O que fazer em Jericoacoara: Guia completo para sua viagem

pontos turísticos Jericoacoara
28 minutos para ler

Saiba o que fazer em Jericoacoara: relaxe nas redes das lagoas, deslize nas dunas e passeie com crianças. Tudo em um só lugar!

Se você tá planejando aquela viagem para o Nordeste e se perguntou “o que fazer em Jericoacoara?”, respira fundo, porque tem muita coisa te esperando por lá! Até porque, Jeri (pra quem já se sente íntimo) é aquele tipo de lugar que conquista de cara.

Isso inclui mar azul, dunas gigantes, lagoas cristalinas, vilarejo charmoso e um clima que mistura aventura com descanso. Não é à toa que já foi eleita uma das praias mais bonitas do Brasil e entrou na lista dos 10 melhores destinos brasileiros para viajar.

E olha, tem opções pra todos os estilos e bolsos. Dá pra relaxar na rede dentro d’água, fazer trilha pelo mangue, ver o pôr do sol nas dunas e ainda provar a deliciosa gastronomia local. Sem contar que celebridades vivem dando uma passadinha por lá: ou seja, o lugar é realmente especial.

Então, ficou com ainda mais vontade de arrumar as malas? Segue com a gente, que a gente vai te mostrar:

Boa leitura!

Jericoacoara: por que visitar?

Antes de sair listando tudo o que fazer em Jericoacoara, vale a pena entender por que esse cantinho no Ceará é tão especial. E, olha, se você tá buscando um lugar pra desligar do caos das grandes cidades, Jeri pode ser exatamente o que você precisa!

Imagina só: trocar o barulho dos carros pelo som do mar, os prédios altos por dunas douradas e a correria da rotina por uma rede dentro d’água. Tudo isso com uma água cristalina te embalando. Delícia, né?

Paraíso com história e proteção ambiental

Para começar, o nome Jericoacoara já entrega a vibe do lugar: em tupi guarani, significa “toca das tartarugas”. Sim! É ali que esses animais fazem a desova.

Além disso, a vila fica em um Parque Nacional. Isso garante a preservação das paisagens naturais e o controle da entrada de veículos (carros particulares, por exemplo, não entram na vila). Tudo pensado para manter o ecossistema protegido e proporcionar uma experiência mais autêntica e tranquila.

Agora, sim, bora falar dos motivos que fazem tanta gente se apaixonar por Jeri. Dá uma olhada no que te espera:

  • praias lindas de água cristalina;
  • passeios de buggy entre dunas, lagoas e mangues;
  • redes dentro d’água pra relaxar como nunca;
  • por do sol visto da Duna do Pôr do Sol;
  • esportes como kitesurf, windsurf e stand up paddle;
  • tranquilidade total (mas também tem balada pra quem curte!).

Com tanta coisa boa que satisfaz todas as idades, de crianças a baladeiros, fica claro que há muito o que fazer em Jericoacoara. Não é à toa que o destino é um dos mais queridos do Ceará.

O que fazer em Jericoacoara?

A seguir, prepare-se para montar um roteiro completo com os 8 principais pontos turísticos de Jericoacoara, incluindo praias, dunas, lagoas e até esportes radicais. Bora lá?

1. Duna do Pôr do Sol

Se tem um lugar obrigatório em Jericoacoara, é esse aqui. Trata-se de uma duna à beira-mar, para que todos apreciem o astro-rei cair na água no fim do dia. 

Já é uma tradição no lugar: próximo ao pôr-do-sol, turistas e moradores sobem a duna para apreciar “de camarote” esse belo espetáculo.

Se você quiser algo diferente e acrescentar um pouco de aventura, dá para alugar um cavalo e subir a duna e passear para além dela. Na volta, ainda dá para curtir a roda de capoeira na praia.

2. Lagoa do Paraíso

Sim, o nome já entrega: é mesmo um paraíso! Essa é uma lagoa com águas transparentes, redes dentro d’água e areia branquinha pra ninguém botar defeito.

Até porque, quem não gostaria de relaxar deitado numa rede, com areia branca sob os pés e, ainda, uma lagoa de águas cristalinas para apreciar? E, se em vez disso, puder colocar a rede na lagoa? Pois é, essa é mais uma das opções sobre o que fazer em Jericoacoara.

Em volta da lagoa, existem restaurantes, para você apreciar um drink na sua rede, ou comer uma bela porção de frutos-do-mar. Tudo isso sem precisar tirar os pés da areia, claro!

Para chegar lá, é só contratar um buggy, que ainda pode acrescentar outras atrações pelo caminho. Entre elas, a Lagoa Azul e a Árvore da Preguiça, que tem seus galhos deitados na areia.

3. Pedra Furada

Outro cartão-postal de Jeri, essa formação rochosa com um furo no meio é parada obrigatória (principalmente em julho, quando o sol se põe no vão da pedra!). Pedra Furada é uma formação rochosa com um vão no centro, que marca a paisagem. 

Para chegar lá, partindo da vila em Jeri, você pode ir pela beira-mar, na maré baixa, passando pela bonita Praia Malhada, que tem muitos praticantes de windsurf. Outra opção é a da Trilha do Serrote, mais fácil por ser no topo dos morros e transitável a qualquer hora.

Ah! Além da beleza, a Pedra Furada carrega história e tradição. Muito antes de se tornar um destino famoso, o local funcionava como um sinal visual que ajudava a orientar quem estava no mar. Isso era útil na pesca e na navegação entre vilarejos. 

4. Passeio de buggy até Tatajuba

Esse vilarejo guarda histórias que o vento não levou, ou melhor, que a areia engoliu e a memória de seus moradores fez questão de preservar. Entenda!

A vila soterrada e a nova Tatajuba

O local original, que hoje é chamado Velha Tatajuba, foi literalmente coberto pelas dunas nos anos 1980. Do outro lado do braço de mar, a comunidade se reergueu, assim nasceu a Nova Tatajuba. Mas as marcas do passado continuam ali, visíveis nas ruínas.

Um passeio com emoção, mistério e história viva

Entre uma parada e outra no passeio de buggy, não estranhe se te apresentarem uma senhora de olhar firme e fala generosa. Estamos falando da Dona Delmira, personagem marcante e guardiã das memórias de Tatajuba.

A jornalista Márcia Dantas compartilhou em seu perfil no Instagram um relato emocionante desse encontro. Com cerca de 60 anos, Dona Delmira viu sua casa ser tomada pela areia. Lutou até onde pôde. 

Quando percebeu que não havia mais como resistir, fez da própria dor uma missão: contar a história do lugar com um brilho nos olhos e uma fartura de alma que encanta quem passa por ali.

5. Mangues Secos

No caminho até Tatajuba, o buggy cruza uma lagoa de balsa e chega nesse cenário inusitado: um manguezal seco, de areia branca e árvores retorcidas. O lugar tem um cenário instagramável e é perfeito para uma pausa para água de coco e descanso.

6. Parque Nacional de Jericoacoara

A apenas 5 km da vila, no povoado de Guriú, você pode embarcar numa canoa a remo conduzida por guias locais e explorar os manguezais. Eles cercam o braço de mar onde vivem os cavalos-marinhos.

Os canoeiros têm o olhar treinado: sabem exatamente onde encontrar os pequenos moradores do rio. Quando avistam algum, usam uma bacia d’água ou garrafa PET transparente para mostrá-los de pertinho. 

Tudo isso com muito cuidado, claro, já que os cavalos-marinhos são frágeis. Após a observação, eles são devolvidos ao habitat natural, sem interferir em seu ciclo de vida. 

7. Dunas Secas

Ao contrário das dunas comuns que mudam de forma com o vento, as dunas secas ficam praticamente intactas ao longo do tempo. Isso cria uma paisagem quase “congelada” no deserto cearense, mesmo diante dos ventos fortes da região.

Esse é o lugar perfeito para adrenalina e diversão. Por exemplo, quer algo mais radical? Ali é possível praticar sandboard, descendo a duna em pé numa prancha no estilo snowboard, mas na areia! Por outro lado, tá começando ou só quer se divertir? Vai de skibunda: senta na prancha e desliza ladeira abaixo com muita risada e vento no rosto. 

8. Windsurf e kitesurf

Jeri não é só calmaria e paisagens lindas. Se você curte vento no rosto, adrenalina e manobras no mar, vai amar saber que a vila é referência mundial quando o assunto é windsurf e kitesurf.

Isso porque, Jericoacoara tem ventos constantes e mar tranquilo. Essas condições naturais fazem de Jeri o point perfeito tanto para quem já domina as pranchas quanto para quem quer se aventurar pela primeira vez.

Na vila, você encontra escolas com instrutores experientes, aluguel de equipamentos e aulas para todos os níveis, do básico ao avançado. Dica de quem já foi: mesmo se você nunca pensou em subir numa prancha, vale experimentar. A vibe do lugar contagia e pode até revelar um novo hobby!

Viu só como há muito o que fazer em Jericoacoara? Mas, calma, pois ainda vamos dar mais opções de passeios! 

Quais lugares podem fazer parte do seu roteiro para Jericoacoara?

Uma das grandes vantagens de elaborar um roteiro para Jericoacoara é que os viajantes conseguem explorar lugares belíssimos em apenas 3 dias.

Por exemplo, em uma estadia de 3 dias, você pode dividi-lo da seguinte forma:

 Dia 1 

Dependendo do horário que você chegar na vila:

  • caminhe até a Pedra Furada – se a maré estiver baixa, dá pra ir pela beira-mar, passando pela Praia Malhada. A caminhada é leve e rende fotos incríveis!
  • assista ao pôr do sol na Duna do Pôr do Sol – Um clássico de Jeri! Outra opção é curtir esse momento no alto do Club Ventos ou ao som da batida do Café Jeri.

Dia 2

Prepare-se para um dia cheio de natureza e paisagens:

  • Pedra Furada – se não foi no primeiro dia, vale a pena incluir agora;
  • Árvore da Preguiça – um dos cartões-postais mais curiosos da região;
  • Praia do Preá e Praia de Jericoacoara – perfeitas para relaxar ou praticar esportes à vela;
  • Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso – as redes dentro d’água e os tons cristalinos fazem a fama dessas lagoas.

Dia 3

No terceiro dia, a aventura continua pelo lado oeste da vila:

  • Mangue Seco – onde você pode fazer o passeio dos cavalos-marinhos no Rio Guriú;
  • Lagoa da Tatajuba (ou Lagoa Torta) – além da beleza do lugar, você ainda conhece a história da vila soterrada e pode experimentar esportes na duna, como sandboard e skibunda.

Como se locomover por Jericoacoara?

Mesmo sendo uma vila charmosa e acessível, nem tudo dá pra fazer a pé, e tudo bem! Isso faz parte da experiência.

Por exemplo, tem trilhas curtas (como a de 4 km até a Pedra Furada) pra quem gosta de caminhar. Já os trajetos mais distantes podem (e devem!) ser feitos de buggy, quadriciclo, 4×4 ou até a cavalo.

Ou seja: em Jeri, até o transporte já vira passeio!

Como chegar em Jericoacoara?

Hoje em dia, é muito fácil chegar em Jericoacoara. Desde 2017, a região conta com um aeroporto mais próximo, o que encurtou bastante o trajeto, especialmente pra quem vem de fora do estado. Mas ainda assim, o acesso final até a vila exige um pouco de planejamento (e aventura!).

Veja as 3 opções principais:

 1. Voo direto para o Aeroporto de Jericoacoara (Cruz-CE)

O Aeroporto Regional de Jericoacoara (JJD) fica a 48 km da vila, no município de Cruz. Os voos diretos saem de São Paulo e Recife. Do aeroporto até Jeri, o trajeto final é feito de transfer 4×4, já que carros comuns não acessam a vila.

O serviço de transfer pode ser contratado com antecedência e já te deixa no hotel ou pousada. Bem prático!

Além disso, saiba que entrada em Jericoacoara só pode ser feita com operadoras credenciadas. Essas empresas cuidam do traslado a partir:

  • Do Aeroporto de Fortaleza (Pinto Martins);
    De Jijoca de Jericoacoara (a 20 km da vila).

2. Chegando por Parnaíba (PI)

Se você estiver explorando o norte do Piauí, dá pra incluir Jeri no roteiro com facilidade.

  • Parnaíba está a 180 km de Jericoacoara;
  • Voos semanais partem de São Paulo para lá;
  • Dá pra contratar transfer ou alugar carro até Jijoca e, de lá, seguir em veículo autorizado até a vila.

3. Partindo de Fortaleza (CE)

Essa é a rota mais tradicional e muito usada por quem combina Jericoacoara com outros destinos no Ceará. São cerca de 300 km de distância e você pode escolher entre:

  • Ônibus + jardineira – até Jijoca com empresa de ônibus e depois o trecho final em jardineira (espécie de caminhonete adaptada);
  • Transfer privativo ou compartilhado 4×4 – mais conforto e rapidez, com empresas especializadas;
  • Rota pelas praias (off-road) – ideal pra quem busca aventura! Pode ser feita em 4×4 com guia, passando por praias e dunas até chegar em Jeri.

Precisa usar jardineira?

Sim! Os veículos convencionais não entram em Jericoacoara. A jardineira é o transporte obrigatório do trecho entre Jijoca e a vila, já que o acesso final é feito por areia fofa e trilhas.

Quando ir para Jericoacoara?

Dá pra visitar Jeri em qualquer estação, sem grandes preocupações com o tempo. Afinal, o clima é quente e agradável o ano todo, perfeito pra curtir praia, lagoas e trilhas. A estação chuvosa vai de março a junho, mas mesmo nesse período muitas vezes chove pouco.

Alta temporada em Jericoacoara

Agora, se você curte mais movimento, festas e energia vibrante, a alta temporada é o seu momento!

  • Julho e agosto, e dezembro a fevereiro (principalmente no Réveillon) são os meses mais procurados;
  • Nessa época, a vila fica mais cheia, os preços sobem um pouco, mas vale a pena!
  • O segundo semestre costuma ser mais popular, principalmente devido aos ventos fortes, ideais pra quem pratica windsurf e kitesurf.

Quanto tempo ficar em Jericoacoara?

O ideal é reservar ao menos 3 dias para conseguir curtir com calma e explorar os principais atrativos. Isso porque os passeios geralmente envolvem deslocamentos longos, e o próprio trajeto já é parte da aventura.

Quer estender o passeio e transformar a viagem numa aventura nordestina? Então conheça a Rota das Emoções! É uma expedição off-road (fora da estrada) que cruza três estados (CE, PI e MA) em 5 dias:

Jericoacoara → Delta do ParnaíbaLençóis Maranhenses

O passeio oferece pacotes completos que incluem transporte 4×4, hospedagens, passeios e traslados. Essa é a melhor forma de otimizar o tempo e curtir o melhor de cada destino com segurança e conforto.

Taxa de turismo em Jericoacoara: o que fazer antes de ir?

Antes de arrumar as malas, tem um detalhe importante que não pode passar despercebido: a taxa de turismo de Jericoacoara. Sim, para curtir esse paraíso com toda estrutura e preservação que ele merece, é necessário contribuir com uma pequena taxa ambiental.

Mas calma, é super simples de resolver e aqui vai o que você precisa saber:

Quanto custa e como funciona?

  • O valor é de R$ 30 por pessoa;
  • Essa taxa dá direito a permanecer em Jericoacoara por até 7 dias;
  • Crianças de até 12 anos e idosos a partir de 60 anos são isentos.

Como pagar a taxa de turismo de Jericoacoara?

Você pode fazer isso de duas formas:

Ah! Se puder, prefira pagar antecipadamente online para evitar filas e garantir mais agilidade na chegada. Outra dica: leve o comprovante com você (impresso ou no celular). Afinal, ele pode ser solicitado na entrada da vila.

Onde se hospedar em Jericoacoara?

Além de paisagens de tirar o fôlego, Jeri também é conhecida pelas pousadas charmosas, hotéis luxuosos e hospedagens pé na areia.

Com a chegada de turistas do mundo todo (especialmente europeus), muitos estrangeiros investiram em hospedagens por lá. Assim, eles trouxeram um toque de sofisticação e arquitetura inspirada em estilos internacionais, tudo isso sem perder a essência rústica e acolhedora de Jeri.

Jeri Village Hotel

Em uma localização privilegiada, o hotel conta com piscina, bar, área de lazer e 28 suítes com ar-condicionado, TV, frigobar e chuveiro quente. Sem falar em espreguiçadeiras, sofás e todo o conforto que todo hóspede merece.

Valor da hospedagem, para duas pessoas, fica entre R$ 400 a R$ 600. 

Hotel Hurricane Jeri

O hotel fica a apenas 50 m das praias Malhada e Jericoacoara e tem em seu extenso jardim um grande diferencial. Nele, os visitantes poderão desfrutar de muita tranquilidade em um ambiente rústico e muito acolhedor.

Valor da hospedagem, para duas pessoas, fica entre R$ 800 a R$ 1.200. 

Samba do Kit Pousada

Com uma vista para as dunas de Jeri, a pousada fica na praia da Enseada e tem uma piscina ao ar livre com iluminação noturna. Inclusive, os hóspedes podem reservar uma banheira de hidromassagem ao lado de um jardim com todo o requinte de um passeio dos sonhos.

Valor da hospedagem, para duas pessoas, fica entre R$ 500 a R$ 600. 

Pousada do Maurício

Depois de aproveitar muito de tudo o que fazer em Jericoacoara, relaxe na Pousada do Maurício. No coração de Jeri, a pousada fica no centro da Vila e proporciona aos hóspedes uma grande facilidade: a livre circulação pelos points sem nenhum cansaço. O local é bem estruturado e aconchegante.

Valor da hospedagem, para duas pessoas, fica entre R$ 260 a R$ 320. 

Pousada Viva Jeri

Em um ambiente totalmente familiar, a pousada conta com camas box, ar-condicionado e oferece tudo conforme o melhor padrão de qualidade no turismo receptivo.

Além dos locais citados, existem mais parceiros que atuam na região de Jeri. Vale enfatizar que os locais são altamente confortáveis e voltados para o bem-estar dos turistas.

Valor da hospedagem, para duas pessoas, fica entre R$ 254 a R$ 300.

Observação: para trazer os valores das hospedagens, nós fizemos simulações para uma viagem marcada para outubro de 2022. Mas, claro, os valores podem variar segundo o período da sua chegada em Jeri. Sendo assim, o melhor é fazer a estimativa para o seu caso específico. Os valores aqui são só uma base, ok? 

O que ver e fazer em Jericoacoara?

Se você tá se perguntando o que fazer em Jericoacoara, a resposta é simples: viver dias incríveis cercado por natureza exuberante, paisagens únicas e muita aventura. Bora conhecer os principais atrativos?

Lado Leste

Essa é a parte mais popular da vila e concentra alguns dos pontos turísticos mais famosos do Ceará. Prepare-se para tirar muitas fotos!

  • Pedra Furada – Esculpida naturalmente pelo vento e pelo mar, essa formação rochosa é um símbolo de Jericoacoara. O pôr do sol por ali é inesquecível!
  • Árvore da Preguiça – Deitada pelo vento, essa árvore solitária é uma parada obrigatória para fotos curiosas e boas risadas;
  • Praia do Preá – Ideal para os amantes de kitesurf e esportes aquáticos. O vento forte é o grande aliado da diversão;
  • Praia de Jericoacoara – Um refúgio de paz, com redes dentro da água e espreguiçadeiras à beira-mar. Perfeita para relaxar;
  • Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso – Água morna, doce e cristalina. A Lagoa do Paraíso, inclusive, conta com o famoso Alchymist Beach Club, que oferece megaestrutura com restaurante, bar e música boa.

Lado Oeste

Se você curte experiências autênticas e paisagens ainda mais preservadas, o lado oeste vai te conquistar.

  • Mangue Seco – Passeios de barco por entre raízes e troncos de mangue. Se der sorte, ainda vê cavalos-marinhos!
  • Lagoa da Tatajuba (ou Lagoa Torta) – Um vilarejo encantador que foi soterrado pelas dunas, e hoje é ponto de parada para quem curte natureza e cultura local.
  • Sandboard nas dunas – Sim, dá pra descer dunas de até 30 metros com uma prancha de madeira. Diversão garantida!

Esse passeio sai normalmente por volta das 9h e retorna por volta das 14h, com trajeto feito por buggy ou veículos 4×4. Afinal, o percurso é literalmente pela praia.

Muitas agências locais oferecem passeios combinados que te levam para os dois lados da vila em diferentes dias. Assim, você aproveita tudo sem correria e com o conforto que Jeri merece!

Atividades e passeios diversos no local

Em razão da grande extensão do Parque Nacional de Jericoacoara, a maioria das atividades necessita de deslocamentos por meio de:

  • veículos 4X4;
  • buggys;
  • cavalos;
  • ou em trilhas a pé.

Além da belíssima praia de Jeri, todo turista não deixa de desfrutar de um momento muito especial da vila: o pôr do sol na duna. 

Situado no canto esquerdo da praia do centro, o monte de areia é perfeito para contemplar um entardecer maravilhoso. Em dias de lua cheia, o sol fica de um lado e a lua de outro em uma imagem de deixar qualquer um extasiado.

O momento é de tamanha energia que nativos e turistas brindam com salvas de palmas, abraços e beijos. Frequentemente, o sol mergulha no mar por volta das 17h30.

Na duna de aproximadamente 20 metros de altura, muita gente ainda aproveita para deslizar no sandboard – surf na areia – em pequenas pranchas de madeira. No entanto, as opções de lazer e esportes têm um leque ainda mais amplo.

Passeios de quadriciclo

Imagine acelerar um quadriciclo em dunas com areia lisinha, dando aquelas rasantes ao lado da água. É adrenalina sem fim para deixar as suas férias ainda mais emocionantes. Conheça o passeio de quadriciclo de Jericoacoara!

Os passeios contam com tours na Lagoa Torta, em Tatajuba, na Lagoa do Cavalo Marinho, além da praia de Mangue Seco. 

Agências especializadas fazem as locações e fornecem os equipamentos de proteção, tudo devidamente acompanhado por profissionais especializados.

Passeios de buggy

Os buggys são os xodós de quem se locomove em Jeri. Com motores potentes, as operadoras de turismo utilizam o veículo para diversos passeios, como rumo à: 

  • Lagoa Azul;
  • Lagoa do Paraíso;
  • dunas da Barrinha;
  • praias do Riacho Doce e do Preá.

Veículos 4X4

As caminhonetes 4X4, muitas com ar-condicionado e um conforto ímpar, também são utilizadas para o deslocamento dos turistas. Nelas é possível conhecer todos os lados da Vila, suas lagoas, praias, dunas e mangues.

Cavalgada

Mais uma opção sobre o que fazer em Jericoacoara são os passeios a cavalo, outro ponto alto de Jeri. Correr com o animal na areia é um sonho para muita gente que poderá ser realizado na viagem à Vila.

Também existem charretes que levam os turistas para um tour pelo centrinho e arredores, sendo uma dica que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Hiking (caminhada)

As caminhadas fazem parte da rotina em Jeri. Entre os locais que mais recebem adeptos podemos citar as trilhas até a Pedra Furada e Praia Malhada, com cerca de 4 Km partindo da praia principal.

Como carros não entram na Vila, exceto os das operadoras e agências locais de turismo, andar pelos pontos próximos do centro é até uma forma de descontração.

A dica é levar água e barras de cereais, além de boné, tênis de trekking e protetor solar, tendo em vista que a volta conta com muitas subidas e quase nenhuma sombra. No entanto, a experiência é grandiosa pela sensação de liberdade. Você vai ver, assim como no trekking nos Lençóis Maranhenses, paisagens inesquecíveis.

Quem opta voltar pelo Morro do Serrote consegue obter um visual incrível das praias, dunas e Vila. Essa opção geralmente é escolhida quando a maré começa a subir.

Esportes de aventura

A prática de esportes de aventura é outra possibilidade do que fazer em Jericoacoara, por conta da boa presença de ventos e ondas. Kitesurf, wind e surf propriamente dito encontram condições perfeitas na praia do Preá. Nas lagoas tranquilas, nada melhor do que um passeio de jangada, caiaque ou stand-up paddle. 

Inclusive, existem monitores e aulas particulares para quem quiser se aventurar pela primeira vez em algum dos esportes citados. Assim, você poderá movimentar o corpo, energizar a alma e ainda brindar o ar de romantismo existente por todos os lados da Vila de Jeri.

Compra de artesanatos

Ao longo da praia de Jeri, ruas e vielas várias lojinhas de artesanatos e de objetos de decoração atraem os turistas que vão atrás de lembranças para amigos e familiares.

Entre elas, bolsas, luminárias, bijuterias, camisetas, esculturas, além dos acessórios utilizados nas praias, como sungas, maiôs, biquínis e afins. 

Na rua principal existe o shopping Tapioca, com destaque para a torta de bananada Tia Angelita, uma das muitas delícias da Vila.

Como planejar a sua viagem para Jericoacoara?

Agora, vamos falar das dicas mais práticas para planejar sua viagem para Jericoacoara, por exemplo, o que levar em sua bagagem, dentre outros pontos. Veja só: 

Arrumando as malas

Muito provavelmente, você vai ao Ceará de avião. Então, nesse caso, fique atento aos limites de peso da sua mala. 

Caso contrário, você pode ter que pagar para despachar (quando poderia levar na cabine do avião mesmo, em caso de mala de mão).

Sobre os itens necessários para a viagem, preze por roupas leves. Afinal, o clima em Jeri é quente. Alguns exemplos de roupas e objetos são os seguintes: 

  • chapéu;
  • boné;
  • roupa de banho;
  • protetor solar;
  • roupa com proteção térmica;
  • saída de banho;
  • hidratante para a pele e lábios;
  • tênis (sobretudo, se você for fazer alguns esportes de aventura, como caminhada);
  • garrafinha de água. 

O que não levar para Jericoacoara?

Basicamente, evite levar roupas muito pesadas, que precisem ser passadas (por questão de prática) e muito escuras. Lembre-se sempre que Jericoacoara é quente, então, o ideal é usar peças leves, frescas e mais confortáveis.

A mesma dica vale para calçados. Preze por pares mais leves, como sandálias e chinelos. Os tênis são fundamentais, caso você vá praticar ecoturismo. 

Orçamento mínimo para Jericoacoara em 2025

Se você está planejando conhecer esse paraíso no Ceará, é importante ter uma noção realista de quanto vai gastar. Spoiler: é possível aproveitar Jericoacoara com diferentes tipos de orçamento, desde os mais econômicos até os mais confortáveis.

A seguir, a gente te mostra uma média de valores para uma viagem de 7 dias em 2025, considerando hospedagem, alimentação e passeios. Assim, você pode organizar tudo com tranquilidade!

  • passeios pagos – a visita à famosa Lagoa do Paraíso, por exemplo, com redes na água e aquele cenário de tirar o fôlego, costuma custar entre R$ 100 e R$ 150, já com transporte incluso;
  • hospedagem econômica – em pousadas simples e bem avaliadas, dá pra se hospedar pagando entre R$ 100 e R$ 200 por noite;
  • hospedagem de luxo – hotéis mais sofisticados e resorts podem sair entre R$ 500 e R$ 1.500 a diária, dependendo da localização e do nível de conforto;
  • alimentação – uma refeição básica custa em média entre R$ 30 e R$ 60 por pessoa. Já em restaurantes mais turísticos, o gasto pode passar dos R$ 100 por prato.

Com base nesses valores, o custo total da viagem pode variar bastante, dependendo do estilo de viagem:

  • viagem econômica – a partir de R$ 2.500 por pessoa, considerando hospedagem simples, refeições locais e alguns passeios;
  • viagem mais confortável – até R$ 7.000 ou mais por pessoa, com hospedagem premium, refeições em lugares turísticos e passeios privativos.

Quais são os passeios com crianças em Jericoacoara?

Pode respirar aliviado: esse paraíso cearense também é super amigável para os pequenos. A seguir, separamos duas opções perfeitas pra curtir com os filhos, com segurança, conforto e muita diversão!

 Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso é um dos lugares mais indicados para quem vai com crianças, e não é à toa!

  • Água quentinha e sem ondas, ideal para os pequenos brincarem com segurança;
  • Parte rasa mesmo se as crianças se afastarem da borda;
  • Banheiros limpos com chuveiros disponíveis;
  • Restaurantes próximos e cadeiras de praia para alugar;
  • Redes dentro da água = diversão garantida (e ótimas fotos em família!).

Praia de Jericoacoara

A Praia de Jericoacoara, bem no coração da vila, é outro lugar imperdível para quem viaja com filhos.

  • Mar transparente e calmo, ótimo para banho com crianças pequenas;
  • Dunas de areia branca que encantam os olhos e rendem ótimas fotos;
  • Clima acolhedor e seguro para curtir o dia inteiro com tranquilidade;
  • Ótima localização, fica pertinho de tudo na vila, facilitando os deslocamentos.

Dica: leve protetor solar, chapéu e uma muda de roupa extra para as crianças. E não se esqueça: o pôr do sol em Jeri é um espetáculo à parte e as crianças também adoram ver o sol “mergulhando” no mar!

O que comer em Jericoacoara?

A culinária em Jericoacoara é marcada pelos sabores cearenses, o que significa que você terá a chance de experimentar comidas típicas como: 

  • Baião de Dois
  • Churrasco de Carneiro
  • Carne de Sol
  • Caranguejada
  • Arroz de Camarão
  • Bobó de Camarão
  • Churrasco de Caça
  • Galinha de Mandioca
  • Sarapatel
  • Moqueca de Arraia

Como aproveitar a lua de mel em Jericoacoara?

Para os recém-casados que escolheram Jeri para a sua lua de mel, a nossa sugestão de passeio pela região também é a belíssima Lagoa do Paraíso.

Ela se trata de um dos principais pontos turísticos da região, com águas mornas e cristalinas em que você pode alugar pranchas, dar uma volta de veleiro ou andar de pedalinho com o seu par.

Perto da lagoa do Paraíso há a Lagoa Azul, outro ponto turístico perfeito para casais em Lua de Mel. Insira ela em seu roteiro com seu par!

Quais são as principais trilhas e aventuras em Jericoacoara?

Os aventureiros de plantão também têm pontos turísticos em Jericoacoara para aproveitarem! E quando o assunto é trilha, a melhor sugestão é a Pedra Furada.

Você pode fazer essa trilha partindo da Praia das Conchas e passando pela Lagoa do Paraíso. Partindo da Praia das Conchas você levará aproximadamente 30 minutos para chegar até a Pedra Furada.

Mas se você partir de Jericoacoara, você levará uma hora caminhando e terá a chance de conhecer o Morro do Serrote. Você pode ainda fazer o passeio de UTV em Jericoacoara, trazendo mais adrenalina para sua experiência.

O que fazer à noite em Jericoacoara?

Os principais bares de Jericoacoara são: Samba Rock, ZChopp e Tortuga. Pela região o conceito de balada não existe, então, para aproveitar a vida noturna em Jeri você terá à sua disposição músicas ao vivo em lugares abertos.

Planeje sua ida a Jeri com uma agência de viagens. Conte com o time da Eco Adventure

Viaje para Jericoacoara com a Eco Adventure

Gostou das nossas dicas sobre o que fazer em Jericoacoara? Ainda falta mais uma… Sabendo que a viagem para Jericoacoara pode ser o ponto de partida, de chegada da Rota das Emoções ou da Rota dos Ventos, nada melhor do que planejar o seu roteiro com antecedência.

Ao escolher uma agência de turismo especializada, com profissionais altamente capacitados, o seu passeio estará seguro e com a garantia de bons meios de hospedagem, traslados, sem falar nas melhores dicas de lugares que devem ser conhecidos. E você, quer conhecer os pacotes especiais e promocionais sobre Jericoacoara e Rota das Emoções? Então entre em contato com os nossos parceiros agora mesmo!

Você também pode gostar