sol

Com queijo coalho, feijão de corda, manteiga de garrafa e muito mais! A carne de sol é bovina, ligeiramente salgada e vai bem com tudo. Talvez por isso, esteja tão presente nas receitas da culinária do Nordeste.

Algumas de suas versões mais tradicionais são acompanhadas de macaxeira (conhecida pelo Brasil também como mandioca ou aipim), na moranga ou no escondidinho.

Existe até a paçoca de carne seca, que é uma farofa da carne na versão moída, com farinha de mandioca e cebola. O prato já é delicioso quando o comemos sozinho, às colheradas, mas costuma ser consumido com banana e baião de dois.

Cuscuz

Não podemos fazer uma lista de comidas do Nordeste sem mencionar o cuscuz. Essa é mais uma iguaria presente no dia a dia de muitas casas nordestinas, consumida tanto no café da manhã quanto nas refeições principais.

Ele é feito com farinha de milho, sendo que uma das opções para o início do dia ou um lanche da tarde é o cuscuz umedecido com leite ou leite de coco e acompanhado de manteiga (que derrete quando o prato vai para a mesa ainda quente).

Contudo, trata-se de um item bastante versátil, que pode receber queijo coalho e carne ou complementar a refeição em forma de farofa com verdura, ovos e bacon, entre outros itens. Sem dúvida, esse é mais um prato da lista de comidas típicas nordestinas que vale a pena experimentar!

comidas do nordeste famosos

Maria Isabel

Estamos falando de um prato bastante característico da culinária do Piauí — inclusive, há um festival gastronômico que leva o seu nome em Teresina. Entretanto, também é possível encontrá-lo em outras regiões de estados como Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão. O nome Maria Isabel foi inspirado nas filhas da criadora da receita.

Conta-se que, em épocas antigas, só os homens podiam comer carne. Assim, uma mãe que não tinha o que oferecer aos seus filhos pegou parte da carne que seria para o pai, cortou-a em cubos e fez a comida para toda a família.

A refeição é preparada com arroz, carne seca, cebola, alho, pimentão, cheiro verde e pimenta. Ou seja: não tem como não ser saborosa, concorda?

Sarapatel

Esse é um prato um pouco mais polêmico entre as comidas do Nordeste de Pernambuco. Há quem ame o sarapatel e aquelas pessoas que não tenham nem coragem de experimentá-lo. 

Isso provavelmente se deve ao exótico ingrediente principal: as vísceras de bode (que pode ser substituído por porco ou carneiro).

Para completar, na culinária nordestina de Pernambuco, a carne é cozida com o sangue do animal e pode ser acompanhada de farinha e pimenta. 

Trata-se de uma receita certamente forte, mas repleta de ousadia e sabor, a qual você não pode deixar de provar!

Arrumadinho

O arrumadinho é mais um quitute que vale a pena ser experimentado durante a sua viagem pelo Nordeste. Ele é feito com ingredientes regionais e tudo é disposto em apenas um prato — daí vem o nome da iguaria.

Quem vê essa comida colorida e convidativa dificilmente resiste à tentação de prová-la. A receita inclui feijão de corda ou feijão verde, carne desfiada, vinagrete e farinha de mandioca. Sem dúvida, é uma boa opção para o almoço!

Bobó de camarão

Trata-se de um prato herdado dos povos africanos, transformado com o passar dos anos nessa deliciosa receita afro-brasileira. O bobó leva camarão, leite de coco, mandioca, azeite de dendê, castanha de caju e muitos temperos. Não dá para descrever: é preciso provar e se deliciar! Você pode encontrá-lo em destinos da Bahia, Alagoas e Ceará, entre outros.

o que comer na viagem para o nordeste

Bolo de rolo

Ainda há comidas nordestinas para quem gosta de doces. Inclusive, esse quitute tem um título importante, sendo reconhecido como Patrimônio Imaterial de Pernambuco. Para a nossa sorte, é possível encontrar quase a mesma receita por todo o Nordeste: finas camadas de massa enroladas com goiabada.

Hoje em dia, existem versões recheadas com doce de leite ou chocolate, mas a original de Portugal (e a preferida de muitos) é mesmo aquela que leva o doce de goiaba.

Caranguejada

Além das belas praias, o Nordeste brasileiro tem muitos manguezais. Nesse ecossistema, a água do mar avança para o solo e cria uma vegetação específica, que é o habitat natural dos caranguejos. Por isso, a caranguejada é comum na região, sendo um dos pratos preferidos dos moradores e fazendo sucesso entre os turistas.

A receita tradicional leva ingredientes regionais, como o leite de coco, além de azeite e muito tempero. Ao pedir esse prato em um restaurante, provavelmente os caranguejos virão banhados no caldo do leite de coco, pois eles podem ficar secos muito rapidamente. Portanto, a dica para se deliciar é mergulhar sempre a carne no caldo. É de lamber os dedos!

Guaraná Jesus

É verdade que essa iguaria não é um prato, mas acredite: o Guaraná Jesus se tornou um dos ícones do Maranhão! A cor rosa, o sabor e o cheiro adocicados, com notas de cravo e canela, são as principais características da bebida que já caiu no gosto dos brasileiros.

O Guaraná foi criado em 1927, pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, e hoje faz parte do portfólio da Coca-Cola Company. Então, se você estiver com viagem marcada para o Maranhão, já pode ir treinando o pedido: “me vê um Jesus aí”!

Acarajé 

Apesar de ser muito conhecido em território nacional, nem todo mundo sabe o que realmente é o acarajé. 

Em geral, o bolinho de feijão-fradinho, frito em azeite de dendê, é uma marca da Bahia e uma oferenda do candomblé — religião de matriz africana.

Embora tenha ganhado fama no Brasil, ele é muito conhecido na região Ocidental da África, mas tem nomes diferentes em cada país. 

O acarajé é vendido em todo o Brasil, principalmente nas regiões turísticas da Bahia. Geralmente, a comida típica é feita, majoritariamente, por mulheres — mães e filhas de santo. 

A comida é servida em tabuleiro, acompanhada também por outras iguarias baianas, como o lelê, o abará, a cocada preta, a cocada branco, o pé de moleque, a passarinha e outros. 

Vatapá 

O Vatapá é uma comida de origem africana, chegou no Brasil através dos africanos iorubás, mas com o nome de ‘ehba-tápa’. 

Esse prato é muito conhecido na Bahia e, geralmente, é servido como acompanhamento do acarajé. 

O seu preparo pode ser feito com pão molhado ou farinha de rosca, gengibre, fubá, pimenta-malagueta, amendoim, cravo, celo, leite desnatado e outros. 

Apesar de ser conhecido na Bahia, o Vatapá também é muito servido no Amazonas, no Amapá, no Pará, no Maranhão e em Rondônia — onde a receita pode sofrer alterações por conta do amendoim. 

Cartola 

Cartola é um típico doce brasileiro, mais especificamente de Pernambuco. É considerado uma das sobremesas mais tradicionais da região. 

O doce tem suas raízes originárias das casas-grandes dos engenhos. Ela é feita de bananas fritas em manteiga ou óleo, queijo coalho ou de manteiga derretida posicionadas em cima da fruta. 

Ela é considerada um ato de de técnicas e hábitos culturais dos colonizadores portugueses, dos indígenas e dos africanos escravizados, formando uma receita só. 

Munguzá 

O  munguzá, também chamado de mugunzá ,  é muito conhecido por parte da população brasileira como Canjica e, diferente do que alguns pensam, a iguaria pode ser servida salgada. 

Essa comida do Nordeste já é servida em todo o território brasileiro, pode ser comida em qualquer mês do ano, mas, geralmente, são consumidas no período junino. 

O mungunzá é feito em várias partes do Brasil e sua receita pode sofrer alterações. Como no caso da versão salgada, com milho e feijão, que é típica do sul do Ceará e oeste da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. 

Deu para perceber que há inúmeras comidas do Nordeste típicas para se provar. E, para ter uma experiência única, o preparo deve ser da própria região. 

Então, se você deseja provar todos os pratos típicos do Nordeste, conte com a Eco Adventure. Aqui, temos pacotes completos, com passeios, hospedagem e alimentação por um ótimo custo benefício. 

Venha conhecer os pacotes da Eco Adventure e aproveite o melhor que o Nordeste pode oferecer! 

Conclusão 

turismo gastronomico no Nordeste

Visitar o Nordeste e não provar a comida típica da região, é a mesma coisa de não ir ao principal ponto turístico de uma cidade. 

Além dos principais passeios turísticos do Nordeste, as comidas típicas da região também são super importantes de serem experimentadas. 

Provando a culinária nordestina, você consegue aprender mais sobre a cultura local e se aprofundar mais nos sabores únicos que o Brasil tem. 

Então, não perca a oportunidade de ter a experiência única de provar os temperos e gostos exclusivos dos pratos típicos das nossas regiões nordestinas. 

Venha conhecer o Nordeste da forma mais completa possível com a Eco Adventure! 

Você também pode gostar

8 thoughts on “Comidas do Nordeste: 16 pratos típicos da região para provar

  1. Fiquei feliz com as explicações na materia, me serviu muito e vou indicar com certeza. Quero aprender mais sobre isso porque gosto demais e passo muito tempo no dia a dia pesquisando o assunto. Quero agradecer e seguir seu site. Gratidão!

Deixe um comentário