Nordeste em baixa temporada: dicas para curtir a viagem

Nordeste em baixa temporada: dicas para curtir a viagem
12 minutos para ler

Lugares que são atrativos pelas suas praias e paisagens naturais costumam estar sempre relacionados aos fatores climáticos. Apesar disso, o nordeste em baixa temporada continua sendo uma excelente opção para visitar. Esse local possui atrações que podem e devem ser desfrutadas durante o ano inteiro.

Visitar o nordeste em baixa temporada não é nenhum empecilho. Pelo contrário, esse é um momento que oferece inúmeras vantagens que a alta temporada não pode proporcionar. Para isso, é preciso pesquisar antes, criar um roteiro voltado para o período específico da viagem, e a partir daí é só curtir.

Conheça agora dicas imperdíveis para aproveitar a sua viagem para o nordeste em baixa temporada.

Turismo no nordeste

O nordeste é um lugar perfeito para quem deseja curtir momentos de paz e contato com a natureza. Ele possui lugares paradisíacos que encantam todos os seus visitantes e provocam o desejo de conhecer em todos que ainda não tiveram essa oportunidade. O nordeste em baixa temporada continua proporcionando esses benefícios.

O nordeste também é conhecido pelas suas cidades históricas e pela sua gastronomia grandiosa. Sem contar os esportes radicais que são praticados por vários pontos de várias cidades dessa região. Tudo isso também pode ser aproveitado no nordeste em baixa temporada.

A região é bastante extensa e conhecer a fundo todos os atrativos dos seus 9 estados requer muito tempo. Entre inúmeros pontos turísticos e vários locais com beleza indescritível, vai ser preciso fazer diversas viagens para ter acesso a tudo. Por isso, o ideal é se programar e fazer roteiros para o nordeste em baixa temporada e também em alta.

Quais são os períodos de baixa temporada na região

Quais são os períodos de baixa temporada na região

O clima no nordeste é bom o ano todo, por isso, mesmo viajando em baixa temporada, você vai poder aproveitar os dias de sol. A baixa temporada no nordeste ocorre desde o final do Carnaval até o mês de novembro. Em julho o número de turistas aumenta, porém, nada comparado a alta temporada, que ocorre nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

O melhor momento para viajar para o nordeste em baixa temporada varia de acordo com cada destino. Por exemplo, no Ceará e no Maranhão as precipitações são mais comuns entre os meses de março e maio. Em Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, a probabilidade maior de chuvas é em julho.

Já no Sul da Bahia, as chuvas são mais distribuídas ao longo do ano, mas quando ocorre uma frente fria, ela costuma ser em outubro ou novembro. De uma forma geral, o melhor período para curtir o nordeste em baixa temporada é entre setembro e novembro, porque é possível pegar tempo bom em muitos destinos da região.

Vantagens de viajar para o nordeste em baixa temporada

Existem várias vantagens de se viajar para o nordeste em baixa temporada. Entre elas podemos citar duas como as principais. O primeiro ponto é que na baixa temporada o número de visitantes aos locais é menor que em períodos de alta temporada. Dessa forma é possível curtir a viagem com muito mais tranquilidade e conforto.

Sem contar que você não precisa disputar vagas em passeios e visitas a pontos turísticos. A outra grande vantagem de visitar o nordeste em baixa temporada é a redução de gastos. Isso ocorre em relação a passagens aéreas, hospedagens, passeios, entre outros itens. Sendo assim, você consegue aproveitar o mesmo passeio pagando muito menos que na alta temporada.

Como montar um roteiro

Como montar um roteiro

Todas as viagens precisam de um roteiro bem estruturado para que o viajante possa aproveitá-las ao máximo. E quando se trata de visitar o nordeste em baixa temporada, esse roteiro se torna ainda mais fundamental. Isso ocorre porque na alta temporada os hotéis e companhias aéreas já especulam um grande volume de reservas e se preparam.

Porém, na baixa temporada, todo o setor turístico fica inconstante. Não existe uma previsão dos pacotes que vão ser adquiridos nessa fase, por isso as empresas não investem em grandes recursos. Dessa forma, o indicado é que o viajante planeje e adquira sua passagem e hospedagem com antecedência.

Esse planejamento vai te ajudar, inclusive, a encontrar promoções que deixarão a sua viagem ainda mais barata. Mas o roteiro de uma viagem não engloba apenas passagem e hospedagem, existem vários outros pontos que precisam ser levados em consideração. E é possível montar um roteiro sem a ajuda de uma agência, porém, essa tarefa é muito trabalhosa e fica aberta a muitos imprevistos.

Se a sua viagem para o nordeste em baixa temporada envolver diferentes estados, a estrutura do roteiro se torna ainda mais complexa. Sem contar que uma agência é capaz de conseguir os melhores valores. Conheça agora os principais pontos que devem ser considerados na hora de montar o roteiro da sua viagem.

Orçamento

O primeiro passo é definir o orçamento que estará disponível para ser utilizado nessa viagem. Afinal, é baseado nele que todas as outras decisões serão tomadas. Esse ponto é extremamente favorecido quando se decide fazer uma viagem para o nordeste em baixa temporada. Inclusive, o orçamento definido vai te possibilitar ter um aproveitamento muito maior da sua viagem do que se ela fosse ocorrer na alta temporada.

Transporte

É preciso pensar no transporte que será utilizado tanto para chegar ao seu primeiro destino, como também, o que vai ser usado durante o período que você ficará por lá. Roteiros para o nordeste costumam abranger mais de uma cidade, e às vezes, mais de um estado. Por isso, é fundamental pensar também como você vai se locomover entre cada local.

Hospedagem

O ideal é comprar todas as passagens primeiro e só depois fechar as hospedagens. De acordo com o orçamento, você deve buscar o tipo de ambiente que mais se adequa a sua viagem como hostels, pousadas, hotéis, resorts, Airbnb, entre outros. Leve em consideração a proximidade da hospedagem com cada destino que será visitado.

Eventos

Dependendo da cidade escolhida e da data definida, podem ocorrer determinados eventos nestes locais. É importante pesquisar e definir aqueles que farão parte do seu roteiro. Podem ser festas, feiras, eventos culturais, entre outros. Aproveite cada oportunidade que essa viagem vai te oferecer e conheça a cultura do local através dos seus eventos.

Passeios

O nordeste em baixa temporada oferece várias opções de passeios. Porém, assim como a passagem e a hospedagem, você deve reservar esses passeios, através de agências, com antecedência. Estruture o seu tempo de viagem para poder aproveitar tudo o que a região oferece, inclusive, passeios incríveis que envolvem esporte, cultura e natureza.

Busque uma agência

Ainda que seja possível fazer um roteiro de viagem para o nordeste em baixa temporada sozinho, uma agência vai facilitar muito esse processo. Ela vai te ajudar a encaixar o máximo de atividades, dentro do seu gosto, gastando o que está dentro do seu orçamento e proporcionando tranquilidade, já que ela se responsabiliza por qualquer tipo de imprevisto.

Conheça a Rota das Emoções

Conheça a Rota das Emoções

A Rota das Emoções é um roteiro de viagem que proporciona ao viajante conhecer lugares de três estados brasileiros, que são o Ceará, o Piauí e o Maranhão. Dentro de cada estado existe um foco principal no roteiro. No Maranhão temos os Lençóis Maranhenses, no Piauí temos o Delta do Parnaíba e no Ceará temos Jericoacoara.

Existe uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e empresários da região. Essa parceria gerou a Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, que deu origem à Rota das Emoções. Seus primeiros pacotes de viagem foram lançados em 1998 e tinham o nome de Delta-Jeri-Lençóis. O termo Rota das Emoções só surgiu em 2005.

A Rota das Emoções é a melhor opção para quem deseja conhecer os paraísos naturais do nordeste em baixa temporada. Esse trajeto inclui inúmeras atividades que agradam os mais variados gostos, desde os viajantes mais tranquilos até os mais agitados. E a gastronomia encontrada por todo esse trajeto é uma atração à parte.

O objetivo da Rota das Emoções é que os viajantes possam conhecer e valorizar um pouco da riquíssima cultura local. E também que eles tenham a oportunidade de visitar todos esses destinos incríveis do nordeste em uma só viagem. Em 2009 essa rota foi considerada o melhor roteiro turístico do Brasil e hoje já ganhou destaque nacional e até internacional.

Essa viagem dura, em média, entre 8 e 12 dias. Nela os viajantes podem aproveitar paisagens maravilhosas, noites de conforto, festas e uma gastronomia especial, que, por si só, já é uma atração. Por todas essas possibilidades, a Rota das Emoções se torna um passeio para todo tipo de público.

Ele é muito procurado por famílias com crianças, para curtir as maravilhosas praias. Também é uma escolha perfeita para casais que desejam aproveitar uma bela vista e um clima romântico que pode ser cenário até para uma lua de mel. Mas também é maravilhoso para amigos que querem curtir e explorar as noitadas de festa.

Outro público muito atingido é o aventureiro. O nordeste em baixa temporada é ideal para quem quer praticar esporte sem ter que enfrentar uma multidão e disputar espaço nas áreas naturais. Entre as opções praticadas podemos citar passeios off road, buggy, lancha, jangada, navegando a bordo e passeios a cavalo.

Dentro dos 3 estados visitados existem os 3 pontos principais já citados. Porém, o roteiro completo possibilita o turista conhecer 14 municípios. São eles:

No Maranhão:

  • Araioses;
  • Barreirinhas;
  • Paulino Neves;
  • Santo Amaro;
  • Tutóia.

No Piauí:

  • Cajueiro da Praia;
  • Ilha Grande;
  • Luís Correia;
  • Parnaíba.

No Ceará:

  • Barroquinha;
  • Camocim;
  • Chaval;
  • Cruz;
  • Jericoacoara.

A Rota das Emoções, sem dúvida, é uma excelente opção para quem quer conhecer o nordeste em baixa temporada. E dentro de cada um dos estados, existem alguns destinos específicos que precisam fazer parte do seu roteiro. Afinal, são atrativos especiais de cada um desses municípios.

  • No Maranhão vale a pena conhecer o Passeio pelo Rio Preguiças, onde você pode curtir um lindo pôr do sol, e, é claro, os Pequenos Lençóis, que são famosos pelas suas lagoas e dunas que formam uma paisagem diferenciada.
  • No Ceará você precisa visitar a Lagoa do Paraíso, que fica em Jericoacoara, as Praias de Camocim, que mistura uma paisagem entre praia, cidade e duna, a Trilha em Chaval e, é claro, o pôr do sol em Jericoacoara, local muito citado pelos famosos.
  • No Piauí você não pode perder o passeio pelo Delta do Parnaíba, a Revoada de Guarás, que também fica no Delta do Parnaíba, e, é claro, a Praia de Barra Grande, onde acontece o incrível Reveillon das Emoções, uma opção para ser frequentada na alta estação.

Conte com a Eco Adventure

Conte com a Eco Adventure

Conhecer o nordeste em baixa temporada vai te proporcionar uma das melhores experiências da sua vida. E para não desperdiçar nenhum momento dessa viagem incrível, você precisa se preparar e deixar tudo muito bem estruturado para só aproveitar. Por isso, o ideal é contratar uma agência que cuide de tudo por você.

E para escolher a melhor agência de ecoturismo na Rota das Emoções você deve considerar a credibilidade e a experiência que a empresa tem nesse setor. A ECO Adventure foi fundada em 1998 e é pioneira na oferta de produtos turísticos para Ceará, Piauí e Maranhão, que são o principal foco de atuação na Rota das Emoções (Jeri, Delta e Lençóis).

Para conhecer o nordeste brasileiro na baixa temporada, incluindo a Rota das Emoções, conte com a ECO Adventure. A nossa agência te ajuda a montar o seu roteiro de viagem, em cada detalhe, desde o transporte e a hospedagem até os passeios que irão se encaixar perfeitamente no propósito da sua viagem.

Conhecer o nordeste em baixa temporada vai ser umas das experiências mais encantadoras da sua vida. Você merece que esse momento seja lembrado apenas por todas as alegrias que você irá viver. Por isso, evite ter que lidar com qualquer imprevisto, deixe todas as burocracias chatas com a gente e apenas aproveite o seu momento.

Nós somos especializados em roteiros que envolvem as mais belas praias do nordeste brasileiro, incluindo a Rota das Emoções. Já proporcionamos segurança, tranquilidade e felicidade para a viagem de inúmeros clientes e sabemos como oferecer o melhor para cada perfil de viajante, proporcionando as melhores sensações e uma experiência inesquecível!

Nós oferecemos ao nosso público pacotes com variados períodos de estadia e opções de passeios. Essas opções incluem ecoturismo e aventura, viagem esportiva, lua de mel, entre outros. Para saber mais informações acesse o site da ECO Adventure e confira todos os destinos. Aproveite para entrar em contato com um dos nossos agentes.

Você também pode gostar

2 thoughts on “Nordeste em baixa temporada: dicas para curtir a viagem

  1. Niektóre programy wykrywają informacje o nagraniu ekranu i nie mogą wykonać zrzutu ekranu telefonu komórkowego.W takim przypadku można użyć zdalnego monitorowania, aby wyświetlić zawartość ekranu innego telefonu komórkowego.

Deixe um comentário