Praia do Preá: o que fazer, pontos turísticos e passeios incríveis

10 minutos para ler

Quem está considerando passar as férias em um local exótico e cheio de novas experiências, precisa conhecer a Praia do Preá, em Jericoacoara!

Esse é um dos roteiros favoritos de quem visita o Ceará. E não é para menos, afinal, lá é a porta de entrada para o paraíso de Jericoacoara. 

Essa região, também conhecida como terra do sol poente, permanece intacta — totalmente preservada ambientalmente — o que torna o visual ainda mais singular. 

O clima agradável, a extensa faixa de areia branca, os coqueirais, a água quentinha e a brisa leve no rosto completam os motivos para visitar o lugar.

Continue a leitura para descobrir os principais atrativos e dicas sobre o que conhecer ao visitar Praia do Preá e a região ao redor!

Onde fica a praia do Preá?

A Praia do Preá está localizada no município de Cruz, a 245 quilômetros de distância da capital Fortaleza. 

Sem dúvidas, é um dos melhores e mais encantadores destinos do nordeste. Você vai se apaixonar por ele, temos a certeza disso! 

Como chegar

A cidade tem aeroporto próprio, facilitando o acesso para turistas de outros países e de regiões mais afastadas do Nordeste

Portanto, quem pretende chegar ao destino por via aérea pode pegar um voo com destino ao Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa, mais conhecido como Aeroporto de Jericoacoara.

Já para quem vem de Fortaleza por via terrestre, o acesso é feito pela rodovia CE-085, também conhecida como Estruturante, no sentido oeste. Siga as placas e, quando avistar o Posto de Informação ao Turista, vire à direita. 

O local tem vários guias à disposição e possibilidade de transportes para conduzir o visitante até o destino final, mas basta seguir pela estrada de terra por mais 12 quilômetros. Quando avistar o mar, eis a tão desejada Praia do Preá.

 

O que está ao redor da Praia do Preá

Antes de decidir o melhor caminho, saiba que, ao escolher a Praia do Preá como destino, você se hospedará próximo dos principais pontos turísticos da região, tais como:

  • Jijoca de Jericoacoara;
  • Lagoa Azul;
  • Lagoa do Paraíso;
  • Vila de Jericoacoara.

Além disso, o destino tem ótima estrutura, com barracas na praia, bares, restaurantes, hotéis de charme, pousadas, hostels, escolas de kitesurf e muito mais.

Ou seja, além de ficar no centro dos principais atrativos da região, é possível desfrutar do lazer e do agito da própria praia. Um só destino e várias possibilidades para explorar. Imperdível!

O que fazer na Praia do Preá? Confira os principais pontos turísticos da região 

A Praia do Preá fica perto dos principais atrativos turísticos do Parque Nacional de Jericoacoara. 

Você pode visitá-los em um tour de um único dia ou pode fazer um roteiro de acordo com o que deseja conhecer, com o tempo de duração que achar necessário. 

Veja quais são os principais atrativos:

Letreiro

Grandes destinos têm monumentos para registrar a visita, e com a Praia do Preá não poderia ser diferente. Há uma linda jangada sobre um deck de madeira com o nome “Preá” formado por letras coloridas. 

O cenário fica ainda mais bonito quando se tem uma visão ampla, observando o que há por trás do letreiro: um mar imenso e os tons naturais do céu. 

Uma fotografia com essa composição é uma ótima lembrança do lugar.

Árvore da Preguiça

Outro lugar imperdível é a Árvore da Preguiça, que fica no caminho para Jeri. Trata-se de uma árvore nativa, isolada em meio às areias do Parque Nacional de Jericoacoara, a poucos metros do mar. 

Os fortes ventos marítimos são os responsáveis pelo seu crescimento curvado, passando a impressão de que está deitada ou se arrastando pelo chão. 

Na época de cheias, formam-se pequenas lagoas ao redor, o que torna o visual ainda mais bonito.

Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso

São verdadeiros cartões-postais de Jeri! Imagine lagoas com água quente, de água cristalina, uma brisa agradável e drinks e petiscos à sua disposição. 

Agora, acrescente uma rede dentro da água para você relaxar. Também dá para fazer um passeio de jangada na lagoa. 

Entendeu agora porquê esses lugares são tão especiais? Você não vai querer ir embora!

.

Pedra Furada

Outro destino que deve estar no seu roteiro é a Pedra Furada. O acesso é feito por uma trilha de nível médio, mas a vista final compensa o tempo de caminhada. 

Devido à alta temperatura do Ceará, o ideal é fazer o passeio por volta das 15h30 para contemplar o pôr do sol e voltar enquanto ainda estiver claro — já que o sol se põe por volta das 17h30 no local.

Duna do pôr do sol

 

Por falar em pôr do sol, você sabia que esse fenômeno tem uma importância tão grande em Jeri que há um lugar exclusivo para contemplá-lo? Sim, é a Duna do pôr do sol!

Logo após às 16h, já é possível avistar os turistas subindo a duna e procurando um lugar especial para contemplar o astro. 

Ele se põe sobre o mar e a duna realmente dá uma visão privilegiada. E tem mais: a energia do pôr do sol em Jeri é única e inesquecível. Você precisa ir para conferir!

Camocim

Outro lugar que vale a pena conhecer é Camocim, município vizinho a Jeri. A preservação ambiental local é tão forte que a paisagem é única. 

Os principais pontos turísticos são a Lagoa da Tatajuba, o Rio Guriú e o Mangue Seco. São lugares perfeitos para fazer fotografias.

Esportes aquáticos

A localização da Praia do Preá é excelente para a prática de esportes náuticos como o surf, o windsurf e o kitesurf. 

O vento lateral que vem do mar para a terra facilita a aprendizagem, por isso, é comum encontrar várias escolas esportivas na praia.

Para quem nunca praticou, vale a pena fazer uma aula experimental. E para os que já praticam, o período de agosto a novembro oferece melhores condições de vento para o esporte.

Como aproveitar a Praia do Preá e a Rota das Emoções

A Praia do Preá é uma das que fazem parte da famosa Rota das Emoções, que abrange regiões dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. 

Na parte cearense, o visitante terá a oportunidade de conhecer Jericoacoara e região. Já nos outros estados, estão os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba, em que os 3 estados, juntos, oferecem atrações incríveis aos visitantes.

São muitos passeios e lugares exuberantes para conhecer na Rota das Emoções ou na Rota dos Ventos. Mas para aproveitar adequadamente cada momento e torná-los inesquecíveis, é preciso definir todos os detalhes.

Escolha uma boa hospedagem

Mesmo que durante a viagem, você não costume passar tanto tempo na hospedagem e vá para lá, apenas, nos momentos de descanso, a escolha onde será a sua estadia exige cuidados. 

Avaliar a segurança e conforto do local são alguns dos principais aspectos que devem observados antes de optar pelo lugar.

Conferir a localização e o tipo de hospedagem que você deseja também estão entre as prioridades. 

Próximo à praia cearense estão hotéis e pousadas que atendem aos mais diversos públicos. São hotéis com vista para o mar e coqueiral ou, se preferir, pousadas mais simples.

Prepare as malas

Por se tratar do nordeste do país e ser uma região praieira, não é difícil imaginar o que você deve levar nas malas, não é? 

Roupas leves, roupas de banho e, claro, muito protetor solar! Para aproveitar ao máximo o lugar e suas atrações, leve somente o que for necessário.

Caso faça o trajeto da Rota das Emoções, saiba que você passará mais dias viajando, o que exige mais responsabilidade sobre o que levar. 

Lembre-se que você estará em regiões de praias e fará passeios durante todo o dia. Então, opte por roupas confortáveis e que não atrapalharão as suas atividades.

defina um orçamento de viagem para a Praia do Preá

Defina um orçamento para a viagem

Para aproveitar bastante qualquer viagem é necessário preparar com atenção todo o planejamento, abordando desde os locais que serão visitados até os gastos do período. 

Essa preparação é fundamental para ter uma viagem mais tranquila, evitando eventuais surpresas que podem arruinar a sua diversão.

Anote tudo o que gostaria de fazer e pesquise os valores. Liste os custos que terá com a hospedagem, alimentação, passeios turísticos, souvenirs e o que mais achar que seja relevante. 

Dessa maneira, será mais fácil ter controle e não fugir do orçamento estabelecido.

Pesquise por pacotes turísticos

Além de contar com empresas sérias, que oferecem todo suporte que você precisa, algumas outras questões devem estar bem definidas antes de partir para o seu destino. 

Os pacotes de viagem são ótimas opções para quem não quer passar muito tempo escolhendo detalhadamente tudo sobre a viagem.

Nesses pacotes, já estão definidas as rotas com os passeios inclusos, assim como hospedagem, traslados e até seguro de viagem. 

Há também profissionais para guiar todo o trajeto e auxiliar, caso você precise de alguém. Por meio de um pacote de viagens, você terá mais segurança do que se estivesse viajando por conta própria, o que é uma grande vantagem.

Onde se hospedar na Praia do Preá?

Nós selecionamos algumas das hospedagens com melhores avaliações. Veja só quais são elas e escolha o seu cantinho em uma das praias paradisíacas do nordeste:

 

  • Rancho do Peixe (beira-mar)  — conta com piscina, quartos que acomodam de duas a quatro pessoas, wi-fi gratuito, spa, bar, café da manhã e estacionamento gratuito;
  • Villa Água de Coco Preá (beira-mar) — quartos que acomodam até duas pessoas, wi-fi gratuito e café da manhã;
  • La Vista Lounge Preá (beira-mar) — quartos que acomodam até duas pessoas, café da manhã, transfer (aeroporto) e wi-fi gratuito;
  • Ventana Hotel (beira-mar) — quartos que acomodam até quatro pessoas, café da manhã, bar, wi-fi gratuito, piscina, serviço de quarto e estacionamento grátis; 
  • Pousada Fertal Preá — quartos para até cinco pessoas, transfer (aeroporto) e wi-fi gratuito. 

 

Caso você queira ficar nas proximidades, por exemplo, em Jericoacoara, confira uma lista de melhores hospedagens, nesse sentido, também! 

Culinária na Praia do Preá: onde comer?

Como estamos falando de um destino praieiro, os pratos e porções com frutos do mar ganham destaque. 

 

Na hora do almoço, por exemplo, você pode se deliciar com um filé de peixe grelhado na brasa. Outra sugestão é o baião de dois (prato típico do Ceará). 

 

Já para uma refeição da tarde ou mesmo da noite, aposte em: porção de batata frita, camarão alho óleo, macaxeira frita, iscas de peixe frito, dentre outros. 

 

Alguns dos restaurantes que servem pratos e porções assim são: 

 

  • Sabor da Vila;
  • Barraca da Mônica;
  • Restaurante da Lu;
  • Sabor do Mar. 

Culinária na Praia do Preá: onde comer

Confira mais sobre a Rota das Emoções, que inclui a linda Praia do Preá! 

Conclusão

Gostou de conhecer os detalhes da Praia do Preá  e da Rota das Emoções? 

São tantas atrações a preços acessíveis que você não vai pensar em fazer outra coisa nas suas férias. Planeje o seu roteiro e conte com bons parceiros. 

Afinal, esse é um destino que une diversas experiências em uma só viagem!

E aí, quer saber mais? Entre em contato com nossos parceiros e confira mais detalhes sobre como você pode viver uma viagem única no nordeste do país!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Praia do Preá: o que fazer, pontos turísticos e passeios incríveis

Deixe um comentário